Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Saiba onde ter excelentes aulas de italiano

De Carolina, publicado em 11/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Os melhores lugares para aprender italiano

Seja em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro, todas essas cidades e muitas outras no Brasil foram o destino de milhares de italianos!

A maioria chegou aqui no Brasil no final do século XIX e início do século XX fugindo da miséria que assombrava a Itália naquela época.

Já o Brasil precisava de mão de obra para trabalhar nas plantações de café, principalmente no sudeste do país (Minas Gerais e São Paulo). A chegada dos italianos veio a calhar porque a abolição da escravatura tinha acontecido somente há alguns anos, o que criou uma enorme demanda de trabalhadores rurais e para as pequenas indústrias florescentes no país.

No sul do Brasil, no Paraná e no Rio Grande do Sul, eles vieram principalmente trabalhar em pequenos pedaços de terra. Na Serra Gaúcha, por exemplo, eles plantaram vinhedos. Graças a eles, o sul do Brasil tem até hoje uma boa produção de vinho.

Porém, os italianos não contribuíram somente com a mão de obra. Eles deixaram muitas marcas de sua cultura na nossa. Além da culinária maravilhosa da Itália, a língua do Brasil foi muito influenciada com várias palavras do italiano como o tchau (em italiano se escreve ciao) entre outras: pizza, carnaval, cappuccino, mortadela, macarrão, maestro, trêmulo, sonata, alarme, artesão, poltrona, risoto, palhaço, pastel… são muitas palavras!

Pizza, mozarela, tomate e manjericão: a mistura perfeita da Itália Comer e aprendizado podem andar juntos quando se trata da língua italiana

Além disso, nossas línguas têm a mesma origem: o latim! Elas se desenvolveram depois da invasão romana através do latim vulgar utilizado pelo povo romano.

Por isso, o português, o italiano e também o francês e o português têm muitos pontos em comum, além da influência da colônia italiana no Brasil.

Você está seduzido com toda essa história de línguas? Quer aprender italiano para poder comparar tudo isso?

Antes disso, entenda melhor porque algumas cidades têm tanta influência italiana e quais são os melhores centros, escolas e instituições para aprender o italiano nessas cidades.

Marcela

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Onde aprender italiano no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro atrai gente de todos os quatro cantos do mundo! A vantagem da cidade maravilhosa ser tão bela é justamente essa: de ser o ponto de encontro de pessoas de diferentes origens.

Os italianos também adoram o Rio de Janeiro e a cidade também adora os italianos e sua cultura! Por isso, vale a pena aprender italiano na capital carioca e ficar fera na língua de Dante Alighieri.

Para aprender o idioma da Itália no RJ, há várias opções: professores particulares de italiano, escolas de idiomas de italiano, troca linguísticas entre nativos italianos, etc.

Escolas de italiano no Rio de Janeiro

Cultura Italiana

O Centro di Cultura Italiana está na Tijuca há mais de 14 anos. Ele é certificado pelo governo italiano e tem um convênio com a  “Università per stranieri di Siena”. Através deles, eles também fazem o exame CILS de proficiência no italiano.

PUC Rio

A Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC Rio oferece cursos de extensão de italiano de 45 horas no nível básico.

 

Istituto Italiano di Cultura – Rio De Janeiro

O Istituto Italiano di Cultura (Instituto Italiano de Cultura) é um centro cultural da Itália presente no Centro, Copacabana, Barra da Tijuca, Leblon e Niterói. Ele é um órgão oficial do governo italiano para promover a cultura e a língua do país no exterior.

Conheça a Itália de carro Quer uma carona diretamente para Roma? Fale a língua italiana

Aprenda a língua italiana em BH

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais. Isso todo mundo já sabe. Mas você sabia que as indústrias da Fiat também se instalaram na cidade vizinha, Betim, na década de 70?

Isso mesmo, por isso a relação forte da Itália com a cidade de Belo Horizonte e vice-versa. Afinal, a instalação de uma indústria com capacidade de produzir 80 mil veículos por ano tem um grande impacto na cidade e seus arredores.

Só para avisar aos mais desavisados de plantão, a Fiat é uma empresa automobilística italiana!

Pode acreditar, poucas pessoas sabem disso, mas há uma escola internacional italiana na cidade justamente para atender os expatriados da Itália que chegavam na cidade. Para que seus filhos estudassem na língua materna de seus pais, eles criaram a Fundação Torino.

Ela também é aberta a todos os estudantes, independente de serem filhos de italianos ou não. Porém, é uma escola particular e a mensalidade pode ser bem salgada para pequenos salários…

Bom, o fato é que há muitas opções para quem quer aprender italiano em Belo Horizonte.

Fundação Torino

Tradicional escola internacional em Belo Horizonte, a Fundação Torino, além ser uma escola para ensino básico e médio, ela também oferece aulas de italiano.

Cultura Italiana em Belo Horizonte

Casa Fiat de Cultura

O local foi criado com o apoio financeiro do grupo Fiat para promover a cultura brasileira e mundial. Porém, há muitas exposições de artistas italianos e palestras sobre as artes italianas e suas diferentes representações (cinema, pintura, música).

Acibra MG

A Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais promove vários eventos italianos na capital mineira. Os mais conhecidos deles é a Festa Italiana de Belo Horizonte e o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano.

Faça aulas da língua italiana na capital paulista

São Paulo é capital do Estado e, também, é um das cidades onde tem mais italianos no Brasil!

Aprenda a história da Itália A cultura e o idioma italiano também andam juntas

Para se ter uma ideia, a cidade tem um bairro específico dos italianos, o Bixiga. Não somente este, mas outros também sofreram a influência dos milhares de italianos que vieram para o nosso país. Então, faça aulas de italiano em São Paulo!

USP

Umas das universidades mais importantes do país oferece curso de italiano online! A grande vantagem do curso italiano da USP é que ele é gratuito, o Dire, Fare, Partire! Isso mesmo!

Circolo Italiano São Paulo

O centro cultural Circolo Italiano de San Paolo promove muitos eventos culturais para os italianos, descendentes de italianos e interessados pela cultura do país em forma de bota.

Cultura Italiana em São Paulo

Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

Além das aulas de italiano, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro dá cursos de arte, cinema, historia entre outros. Eles também exibem filmes italianos seguidos de comentários de especialistas em cinema.

Aliança Cultural Italiana

A Aliança disponibiliza várias aulas de culinária italiana em italiano para os interessados na culinária e língua do país de Dante Alighieri.

Onde ter aulas de italiano em Curitiba

A capital paranaense tem muita ligação com os italianos, sua língua, sua cultura!

Somente para dar um exemplo, o bairro de Água Verde era a antiga colônia de Senador Dantas. Já os bairros Pilarzinho e Umbará surgiram da atividade agrícola de italianos na região.

Claro que não esquecemos do bairro Santa Felicidade, conhecido até hoje pela sua culinária italiana e seus costumes do país em forma de bota.

Então, aprenda italiano em Curitiba!

Centro di Cultura Italiana PR/SC

O Centro di Cultura Italiana foi criado em 1992 e tem como objetivo difundir a cultura e a língua italiana para os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Itália Viva

O Itália Viva é exclusivamente dedicado às aulas de italiano.

Eles têm uma parceria com a Scuola Dante Alighieri em Camerino na Itália.

Faça aulas da língua italiana em POA

Os primeiros italianos que pisaram em solo brasileiro graças à imigração chegaram no Rio Grande do Sul no final do século XIX.

Eles chegaram no sul para complementar a mão de obra alemã. Isso porque a imigração vinda da Alemanha diminuiu bastante naqueles tempos.

Então, os italianos chegaram para atender a essa demanda. Eles cultivavam terras próximas a Serra Gaúcha. Implantando, notadamente, os vinhedos tão conhecidos hoje na região em cidades como Caxias do Sul e outras.

Saiba onde aprender italiano em POA!

ACIRS – Língua e Cultura Italianas

A Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS) disponibiliza aulas de italiano para todos os interessados.

Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul

A Sociedade Italiana foi fundada a mais de 100 anos! Ela serviu como ponto de apoio para os italianos que chegavam na região sem muitos recursos.

Massolin de Fiori

Mais uma associação de descendentes de italiano em Porto Alegre que oferece aulas do idioma de Dante Alighieri.

Onde ter aulas de italiano em Recife?

Embora bem menor que as colônias do sul e sudeste do Brasil, o nordeste também recebeu alguns imigrantes italianos.

Recife e sua região receberam pessoas da cidade de Cosenza, Salerno e Potenza no final do século XIX. Então, aprenda italiano na capital pernambucana!

Cultura Italiana Dante Alighieri

Veja a descrição do centro encontrada em sua página Facebook:

“O Centro Cultural Dante Alighieri é uma associação civil, independente, autônoma, sem fins lucrativos, regularmente constituída que se propõe cooperar para o progresso da comunidade recifense através da cultura italiana (…).” 

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco leciona aulas de italiano gratuitas para seus alunos. Elas fazem parte do programa federal Idiomas sem Fronteiras.

Aprenda italiano na praia! São vistas de perder o fôlego! Viva o país e sua cultura italiana

Aulas Particulares de italiano

Claro, sempre vale a pena conferir no site do Superprof os professores particulares de italianos disponiveis do lado da sua casa, trabalho, academia…

O site tem um funcionamento muito simples: basta você colocar a matéria, língua, atividade que você está procurando um professor. Depois, coloque sua cidade e até bairro.

O site vai te propor os melhores professores particulares, inclusive de italiano, mais perto de onde quer ter aulas. Não é fácil?

A vantagem das aulas particulares é que você terá um professor exclusivamente para você. As aulas individuais rendem muito mais que as aulas em grupo porque são adaptadas de acordo com seu ritmo, objetivo.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar