Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Seja um iogue e melhore sua saúde

De Carolina, publicado dia 06/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > Pratique yoga para curar doenças

A prática da yoga é benéfica para o corpo. Essa tradição milenar da Índia está se tornando cada vez mais popular hoje. Estima-se que há mais de 2 milhões de praticantes no Brasil!

Existem muitos tipos de aulas de yoga. A escolha ideal depende dos objetivos e as possibilidades de cada um.

Hatha-Yoga, Nidra-Yoga, Ashtanga, Power Yoga… Pode-se, assim aprender yoga a qualquer idade! Se você escolher praticar uma yoga leve ou aulas mais dinâmicas, você se beneficiará disso!

Mas, e quando o corpo não segue, quando sofremos de certas patologias, é razoável recorrer à yoga e praticá-la frequentemente?

Vamos descobrir juntos, de acordo com as patologias, os riscos ou os benefícios que a yoga apresenta.

Em todos os casos, é importante ir ao médico para perguntar se você pode fazer aulas de yoga e se há restrições para fazer certas posições de acordo com seu problema.

Podemos fazer yoga com tendinite?

Primeiro problema benigno e muito comum: a tendinite.

Essa inflamação do tendão geralmente está relacionada a gestos repetitivos. Os atletas também estão entre aqueles facilmente suscetíveis a tendinite.

Quais posturas yógicas para fortalecer a coluna? Como se recuperar de uma dor nas costas através da prática yoga?

Se a tendinite não for muito grave, a base do tratamento permanece o repouso.

Entre as tendinites frequentes, estão:

  • Tendinite de Aquiles,
  • Pulso,
  • Joelho,
  • Cotovelo
  • Ou o ombro.

Portanto, é óbvio que, se você sofre de tendinite, a prática de yoga deverá ser adaptada por algumas semanas para não trabalhar o tendão afetado.

Caso contrário, você poderia enfraquecer permanentemente o tendão. A tendinite pode se tornar uma condição crônica, atenção!

Peça dicas para o seu professor sobre como ajustar as posturas e praticá-las, apesar da tendinite.

Podemos fazer yoga com artrose?

À medida que envelhecemos, as articulações tornam-se fracas e podem levar a doenças crônicas, como a artrose.

Também chamada de osteoartrite, essa patologia ocorre quando as cartilagens das articulações são danificadas É, portanto, uma doença bastante debilitante uma vez que os pacientes têm cada vez mais dificuldades para realizar seus movimentos diários porque são cada vez mais dolorosos.

Essa doença progressiva pode levar à cirurgia e ao encaixe de próteses para substituir a articulação defeituosa (prótese do quadril, joelho…). O tratamento médico tenta controlar a dor com exercício para preservar a mobilidade do membro afetado.

Um estudo recentemente destacou os benefícios da yoga para a artrose.

O exercício é essencial para canalizar a evolução da patologia. A yoga, de fato, parece perfeita para pacientes com osteoartrite!

Posturas simples, sempre realizadas com delicadeza, oferecem benefícios reais de acordo com as capacidades dos pacientes:

  • Construção muscular ao redor das articulações,
  • Maior flexibilidade articular,
  • Redução da dor,
  • Gerenciamento de estresse e relaxamento.

Não force se sentir dor! Aprenda a relaxar os músculos!

Existem aulas de yoga especialmente adaptadas para idosos. Elas podem ajudá-los a manter sua mobilidade de forma durável.

Fazer yoga com uma dor nas costas

Outra patologia comum: dor nas costas. Mal posicionamento traseiro ou patologia mais grave, que nunca sofreu disso? É verdadeiramente o mal do século! Uma doença ainda mais comum, pois também está intimamente relacionada com nosso estado nervoso. O estresse é de fato um gatilho e um fator agravante de dor nas costas.

Você está propenso a dor lombar ou cervical regularmente?

A yoga é uma atividade a considerar seriamente. Yoga evita a dor nas costas de diferentes maneiras:

  • Relaxamento, controle do estresse,
  • Construção muscular,
  • Alongamento das costas,
  • Relaxamento e meditação,
  • Maior flexibilidade…

Todos esses pontos são essenciais para preservar as costas e prevenir a dor. A yoga também o ajudará a se tornar consciente do seu corpo, aprender a administrar melhor suas emoções e a viver em plena consciência.

Podemos fazer yoga com escoliose?

Entre as causas de dor nas costas, escoliose.

Essa distorção da coluna pode ser muito incapacitante para os afetados. Geralmente encontrado na infância ou na adolescência, s escoliose deve ser tratada de forma séria para evitar que a deformidade piore.

Novamente, fazer yoga com escoliose parece ser uma verdadeira terapia!

Algumas posturas específicas têm uma ação corretiva real sobre a deformação. Isso é o que um estudo mostrou, ou seja, a coluna pode se recuperar através da yoga.

Não só essa prática limita a evolução da deformação, mas, além disso, permite reduzir.

A postura da placa lateral (Vasisthasana), realizada regularmente parece efetivamente reduzir a curvatura da coluna vertebral. Além disso, e não é negligenciável, a prática de yoga alivia a dor devido a escoliose e fortalece os músculos das costas em profundidade. É claro que a prática das posturas deve ser bem enquadrada para evitar qualquer desvio.

Podemos fazer yoga com ciática?

Outra patologia sempre ligada às costas, ciática.

Esse nervo da parte inferior das costas e que se estende até o pé pode causar grande dor quando uma de suas raízes é comprimida na região lombar.

Nesse caso, a dor é enorme e particularmente incapacitante. Em uma crise, é difícil se mover ou mesmo encontrar uma posição confortável, mas apenas suportável.

No entanto, o segredo para aliviar a ciática continua sendo a atividade!

É essencial continuar caminhando, por exemplo, e praticar atividades diárias suavemente para reduzir a pressão. Se no auge da crise, às vezes podemos nos mover, assim que a dor começa a desaparecer, adotar certas posturas de yoga aliviam a ciática.

Entre eles, encontramos os exercícios que permitem relaxar e esticar as costas ou trabalhar os músculos das pernas.

Como reduzir o estresse? Você sabia que é possível praticá-la em dupla?

É importante alcançá-los sem problemas, sem nunca forçar. A torção assentada pode proporcionar alívio verdadeiro da dor, reduzindo a pressão sobre o nervo.

Se você é regularmente sujeito a ciática, praticar yoga de forma preventiva também é aconselhável. Você fortalecerá seus músculos e isso vai limitar a ocorrência de novas crises.

Podemos fazer yoga com uma hérnia de disco?

A hérnia de disco, outra patologia dorsal comum que pode ser particularmente desconfortável!

Quando o disco que liga duas vértebras é danificado, o núcleo forma uma hérnia que, com a pressão, é particularmente dolorosa.

O descanso total é inevitável!

Nas formas mais graves, a operação cirúrgica pode ser considerada. Em todos os casos, é importante ficar em uma posição deitada até a dor diminuir. A yoga pode ajudá-lo a passar esse momento difícil, mas não haverá posturas, nesse caso.

A yoga também é exercícios de mediação, respiração e relaxamento.

Técnicas simples para administrar melhor a dor e o ânimo. Esse é particularmente o caso do Nîdra Yoga com suas técnicas de visualização.

Uma vez que o paciente é aliviado, a yoga após uma hérnia de disco promove a reabilitação para encontrar uma mobilidade melhor.

O relaxamento das costas e a construção muscular podem ser benéficos. No entanto, as posturas devem ser cuidadosamente escolhidas e executadas perfeitamente, suavemente para não arriscar feridas.

Menstruação e yoga, é possível?

Deixe-nos agora ficar do lado da mulher, que é confronta várias situações como a menstruação e a gravidez. O primeiro: a menstruação.

Nem sempre é fácil fazer exercícios físicos quando estamos menstruadas… Sem contar com a síndrome pré-menstrual, dor abdominal, às vezes náuseas, queda de energia…

Claro que os sintomas dependem de cada mulher, em níveis mais altos ou mais baixos, como dissemos acima!

Então, como fazer yoga estando menstruada e quando temos apenas um desejo: deitar-se com uma bolsa de água quente enquanto espera a dor passar e se sentir melhor?

É necessário concentrar sua prática de yoga em posturas leves, permitindo:

  • Relaxar,
  • Recuperar a vitalidade,
  • E reduzir a dor menstrual.

Algumas posturas são particularmente eficazes. Esses momentos de relaxamento são benéficos para superar esse temido período mensal. Principalmente porque tomamos consciência do nosso corpo e da nossa respiração.

Para as sortudas que não conhecem dores menstruais, não se preocupe! Você pode continuar a praticar yoga dinâmica, mas evite posturas invertidas e torções por alguns dias, o que pode ter um impacto negativo.

Faça yoga com o seu bebê

Após a menstruação, vamos falar sobre o bebê, mesmo que nesses dois casos não se trata de uma doença!

Um grande momento na vida de uma pessoa. Mais uma vez, a yoga pode acompanhar, principalmente as mulheres, para abordar essas mudanças suavemente e com confiança.

A yoga pré-natal permitirá que você desfrute da sua gravidez na melhor das hipóteses e se prepare para o parto. Tenha cuidado em fazer cursos apropriados para mulheres grávidas, é claro. Se você está apenas começando, a gravidez não é a melhor hora para entrar nas aulas de yoga tradicionais.

Pelo contrário, não é recomendado.

Respire para mandar seu estresse embora! Como aprender a relaxar?

Uma vez que o bebê estiver nascido, não deixe de fazer sua sessão de yoga em hipótese alguma! Verdadeira pausa na agenda sobrecarregada de uma mãe.

Aproveite esses momentos de paz e harmonia com o bebê. As sessões de yoga para mães também recebem bebês. Nós redescobrimos nosso corpo, vamos devagar e com leveza!

Também aproveitamos a oportunidade de se relacionar com o bebê e trocar com outras mães. Um remédio real contra o baby-blues!

Faça yoga com o Wii

Você é mais caseira (o)?

Discreto (a)?

As aulas grupais não te interessam muito?

Você também pode testar yoga em casa com o Wii. Você descobrirá posturas simples, exercícios de equilíbrio para praticar tranquilamente em casa.

Tenha cuidado, no entanto, o jogo pode fazer você querer ir mais longe! Nesse caso, aconselhamos seriamente encontrar um estúdio, academia ou um professor particular de yoga.

Na verdade, no wii, a yoga pode parecer aulas de academia. No entanto, ao aprender o básico da yoga com um professor, você descobrirá uma verdadeira filosofia de vida e ela se aplicará no seu cotidiano para encontrar a serenidade do corpo, mas também do espírito.

Então, convencido? A yoga com o Wii ou de qualquer maneira pode ajudá-lo em diferentes estágios da sua vida para conhecer, respeitar e fortalecer o seu corpo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar