Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O caminho para alcançar seus objetivos nos idiomas

De Olga, publicado dia 22/02/2018 Blog > Idiomas > Francês > Os passos para se conseguir uma boa nota nos testes de línguas

Não sabe por onde começar para estudar para as provas de francês? Bem, neste artigo vamos conhecer as dicas para se dar bem nas provas de língua estrangeira!

Lembre-se sempre do seu objetivo: obter boas notas nos exames de francês e manter o seguinte tema durante a revisão: foco e determinação!

O necessário para se preparar para um teste

No caso de você não saiba, você não pode se preparar para as provas de língua estrangeira no último momento. Na verdade, você deve se planejar desde o início do ano letivo (ou mesmo durante os anos anteriores). Como? Indo às aulas e revisando em casa!

Mas tenha cuidado! Não vá à aula sem preparação, disposição e material: não se esqueça do livro! Bem, e também leve sempre um material para anotar o que for falado e pedido.

O conselho é preparar a mochila no dia anterior, bem, não se esqueça de nada, mesmo que chegue um pouco atrasado!

Segundo: foco na classe. Anote tudo o que o professor disser e no dia da prova, esteja atento às instruções do orientador para não cometer gafes. Geralmente eles não repetem as instruções…

Sabemos bem que você provavelmente não viu seus amigos após o fim de semana e você tem muitas coisas para contar, mas é melhor conversar durante o recesso e férias e focar nas provas.

Quando estiver na aula, faça um esforço para ouvir e absorver o que seu professor diz, pois o processo de memorização começa quando a pessoa ouve. É o que chamamos de memória auditiva. Geralmente, um aluno retém 20% do que ele ouve. Certamente você está pensando que 20% não é muito! Mas na realidade, é 20% menos trabalho a fazer quando chegar em casa. Para ser mais preciso, geralmente um estudante retém:
10% do que lê;
20% do que escuta;
30% do que vê;
50% do que vê e ouve;
70% do que diz;
90% do que faz.

Finalmente, quando você estiver na aula: participe! Os professores não incentivam os alunos a participarem porque querem incomodá-los. As estatísticas não são: 70% do que é dito é retido e 90% do que é feito. Pergunte, ouça as explicações dos professores, tome notas e, acima de tudo, não hesite em perguntar se não entende nada. Seja dinâmico em sala de aula e não tenha medo!

O que esperar de uma boa revisão?

Quando você sai da aula do idioma da França, você já ouviu e participou, mas o trabalho ainda não terminou. Uma vez em casa, reveja na mesma tarde a aula que você deu em sala de aula para reforçar o que aprendeu durante o dia. Sempre ajuda!

Fazer um resumo do conteúdo aprendido é ideal para rever as avaliações de francês de forma eficaz.

Aproveite também as férias escolares para reler as anotações de sala de aula. Verifique-as alguns dias antes de retornar à aula para ter o assunto mais fresco.  O objetivo do resumo é sintetizar as aulas para manter o essencial para relembrar do assunto. Escrever frases, conjugação verbal espontânea, verificar os erros e acertos no final também é um excelente exercício para fixar a matéria.

Para escrever um resumo do conteúdo dado, você terá que:

Reler as notas das suas aulas;
Sublinhar o que é mais relevante;
Fazer fichas ou diagramas, desenhos, tabelas…
Revisar o que foi escrito e corrigir quando necessário;
Vê como é simples? O principal é sempre se concentrar e considerar os pontos chaves da suas aulas para melhor revisar!

Finalmente, pode ser muito útil fazer um calendário, colocar limites e estipular prazos para auxiliar na concentração. Não só você precisa rever a gramática francesa, como também a história, a linguagem, a política e cultura, de modo que ter um bom planejamento pode ser indispensável. Certifique-se de escrever suas datas, para que você não se esqueça de nada e seja capaz de gerenciar o tempo disponível antes dos exames.

Proatividade e dinamismo: ferramentas chaves do sucesso

Quantas horas você estuda francês por semana? Duas ou três? Dessa forma, não podemos conseguir um alto nível no exame em francês ou nos sentirmos seguros no dia da prova. Para nos sentirmos confortáveis durante os exames escritos e orais de francês e alcançar uma boa nota, é essencial não se conformar exclusivamente às aulas de francês no cursinho ou às aulas de frances online.

É necessário fazer perguntas, ser curioso, aprofundar e querer aprender mais. Você já viu um texto de Baudelaire ou Molière no curso e gostou? Bem, corre e compra uma de suas antologias poéticas ou busque na internet. Seja um investigador do idioma que você gosta. Desta forma, você pode aprender mais vocabulário, expandir seu conhecimento geral do francês e falar sobre vários assuntos com mais facilidade.

Finalmente, para uma boa metodologia: reveja exercícios vistos na aula. Para cada tópico, reveja os exercícios e faça-os novamente até que você os complete perfeitamente.

A cooperação e o trabalho em conjunto resultam no êxito

Para estudar de forma eficaz, às vezes você precisa ter o auxílio de outras pessoas. As provas de francês consistem em duas partes: uma parte da compreensão e expressão escrita, para a qual é melhor estudar sozinho e uma parte da compreensão e expressão oral, para as quais ter um parceiro para ajudá-lo a revisar pode ser muito útil.

O trabalho em conjunto é essencial, pois esses testes orais são avaliados por meio de verificação contínua durante o segundo e terceiro trimestres.

Mas você deve rever os exames e as notas com alguém sério e responsável. Se não for assim, certamente haverá pausas a cada cinco minutos e consequências nos seus estudos. Você pode fazer como se fosse no dia da prova: um é o estudante o outro professor. Isso permitirá que vocês dois aprendam e interajam e se coloquem no modo de exame para melhorar o gerenciamento do tempo.

Caso opte por se preparar e estudar sozinho, você mesmo poderá gerenciar seu tempo. Assim: o aluno pode definir vários objetivos por dia, técnica é basear-se na realização de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. Este tempo geralmente é curto no momento da revisão, mas você pode fazer, por exemplo, 1 hora de trabalho e 10 minutos de descanso, ou melhor, 1 hora e 45 minutos de trabalho e 15 minutos de descanso. Esse exercício pode ser tão eficaz quanto possível, portanto, é você quem organiza seu tempo para avançar nos estudos.

Durante estes 15 minutos de pausa, o importante é não deixar o ambiente de estudo. Tente não utilizar o celular, assim como não entrar em redes sociais, pois o foco pode ser perdido mesmo na hora de sua pequena pausa. O objetivo é passar nos exames, então precisamos ficar focados. Estes 15 minutos são usados ​​para tomar o ar, dar uma pequena caminhada, ir ao banheiro… Uma boa noite de sono também ajuda nos estudos!

A dica para que esta técnica funcione é colocar um alarme no celular para se forçar a voltar ao trabalho após 15 minutos. Vamos, esse é o último esforço! Os esquemas e resumos não serão feitos sozinhos!

Conselhos para o dia da prova

No dia dos exames no Brasil ou na França, os alunos podem estar um pouco estressados. Se este for o seu caso, não tenha medo, nós o ajudaremos com algumas dicas:

Não superestime a prova achando que é muito difícil e que você não conseguirá a nota desejada, pois, na realidade, é mais um exame, como muitos que você já fez antes.
Respire profundamente e tente permanecer calmo: a chave para relaxar é uma inspiração e uma profunda expiração.
Confie em si mesmo: você já tem muitas chances de passar e obter boas notas nos testes!
Utilize um relógio de pulso em todo o tempo do teste. Enquanto você analisa os tópicos do exame, você também pratica o gerenciamento do tempo. Não hesite em usar todo o tempo disponível para revisar e reler suas respostas.

Tente ver tudo com uma visão global do dia esperado e relaxe!

É óbvio, mas é sempre bom lembrar. Os professores têm muitos exames para corrigir. Então, é melhor facilitar a tarefa e fazer uma prova limpa, sem rasuras desde o início: use uma letra legível em canta azul ou preta em todos os testes: não é possivel utilizar outras canetas nos exames. Deixe espaço entre as linhas e entre as diferentes perguntas, use conectores lógicos etc. Seu exame não pode parecer um rascunho.

Durante os dias de revisão e durante os testes, é muito importante manter hábitos de uma vida saudável para obter os exames de francês:

Levante-se e vá dormir cedo: dormir é muito importante para conservar e fixar o que aprendeu. E, bem, no dia do exame, será mais fácil levantar-se cedo;
Faça esporte regularmente para se libertar e ser mais eficaz nas provas;
Coma comidas saudáveis e, no dia da prova, invista em suprimentos leves e frutas.

Em resumo:

Prepare os 4 exames de francês. Os testes de proeficiência e certificação são uma corrida contra o tempo, que começa no início do ano.
Cuidar da apresentação do seu exame e seu argumento é essencial para evitar reprovações..
Não negligencie seu sono ou a qualidade do seu alimento: mente saudável em um corpo saudável.

Ah, e não se esqueça:

Como você vai revisar para as provas de francês com barulhos ao redor? Isso não existe! Escolha um lugar calmo, luminoso e sem distrações. Você não pode estudar bem com um celular ao lado ou ficar o tempo inteiro na internet, que vibra todo o tempo com notificações Snapchat, Facebook ou Instagram. É muito tentador! Então, colocamos no modo avião, o que é mais seguro.

Se você está com sede, pegue uma garrafa de água e não um copo, que pode cair (sim, eu digo por experiência), e se você está com fome ou precisa de energia durante a revisão, prepare um lanche, coloque tudo o que realmente necessita ao seu lado. É importante que você estabeleça algumas regras na hora de revisar, assim fica mais difícil cair nas ‘tentações’!

Tente resolver todos os problemas que podem surgir para evitar ter que se deslocar e, portanto, desconcentrará.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar