"Você não pode deixar de envelhecer, mas você pode manter-se de ficar velho."
Henri Matisse

Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, correu até aos 101 anos, tendo iniciado a sua carreira de maratona aos 89! Claro, ele é uma exceção, mas mostra que praticar esportes após os 50 anos é possível e fortemente recomendado.

Exercícios físicos ajudam não só a manter a forma, mas também a envelhecer melhor. A prática regular é boa para a saúde cardiovascular, assim como para prevenir a hipertensão, problemas nas articulações e osteoporose nas mulheres, entre vários outros benefícios. Quer você tenha praticado esportes durante toda a sua vida ou queira iniciar uma atividade física após os 50, se exercitar ainda é uma boa ideia!

Verdade seja dita: após uma determinada idade, é muito mais seguro fazer ginástica com o acompanhamento personalizado de um personal e por isso recomendamos fortemente a contratação de um coach esportivo para ser seu treinador pessoal, seja para se exercitar em casa ou na academia. E os melhores estão à procura de novos alunos na plataforma Superprof!

Sempre com o intuito de contribuir para o seu bem-estar, preparamos algumas nossas dicas para te ajudar a escolher a melhor atividade física para o seu perfil na melhor idade.

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Escolhendo um esporte acima dos 50: melhores dicas para começar com um personal

A partir dos 50 anos, a massa muscular diminui e o corpo enrijece mais facilmente. Portanto, é importante adaptar sua atividade à sua condição física.

Evite esforços curtos e intensos, e prefira atividades de resistência em vez de atividades de força ou intensidade.

flexibilidade na yoga
Fazer yoga e pilates com um personal é excelente para a flexibilidade depois dos 50

Não importa a atividade escolhida: a intensidade do exercício deve permitir que você seja capaz de falar enquanto faz esforço. Falta de ar exagerada, palpitações no coração ou dores incomuns (principalmente no peito) devem levar à interrupção do exercício. E caso isso aconteça, é altamente aconselhável marcar uma consulta médica rapidamente.

Como atleta sênior, também é do seu interesse praticar um aquecimento completo antes de começar a se exercitar. Isso porque seu corpo está mais rígido do que aos 30 anos e você corre o risco de se machucar se não reservar um tempo para se aquecer corretamente.

Além disso, tome cuidado para não ficar desidratado. A sensação de sede tende a diminuir com a idade e é importante beber regularmente antes, durante e após os exercícios, mesmo que não tenha sede.

É aconselhável praticar atividade física todos os dias (pelo menos trinta minutos diários, como uma caminhada leve). Você também pode começar se locomovendo o máximo possível a pé ou de bicicleta, se não se sentir confortável com a prática de um esporte com um personal treiner. Você pode então se exercitar três vezes por semana por cerca de 45 minutos.

O segredo é ir aos poucos, principalmente se você nunca praticou exercícios antes.

Segundo o médico do esporte Philippe Coucke, "quando você envelhece, tende a perder o fôlego, ganhar peso e enrijecer. Portanto, é benéfico tentar melhorar sua resistência e flexibilidade. Dessa perspectiva, caminhar, pedalar e fazer natação são excelentes estimulantes para o coração. Quanto à flexibilidade, podemos recomendar a prática de tai chi, ioga e hidroginástica."

Por fim, recomendamos que você escolha um esporte onde estará com outras pessoas para manter a motivação. Que tal juntar alguns amigos para fazer as sessões de personal training em casa com você? Ótima oportunidade para melhorar a saúde e a vida social! Fato é que o exercício físico em conjunto permite que você mantenha um vínculo social. Além disso, é melhor estar acompanhado durante a prática de atividades físicas em caso de algum problema. Por exemplo, evite fazer caminhadas longas sozinho.

Casal na melhor idade na estação de esqui
Esportes de inverno como o esqui são altamente perigosos para a terceira idade devido às eventuais quedas bruscas

Confira como ocorre um treino com personal para idosos.

Escolher uma atividade de acordo com sua preparação junto ao treinador pessoal

A escolha de sua atividade física e esportiva dependerá principalmente do seu nível de preparo físico adquirido ao longo da vida. A prática regular de ginástica permite que você continue praticá-la mais facilmente depois dos 50, seja na mesma categoria ou e uma nova modalidade.

O tipo de exercícios físico a fazer depende da sua idade, mesmo quando você já atingiu a melhor idade. Por exemplo, um esporte que você pode continuar a praticar aos 50 anos pode não ser possível sem estar adaptado quando você chegar aos 70 anos.

Em qualquer caso, se você é um iniciante, é melhor evitar algumas atividades, tais como:

  • Esportes de combate - Eles requerem equilíbrio, velocidade, força e geralmente são muito intensos. Claro, isso não se aplica se você pratica caratê desde os 15 anos. No entanto, ouça seu corpo e peça ao seu médico para te acompanhar para não correr o risco de lesões.
  • Esportes sujeitos a quedas, como esqui - Você não se recupera tão bem de uma perna ou pulso quebrado aos 65 quanto como quando aos 35.
  • Esportes que requerem a aprendizagem de movimentos técnicos complexos - Aprender é mais complicado depois de uma certa idade. Se para o piano não é grande coisa demorar mais tempo, para o esporte, pode haver riscos de lesões se você não dominar bem os gestos técnicos.
  • Esportes coletivos, como basquete, futebol, rugby ou handebol (principalmente após os 70 anos) - Eles causam confrontos físicos significativos que podem causar distúrbios venosos.
  • Esportes aquáticos como windsurf ou surf.
  • Mergulho.

Se você deseja praticar um esporte não recomendado, não hesite em pedir a opinião do seu médico. Dependendo da sua forma física, ele poderá autorizar ou não a sua prática.

De acordo com o Dr. Philippe Coucke, médico que já citamos anteriormente, “em todos os casos, o esporte deve ser adaptado à condição física do paciente idoso. Consultar um médico do esporte pode ser relevante na escolha da atividade que será mais adequada. O que se deve ter em mente é que a frequência da prática e sua duração devem permanecer razoáveis, não há questão de se exaurir. Para o idoso, a escolha do equipamento e os conselhos técnicos do treinador esportivo são ainda mais importantes do que para o atleta médio. Acidentes são frequentemente observados devido a problemas musculotendinosos devido a uma má escolha de calçados esportivos, por exemplo."

Sendo assim, converse sempre com seu personal trainner e escute bem seus conselhos, pois ele é qualificado para te orientar sobre a melhor maneira de praticar seus treinos, sejam eles esportivos ou de ginástica.

Adulto fazendo natação
A natação é um dos esportes mais recomendados para quem está na melhor idade

Entenda como são treinos sem risco para idosos com treinador pessoal.

Atividades com coach esportivo de acordo com objetivos e necessidades

A falta de atividade física e o sedentarismo têm graves consequências para a saúde, principalmente entre os idosos. Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a limitar os riscos associados ao sobrepeso e à obesidade, além de ajudar a manter músculos e articulações flexíveis e saudáveis.

Escolher um esporte para manter seu coração saudável e ainda perder peso

Depois dos 50 é mais difícil perder peso e pode fazer com que os quilos se acumulem mais que antigamente. Além de uma dieta saudável, os exercícios podem queimar calorias após 30 minutos de esforço. Ao mesmo tempo, você manterá seu coração saudável e limitará o aparecimento de diabetes (se você já tiver diabetes, seu médico pode até ter prescrito exercícios para você).

Aqui estão as atividades recomendados para trabalhar em seu cardio e perder peso:

  • Caminhada: possível em sua vida diária e não requer nenhum esforço especial
  • Caminhada esportiva: aconselhamos começar com caminhadas em terreno plano ou com uma ligeira diferença de altitude para evitar problemas nos joelhos
  • Caminhada na água: é uma caminhada enérgica na água que permite trabalhar tanto o cardio quanto o equilíbrio.
  • Ciclismo: prefira sempre o ciclismo à corrida, principalmente se você nunca praticou esporte antes. Este é um esporte sem impacto que evita choques e oferece menos risco para as articulações e as costas.
  • Natação: ainda menos arriscado do que o ciclismo como esporte, prefira nadar!
  • Corrida: comece devagar com corridas curtas duas vezes por semana (10 a 15 minutos). Pare com a menor dor e mantenha a intensidade moderada, não há necessidade de tentar bater o recorde de Usain Bolt!
  • Hidroginástica ou aquabike: uma boa alternativa para correr ou andar de bicicleta para fazer exercícios aeróbicos. O fato de você praticar na água limita o risco de lesões, como tendinites.
Idoso fazendo ciclismo
O ciclismo também é uma boa opção de exercício para idosos que se sentem confortáveis com bicicletas

Descubra os benefícios de aulas com treinador pessoal para idosos.

Atividades físicas e esportivas para trabalhar com equilíbrio e flexibilidade

Equilíbrio e flexibilidade são duas coisas importantes para os idosos evitarem quedas e lesões. Abaixo algumas delas que recomendamos:

  • Ginástica suave ou preparação física acompanhada por um personal trainner para se posicionar corretamente. Atenção a evitar pressão sobre os joelhos e articulações.
  • Yoga, evitando posturas a serem mantidas por muito tempo, o que pode ser traumático para as articulações.
  • Tai chi.
  • Pilates que trabalha os músculos em profundidade para uma construção muscular do core.
  • Golfe.
  • Dança e em particular danças de salão, pois trazem benefícios tanto para a saúde física como mental, permitindo trabalhar a memorização e a sincronização.

Lembre-se de que a atividade física é sempre uma boa ideia. Basta ouvir seu corpo e consultar um médico antes de começar. E, idealmente, pratique vários tipos de exercícios nas seus treinos de personal trainning para trabalhar tanto o coração quanto manter a flexibilidade das articulações!

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.