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A importância do marketing e das habilidades comerciais para a profissão de personal trainer

De Joseane, publicado dia 28/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Como se tornar conhecido enquanto coach esportivo?

Você é profissional da área do esporte, ou um estudante de educação física, um esportista de alto nível que deseja reorientar a carreira…. seja qual for a sua situação atual, você está aqui pois decidiu se tornar coach esportivo e gostaria de saber como desenvolver a sua atividade de coach?

Pois bem, tentaremos da melhor forma possível, te dar alguns conselhos práticos que te ajudarão a destravar o seu projeto de se tornar coach e te ajudarão a se lançar de uma vez por todas no mercado dos esportes.

Mas você já se perguntou o que faz realmente um coach do esporte? Quais as suas responsabilidades e quais qualidades ele deve possuir?

É verdade que temos uma certa tendência a imaginar que o coach esportivo é um super homem musculoso, de peitoral saliente, barriga definida e pernas bem torneadas…

Embora a ideia não seja completamente falsa, o coach esportivo é muito mais do que um corpo bonito, aqui também referido como treinador esportivo, ele é um ator a serviço do bem-estar da população. Através da mobilização de suas múltiplas habilidades (cognitivas, biológicas, fisiológicas, psicológicas) ele tem como objetivo motivar o seu cliente, acompanhá-lo e ajudá-lo a conquistar os seus objetivos e, claro, manter a boa forma física.

Como <<personal trainer>>, ele orienta seu cliente na busca pelo seu crescimento  e desenvolvimento pessoal. Ver o cliente “chegar lá” é o maior objetivo do coach e ele empregará todas as suas habilidades intelectuais e conhecimentos de causa para conseguir atingir junto com o aluno, o objetivo estabelecido.

Você acha que tem as habilidades de um treinador de esportes?

O Superprof revela seu mini-guia para que você seja bem sucedido como um treinador esportivo particular.

Conselhos simples para melhorar a visibilidade do trabalho de coach

Tá, você não precisa ser um representante comercial mas você bem que pode aprender algumas técnicas para conseguir se vender de forma convincente e atrair mais clientes!

Ganhara a vida como personal trainer Invista seu tempo na sua formação profissional, até por que tempo é dinheiro…

Se liga nessas dicas:

  • Seja o rei do google! domine os resultados da busca, dê um jeito para que quando alguém escrever personal trainer na busca, o seu nome aparecer entre os primeiros
  • Crie um blog, um vlog, faça panfletos, pague os classificados do dia…enfim, divulgue o seu trabalho!
  • Fique de olho nas tendências e todos os assuntos relacionados ao esporte.
  • Faça parcerias com academias, empresas e associações que compartilhem os mesmos valores que você
  • Já ouviu falar de programas de indicações? Seu cliente indica um outro e ganha desconto, o novo aderente também se beneficia… e assim sucessivamente…migos, nós garantimos que isso funciona muito!
  • Estipule as suas tarifas de forma decrescente, quanto mais aulas o aluno contratar, menos ele paga. Se ele contratar o serviço por um ano, ele tem um super desconto e você tem um aluno a longo prazo.
  • Trabalhe na fidelização dos seus clientes.
  • Desenvolva as suas relações, participe de work-shops e outros eventos relacionados a sua profissão, faça contatos com outros profissionais da área, principalmente com aqueles que já estão bem na fita!
  • Faça sempre o seu melhor

Seguindo essas dicas você terá mais chances de desenvolver o seu trabalho, e de atrair mais clientes. Lembre que um cliente satisfeito vai falar com mais 10 outros possíveis clientes que falarão com mais 10, então…foco no seu desempenho profissional.

E claro, acredite no seu potencial como coach esportivo. Essa é a chave do seu sucesso profissional.

O marketing pessoal do personal trainer

Conhecido em inglês como “personal branding” , o marketing pessoal é baseado em alguns valores chaves, a conhecer:

Conheça-se

Pense em você como uma marca, diga que você é a Apple do esporte, faça um inventário das suas qualidades, qual o seu diferencial?

Qual a imagem que você quer passar para as pessoas? Ou melhor, o que você quer que as pessoas associem a você quando elas pensam em seu nome?

Responder a essas questões te ajudará a criar estratégias que colocarão em evidências os seus valores e a sua marca pessoal.

Desenvolvendo estratégias para uma carreira de coach bem sucedida Para aqueles que investem pesado, o sucesso pode tardar mas não falha

Se faça conhecer

Você acredita em você e no seu potencial, então pra que guardar algo tão bom contigo? Se faça conhecer, espalhe a sua marca, façam outros aderir aos seus valores e objetivos. Forme parcerias e atraia pessoas para o seu negócio.

Seja autêntico. Conforme descreve, Michael Simmons: “Autenticidade é a chave da era digital”

Conheça as iniciativas já existentes na sua área e otimize-as, se diferencie. Marque presença online, comece por criar o seu perfil aqui no superprof e continue seu projeto de expansão de horizontes.

Busque reconhecimento

Aprenda a superar os erros e a melhor se recuperar para apoiar de forma durável a sua atividade de treinamento esportivo. Aprenda a agregar valor ao seu trabalho e ao seu público; mantenha uma presença constante nas redes sociais, mas seja assertivo naquilo que você compartilha, pois todos os olhos estão focados em você.

Reinvente-se

Não deixe as suas ideais caducarem! São as novidades que movem o mundo, então aposte em novas ideais os recrie as suas. Tenha sempre uma carta na manga e não tenha medo de inovar.

Dar o melhor de si para fidelizar o cliente

A fidelização do cliente é, sem dúvida, a melhor carta na manga para os novos empresários. É muito mais compensatório para o seu negócio que você mantenha um cliente do que gastar o tempo e energia  para recrutar outros. Porém você deve estar se perguntando: como posso fazer para manter o meu cliente comigo? Qual a formula mágica em jogo?

Mantenha uma relação de proximidade com o seu cliente, sempre indo além das expectativas Ande ao lado do seu cliente, preste um serviço personalizado e único

Meu amigo, em tempos de crise não dá pra vacilar… A única maneira de fazer o seu cliente não abandonar o barco é prestando um serviço diferenciado, sensacional, insubstituível! A dica é prevenir para não precisar remediar.

Ta curioso para saber como conseguir esse feito grandioso?

Investindo desde a base! É preciso investir na sua profissão desde o começo. Faça cursos, obtenhas certificados e diplomas correlatos com a sua área de atuação. Que tal fazer um curso de coaching? Psicologia? Nutrição do esporte? Adquira o máximo de experiência possível! Trabalhe em clubes de esporte, academias, faça de tudo um pouco no âmbito esportivo. Seja um especialista do corpo humano…

O cliente se sentirá bem mais seguro na presença de um profissional capacitado e que não colocará em risco e a sua saúde. Além disso, ao começar a obter bons resultados, esse cliente certamente terá motivos de sobra para continuar o coaching.

Como um coach esportivo a domicílio, saiba que o seu cliente vai esperar um atendimento personalizado e adaptado as suas necessidades. Como profissional, você terá o direito de dar sugestões e fazer adaptações de forma a prevenir a saúde do seu cliente, sendo esta, o foco principal da prática esportiva. No entanto, tenha o seu cliente todo o tempo informado das suas escolhas e saiba explicar os motivos pelos quais algumas das escolhas dele não podem ser aplicadas.

Em uma relação cliente e personal a domicílio, a comunicação deve ser clara e direta. O cliente é ativo na escolha de cada parte do seu treino e o objetivo do cliente deve ser o foco de cada sessão.

Seja simplesmente o personal trainer que você gostaria de ter.

Aprender para melhorar: Investindo pesado na profissão

Investir na sua profissão de coach esportivo significa, também, está por dentro do mundo dos negócios. Aprender táticas de marketing, desenvolvimento empresarial e financeiro faz parte dos seus interesses profissionais.

Invista em seu futuro profissional Aposte em novas ideias e saia na frente na profissão de coach esportivo

Inove! A inovação é a palavra de ordem para os novos empresários. Muitos profissionais liberais entenderão essa dica e hoje são grandes nomes das suas áreas de atuação. A inovação e a criatividade impactam de forma positiva e duradoura os negócios.

As vezes você pode se dizer que não há mais nada para ser criado, mas não é verdade. A criatividade humana não tem limites e você saberá como explorar a sua. Tenha em mente que as pessoas nem sempre disponibilizam de tempo e que muitos dos seus clientes não terão  mais do que uma pequena hora algumas vezes por semana para se dedicar a prática de atividade física. Isso dito, programe um treino ou uma sessão curta mas de grande impacto, foque em trazer resultados satisfatórios em pouco tempo.

Uma outra ideia é saber se adaptar no espaço. Muitos clientes não possuem sequer tempo de fazer um encontro presencial com o seu coach. Não deixe que isso impacte nos seus serviços. Com o auxílio da tecnologia você pode estar presente do seu cliente, motivando-o e acompanhando-o, mesmo estando fisicamente afastados.

Aposte todas as suas fichas em seu potencial. Crie estratégias de trabalho e se jogue com toda coragem na profissão que voc~e escolheu. Seja o novo guru do esporte, não tenha medo do sucesso. Esteja sempre preparado para dar o melhor de si e para colher os resultados.

Nós do Superprof acreditamos no seu sucesso.

 

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