Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossa dicas para você se aperfeiçoar em língua inglesa

De Joseane, publicado dia 06/02/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Tips para falar inglês como um nativo

Como aprender inglês com facilidade e dar um show de bilinguismo?

Essa é questão que habita na cabeça de muitos estudantes que desejam dominar o inglês tão bem quanto a sua língua nativa. Nos estabelecimentos escolares, os professores geralmente não passam do verbo to be, ou seja, passam o ano letivo ensinando o básico do inglês: O objetivo é assimilar as bases da língua inglesa e não se aperfeiçoar no idioma. Para aqueles que desejam um nível mais avançado, essa base realmente não é suficiente!

Para os alunos que almejam estudar no exterior, fazer aquela viagem dos sonhos para a Austrália, conquistar um posto de trabalho em uma empresa multinacional ou se tornar bilíngue em inglês por essa ou aquela razão, é preciso conhecer os detalhes da língua!

Nesse caso, se aperfeiçoar em inglês se torna super necessário!

É por essa razão que fizemos esse artigo! Aqui te daremos algumas digas para te ajudar a melhorar o seu nível de conhecimento no idioma mais falado do mundo para que você conquiste outros horizontes a nível internacional!

Escrevendo a data em inglês britânico e americano

Se você quer ir morar no exterior ou apenas viajar é bom que você saiba reconhecer as datas escritas em inglês. A essa altura você já deve saber que existe uma diferença na maneira de escrever as datas em inglês americano e britânico.

Conhecer os diferentes formatos de datas em inglês Saber escrever as datas em inglês para impressionar os amigos estrangeiros

O que talvez você não saiba é que, embora se trate de um detalhe aparentemente básico, saber reconhecer essa diferença e sobretudo dominar as duas maneiras de escrever, fará toda a diferença na sua vida de expatriado!

Para escrever as datas em Inglês basta conhecer as seguintes etapas:

  • Aprender os nomes dos dias e meses em Inglês
  • Conhecer os números em Inglês
  • Reconhecer os diferentes formatos de acordo com o país.

Na Grã-Bretanha tal qual no Brasil, utiliza-se o formato dd/mm/aa,  por exemplo:

  • 23/06/1909,
  • The 23rd of June 1909,
  • Saturday the 23rd of June, 1909.

Já nos Estados Unidos e no Canadá, eles gostam de complicar as coisas rsrs.

  • 06/23/1909,
  • June 23, 1909,
  • Saturday, June 23, 1909.

Leia aqui, para mais detalhes sobre as datas em Inglês!

Utilizar conectores lógicos para melhorar o seu inglês escrito

Aprender e dominar os conectores lógicos da língua inglesa mostra que você está passando para o nível intermediário da língua.

Obtenha fluência no inglês escrito e oral Aprender os conectores em inglês prova que você está no caminho do bilinguismo!

Os conectores lógicos permitem de melhor exprimir suas idéias em inglês oral e escrito. Essas palavras e frases mágicas são super úteis principalmente na hora de escrever uma redação, dissertação e até uma carta de motivação!

Existem vários tipos de conectores, também conhecidos como conectivos, dentre eles:

  • conectivos de contraste e oposição
  • conectivos de adição e comparação
  • conectivos de causa e consequência, e muitos outros!

Você pode consultar variados exercícios online sobre os conectores lógicos da língua inglesa. Click aqui para verificar a nossa seleção dos conectores mais utilizados!

Aprendendo as gírias na língua mais falada do mundo

Claro que aprender as gírias não é uma prioridade para quem está ainda começando o estudos de inglês! Mas para queles descolados que já possuem uma certa fluência, as gírias são um plus na hora de comunicar com os nativos, principalmente entre os jovens!

“what’s up?”

Essa famosa gíria do inglês que significa “e aí, tudo beleza?” é muito utilizada tanto nos Estados Unidos quanto na Grã-Bretanha, e além de trazer uma certa naturalidade antes de se começar um diálogo, ainda mostra que você está por dentro do estilo informal da língua!

Embora seja possível consultar um dicionário de gírias, a forma mais prática e natural de aprender essa variante da língua é realmente se comunicando com nativos, pois cada cultura e grupos possui seu próprio vocabulário de “slangs”. Muitas gírias faladas entre os ingleses são incompreensíveis pelos americanos e vice-versa. Isso se dá devido ao fato de que as gírias estão intrinsecamente ligadas as características culturais de um povo ou grupo.

Confira a nossa lista de gírias mais utilizadas entre os anglófonos!

Conhecendo os ditados populares no idioma da rainha

Não, os ditados populares  e provérbios não fazem parte somente do vocabulário dos mais velhos! Mas impossível não lembrar da minha vozinha na abordagem desse tema. Isso por quê minha vó tinha um ditado para todos os momentos da minha vida! A sua também?

Provérbios nas histórias e contos infantis Muitos provérbios possuem caráter moralizador! Que vó nunca recorreu à eles?

Os provérbios são expressões populares que geralmente transmite uma mensagem para o seu interlocutor. Muitas vezes utilizando termos metafóricos, os provérbios e ditados populares nos permite de compreender a mentalidade e princípios do povo que o utiliza.

Os ditados populares permeiam a cultura e a língua de um país e são presentes em todas as formas de expressão oral ou escrita através da literatura, da musica, da arte, entre outros. Saber reconhecer e utilizar esses termos mostra o vínculo de intimidade que o falante possui com o idioma.

Aqui você pode conferir a nossa lista dos provérbios mais utilizados em inglês americano e britânico.

Então, se você quer sair na frente e estreitar os laços com o seu país de acolhimento, seja ele qual for, aprenda os provérbios e se permita de mergulhar na cultura e na mentalidade dos nativos.

Use os corretores ortográficos para te ajudar no aprendizado

Aprender inglês é uma urgência para muitos brasileiros que viajam, precisam estudar ou trabalhar no exterior. Isso por que o ensino do inglês nas escolas é fraco para não dizer insignificante.

Ter aula particular de inglês é uma excelente opção para aqueles que precisam melhorar o seu nível no idioma de Ray Charles (pra mudar um pouco! rs)!

Uma opção relativamente fácil e prática para ajudar na hora de escrever uma carta, um e-mail ou seja lá o que for em inglês é fazer o uso dos corretores de ortografia. Existem excelentes corretores no mercado e pasmem: muitos deles são completamente gratuitos!

Alguns exemplos:

  • « Spell Check Plus » : corretor ortográfico conhecido por ser rápido e eficaz
  • « Reverso » : o queridinho dos estudantes de inglês
  • « Language Tool » : Qualidade na correção e tradução
  • « Ginger » : Solução para os profissionais da língua inglesa

Mostramos aqui outros corretores e as particularidades de cada. Aproveite para tirar proveito deles na hora de se exprimir corretamente em inglês.

As melhores canções de Natal americanas e britânicas

Ah quem nunca sonhou em passar uma Natal nos Estados Unidos ou Inglaterra com bastante neve? Sonho de muitos brasileiros!

Canções de natal símbolo da cultura americana Aprenda a cantar em inglês começando pelas músicas de Natal

Então para incrementar esse sonho e se preparar para o seu Natal no exterior, nada mais adequado do que aprender as canções natalinas tão importantes nas culturas desses países!

We wish you a Merry Christmas
We wish you a Merry Christmas
We wish you a Merry Christmas
And a Happy New Year

Essa é o clássico e certamente você já ouviu a melodia em algum cartão de Natal, propaganda na TV ou nos filmes americanos. Muitas outras músicas são representativas dessa época do ano. Confira aqui algumas opções!

Aprender a cantar músicas de Natal te permitirá de crescer culturalmente e, também, linguisticamente no inglês.

História da bandeira inglesa

Menos divertido do que as músicas de Natal mas super importante de aprender: O significado da bandeira inglesa. Aqui é importante, sobretudo, saber distinguir a diferença entre a bandeira do Reino Unido e bandeira da Inglaterra!

Pois é, meus caros! E se você não é um grande fã de história, certamente já cometeu a garfe de confundir essas duas bandeiras.

A bandeira do Reino Unido,  corresponde a União da Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia! E é representada pelas cores azul, vermelho e branco.

Já a bandeira da Inglaterra é composta por duas cores – uma cruz vermelha sobre um fundo branco.

Se você ficou curioso e quer saber os detalhes dessa história confusa e importante, o caminho é este aqui!

Frases e expressões de cortesia em Inglês

As frases da boa educação são um “must have” em inglês assim como em qualquer outro idioma. Para se relacionar com pessoas é preciso ter tato e seguir algumas regras comunicativas de base. “thank you” (obrigada), “please” (por favor”), “excuse-me”(com licença), “sorry” (desculpa) são certamente as primeiras expressões que você aprenderá na sua aula oral de inglês.

É importante aprender e utilizar as frases de cortesia em Inglês, sobretudo se você vai morar em algum dos países anglófonos, seja para estudo ou trabalho.

As expressões de cortesia te ajudarão a se mostrar mais “polite” (educado) ao escrever uma carta de motivação, um e-mail para a a sua futura empresa, se comunicar com o seu chefe e colegas de trabalho de maneira apropriada.

Confia aqui um pequeno exemplo:

  • Dear Mr./Ms.,
    Caro Sr./Sra.,
  • To whom it may concern,
    A quem possa interessar,
  • I am writing because…
    Escrevo porque…
  • Let me know if you would like to have a coffee…
    Diga-me se quiser tomar um café…
  • Thank you for your consideration/attention.
    Obrigado/a pela consideração/atenção.
  • Best regards, 
    Tudo de bom,

Essas expressões lhe serão de grandíssima utilidade na hora de se relacionar no meio profissional por exemplo com um anglófono.

Confira aqui mais detalhes sobre as frases de cortesia em inglês.

E boa sorte rumo ao bilinguismo!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar