Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Coaching vocal: onde começar a ensinar o canto?

Blog > Música > Canto > Onde dar aulas de técnicas vocais

Você tem uma bela voz e gosta de cantar? Você acredita que poderia usar seu talento para incentivar outras pessoas a abraçarem a paixão pela música ? É possível transmitir seus conhecimentos dando aulas de canto.

Há uma infinidade de possibilidades para quem quer se tornar coach vocal:

  • Escolas de música e conservatórios;
  • Professor a domicílio;
  • Professor do ensino fundamental e médio;
  • Professor online;

O mais importante é ter em mente que o principal papel  do professor de canto é ajudar o aluno a conhecer e dominar as técnicas vocais, assim como acompanhar sua evolução e saber identificar os aspectos a serem melhorados.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de você fazer sua escolha. Para te ajudar nessa tarefa, aqui estão alguns conselhos preciosos.

Veja também nossa dicas para se tornar coach vocal.

Dar aulas de canto online

Sem sombra de dúvidas essa é a maneira mais rápida e mais fácil para você começar a dar aulas. Graças a internet, o canto – assim como diversas outras disciplinas – pode ser ensinado à distância. Para isso, tudo que o professor precisa é de uma plataforma estável e de uma boa conexão a internet.

dar aulas de canto online Uma das vantagens de dar aulas de canto online é a possibilidade de ter mais alunos se você mora em uma zona com pouca demanda.

Mesmo que essa opção possa parecer um pouco estranha para algumas pessoas, dar aulas de canto via uma webcam permite ao professor trabalhar praticamente da mesma forma que ele trabalharia em uma aula presencial. Como a comunicação é direta, o professor pode discutir com o aluno, aplicar exercícios de voz, aconselhar o aluno sobre os pontos a serem aprofundados, ensinar as técnicas de canto, etc.

Tanto para o professor como para o aluno, optar por aulas à distância via webcam oferece inúmeras vantagens.

  • Flexibilidade na organização das aulas: os horários e dias de aulas poderão ser organizados de acordo com a disponibilidade do aluno e do professor. Sem contar que como não haverá necessidade de deslocamento, ambos, aluno e professor, terão um ganho de tempo considerável;
  • Possibilidade de ter um número maior de alunos: se você mora em uma zona geográfica onde a demanda por aulas de canto é baixa, dar aulas à distância pode ser uma ótima solução para paliar esse problema. Você terá acesso a um público maior e, consequentemente, um retorno financeiro mais satisfatório;
  • Possibilidade de usar materiais diversificados: um dos problemas encontrados por professores de música e canto que dão aulas a domicílio é a dificuldade em transportar todo o material a cada nova aula. Quanto mais sofisticado for o material, mais complicado será para transporta-lo, seja por ser muito grande ou por dificuldades técnicas. Se você optar por dar aulas online, você não terá mais esse tipo de preocupação e poderá explorar o uso de instrumentos musicais e outras ferramentas.

No entanto, apesar de todas as vantagens e pontos positivos que citamos, é importante ter em mente que no começo as primeiras aulas podem ser um pouco difíceis, tanto para o professor quanto para o aluno. Interagir com alguém que está do outro lado de uma câmera pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas.

Junta-se a isso o fato de que transmitir certos conhecimentos pode ser um pouco difícil em uma aula via webcam. O professor terá que encontrar uma metodologia que o permita ensinar de forma clara todos os aspectos importantes do canto para seu aluno.

Quer saber como preparar boas aulas de canto? Então não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto!

Dar aulas de canto a domicílio

Outra alternativa é ensinar o canto a domicílio. Essa também é uma opção prática e bem simples, pois você pode começar quando desejar. Para isso basta você se cadastrar em sites que propõem aulas particulares, como o Superprof, por exemplo.

aulas de canto a domicílio O ensino da música tem muitas ramificações. Se tornar professor a domicílio te dará a chance de se especializar em uma área específica.

Outra maneira de encontrar alunos é espalhando anúncios pela sua cidade. Vá em escolas, centros culturais, associações e até mesmo nos comércios do seu bairro e deixe um panfleto com as informações mais importantes, como numéro de telefone, e-mail e valores para que o interessado possa entrar em contato com você.

aulas presenciais são muito mais produtivas e permitem uma troca de experiências direta entre o professor e o aluno. É possível manter uma relação mais estreita e acompanhar o desenvolvimento do aluno, o que permite identificar as dificuldades do mesmo e dessa forma melhorar a metodologia. Aulas individuais a domicílio também permitem ao professor conhecer melhor as aspirações de cada aluno e dessa forma adaptar os métodos de ensino individualmente.

Como professor particular de canto você pode transformar sua paixão pela música em uma atividade profissional. Além do mais, há muitos pontos positivos em ensinar o canto a domicílio:

  • Possibilidade de administrar sua atividade profissional de forma independente, sem depender de nenhum estabelecimento;
  • Liberdade na escolha da pedagogia de ensino mais adaptada ao perfil dos seus alunos;
  • Diferentemente de quando você trabalha em uma escola ou estabelecimento, enquanto professor particular você poderá escolher seus próprios alunos;
  • Possibilidade de trabalhar em período integral ou parcial, caso você tenha uma outra atividade profissional;
  • Personalizar suas aulas de acordo com o perfil de cada aluno;
  • Escolher que tipo de aulas você quer propor e se especializar em uma área específica do canto. A especialização dá credibilidade ao professor e passa segurança aos alunos.

Sobre o local das aulas, duas possibilidades se apresentam: você pode ir até o domicílio do aluno, ou ele pode vir até o seu. Para aulas de música e canto o mais simples é que o aluno se desloque até o domicílio do professor, principalmente se você usa instrumentos musicais para acompanhar a voz. Além disso, muito provavelmente você tem em seu domicílio todo o material necessário para as aulas.

Leia nosso artigo para saber quais materiais usar em sua aula de canto.

saiba que para ser professor particular não é obrigatório ter um diploma. Obviamente, você precisa ter competências específicas em música e técnicas vocais, e é igualmente aconselhável ter uma boa experiência na área, pois isso passará credibilidade aos alunos.

Mas, se você tem interesse em se profissionalizar, leia nosso artigo e descubra qual a melhor formação para se tronar professor de canto!

No que diz respeito às questões legais para exercer a profissão na qualidade de professor independente, a melhor opção é abrir o MEI (Micro Empreendedor Individual). O processo é simples e te permite ter cidadania empresarial, com direito a CNPJ e benefícios. O MEI é uma forma prática de se tornar um empreendedor e exercer a profissão de professor de canto de forma independente.

Descubra como estabelecer sua tabela de preços e quanto cobrar por suas aulas.

Dar aulas de canto em uma escola de música

Se você deseja exercer a profissão de professor de canto na condição de salariado, a melhor opção neste caso é candidatar para uma escola de música ou conservatório.

Dar aula em uma escola de canto As escolas de música costumam oferecer uma formação musical variada aos seus alunos, o que exige que o professor seja polivalente e tenha diferentes competências.

Mas, esteja ciente que para trabalhar em uma escola, o diploma é indispensável. Dependendo da escola, além do diploma, pode ser que exijam também especializações específicas. Os conservatórios de música são instituições muito bem conceituadas e costumam contratar apenas professores formados e/ou com muitos anos de experiência.

Você deverá dar aulas a um público variado (crianças, adultos, debutantes, futuros cantores profissionais, etc). Normalmente as escolas oferecem a seus alunos uma formação musical completa, seguindo uma metodologia mais tradicional. Para os professores que preferem trabalhar de forma estruturada, dar aulas em uma escola de música é o ideal.

Dentre as muitas disciplinas propostas pelas escolas e conservatórios, as mais comuns são:

  • Aulas individuais de técnicas vocais;
  • Aulas de canto coletivas;
  • Aulas de teoria musical e solfejo;
  • Aprender a tocar instrumentos;
  • Participação em corais.

Como nós citamos anteriormente, os professores que trabalham em escolas de música ou outros estabelecimentos são formados e possuem diploma. Se você deseja se profissionalizar, há diversas  formas de obter um diploma.

  • Fazer uma licenciatura em uma universidade: se você pretende lecionar, a licenciatura é a formação mais indicada. Com esse diploma você poderá ensinar as técnicas vocais em escolas públicas e privadas, escolas especializadas em ensino de música, conservatórios, etc;
  • Estudar em um conservatório: os conservatórios de música são instituições renomadas, e praticamente passagem obrigatória para quem ama música e pretende trabalhar na área. Normalmente, os conservatórios oferecem formações em quase todas as ramificações da música: canto, composição, instrumentos, regência, produção musical, etc.
  • Fazer uma formação acadêmica completa: para aqueles que buscam seguir uma carreira no ensino superior, o caminho é a pós-graduação em música. Com duração de 5 a 6 anos (entre mestrado e doutorado), a pós-graduação direciona-se a quem quer ensinar a música em uma universidade.

Ensinar o canto em um coral

Os corais são muito comuns em escolas, igrejas e até mesmo em algumas empresas. É uma oportunidade para quem tem boas competências em técnicas vocais e conhecimentos em regência. Há várias vantagens em ensinar em um coral:

  • Possibilidade de participar de shows e eventos se as técnicas vocais do grupo forem bem trabalhadas;
  • Liberdade para trabalhar um estilo musical específico como a música clássica, o canto lírico, música gospel, jazz, etc.;
  • Possibilidade de trabalhar em conjunto com outros cantores e aprender novas técnicas;
  • Possibilidade de gravar um CD.

ensinar o canto em um coral Montar seu próprio coral pode ser uma experiência enriquecedora do ponto de vista profissional.

Sem contar que, do ponto de vista profissional, montar um coral é uma atividade enriquecedora para o professor de canto. Você será responsável pelas audições, pela escolha das vozes ideais que comporão o coral e também pela escolha do solista. Na qualidade de regente você poderá avaliar a progressão dos membros do coral e fazer com que eles trabalhem em conjunto para melhorar a harmonia do grupo.

Independente da forma que você escolher para começar a ensinar o canto – seja como professor particular, regente de coral ou em uma escola de música – o importante é que você seja capaz de transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos, e sobretudo, que você consiga transmitir a paixão pela música.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar