Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Formas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio

De Isabella, publicado dia 31/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Como se preparar para dia da prova do Enem?

A prova do exame nacional do ensino médio é muito importante para todos os estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior e dar maiores saltos profissionalmente. Por conta disso, é necessário que o candidato passe por um período árduo de preparação em relação aos estudos, adaptação ao modelo de prova, entre outras coisas.

Além disso, o Enem possui inúmeras regras, que muitas vezes são diferentes dos outros estilos de vestibulares, já que existe uma quantidade específica de horas para fazer a prova e ela é realizada em dois domingos diferentes. Todas essas especificidades obrigam o aluno a ler com calma o edital do enem e também a ir em busca de informações sobre a prova.

Com o objetivo de ajudar todos os estudantes que desejam se dar bem no vestibular, preparamos este artigo para listar as principais formas de preparação para o exame nacional do ensino médio. Portanto, se você é um vestibulando, não perca esta matéria!

O que é preciso levar no dia do Enem?

itens para fazer o vestibular Coloque no seu seu check-list: no dia da prova, o candidato não pode esquecer da caneta preta e do documento de identificação. Esses são itens obrigatórios para a realização do Enem!

O principal item que você não pode esquecer de levar para a prova de vestibular é o documento de identificação com foto, ou seja, a carteira de identidade (lembrando que outros documentos também podem ser apresentados no dia do Enem, como a carteira de motorista e a de trabalho, passaporte, entre outros documentos).

Isso porque antes de entrar na sala de prova, todos os candidatos precisam mostrar o documento de identificação. Caso esse não seja mostrado, o candidato é impedido de ter acesso ao local.

Documentos que não são aceitos para a realização do Enem

Lembre-se: não são aceitas certidões de nascimento e de casamento e carteirinha de estudante. Caso você não tenha algum dos documentos solicitados pelo Enem, seja porque perdeu ou porque foi roubado, saiba que o vestibular libera a entrada do vestibulando que portar o boletim de ocorrência, o conhecido B.O. Nesse caso, é necessário apresentar esse documento no dia da prova.

Se você ainda tem dúvidas em relação aos documentos que podem ser aceitos na prova do Enem, não perca tempo e leia o edital enem antes do dia da prova. Nele constam todas as informações necessárias para não ter nenhuma dúvida no dia do vestibular.

A caneta preta de material transparente também é um item obrigatório que deve ser levado no dia da prova do Enem. Não esqueça: canetas de cor vermelha, azul ou de qualquer outra cor não são aceitas para a realização dia do exame. Para que não ocorram imprevistos, é importante levar uma caneta reserva para o vestibular.

Itens obrigatórios para a realização do Enem

O documento de identificação com foto e a caneta preta de material transparente são os únicos itens obrigatórios que devem ser levados no dia da prova. Mas existem outros itens que o candidato pode levar para o dia do Enem com o intuito de ter um maior auxílio como:

  • Cartão de Inscrição do Enem (onde constam o local de prova e informações importantes sobre o candidato);
  • Lanche (por conta da grande quantidade de horas, o candidato pode sentir fome durante a realização do exame e também se sentir cansado. Nesse momento, é importante ter alimentos que contenham açúcar e uma garrafa d’água, por exemplo);
  • Casaco ou Moletom (em alguns casos, o local de prova possui uma temperatura mais baixa devido à sua estrutura, sendo necessário que o candidato leve um moletom para ter um maior conforto durante a realização da prova).

Com todos esses itens em mãos é possível realizar a prova de forma mais tranquila e com muito mais conforto. Portanto, faça um check-list e leve todos os itens listados anteriormente, sem esquecer do principal: a caneta preta e a identidade.

O que você não pode levar no dia da prova?

itens proibidos para o vestibular Existem alguns itens que são proibidos de levar para a prova do Enem, como: boné, lápis, lapiseira, régua, apontador e borracha.

No edital do enem, há uma lista de itens que não podem ser levados no dia da prova. Estes são os principais objetos que não podem ser levados no dia do exame nacional do ensino médio:

  • Caneta de material não transparente;
  • Boné;
  • Chapéu;
  • Gorro;
  • Tiara;
  • Óculos escuros;
  • Pulseiras;
  • Colares;
  • Brincos;
  • MP3;
  • Relógio e alarmes;
  • Calculadoras;
  • Agendas eletrônicas;
  • Telefones celulares;
  • Gravadores;
  • Pen drive;
  • Ipods;
  • Tablets;
  • Dispositivos eletrônicos;
  • Fones de ouvido e qualquer outro transmissor de áudio;
  • Gravador ou receptor de imagens, vídeo, mensagens e áudio;
  • Anotações ou materiais impressos;
  • Livros ou manuais;
  • Lápis, lapiseira, borracha, apontador ou canetinhas.

Portanto, no dia da prova do vestibular, tente não levar esses itens. Caso você os leve para a prova, é necessário colocá-los dentro do envelope porta-objetos, pois não se pode realizar a prova com esses itens em cima da mesa. Caso eles permaneçam na mesa, o candidato poderá ser penalizado.

O candidato deverá deixar em cima da mesa somente os itens necessários para a realização da prova, como a caneta preta de material transparente. O candidato precisa deixar em cima da mesa também o seu documento de identificação para que o fiscal de sala possa identificá-lo no momento da assinatura da lista de comparecimento.

Em geral, o candidato deve colocar debaixo da mesa todos os itens que podem ser levados para a prova, mas não podem ser deixados em cima da mesa. Esses itens correspondem ao lanche, por exemplo. Se você levar chocolates, biscoitos e garrafa d’água, é necessário colocá-los na parte debaixo da mesa.

Calcular o tempo de trajeto até o local de prova

trajeto do local do vestibular É necessário que o aluno analise o trajeto da sua casa até o local de prova para não se atrasar no dia do vestibular. Isso pode ajudar o candidato durante o seu deslocamento!

É muito comum vermos candidatos do Enem chegarem atrasados no dia da prova. Isso porque, na maioria das vezes, os locais de prova são distantes da casa do vestibulando e o trânsito costuma ser caótico no dia de vestibular. Por isso, é muito importante que o candidato analise todo o trajeto que deverá ser feito para chegar ao local de prova.

Além disso, é importante que o aluno que for usar o transporte público, pesquise quais são os ônibus, metrôs e trens necessários para chegar ao local de prova com bastante antecedência. No dia do vestibular, não pode haver erros: é necessário chegar pontualmente, pois no horário final determinado pelo MEC, os portões se fecham e ninguém mais pode entrar no local de prova.

É necessário também calcular o tempo do trajeto até o local de prova. Isso porque o lugar pode ser muito distante, e o aluno tenha que realizar um trajeto longo que dure horas. Nesses casos, o candidato precisa sair com bastante antecedência de casa, pois qualquer problema que houver pode levar ao seu atraso. E nesse dia tão importante não podem ocorrer atrasos.

Procure também saber a estrutura do local de prova, se o lugar possui ar-condicionado, cadeiras confortáveis e espaço arejado. Ter conhecimento em relação a isso, pode ajudar o aluno a escolher a sua roupa para o dia do vestibular.

Caso o local de prova seja mais abafado, o ideal é que o candidato procure ir com roupas mais leves. Se o local tiver ar-condicionado, é importante que o candidato leve casaco ou moletom para se proteger do frio. Esse conforto pode ajudar o aluno a fazer uma boa prova na hora do enem.

Não estudar na véspera de prova

descansar no dia anterior ao vestibular É importante que o candidato descanse no dia anterior ao da prova. Isso porque o vestibulando precisa estar atento e com bastante energia para resolver todas as questões do Enem e desenvolver a redação.

Alguns candidatos gostam de resolver questões e ler longos capítulos no dia anterior ao da prova, e isso não é recomendado pela maioria dos especialistas. O ideal é que o vestibulando descanse bastante e realize atividades que os façam relaxar, como ouvir música, assistir a um filme engraçado ou até mesmo dormir.

O importante é que o aluno chegue no dia da prova com bastante disposição para resolver as questões do enem já que elas são longas e exigem bastante leitura do candidato. Por isso, não importa qual atividade o vestibulando realize no dia anterior ao da prova, é necessário apenas que ele consiga relaxar para estar bastante focado no outro dia.

Muitas pessoas decidem se divertir com os amigos no dia anterior ao da prova do Enem e essa também não é uma boa opção já que isso pode cansar o candidato, fazendo com que ele tenha pouca energia para resolver as questões do enem, principalmente se o vestibulando consumir bebidas alcoólicas.

O ideal é que o vestibulando recarregue todas as suas energias para estar com a cabeça descansada para resolver todas as questões do enem com bastante foco e tranquilidade. É necessário que o candidato fuja também de qualquer atividade que gere ansiedade e desgaste emocional. Isso pode afetar o seu desempenho na hora do enem.

Depois de ter um longo dia de descanso, o candidato conseguirá realizar uma excelente prova. Depois é só comemorar a tão sonhada aprovação no vestibular!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar