Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Alunos do nível básico podem receber suporte pela internet?

De Fernando, publicado dia 13/12/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Dicas online de apoio escolar para ensino fundamental

Para alguns pais, é difícil ajudar seus filhos a manter o bom rendimento escolar. Apesar de toda a boa vontade do mundo, aulas particulares e tutoria podem ser caras. E não há nada pior do que ver seu filho passar por dificuldades escolares, desde uma idade muito jovem, sem poder ajudá-lo.

Mas pode ficar tranquilo: existem alguns sites que podem ajudá-lo nisso, com conteúdos educativos e que podem facilitar esse seu relacionamento com os estudos de maneira conectada.

Agradeça a internet e seus recursos incríveis! Como você pode encontrar os materiais e espaços certos para que ele se desenvolva e como os pais podem reforçar esse apoio em casa são os principais temas desse artigo.

Vamos começar?

Como está o aprendizado? Desde a alfabetização, o seu filho pode precisar de reforço

A importância do suporte escolar

Ao fazer algumas pesquisas na internet, você verá que há uma grande quantidade de sites gratuitos voltados para a educação infantil e básica. São sites educativos, canais no Youtube, muito material para que você possa ler e compreender melhor as maneiras de deixar os seus filhos por dentro dos conteúdos.

E a maior parte deles é gratuito! No geral, esses podem ser os primeiros passos para esse trabalho, você vai ver que, para algumas necessidades, nada melhor do que encontrar algo exclusivo e focado especificamente nas necessidades dele.

Embora não possam substituir as aulas realmente ditas, vamos ajudar você a pesquisar os melhores lugares para seu filho aprender alguns dos itens essenciais do currículo escolar.

Canais educativos

Para deixar esse momento mais leve, você pode conhecer vários canais que podem ajudar seus filhos a aprender diferentes temas e conceitos enquanto ele se diverte. Espaços como o “Minuto da Terra” trazem dicas de ciências para as crianças com muitas curiosidades e vídeos de até 3 minutos. Pode ser uma ótima dica para incentivar os estudos, assim como o Papo de Biólogo!

Acompanhar algumas aulas de música pelo Youtube também pode ser uma boa para incentivar a musicalização. Lembre-se que estudar essa arte traz o poder da concentração para outras áreas da vida!

Como escolher o professor O reforço escolar pode começar no ensino fundamental

Dicas de atividades

Jogos como o Matemática Divertida trazem os conceitos da sala de aula para um ambiente mais dinâmico e divertido. O aluno pode colocar em prática adição, subtração, divisão e multiplicação e testar os seus conhecimentos. O mesmo pode acontecer nos jogos do site Só Português com advérbios e substantivos, é um bom momento para revisar os aprendizados e conhecer novas palavras.

Ampliar o vocabulário de línguas estrangeiras, como o espanhol e o inglês pode ser uma boa também. O Fun Spanish e o Aprender Inglês são alguns dos tantos jogos possíveis de serem encontrados nas lojas de aplicativos dos dispositivos móveis. Não se esqueça de testar o que você escolher e evitar as versões com muitos anúncios, o que pode gerar cliques direcionando para sites inesperados.

Aulas personalizadas

História, geografia, português, ciência, matemática … todos os assuntos são importantes e estão a apenas um clique de distância. Se o que você procura é algo mais específico, que tal encontrar aulas via webcam para seu filho?

O Superprof oferece os serviços de professores de todo o mundo com os mais diversos valores e especialidades para que você possa levar o reforço escolar para seu filho. E as aulas não precisam ser presenciais. Essa pode ser uma saída mais barata do que as aulas presenciais e com um ensino mais exclusivo e focado no seu pequeno aprendiz e suas necessidades. E essas oportunidades também existem para estudantes do Ensino Médio. 

Cursos online grátis: boa ou má ideia para um aluno do primário?

Nos primeiros níveis escolares, nem sempre é necessário contratar um professor particular para ajudar seus filhos.  Como regra geral, pode ser suficiente para eles oferecer uma boa motivação ou encontrar uma abordagem lúdica para começar a trabalhar. Mais do que conteúdo, o que pode estar faltando para eles é o engajamento para se encantar com aquela disciplina.

Assim, acreditamos que as oportunidades online gratuitos podem ser mais interessantes em um primeiro momento. Assim você pode observar bem se eles conseguem melhorar com esse esforço pequeno, conhecendo melhor o que será trabalhado ou apenas somando uma nova metodologia.  Isso também ajuda a entender as necessidades de maneira mais simples e ainda colaboram com os pais, que podem não ter condições de investir em um professor particular com atendimento regular.

Então, com este tipo de site, você apresenta seus filhos aos computadores em uma idade jovem para além de seu lazer. Esta pode ser uma oportunidade para mostrar-lhes como usar um computador e como prestar atenção ao que podem encontrar online. Uma criança é muito curiosa e trabalhar com ele na internet é um excelente exercício educacional – com a devida supervisão, obviamente. Não deixe o seu filho com o computador e pense que a situação está resolvida. Pesquise, faça a curadoria dos melhores sites, conviva com ele e aproveite esses momentos para ajudá-lo. Seu papel é essencial para o desenvolvimento dele.

Por outro lado, também precisamos estar atentos para esse tipo de recurso: tentar aprender em sites gratuitos pode ser muito deficiente para os estudantes em uma situação um pouco mais exigente. Nestes casos, é necessário identificar se o problema é falta de dedicação ou se trata da influência outra parte da vida do aluno (ambiente familiar, ambiente escolar ou problemas de atenção, por exemplo). Se você perceber que o apoio que você tem oferecido é muito raso para as necessidades da criança, procure conversar com os professores dele e outras pessoas da escola, tentando encontrar mais fatores para planejar a melhor solução para a situação. Pode ser que você tenha que encontrar um professor particular de reforço, cursos online pagos ou outros tipos de apoio pedagógico.

como o aluno anota as aulas? Preste atenção nos cadernos do seu filho

E para ambos casos, sempre é importante que você esteja por perto, para acompanhar essa necessidade e tentar encontrar uma solução. Se você não tem esse tempo para aplicar no desenvolvimento do seu filho, as questões podem não ser solucionadas da maneira mais eficaz.

Algumas dicas para uma aprendizagem efetiva

Antes de mais nada, para ajudar seu filho, é melhor conversar com seus professores. Eles vão te dizer quais pontos específicos para trabalhar, já que convivem com o aluno durante um bom período do dia e conhecem bem as atividades acadêmicas em que a criança está envolvida.

Além disso, você sabe que o ser humano pode concentrar-se de maneira ininterrupta por 1 hora, no máximo? Para crianças, os valores estão entre cerca de 15 e 20 minutos. Por isso vale a pena procurar melhores maneiras de aprender e motivar o estudante, tirando as grandes distrações e tudo que possa ser um espaço para a desconcentração.

Separamos algumas dicas que ajudarão seu jovem estudante a fazer sua lição de casa com a devida dedicação:

  • Deixe-o relaxar por 45 minutos depois de retornar da escola para começar a fazer lição de casa. Isso permite que ele descanse um pouco a mente, se sinta bem em casa e possa fazer uma refeição, por exemplo.
  • Tenha um bom espaço já pré determinado para a realização dos estudos, com os materiais certos e tudo bem separado. Nada pior do que ficar parando uma atividade para procurar uma régua, apontar lápis ou tentar descobrir onde está o dicionário.
  • Organize com ele um cronograma que lhe permita trabalhar de forma eficiente e regular. Veja quais são as disciplinas que serão apresentadas na escola durante aquele dia e tente casar bem essa divisão do tempo.
  • Insira a internet em pequenas doses para ajudá-lo na sua rotina escolar. Isso sempre deve ser feito sob a supervisão de um adulto e, de preferência, com o computador em um ambiente comum, como a sala de casa. Instalar plugins de proteção dos pais e bloqueio de alguns sites ajuda muito também a criar esse espaço de aprendizado consciente.
  • Revise com ele as principais dificuldades que teve nos exercícios e tente encontrar junto com ele tal solução. Esse pode ser um ponto chave para perceber se você precisa ou não de um professor particular para o reforço escolar. Muitas vezes, as soluções online podem ser suficientes. 

Não deixe de separar bem os materiais Deixe o ambiente de estudo organizado

O uso de sites e atividades complementares não substitui as aulas regulares, ele precisa ter o foco nos resultados da escola e você vai ajudá-lo nisso.

Agora você sabe tudo sobre oportunidades de aprendizado online gratuitas. Lembre-se: este tipo de site é interessante para ajudar seu filho a superar seus pontos fracos de forma pontual. Você não deve deixá-lo sozinho, todas as noites, para aprender suas lições na internet. Isso pode desencorajá-lo mais do que qualquer outra coisa, pois lá ele pode encontrar muitas coisas já prontas e não querer aprender a resolver com seu próprio esforço.

A internet também é um lugar fácil de encontrar distrações e o seu objetivo de ajudar no aprendizado pode ser completamente ignorado. Ele deve ser incentivado a encontrar novas fontes para avançar e progredir de maneira mais eficaz e rápida ou para reforçar o que ele já sabe. Não adianta liberar o uso das ferramentas online se ele não tem a maturidade para separar os momentos de lazer dos de estudo. Aprender pode ser muito divertido, mas também precisa ser um exercício diário de disciplina, dedicação e esforço.

Ao seguir estas dicas, você está dando ao seu jovem estudante o meio para ter sucesso em algumas de aulas difíceis, mas bem importantes.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar