Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprimorar seu nível de alemão

De Camila, publicado dia 27/09/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Progredir no domínio do idioma da Alemanha

É sempre um grande passo a hora da decisão de se aprender uma língua estrangeira. Todos sabemos que tal processo exige muito investimento, esforço e dedicação.

Você faz parte do grupo daqueles que decidiu assumir a responsabilidade e já começou a fazer aulas de alemão. Após os primeiros contatos com o idioma, você deseja, agora, continuar progredindo.

Para desenvolver seu nível de domínio da língua, é preciso separar um pouco do seu tempo diário para o exercício do alemão. No entanto, antes de mais nada, é preciso ter muita motivação.

Com um pouco de paciência e seguindo alguns dos conselhos abaixo, você tem grandes chances de, em um futuro bem próximo, se tornar um grande expert na língua falada na Alemanha!

Se interessar em mídias alemãs

Desenvolver o hábito de acessar diferentes mídias no idioma alemão é uma excelente maneira de progredir nos estudos de compreensão do idioma.

Ler jornais, revistas, sites de informação na internet, escutar rádios online, etc. te permitirá agrandir seu vocabulário ao mesmo tempo em que você treina e aperfeiçoa a compreensão oral.

Treinar a escuta e a leitura são ótimas maneiras de progredir. Escutar rádios e ler jornais em alemão são formas de progredir no idioma.

Ler jornais

Se você se dedicar à leitura de matérias de jornais alemães pelo menos uma vez ao dia, seu nível do idioma irá lá nas alturas em pouco tempo.

Existem várias livrarias e bancas de revistas especializadas em periódicos estrangeiros. Senão, você pode encomendá-los pela internet. Vai custar um pouco mais caro, mas o investimento será benéfico para seu aprendizado.

Ao que parece, a Alemanha é o país europeu que possui o maior número de títulos de periódicos publicados por dia. Tal dado ficou conhecido graças a uma pesquisa da Bundesverband Deutscher Zeitungsverleger, a associação federal dos editores de jornais alemães.

Sendo assim, o que não vão faltar são opções de leitura. Você vai encontrar, sem a menor sombra de dúvidas, um título que corresponda ao seu gosto.

Variedades

Se você se gosta de ficar informado sobre as atualidades locais e mundiais, então a grande diversidade de títulos sobre variedades jornalísticas alemãs ganhará sua atenção.

Alguns periódicos que poderão te interessar são:

  • Süddeutsche Zeitung
  • Frankfurter Allgemeine Zeitung
  • Der Spiegel

Vale ressaltar que este último é uma publicação reputada sobre investigações que se passam na Europa.

Ficou na dúvida sobre o significado de alguma palavras? Então consulte um bom dicionário português-alemão!

Fofocas

Você é daqueles que gosta de ficar informado sobre o que anda acontecendo com a vida alheia? Principalmente quando se trata de celebridades? Então, com certeza, vai gostar de ler estas duas publicações:

  • Boulevardzeitungen
  • Bild

O primeiro corresponde ao nome genérico para este tipo de periódicos especializado em fofocas. O segundo é o título da publicação mais vendida em terras alemãs.

Você encontra muitas boas ferramentas para aprender alemão na internet. A internet é sua grande aliada nesta jornada.

Mídia especializada

São inúmeros os títulos de mídias especializadas que circulam no mercado alemão. Elas englobam diversos temas como esportes, jardinagem, cozinha, ciclismo, etc. A leitura destes meios de comunicação é uma ótima maneira para aprender alemão rapidamente.

Jornais via internet

Se for muito complicado o acesso ao material impresso, você pode sempre recorrer à internet. Agora que você já conhece alguns nomes de jornais famosos, basta dar um Google para encontrar os sites oficiais e navegar pelas notícias que desejar.

Assistir televisão alemã

Quando começamos o aprendizado em uma língua estrangeira, obviamente ainda não dominamos o idioma suficientemente para conseguirmos entender tudo o que é falado por nativos.

É exatamente por isso que o exercício de se assistir a canais de televisão alemães é uma ótima maneira de treinar seu ouvido para os sotaques da língua.

Treinando sua capacidade de compreensão oral, você progredirá muito mais rápido na assimilação do idioma, avançando a passos largos rumo ao domínio do alemão.

A parte de expressão oral também ganha muito com esta atividade, pois, ao escutar a língua, você aprende como determinadas palavras e expressões são pronunciadas e utilizadas no contexto alemão. Você verá que seu nível de conversação avançará consideravelmente após o início deste hábito.

Seu grande aliado

Não cansamos de dizer que a internet é sua grande aliada durante o aprendizado do alemão. Graças a ela, você não terá a desculpa de que não tem acesso à televisão da Alemanha.

Existem vários sites com streamings de programas nacionais.

  • Arte é bem conhecido do público estrangeiro. Ele transmite vários documentários super interessantes sobre cultura, arte, viagens e afins;
  • ARD Das Erste é outro canal muito difundido, pois foi o primeiro a aparecer na tv aberta;
  • Phoenix é mais cultural e transmite um enorme leque de documentários e reportagens;
  • Einsfestival cai como uma luva no gosto daqueles que adoram o mundo da música!

Nada melhor do que poder estudar aonde quer que você esteja. Com internet você pode até acessar rádios e streamings online através do celular!

Escutar rádio em alemão

“Não posso mais viver assim / Ao seu ladinho / Por isso colo o meu ouvido / No radinho de pilha / Prá te sintonizar / Sozinha, numa ilha” – Titãs

Grudar o ouvido no radinho é também uma excelente maneira para fazer um intensivo de compreensão oral na língua da Alemanha.

Diferentemente da televisão, aqui você não terá as imagens para te guiar, então seu cérebro se concentrará única e exclusivamente no áudio. Um ótimo benefício não só para sua escuta, mas também para o desenvolvimento da fala.

Podcasts

A democratização dos podcasts veio para melhorar a vida dos estudantes de línguas. Nada melhor do que tirar proveito deste novo meio de comunicação a favor do aprendizado do alemão.

  • La Deutsche Welle é uma rádio alemã internacional que disponibiliza inúmeras transmissões a serem baixadas;
  • Deutschlandfunk permite ao ouvinte escutar informações sem corte;
  • Munich Radio é a rádio local de Munique, boa para aqueles que amam a cidade;
  • Fritz é destinada aos jovens de Berlim e pode ser uma ótima opção para ficar em dia com as últimas tendências da garotada local.

Fazer uma imersão na cultura germânica

Descobrir uma língua estrangeira é também conhecer e entrar de cabeça na cultura que a engloba: história, hábitos nativos, culinária, etc.

Superprof, inclusive, já mostrou os top 10 assuntos para aulas de iniciantes.

Existem várias maneiras de se fazer uma imersão nos costumes alemães e contribuir ainda mais para o seu aprendizado do idioma. Mostramos abaixo alguns exemplos:

Assistir filmes alemães em versão original

Quem não gosta de um bom filme?

Assistir produções audiovisuais alemãs é uma excelente maneira de estudar o idioma, treinar suas habilidades em compreensão oral, enriquecer seu vocabulário, contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades de comunicação oral e ainda te transportar para um mundo que só existe na própria Alemanha!

Mas não basta simplesmente assistir aos filmes alemães; é preciso colocá-los para rodar em versão original. Desta maneira você escutará os atores nativos com seus sotaques e trejeitos.

Clássicos

Se você gosta de um cinema mais clássico, então vai se deleitar com as produções da era de ouro do cinema alemão, que aconteceu entre 1920 e 1933. Dentre os grandes filmes está “Metropolis” de celebre Fritz Lang.

Contemporâneo

O famoso filme “Goodbye Lenin“, de Wolfgang Becker (2003) é uma boa pedida para aqueles que gostam de produções mais recentes. Ele se passa na época da queda do muro de Berlim e retrata a decadência do leste do país.

Jovens diretores

Existem várias produções cinematográficas feitas por jovens diretores que focam seus olhares sobre os problemas atuais da sociedade alemã, como imigração e reivindicações da jovem população. Bom exemplo deste novo movimento multicultural cinematográfico é o filme “Die fetten Jahre sind vorbei de Hans Weingartner” (2004).

Ler livros de autores conhecidos

Se você é daqueles que adora uma boa leitura, então as publicações dos autores alemães são um prato cheio! Além de se deliciar com ótimos textos, você desenvolverá suas habilidades de compreensão e expressão escrita.

O autor alemão mais conhecido mundo afora é, sem dúvida alguma, Goethe. Romancista, dramaturgo e poeta, ele escreveu o universalmente conhecido “Fausto“. Esta é, provavelmente, a obra alemã mais conhecida.

Com um viés mais contemporâneo encontramos Patrice Süskind que escreveu o famoso “O perfume“. A história fez tanto sucesso que virou até filme.

Estes são apenas alguns conselhos de leitura, pois a lista de bons livros em língua alemã é extensa. Seja romance, biografia, suspense ou poesia, o importante aqui é ler no idioma para dar um salto no seu nível.

Ler é uma das melhoras maneiras de assimilar um novo idioma. Ler em alemão é uma excelente maneira de avançar no aprendizado.

Viajar para a Alemanha

Existe melhor maneira de se aprender alemão do que na própria Alemanha?

Se você tiver a oportunidade de visitar a terra dos irmãos Grimm, não pense duas vezes: faça suas mala e se mande para lá! Praticar – ainda mais com nativos – continua sendo a melhor das melhores maneiras de chegar mais perto do seu objetivo de ser fluente em alemão.

Você pode optar por passar algumas semanas de férias ou até mesmo fazer um intercâmbio cultural, no qual more na casa de pessoas locais e tenha aulas com nativos.

Quer ir pra alemanha mas não sabe nada do idioma? Encontre um bom cursos de alemão online ou presencial no Superprof!

Isso sem contar com a possibilidade de engatar uma conversa na fila do supermercado, dentro do transporte público ou na mesa do bar. E não se preocupe com os erros, pois os locais te corrigirão com o maior prazer e sem achar ruim, pois vão ficam super admirados com o esforço e dedicação de quem tenta aprender a língua deles.

Mas se você quer ficar atento para não fazer gafes, então é melhor ficar conhecendo as falhas mais recorrentes que os iniciantes fazem.

Outra opção uma vez em terras alemãs é procurar grupos no Facebook de pessoas que morem na cidade onde você está e propor encontros. Esta é uma ótima maneira de conhecer gente interessante, fazer novas amizades e praticar ainda mais seu alemão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar