Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Método de funcionamento do Exame Nacional do Ensino Médio

De Isabella, publicado dia 24/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Como é a prova do ENEM?

São diversas as informações compartilhadas sobre a prova do Enem, e nem sempre essas são verídicas. Por isso, é muito importante que o aluno fique de olho e atento para se informar corretamente sobre as notícias em relação ao exame nacional do ensino médio.

A fim de ajudar todos os vestibulandos que estão estudando para o vestibular, neste artigo separamos as principais informações sobre o exame no que diz respeito ao edital do enem, as matérias que são cobradas e a data dos resultados enem. Para saber mais informações sobre esses assuntos, continue acompanhando esta matéria!

Onde conseguir o edital do Enem ?

edital do enem Todos os vestibulandos precisam ficar por dentro das informações que constam no edital do enem. Nele há todas os dados necessários para que o aluno faça uma boa prova.

O edital do enem é um documento elaborado pelo Inep, que é o instituto responsável por elaborar o exame nacional do ensino médio. Por isso a leitura desse documento é necessária para fazer a inscrição do enem da forma correta, não perder prazos e ficar por dentro de todas as informações sobre a prova.

Para acessar o edital enem, é necessário acessar o site do enem, pois nele é disponibilizado o documento em formato de PDF. Nesse documento constam regras, proibições, orientações, informações e datas sobre a prova. Por isso, o edital possui esta estrutura básica:

Disposições preliminares, objetivos e orientações para treineiros

Nas disposições preliminares constam as informações básicas para quem irá fazer o Enem, como:

  • Horários de início e término das provas;
  • Horário de abertura e fechamento dos portões;
  • Data da aplicação da prova do vestibular;
  • Período do enem inscrição;
  • Período de solicitação da isenção da taxa de inscrição;
  • Período para solicitar o atendimento pelo nome especial;
  • Período para pagamento da taxa de inscrição;
  • Informações sobre portarias e decretos de autorização do enem.

Neste tópico também são apresentados os principais objetivos do enem, assim como as formas de aproveitamento das provas. Isso porque o vestibulando pode utilizar a nota do enem para solicitar o FIES, conseguir bolsas pelo ProUni ou obter uma vaga em Universidades Públicas.

No mesmo tópico constam também informações para os treineiros, já que existem regras específicas direcionadas para os candidatos que são apenas treineiros. Todos os candidatos que se encaixam nessa categoria precisam ler essas regras específicas.

Estrutura do exame

No edital enem, o candidato também consegue compreender como dá-se a estrutura do exame nacional do ensino médio. A estrutura é formada por estes componentes:

  • Área de conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Área de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Área de conhecimento de Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Área de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia, História, Sociologia e Geografia.

Assim é dividida toda a prova do Enem. Em geral, cada uma dessas matérias possuem 45 questões de múltipla escolha.

Isenção da taxa de inscrição

Neste tópico, o candidato saberá os prazos e os documentos necessários para pedir a isenção da taxa de inscrição. Além disso, o vestibulando saberá todas as informações e recursos necessários para solicitar a isenção da taxa de pagamento.

Atendimentos específicos e especializados

Todas as pessoas que precisam de atendimentos diferenciados devem ler este tópico do edital do enem. Isso porque é importante que o candidato saiba em que categoria se encaixa e o método de solicitação de atendimentos específicos e especializados.

Em geral, o atendimento diferenciado do enem é subdividido da seguinte forma: especializado e específico. O primeiro corresponde aos candidatos que possuem deficiência física, baixa visão, cegueira, visão monocular, dislexia, autismo, déficit de atenção ou deficiência intelectual. Já os específicos correspondem às gestantes, lactantes, estudantes em situação hospitalar ou em qualquer outra condição específica.

Inscrição do enem

Para fazer o exame nacional do ensino médio é necessário fazer a inscrição do enem. Neste tópico há todas as informações necessárias sobre a inscrição, como prazos e dados para realizá-la. Além disso, existem também informações sobre o pagamento da taxa de inscrição.

Informações sobre a aplicação de provas

No final do edital do enem constam informações como local de realização do exame, horário da aplicação de provas, método de identificação do participante, obrigações do candidato, casos de eliminação e divulgação dos resultados enem.

Quantos cadernos e matérias têm no Enem ?

O Enem é composto de 4 diferentes matérias e cadernos de cores diferentes. A prova contém 180 questões, com 90 delas aplicadas no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia. Além disso, a estrutura é divida em quatro grupos: matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

A prova é aplicada em dois domingos seguidos. No primeiro dia de prova, são cobrados assuntos sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo dia de prova, são abordados assuntos sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Como calcular a nota do ENEM ?

nota do vestibular Não há como o candidato calcular a nota exata no Enem, mas é possível fazer um cálculo que indica a nota média do exame!

Não é possível calcular com exatidão a nota do Enem já que apenas o Inep pode fazer esse cálculo. Esse instituto apresenta para o aluno as médias das provas de forma separada já que a prova do vestibular possui cinco notas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.

Para o cálculo das médias é utilizada a ferramenta Teoria de Resposta ao Item, também conhecida como TRI. Nesse caso, o Inep busca fazer a medição do conhecimento em relação ao comportamento do candidato na hora do enem. Além disso, a média obtida depende da dificuldade das questões e também da consistência das respostas. Por conta disso, candidatos que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes.

Normalmente, a média geral dos exames é próxima de 500 pontos. Assim, se o candidato obter uma nota muito acima de 500, isso indica que ele teve um resultado acima da média, e poderá conseguir uma vaga na Universidade. Mas, se o candidato obter uma nota abaixo de 500, ele terá um desempenho abaixo da média, e possivelmente não conseguirá a aprovação no vestibular.

Em média, cursos como medicina e direito possuem nota de corte entre 750 e 760 pontos. Já cursos como administração, o aluno precisa obter uma nota em torno de 640, por exemplo. Mas, apenas no momento de liberação da nota de corte pelo SISU, o aluno consegue descobrir a nota que precisa para obter a aprovação no vestibular.

O que pode te eliminar no dia da prova do ENEM ?

eliminação do vestibular Até mesmo o toque do celular lacrado pode eliminar o candidato que estiver fazendo a prova do exame nacional do ensino médio!

A maioria dos candidatos que farão a prova do Enem desconhecem as normas que são aplicadas no vestibular. Em geral, conhecem apenas a principal regra: não pode deixar o celular no bolso. Além disso, não pode também trocar informações com outros candidatos e fazer consultas em livros e dispositivos eletrônicos já que isso pode eliminar o candidato.

O candidato também pode ser eliminado, caso utilize lápis, caneta que não seja de material transparente, óculos escuros, bonés ou chapéus. Além disso, o vestibulando é eliminado caso se recuse a fazer a coleta de dados biométricos, faça anotações no cartão-resposta, vá embora antes das duas horas de início da prova, comece a prova antes de 13h30 ou não atenda às recomendações solicitadas pela equipe de aplicação do exame.

Quando sai a nota do ENEM ?

período de divulgação da nota do vestibular Em geral, a nota do vestibular é disponibilizada alguns meses após a aplicação da prova do Enem. O candidato deve esperar para descobrir a sua pontuação e também a nota de corte do curso que deseja ingressar.

Quando sai a nota do enem é uma das principais dúvidas dos candidatos que prestam vestibular. Para saber o período de resultados enem, é necessário conferir o edital, pois nele constam todas as informações a respeito desse assunto.

Em geral, o resultado do enem é divulgado no ano posterior ao da aplicação da prova, e em janeiro o candidato já consegue ter acesso a sua nota por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Depois é só fazer a solicitação para concorrer a vaga do curso que pretende ingressar.

Normalmente, os alunos tendem a ficar ansiosos para a liberação do resultado do enem, mas não é preciso se preocupar: alguns meses após a prova já é possível conferir a nota e saber se é possível obter a aprovação. Além disso, antes da liberação resultados enem, o candidato pode também fazer a conferência em relação ao gabarito e descobrir o número de questões que acertou.

Seguindo todas essas dicas e sabendo de todas essas informações é possível fazer uma excelente prova e conseguir ter mais tranquilidade em relação às datas e dados importantes em relação ao Enem. Depois é só curtir a tão sonhada aprovação no vestibular!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar