Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Razões didáticas para fazer aula da língua das arábias

De Camila, publicado dia 19/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Aprender árabe: um ponto de vista pedagógico

A língua árabe é hoje falada por mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ela é também a língua nacional de mais de 23 países da Liga Árabe, além de um dos seis idiomas oficiais usados pelas Nações Unidas.

Mesmo assim, você ainda continua se perguntando:

Por que aprender árabe?

Quais os benefícios pedagógicos da língua árabe?

O aprendizado do árabe pode ajudar a conseguir um emprego melhor?

Quais as utilidades reais de se falar esse idioma multissecular em termos comerciais, econômicos e científicos?

Do ponto de vista cultural, o árabe contribuiu enormemente para as grandes civilizações do Oriente Médio, assim como para as do Ocidente.

Ao decidir aprender a língua, seja através de curso de árabe para brasileiros ou simplesmente aula de arabe com um professor particular, o aluno escolhe entrar em contato com um idioma super rico:

  • Primeira língua usada no mundo árabe, ela é também a segunda língua aprendida pelos muçulmanos;
  • Uma porta aberta para a cultura árabe e islâmica;
  • Oportunidade de descobrir uma herança religiosa, arquitetônica, científica e humanista formidável que inspirou várias civilizações ao redor do mundo.

Falar árabe pode te ajudar a se abrir para os outros, assim como a desenvolver suas habilidades pessoais, tais como concentração e curiosidade intelectual.

Tais conquistas são uma excelente maneira de se destacar dos demais durante a construção da sua carreira escolar e universitária e, quem sabe, ajudá-lo a encontrar um emprego realmente interessante e cobiçado.

Então, você está pronto para fazer a diferença dentro do universo pedagógico aprendendo árabe?

Nesta matérias te apresentamos a várias dicas de como aprender arabe, como falar arabe (já que ela é uma língua principalmente oral) e se destacar dentro dos seus estudos.

Descubra ainda várias razões para aprender a falar árabe.

Aprenda árabe como idioma estrangeiro

Mesmo que a maioria das pessoas opte por aprender idiomas como o inglês, o espanhol, o francês ou o italiano, fazer aulas de árabe enquanto ainda na faculdade ou no ensino médio pode se tornar um verdadeiro diferencial para sua jornada pedagógica e, futuramente, profissional.

Tudo depende dos seus projetos, seus interesses e sua capacidade de trabalhar e a concentração, pois aprender a falar, ler e escrever em árabe é um investimento de médio a longo prazo.

Para quem deseja trabalhar nas áreas de comércio ou turismo, a língua árabe poderá abrir novos horizontes.

O mundo árabe é muito grande e inclui países importantes do ponto de vista econômico, financeiro e geopolítico, tais como Argélia, Egito, Tunísia, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Irã, Iraque, Arábia Saudita e muitos outros.

Esses países estão em constante transformação.

Aprender arabe através de aulas tradicionais, aulas particulares ou cursos online se tornará uma vantagem inestimável que poderá lhe render vários carimbos no seu passaporte durante sua vida profissional em um futuro bem próximo!

O idioma árabe pode abrir várias portas dentro de um ponto de vista pedagógico. Se você ama o idioma árabe, então vá em frente com seu aprendizado o quanto antes!

Ainda hoje podemos medir a contribuição cultural da língua árabe!

Aprender árabe em período escolar

Se mesmo antes de terminar seus estudos escolares ou universitários você já tem o objetivo de trabalhar em relação com países onde a língua árabe é dominante, então não hesite um único segundo em se lançar no aprendizado do idioma!

Optar o quanto antes pelo aprendizado do árabe como língua estrangeira lhe dará mais tempo para alcançar um nível interessante e competitivo ao término do seu bacharelado.

Se você ainda está no ensino médio e já tem afinidades com o idioma do do Egito, então por que não já começar a investir em um curso de árabe? Já que assimilar o árabe pode acabar sendo um processo longo e, para alguns, difícil, o quanto antes você começar, melhor.

Não se force a escolher o árabe se você não se sentir confortável e motivado com a língua, pois isso se tornará uma barreira que o impedirá de oferecer a dedicação necessária durante um longo período de tempo.

No entanto, se você ama o idioma árabe, se já tem algum conhecimento de vocabulário e se a conjugação da língua não te assusta, então vá em frente!

O que você precisa saber sobre o básico do idioma árabe

Antes de mais nada, é essencial saber que existem alguns diferentes tipos de língua árabe: o árabe formal, o árabe literário e árabe coloquial.

O árabe formal é o árabe comum a todos os países árabes, assim como a língua da palavra escrita. Ele também é o idioma empregado em discursos oficiais, assim com na mídia tradicional.

O árabe coloquial corresponde à língua usada apenas oralmente. Por isso, de acordo com o país, o dialeto árabe nunca é idêntico: o árabe coloquial egípcio, por exemplo, não tem nada a ver com o marroquino ou com o árabe da Arábia Saudita.

Sendo assim, podemos apresentar as seguintes características para a língua árabe:

  • Um alfabeto de 28 letras que mudam de acordo com o lugar em que se encontram nas palavras;
  • Uma leitura da direita para a esquerda;
  • Poucas vogais;
  • Uma sintaxe particular na qual a ordem das palavras é definida como: verbo – sujeito – complemento;
  • Alguns sons são difíceis de se reproduzir;
  • Ao se comunicar oralmente, é preciso se lembrar dos gestos, expressões faciais e entonação da voz, pois esses são alguns dos principais elementos durante uma conversa.

Fique atento na hora de conversar em árabe, pois os gestos são muito importantes na hora da comunicação oral. A língua árabe também é falada através da linguagem corporal de seus interlocutores.

Aprender árabe pode ser realmente interessante sob uma perspectiva econômica.

Desenvolva seu senso de escuta e concentração

A língua árabe é um dos idiomas internacionais mais falados do planeta.

Ao aprender esta língua em particular, é preciso se tornar um excelente ouvinte, ou seja, não apenas aprender o alfabeto árabe e dominar uma escrita básica, mas também treinar o ouvido para para o idioma oral. A melhor alternativa é escutar esses novos sons árabes de forma regular e contínua.

Mergulhe totalmente em uma atmosfera árabe: ouça diálogos e discussões em árabe, acompanhe transmissões e notícias via canais de TV árabes como Al-Jazeera

Para aqueles que desejam aprender árabe de maneira autodidata, existe ainda a opção de podcasts no idioma do Oriente Médio. Eles oferecem uma excelente maneira de desenvolver as habilidades de escuta e fortalecer a concentração. Ainda é possível fazer o download dos seus preferidos para ouvi-los novamente, permitindo-o enriquecer seu vocabulário, aprender regras gramaticais da língua árabe, assimilar a vocalização correta das palavras, descobrir nuances ortográficas das palavras, etc.

Resumindo, aprender árabe possibilita ao aluno melhorar seu nível de compreensão auditiva, assim como as habilidades de escrita, leitura e pronúncia.

Diferentes mídias para aprender árabe

  • Rádios da Internet: esteja você dirigindo e agarrado no engarrafamentos, a pé, no metrô ou no avião, nada como escutar algum dos muitos canais de rádio online com transmissão em árabe.
  • Documentários originais: canais especializados para assistir documentários em árabe sobre vários assuntos temáticos, como política, meio ambiente, cultura e arte também estão disponíveis na web.
  • Audiolivros: audiolivros ajudam a entender a cultura árabe através de romances, histórias, relatos científicos, etc.
  • Sites educacionais: eles possuem espaço para discussão e diálogos entre aprendizes e nativos cuja língua materna é o árabe.

Que tal treinar seus ouvidos para ficar afiado na hora de escutar árabe? Treinar a escuta também fundamental para o domínio do árabe como língua estrangeira.

Artes, literatura, invenções científicas, filosofia: o árabe pode ser encontrado em toda a parte.

Distingue-se no mundo profissional

Aprender árabe permite a quem domina a língua se destacar no meio profissional, pois ele é um idioma atualmente em alta demanda nas áreas comercial, financeira, econômica e geopolítica.

Muitos estudantes tradicionalmente optam pelo espanhol, o inglês, o alemão ou o italiano, enquanto outros decidem aprender idiomas asiáticos, como o japonês ou o chinês.

São poucos os que realmente pensam em aprender árabe. Para esses interessados na língua árabe, uma boa notícia: as oportunidades de emprego no Oriente Médio e no Norte da África estão se expandindo a passos largos.

Além de cargos públicos à procura de trabalhadores e empregados que falem árabe, muitas empresas privadas procuram entender melhor o mercado árabe para desenvolver instituições, melhorar economias ou educar a juventude.

Obtenha novas habilidades linguísticas

Idiomas como francês, inglês ou espanhol permitem que você trabalhe em dezenas de países ao redor do mundo. Outros idiomas, como o chinês, estão em alta demanda, mas se concentram apenas em alguns países, talvez um ou dois em particular.

A língua árabe oferece uma combinação de habilidades linguísticas que pode ser aplicada em mais de 20 países, com quase 300 milhões de falantes nativos.

Aprender árabe é uma oportunidade para desenvolver suas competências na hora de interagir com muitos países importantes do mundo árabe.

Desenvolva expertise de campo em países atualmente em crise

Poucos dos seus colegas do ensino médio ou mesmo da universidade poderão desenvolver uma experiência internacional como essa durante um curso ou mesmo durante um intercâmbio linguístico.

Poucos terão a oportunidade de descobrir países fantásticos e míticos como a Jordânia, o Líbano ou o Marrocos, nos quais países ocidentais têm interesses cruciais (econômicos, financeiros, culturais, religiosos, etc.).

No entanto, há sempre uma falta de compreensão do contexto local. Falar e ler árabe te oferecer a oportunidade de participar de novas práticas de negócios, ajudando-o a entender mais sobre relações políticas complexas.

O conhecimento da língua árabe envolve a compreensão das diferenças culturais em um contexto particular, o que é mais importante do que qualquer coisa para enfrentar com sucesso desafios profissionais no Oriente Médio ou no Norte da África.

Existem várias vantagens, pedagogicamente falando, em se aprender a falar árabe. Razões do ponto de vista pedagógico para se aprender a língua árabe!

Descubra a segunda maior religião do mundo

O Islã é a religião mais difundida no mundo árabe e é através do Alcorão que ela é amplamente disseminada entre seus crentes.

Ela serve como uma moldura através da qual muitos árabes vêem o mundo.

Aprender o Alcorão pode ajudar o aprendiz em árabe a compreender melhor o Islã, assim como a descobrir o vocabulário árabe, os ricos textos do Livro Sagrado e as fontes ideológicas do mundo árabe.

Ao decidir aprender o árabe, você será capaz de entender melhor e descobrir tradições ancestrais, aprender sobre crenças islâmicas e muçulmanas, tornando-se um melhor comunicador intercultural. Sem contar com a potencial capacidade em estabelecer relações mais estáveis e duradouras com os nativos da língua árabe, assim como com os adeptos da religião muçulmana.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar