Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Uma nova tendência no cenário educacional pela web

De Fernando, publicado dia 12/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Cursos online para reforçar o aprendizado

No coração da educação on-line, os MOOCs estão invadindo o mundo. Essa sigla para  “Cursos Online Abertos e Massivos”, do inglês Massive Open Online Courses, é uma tendência que nasceu no Canadá e nos EUA e agora é possível encontrar cursos online sobre diferentes temas acadêmicos ou profissionais por todo o mundo.

Se antes eles eram restritos apenas ao universo do ensino superior, hoje ele vai além das palestras e pode ser utilizado em várias esferas educacionais.

É possível usá-los para alunos que ainda não chegaram à universidade de forma objetiva? Como funciona esse apoio acadêmico online?

Separamos alguns pontos interessantes para que você possa compreender melhor como esses cursos e aulas via internet podem revolucionar o aprendizado de muitos estudantes.

Cursos gratuitos estão disponíveis pela web Matemática e finanças estão entre os temas favoritos nos MOOCs

O que é um MOOC?

Um pouco de história para começar…

2008 é o ano de referência para os MOOCs. Um dos primeiros cursos surge na Universidade Athabasca, no Canadá. A tendência então se espalhou para muitas universidades canadenses e americanas.

No entanto, as datas diferem de acordo com as fontes …

Alguns dizem que o primeiro MOOC seria o Sebastian Thrun, em 2011 , como parte de um experimento pedagógico. Este professor da Universidade de Stanford teria desejado de transmitir seu curso sobre inteligência artificial em todo o mundo.

No entanto, a primeira divulgação online de recursos educacionais remonta a 2002, no MIT (Massachusetts Institute os Technology), nos EUA.

O ano de 2012 marca o primeiro curso da América Latina, criado pela UNESP em parceria com a empresa Veduca. Os cursos brasileiros tratavam temas como física mecânica básica, estatística e probabilidade. Para a França, será necessário aguardar até o ano de 2013 para ver aparecer um curso MOOC de Gestão de Projetos por um professor da École Centrale de Lille, que já teve mais de 130 mil alunos até o fim de 2017 .

Concluímos então nosso momento histórico e cultural do post.

MOOCs na prática

Os primeiros MOOCs permitiram que todas as partes interessadas frequentassem cursos universitários gratuitamente. Mas o que realmente é um MOOCs?

Este é um termo em inglês que significa Massive Open Online Course, em português Cursos online massivos abertos.

Esses programas educacionais são nomeados dessa maneira porque consistem na publicação em cursos de plataforma web em formato digital para um público amplo.

Originalmente, os MOOCs funcionavam apenas ao vivo. Hoje, muitos sites oferecem conteúdo educacional de vídeo e afirmam ser MOOCs.

escolha seus temas favoritos O aluno pode estudar independente da sua localização

Então, geralmente, um MOOC inclui  :

  • Um vídeo do professor (ou professor) dando sua apresentação;
  • Uma área de troca (bate-papo e/ou fórum);
  • Uma apresentação de slides para seguir o progresso da lição;
  • Às vezes, exercícios que acompanham os cursos escritos.

MOOCs oferecem muitos benefícios para aulas online !

Em primeiro lugar, esse tipo de recurso de ensino é composto por cursos livres, gratuitos e abertos. Todos podem acessar, desde que se conectem à plataforma onde eles estão hospedados, independente de fazerem parte ou não de determinada instituição de ensino. E isso, de qualquer terminal, hora e local.

Isso é o que torna os MOOCs tão interessantes! Você pode tirar proveito do seu trajeto para o trabalho para participar de uma aula online do seu celular, por exemplo. Também é possível conectar-se, à noite no caminho de casa, no seu PC ou tablet.

Dito isto, é interessante notar que a maioria dos MOOCs estão disponíveis por um período determinado.

Na verdade, os MOOCs capacitam os alunos, treinando-os para melhorar seu conhecimento sobre um assunto específico.

Embora os MOOCs ainda não ofereçam títulos reconhecidos pelos órgãos educacionais responsáveis, a maior parte deles oferece certificados de conclusão e o fornecimento desse tipo de conteúdo tende a crescer ao longo dos anos.

Entre as mais famosas plataformas, recomendamos que você conheça:

  • Coursera.org;
  • Futurelearn.com;
  • Edx.org;
  • Veduca.

Os temas são bem variados nas aulas pela web Temas como história da arte podem ser estudado via internet

Quem pode participar de MOOCs?

Inicialmente, os MOOCs atenderiam às necessidades e desejos dos professores e alunos do ensino superior. E as classes relacionadas ao ensino fundamental e médio?  E os cursos livres?

MOOCs para aulas primárias

Nas séries iniciais é difícil para os alunos serem autônomos em seus trabalhos. Assim, os MOOCs clássicos não se adaptam necessariamente às suas aulas. Da mesma forma que o acompanhamento escolar pela internet não é muito indicado.

Até o ensino médio, os jovens estudantes precisam da presença de um professor para aprender de forma eficaz, além do mais, a maior parte deles não possui maturidade para concentrar apenas nos conteúdos educacionais. Parece quase impossível que eles se interessem apenas pelos cursos online e não se desviem para redes sociais ou conteúdos pouco confiáveis (saiba mais sobre os bons equipamentos necessários para as aulas online).

Até uma certa idade, é importante realizar a curadoria do que ele terá contato. Converse com os professores da escola ou tutores e peça dicas de bons vídeos para motivar os alunos do primário a enriquecer seus conhecimentos.

MOOCs no ensino médio e preparação para o ENEM

No ensino médio e antes do Enem, muitas iniciativas estão sendo implementadas para democratizar os MOOCs . Além de cursos preparatórios focados em temas específicos do ENEM, como a redação, vários professores criaram aulas online para ajudar os alunos a melhorar suas notas.

Com metodologias inovadoras e um contato bem próximo com seus alunos, é possível trocar ideias e criar uma comunidade forte de aprendizado. E os cursos de suporte por vídeo podem muito significativos. Seja para:

  • Uma atualização durante as férias escolares;
  • Para adquirir a metodologia e novos conhecimentos para um exame específico;
  • Para assistência educacional em temas ao longo do ano;
  • Para uma melhor compreensão de um conceito estudado em andamento.

As aulas em video estão se tornando uma nova forma de aprendizagem que parece estar ganhando terreno ano após ano. Algumas universidades criaram possibilidades de aprendizado de matemática básica e literatura, além de línguas estrangeiras para que os alunos de qualquer idade possa aprender melhor.

Neste contexto, os MOOCs que foram criados e cursos livres também começam a mudar para se tornarem mais abertos e amplos. Prova disso é com os canais do YouTube e fóruns com um espaço de comentários em que você pode interagir com outros espectadores.

Descubra as desvantagens da tutoria online.

Millhares de alunos podem estar online juntos O custo para as aulas online é bem mais baixo que o das presenciais

Aulas particulares online: exemplo da Khan Academy

Agora vamos falar mais especificamente da Academia Khan, que é um importante exemplo no campo dos MOOCs.

Criado nos Estados Unidos e traduzido para espanhol e francês, a versão brasileira do site foi inaugurada em 2014 e possui uma grande parceria com a Fundação Lemann, seja para seus cursos online quanto nas iniciativas que levam o aprendizado para professores de escolas públicas do país.

Seu slogan “ Você pode aprender qualquer coisa ” dá o tom.

Para começar, você deve se registrar – existem registros diferentes para alunos, professores e para pais. Uma vez que este passo esteja concluído, você tem acesso a um enorme banco de dados de vídeos sobre os seguintes tópicos:

  • Cursos de Matemática do pré ao 9º ano;
  • Apoio escolar em ciências (física, química, biologia, etc.) e apoio escolar primário .
  • Abordagem informática e de vídeo para consolidar conhecimento e suporte acadêmico .

Com sua interface limpa e organizada, você pode encontrar facilmente os recursos que você precisa.

Para começar sua aprendizagem, o site coloca você em uma fase de aquecimento para testar seu nível . Você responde algumas perguntas que lhe permitirão localizar você em seguida. Depois de fazer este passo, você pode começar a assistir os vídeos, um após o outro, de acordo com suas necessidades.

O que é interessante sobre o Khan Academy é misturar vídeos com exercícios on-line e a capacidade de registrar seu progresso à medida que você vai passando de nível. Assim como um jogo de vídeo, você desbloqueia os bônus que o levam a progredir.

Com o cadastro especial de pais é possível integrar as contas de seus filhos à sua e assim controlar o que eles aprendendo no portal. Isso é bem importante para a sua curadoria e também para acompanhar a evolução dele, além de poder incentivar cada passo e comemorar as vitórias em conjunto.

Totalmente grátis, a Academia Khan vive principalmente graças às doações dos usuários. Independentemente da sua idade e nível de escolaridade, é possível aprender algo dos cursos no site. Finanças, economia, matemática, computação e os desafios dos jogos do conhecimento são ótimas fontes de aprendizado e podem ser a sua chance de atualizar o seu aprendizado, independente da sua faixa etária.

Alguns comentários de pessoas com mais de 70 anos provam isso. Estudantes de todas as idades encontram facilmente vídeos online sobre temas de interesse para eles.

Os MOOCs são apenas no início de sua conquista do mundo da educação. No momento, eles são dedicados principalmente aos cursos universitários. As palestras são, de fato, muito melhores que as da escola fundamental ou média.

No entanto, as muitas iniciativas destacadas no nosso artigo tendem a provar que estão começando a alcançar as esferas da educação primária e secundária. Esperemos que, nos próximos anos, veremos on-line as aulas on-line que permitirão que classes em todo o mundo se conectem entre si em torno de projetos comuns .

Ideia utópica ou realista? Somente o futuro nos informará. Mas as transformações da educação já estão tomando esse caminho. MOOCs são ótimas ferramentas para aulas online!

Conheça algumas vantagens para as aulas de reforço online.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar