Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Dicas para dar aulas particulares legais da língua italiana

De Carolina, publicado em 20/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como transmitir os conhecimentos de italiano?

Que emoções temos que tocar no aluno para que ele aprenda uma língua estrangeira da melhor forma possível?

Para ter certeza de que ele aprenda a falar italiano fluentemente, o mais rápido possível, por exemplo?

Obviamente, a motivação continua a ser uma alavanca fundamental para aprender. Afinal, um aluno motivado vai assimilar tudo mais rápido!

Mas como basear o ensino da língua italiana na diversão e transmissão de sua paixão?

Veja algumas dicas da Superprof sobre o problema…

Por que aprender o italiano?

É realmente importante se perguntar isso?

Nunca há uma má razão para aprender uma língua estrangeira. Sempre é bom, em geral! A característica principal do homem é aprender, transmitir e trocar.

Ensine o idioma de Dante através da música e outros recursos Inovar as lições da língua italiana requer novos desafios para os alunos

Então, quer uma experiência mais enriquecedora que estudar línguas estrangeiras?

Pronto, já introduzimos a questão pseudo-filosófica…

Vamos agora falar seriamente sobre a língua italiana.

Por que escolher aprender italiano e não outro idioma? Essa é uma boa pergunta!

E as respostas são muitas para pensar com cuidado. Podemos começar com a incrível semelhança da língua de Dante com nossa língua materna, o português! Deixe-nos ser claros desde o início: a língua italiana tem as mesmas bases que a língua portuguesa, francesa, espanhola…

Então, todas essas línguas têm muitos pontos em comum por serem língua de origem latina! Elas foram implantadas nos respectivos países depois da invasão romana há muitos séculos.

Além disso, saiba que a revisão linguística americana The Ethnologue estabeleceu o que ele chama de “coeficiente de similaridade lexical”? Muito interessante. Dessa forma, a gente pode ver em quantos porcento um língua se parece com a outra!

Muitas vezes, é por isso que é tão fácil encontrar alunos para cursos de italiano. Além da semelhança com o português, há muitos descendentes de italianos no Brasil devido à grande imigração desse povo para o nosso país no século XIX.

Com isso, várias indústrias italianas se espalharam no país e há muitos intercâmbios, negócios entre o Brasil e a Itália!

Então, já temos várias razões para aprender a língua de Dante!

Outro grande motivo é que a Itália é um país maravilhoso em todos os sentidos: culturais, belezas naturais, patrimônio, culinária, moda…

Aprenda a língua italiana e conheça os monumentos históricos Como se tornar italiano bilíngue?

Mais um motivo para convencer seus alunos a aprender a língua da país em forma de bota!

Outro motivo para motivar os alunos (faculdade, colégio, ensino médio, universidade, escola de idioma, aulas noturnas, curso intensivo) a começar o italiano com um professor em domicílio (quais estudos fazer?): as oportunidades profissionais!

É importante saber que a Itália é um ótimo parceiro econômico do Brasil. Brasileiros e italianos trocam mercadorias, conhecimento, informações em muitos campos: turismo, moda, gastronomia, imobiliário, design, mobiliário, indústria de luxo, automóvel…

Várias coisas que as empresas conhecem bem, mas sentem falta de falantes da língua italiana no Brasil. Portanto, não deixe de mostrar para seus alunos essas possibilidades e facilitadores na hora de encontrar um emprego.

Aprenda a falar italiano através da base e de jogos

No início, aprender um idioma em um curso de línguas deve ser feito através da diversão. Particularmente para alunos mais jovens, ou seja, colégio e até ensino médio.

Dessa forma, eles vão gostar do conteúdo e vão se dedicar, ou não, às suas aulas de italiano (como prepará-las?).

Parece bastante óbvio que não é recitando linhas e linhas, cabeças enfurnadas em livros de italiano, que você vai despertar o interesse de seus alunos para a língua italiana. O importante é colocá-lo no centro da aula permitindo que ele aprenda enquanto se diverte!

Para isso, obviamente, existem várias soluções de jogos que permitem aprender a gramática italiana ou o vocabulário italiano. Mas o melhor ainda é aproveitar esses jogos para transmitir o básico do italiano!

E qual é o início desse tipo de situação?

Fale italiano e visite o suas cidades Muitas surpresas te esperam no país em forma de bota!

Quais são as frases ou palavras mais úteis para começar a aprender italiano?

Como se apresentar na língua de Dante Alighieri?

Comece ensinando seus alunos como eles dizem:

  • Olá, boa dia, boa tarde, boa noite,
  • Eu me chamo…
  • Eu tenho 20 anos de idade,
  • Eu acabei de…
  • Como você está?
  • Eu moro em…
  • Meus pais são… etc.

Com uma dúzia de frases básicas, ele já terá rapidamente os fundamentos da discussão em italiano.

Em seguida: escreva essas frases em português em cartões ou papéis e distribua-os para o (s) seu (s) aluno (as).

O objetivo é permitir que o aluno improvise em italiano assim que receber seu cartão usando as frases que acabou de dizer.

Esse tipo de ensino com “benefícios” pode fazer com que você aumente suas tarifas das suas aulas de italiano (quanto custa?)!

Estude a língua italiana através das músicas!

Começar aulas de idiomas sempre deve ser feito através de diversão e entretenimento.

Você se lembra que nos curso de italiano, inglês ou espanhol, o professor às vezes decidia colocar uma música na aula para gente aprender? Ou um filme, jogo…

Então, como transmitir seu amor à cultura italiana e à Itália através de músicas?

Esse método é algo que muitas vezes permanece enraizado nas mentes dos alunos. Os hispanófonos, por exemplo, recordam ter aprendido “Clandestino” de Manu Chao nas aulas.

Você, professor de italiano, por que não faz o mesmo com algumas músicas italianas mais ou menos conhecidas? Por exemplo:

  • Ti Amo, de Umberto Tozzi,
  • Vivo per lei, de Andrea Bocelli e Héléne Ségara,
  • Ele volo, de Zucchero,
  • Cosa Piu bella, de Eros Ramazzotti,
  • Il regalo piu grande, de Tiziano Ferro …

O ritmo, a melodia, o tempo, os instrumentos e as palavras tornam-se vetores para aprender a língua italiana.

Ao repetir a música, traduzindo-a e aprendendo de cor, o aluno a imprime na cabeça , sem necessariamente conhecê-la imediatamente. Durante anos, ele vai se lembrar de várias frases e palavras do vocabulário do italiano graças a música.

Experimente!

Italiano online: use os sites mais criativos

Muitos estudantes da língua italiana se encontram vagando pelo Google, com vários tipos de consultas: “Italiano Online”, “Aprenda Italiano Online”, “Cursos gratuitos de italiano”, “Aulas de italiano online” “Aprenda italiano de graça”…

Mas muitos não sabem precisamente onde encontrar um curso de italiano de qualidade.

Porém, você sabe!

Como professor (a) de italiano, você está acostumado a trabalhar com esses sites muito práticos para aprender gramática italiana (pronome pessoal, plural, adjetivo, pronome possessivo) expressão escrita, oral, compreensão escrita, oral, conjugação (verbo e tempos verbais), vocabulário (palavras, frase, expressões…).

Mas também o alfabeto italiano (um pouco diferente do português) ou tudo o que diz respeito a pronúncia e fonética.

Esses sites são utilizados por todos para aprender italiano e, às vezes, até a cultura italiana (cinema italiano, culinária italiana, história da arte italiana). A tal ponto que, através de seu ensino com esse método, você pode dar-lhes belos objetivos: viajar para a Itália (Pisa, Veneza, Toscana, Roma, Sicília, Sardenha…), um curso de línguas para fazer aulas de italiano na Itália , estudar italiano e obter um diploma superior em uma universidade italiana…

Então, dê uma olhada nesses sites disponíveis online para melhorar a língua italiana dos seus alunos:

Notícias ou assuntos sobre a história… mas na língua de Dante!

Como professor de italiano, você vai concordar, a melhor maneira de transmitir sua paixão pela língua é estimular seus alunos.

Não é fazer vários exercícios gramaticais, etc…

Portanto, o método pode ser resumido em 2 eixos principais: coloque-os no centro do ensino e, especialmente, motive-os falar italiano o mais rápido possível!

Como você faz para chamar a atenção de seus alunos para a língua italiana?

Por que não fazê-los falar sobre o que nós conversamos todos os dias com as pessoas nas ruas? A notícia?

O método não é revolucionário, é claro, mas tem o mérito de incentivar os alunos a discutirem na língua estrangeira. Apresentar um tema, uma informação é, acima de tudo, debater entre si e pensar em novas maneiras de formular as frases e inserir um novo vocabulário!

Como fazer um curso de idioma em uma cidade da Itália? Aprender italiano através das artes é possível?

 

Para inspirá-los, você não consultar todos os jornais brasileiros, internacionais ou italianos.

Você encontrará muitos artigos sobre a atualidade na internet e nos sites dos principais meios de comunicação italianos: Il Corriere della Sera, La Rai, La Repubblica

Mergulhe na tradução para o italiano

Dessa forma, você sai ganhando o dobro somente através dessa prática! Peça seus alunos para fazer traduções do português para o italiano.

Esse método é muito útil principalmente para aprender novas palavras do vocabulário.

O método é bastante simples…

Com as matérias que você encontrou, em português ou em inglês, por exemplo. Depois de ter discutido intensamente essa notícia, convide-os a escrever, em italiano, uma matéria completa sobre o assunto.

Como você provavelmente está ciente, a tradução de uma língua estrangeira para a sua língua materna geralmente é mais simples. O cérebro é forçado a pensar totalmente em italiano se você precisa de fazer oposto: traduzir do português para o italiano.

Esse exercício é muito mais complexo, mas acima de tudo, ele produz resultados muito mais interessantes para aprender italiano rapidamente.

Note que se você decidir debater matérias em italiano, você pode fazer o mesmo. Peça para seus alunos traduzirem do italiano para o português. O esforço será menor, mas mesmo assim, ele vai aprender novas palavras do vocabulário em italiano.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar