Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como dar aulas de Matemática online para o Enem

De Erico, publicado dia 08/06/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Preparando cursos de Exatas na web para o Exame Nacional

Os estudantes já começaram a se preparar para a maratona de estudos para a prova do Enem deste ano, pois há muito conteúdo para estudar até o dia do exame.

Para auxiliar na fixação das matérias, muitos candidatos procuram alternativas além do estudo em casa – em meio a apostilas e livros.

Hoje a internet oferece muito material de excelente qualidade para quem quer se preparar para o Exame Nacional, principalmente videoaulas e workshops online.

Se você já leciona Matemática ou tem uma grande aptidão com a disciplina, esta é uma forma de conquistar alunos na rede, seja para expandir seu Canal para mais seguidores ou até mesmo usar as aulas de Matemática online como fonte de renda extra.

Como fazer isso? Veja as dicas de como empreender no mundo virtual com o Enem e preparar aulas para web.

Como preparar uma aula online?

Opções na Rede Mundial! Hoje a internet apresenta milhares de recursos para quem quer se preparar para o Exame Nacional!

Se o objetivo é aproveitar esse momento em que os estudantes estão à procura de ferramentas online para apoio aos estudos, as aulas online são o caminho certo para você conquistar esse público e, quem sabe, até uma grana extra. Organize, então, esses pontos para que a sua aula seja um sucesso:

  • Planejamento das aulas;
  • Definição da plataforma online;
  • Bons equipamentos e cenário adequado;
  • Edição criativa e vídeos curtos;
  • Periodicidade de uploads;
  • Divulgação online.

Hoje a internet apresenta milhares de recursos para atrair os internautas, por isso, primeiramente você tem que ter bem definido um planejamento de como pretende ministrar essas aulas, o conteúdo a ser ensinado, formas de passar a matéria e a edição, que conta muito para o resultado final.

Após a etapa de planejamento, é necessário definir em qual plataforma você vai colocar as suas aulas, que podem ser:

  • Canal do Youtube;
  • Sites especializados em web aulas;
  • Ferramentas online que otimizam o seu tempo e ajudam a preparar uma aula dinâmica e eficaz.

E para quem tem dúvidas com relação a essas ferramentas, o Portal Sílabe traz uma matéria explicativa sobre 3 ferramentas para preparar aulas online e economizar tempo.

Definida as primeiras etapas, chegou a hora de realizar as gravações. Há tanto material bom e de conteúdo na rede que seria interessante buscar um nível semelhante de produção.

Apesar de haver opções de celulares com câmeras excelentes, o ideal seria investir em equipamentos corretos (boa câmera, microfone, iluminação simples, cenário), além de levar em conta uma edição criativa, com recursos que desperte a atenção do aluno. Mas, enfim, fica a seu critério, ok?

Importante: vídeos online não podem ser muito longos, senão ficam maçantes e o desinteresse vem rapidamente. Caso o conteúdo seja extenso, divida a aula em 2 ou 3 vídeos no máximo e seja didático e eficiente na hora da explicação.

Outra dica legal é ter uma periodicidade ao subir os vídeos, seja em seu próprio canal ou em plataformas online. O aluno que está se preparando para o Enem espera por este conteúdo que não pode demorar para ser liberado. Por isso, o ideal é ter bastante antecedência na hora de gravar, pois a edição leva tempo até que o vídeo saia perfeito.

Agora que você já tem uma noção de como montar uma aula online, é hora de preparar aulas com foco no edital do Enem! Bora lá?

Edital do Enem para preparar minhas aulas particulares

Como a procura por aulas particulares para o Enem aumentou 68% nos últimos anos, vale a pena destacar que algumas aulas de matemática no Youtube podem servir de inspiração na hora de você preparar e oferecer seu curso online para quem já fez a inscrição do Enem e precisa, urgentemente, dar um upgrade no raciocínio com os números.

E por que tudo isso precisa ser visto com muita atenção? Ora, porque a cada ano vem crescendo o interesse dos alunos quanto à preparação para a prova do Enem, além é claro, da necessidade de uma melhor fixação da matemática em especial – e é aí que entraria a sua aula VIP online!

Com a divulgação do edital do Enem, já passou da hora de começar a preparar suas próprias aulas de Matemática para oferecer ao alunos que prestarão a prova deste ano. Fique atento aos tópicos exigidos na disciplina e prepare os conteúdos de acordo com essas matérias, lembrando sempre de não deixar os assuntos tão extensos para a aula não ficar maçante.

Compreendendo a aula! Saiba que ao planejar sua aula, a didática é uma técnica que precisa ser pensada do início ao fim!

As provas são em novembro, portanto, há um tempo considerável para planejar aulas bem bacanas que vão fazer seus alunos alavancar uma boa pontuação no exame do Enem.

Entre os tópicos no edital, estão:

  • Leitura e interpretação de gráficos;
  • Porcentagem;
  • Razão entre grandezas;
  • Regra de três;
  • Área de figuras planas;
  • Volumes de figuras geométricas;
  • Sistemas de medidas;
  • Análise combinatória.

Pronto! Baseie-se em aulas interativas, com resolução de problemas de provas anteriores, questões comentadas e dicas para absorver a matéria de forma dinâmica e fácil.

É interessante também incluir algumas aulas sobre técnicas de resolução de problemas de Matemática de forma mais ágil, técnicas de concentração e cálculo mental.

É importante que os alunos internautas se sintam próximos de você e abastecidos de conteúdo de todas as formas. A concorrência na web é grande, por isso, faça da sua aula um diferencial para o estudante! E indo além, já pensou em desenvolver um simulado do Enem para seus alunos? Pois é, essa é uma questão que muitas pessoas que querem se aventurar nessa área acabam tendo…

Como desenvolver simulados do Enem para meus alunos?

Exercitando o raciocínio! Quanto mais questões e problemas de matemática você treinar, mais preparado estará para a prova do Enem!

Olha que grande sacada para você sair na frente! Que tal pensar em desenvolver um material de download para seus alunos, como um simulado do caderno de Matemática para o Enem?

A melhor forma de assimilar a matéria é colocar em prática o que aprendemos e, no caso do Enem, quanto mais o aluno resolver questões e problemas, melhor ele ficará “craque” na prova. Isso porque o cérebro assimila o conteúdo e os tipos de enunciados apresentados quando você o força a pensar. É como um treino: quanto mais se pratica, mais habilidade se cria.

Elabore uma prova com 45 questões baseadas em anos anteriores, mas com conteúdo totalmente atemporal e disponibilize na plataforma para download, de forma gratuita.

Caso prefira algo mais sofisticado, peça para o programador da ferramenta web programar um sistema de múltipla escolha que permita com que o aluno faça a prova online e tenha o resultado da sua média imediatamente após o término dela.

É sempre legal também disponibilizar um contador de tempo para que o aluno consiga ter a real noção de quanto ele demora para responder cada questão. Dessa forma, ele ainda consegue verificar como está a sua administração com relação ao tempo da prova do Enem.

Isto é mais um diferencial em suas aulas online que poderão garantir o seu sucesso na web. Vale ressaltar que o desafio é gerar conhecimento relevante de forma fluída com o estímulo de pensamento crítico, base das questões do Enem. Desenvolver esse raciocínio lógico e compreensão de mundo, junto com a matéria do dia a dia fará seu aluno sair na frente e conquistar pontos importantes no resultado do Enem.

A Matemática é uma das disciplinas de maior importância e também uma das mais procuradas pelos alunos para aulas particulares, especialmente via web. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e simulados no seu planejamento de aulas.

Prós e contras das aulas de matemática online

Planejamento do curso para web! Suas aulas de Matemática online precisam ser bem organizadas para que tenham mais prós do que contras!

Claro que tudo tem o seu lado bom e o seu lado ruim. E é importante você conhecer muito bem sobre os prós  e contras das aulas de Matemática online para tirar o melhor proveito desta nova atividade durante este período do Enem. Por isso, elencamos algum pontos cruciais para quem planeja usufruir de conteúdo online para a prova do Enem:

Vantagens

  • Educação focada: o aluno tem contato direto com assuntos propostos naquela grade e pode ver e rever as aulas no caso de dificuldade de assimilação da matéria;
  • Tecnologia a favor da Educação: com o mundo globalizado e a expansão de celulares com sistemas Android e IOS, o aluno acessa o conteúdo das aulas em qualquer lugar e horário;
  • Aplicativos de estudo: para compreender a videoaula, aplicativos de celular auxiliam os alunos com conteúdos extras, de forma rápida e prática.

Desvantagens (neste caso para o profissional da Educação)

  • Distração: as aulas EaD são boas e eficientes, mas para alunos que têm disciplina. Então, se você planeja trabalhar com isso, saiba que o seu conteúdo precisa tanto ser pensado para esses alunos, como também para aqueles que se distraem facilmente. Ou seja, se a didática apresentada não for tão envolvente é bem provável que esses alunos foquem suas atenções em outros assuntos na internet, deixando de lado o conteúdo que você está propondo;
  • Planejamento detalhado: levando em conta a afirmação acima, é pertinente ter em mente que as aulas precisam ser criativas, curtas e dinâmicas. E, para isso, a preparação delas vai exigir bem mais tempo e dedicação do professor (a) na hora de aprontar todo o conteúdo para a internet;
  • Conhecimento de novas tecnologias: o profissional precisa ter total domínio das ferramentas do mundo virtual para conseguir o resultado que tanto almeja com as aulas online.

E tudo isso deve ser avaliado pelo profissional para que as aulas online de Matemática tenham mais prós do que contras e, assim, fazer com que o seu trabalho voltado para o Enem na internet possa de fato decolar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Henrique Sá Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Henrique Sá
Convidado
Henrique Sá

Excelente matéria pessoal! Obrigado por terem citado nosso conteúdo do Sílabe