Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar professor de yoga?

De Joseane, publicado dia 07/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Ensinar meditação

“Um corpo relaxado e calmo é um convite a paz mental.”  Yogananda

A busca pela paz interior tem se tornado uma constante dos nossos dias. Não é para menos. As cobranças , a pressão da vida profissional, o estresse da rotina, tudo isso contribui negativamente para que a vida seja menos prazerosa. Com a falta de equilíbrio interior, surge as doenças emocionais ligadas a sobrecarga do corpo e da mente, e a falta de prazer. Essas doenças “da atualidade” têm seus nomes bastante conhecidos.

Quem nunca ouviu falar de estresse, depressão, síndrome do pânico, insônia? Elas são inimigas do bem estar e podem ser bastante perigosas se não forem diagnosticadas e tratadas em tempo hábil. Felizmente existem soluções que podem prevenir, amenizar e até mesmo eliminar essas doenças, dentre as soluções está a prática da meditação.

Meditar traz bem estar e paz , prepara o corpo e a mente para serem mais fortes e suportar as atribulações do dia-a-dia. Uma excelente maneira de meditar é através da prática do yoga. Yoga é uma filosofia de vida que busca o equilíbrio do corpo e da mente, a ampliação da consciência e a união do indivíduo à sua verdadeira natureza e à natureza do universo. Bonito né? Pois além de bonito, a filosofia do yoga é bastante certeira e útil, pois ajuda o ser humano a se encontrar em si mesmo e ter uma vida mais plena e feliz.

Felizmente meditar tem deixado de ser um segredo monopolizado por determinadas culturas e a prática tem se espalhado mundo a fora. O yoga como ferramenta de meditação, chegou no Brasil e tem feito parte da rotina de muita gente. No entanto, trata-se de uma prática que existe profundo conhecimento prático e teórico e o acompanhamento de um profissional qualificado é necessária pelo menos para dar os primeiros passos em toda segurança.

Se você espalha amor e gosta de ajudar o próximo, se tornar um professor de yoga pode ser a sua vocação! Confira aqui qual a formação necessária para se tornar professor de yoga e trazer bem estar para sua vida e para a vida de outras pessoas….

O que é o Yoga

O Yoga tem suas origens na Índia. O termo, originário do sânscrito “yuj” pode ser livremente traduzido como “unir”. Logo, yoga seria a unição ou integração ( a perfeita sincronia entre a mente e o corpo). O yoga pode ser entendido como um conjunto de práticas e conhecimentos desenvolvidos há mais de 5.000 anos e, ainda que admita inúmeras vertentes e derivações,  a essência se preserva em torno de um objetivo comum: harmonizar o corpo e a mente.

Saiba como se tornar professor de yoga Encontrar a perfeita harmonia entre corpo e mente é o pilar do Yoga

Para que essa harmonia ocorra de forma sincronizada, o yoga faz uso de três pilares. São eles:  técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Quando se trata de definição, o yoga é mais complexo do que se pensa, já que não existe realmente uma vertente única.

Algumas pessoas definem o Yoga como arte ou ciência. Outras, como exercício ou técnica. Outras, como doutrina ou religião. Há gente que pensa que o Yoga seja um estilo de vida ou uma cultura. Porém, originalmente, o Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluía um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.” – Pedro Kupfer

Ao que saber não se deve reduzir o yoga a coisa alguma. Mas conhecer o máximo da sua prática e, claro, praticá-la de forma consistente para que se obtenha os benefícios da mesma. Ser professor de yoga é bastante desafiador mas, ao mesmo tempo, compensador. Imagina dominar uma técnica milenar cujo objetivo é trazer paz, calma, equilíbrio, pilares de uma vida plena e sadia?  Se os seus olhes brilham ao ler essas linhas, você está no caminho do bem e pode ser que encontre a sua vocação como professor particular de yoga.

Porque se tornar professor de Yoga?

Não seria exagero se dissermos que um professor de Yoga é alguém que ama praticar o bem! Ensinar Yoga é espalhar equilíbrio, amor e vida. A grande maravilha em se tornar professor de yoga é que além de ajudar outras pessoas, você ajuda a si mesmo. Não se ensina yogaa sem praticar yoga pois a yoga é uma filosofia de vida. Logo, se você é um professor de yoga você já trouxe essa filosofia para a sua vida e já se beneficia da prática. Só há ganhos!

Onde aprender a fazer yoga Ser professor de yoga é ser um guia espiritual

Cada indivíduo que procura a prática do Yoga o faz por alguma razão especial, e através da dedicação e do tempo doado à prática, alcança os benefícios desejados. Os benefícios do yoga são nítidos e refletem boas energias e coisas. Ao se dar conta do estado de paz interior e vida mais saudável adquiridos com a prática do yoga, o praticante se motiva ainda mais a fazê-lo e uma vez que esta filosofia já está enraizada em si , ele quer compartilhar o seu bem-estar com outros. O Yoga não é egoísta!

Bem, tudo lindo esse papo de compartilhar bem estar, mas infelizmente, ao contrário de Alice, não vivemos no país das maravilhas né mores? Se você estar pensando em se tornar professor de yoga saiba que essa é uma atividade bastante rentável e você além de se beneficiar e proporcionar a outros todos os benefícios da pratica do yoga, você também poderá pagar as suas contas exercendo essa atividade!

Ter uma vida equilibrada, trabalhar com o que ama, ajudar pessoas e ainda ser pago por isso é realmente a imagem da perfeição, né? E tudo isso é completamente possível sendo um professor de yoga qualificado. A procura por curso de yoga tem crescido bastante no Brasil, os benefícios dessa prática veio ao conhecimento da massa que busca sistematicamente por aulas de yoga para melhorar a qualidade de vida.

Sendo assim, a hora de investir nessa prática é agora. Antes de se tornar professor é preciso ser aluno de yoga. Conhecer as bases, os princípios, dominar a técnica e obviamente praticar muito. Sua vida deve ser um espelho da prática do yoga.

Saiba mais sobre o trabalho de um professor de yoga.

A formação do professor de Yoga

Para ensinar yoga é preciso muito conhecimento de todas as vertentes dessa prática. O professor de yoga é também um guia espiritual já que a espiritualidade é uma das vertentes do yoga.

Dar aula de yoga para iniciantes A vida zen traz plenitude e alegria

Ser um guia espiritual não é nada fácil. Você deve ser um exemplo já que o aluno se espelhará em você para trilhar o caminho do auto-conhecimento e, logicamente, você só saberá como ajudar o seu aluno tendo trilhado, você mesmo, esse caminho. Por essa razão é preciso muita prática e dedicação na sua escolha pela Yoga.

Somente depois de compreender e viver a yoga, isto é, depois de muita prática, você estará pronto aprender a ensiná-la. O professor de yoga é aquele transmite o conhecimento já realizado.

Aprender a ensinar?

O fato de conhecer e dominar a técnica de yoga não fará de você automaticamente um professor de yoga. Para ensinar o yoga é preciso fazer uma formação cuja carga horária inclua pelo menos 50% do tempo dedicado a metodologia de ensino.

Aprender a ensinar fará de você um professor/tutor didático. O aprendizado será benéfico para a sua carreira pois quanto mais você dominar a arte de ensinar mais alunos você vai atrair.

Legitimidade para dar aula de Yoga

Embora não exista um diploma específico exigido para se tornar um professor de yoga, o sucesso no exercício dessa atividade vai todavia depender da amplitude do seu conhecimento e experiência no assunto.

Como se tornar bom na prática da yoga? Um bom professor de yoga é aquele que investe em seu conhecimeno

Além da experiência vasta na prática, alguns diplomas irão trazer mais legitimidade para o profissional do yoga, entre eles:

  • Diploma de professor de esportes (educação física, por exemplo)
  • Diploma de psicolgia
  • Diploma de pedagogia e ensino
  • Diploma de professor de yoga obtido em uma escola reconhecida

Alguns instrutores de yoga viajam para a Índia e outras localidades referências em Yoga para aprender com os grandes mestres. Essa prática é interessante  pois permite ao futuro instrutor se aprofundar no conhecimento dessa técnica milenar.

Lembre-se que possuir referências será essencial para dar início na sua carreira como instrutor de yoga. Seu mestre pode ser a sua primeira referência, assim como os seus colegas de classe que te ajudarão a construir o seu primeiro network. Escolha, portanto, uma instituição certificada para obter a sua certificação como professor de yoga.

E lembre-se: no yoga, a base é tudo. Se você ainda nem começou a praticar yoga e está somente tentando dar os seus primeiros passos nessa técnica, pesquise bastante e escolha um professor bastante didático e que te motive a superar os seus limites, respeitando-os.

Aqui no superprof você encontrará instrutores de yoga qualificados e prontos a te iniciar na prática de uma vida mais plena, sã e feliz.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar