Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Passe do básico para o fluente na língua francesa!

De Carolina, publicado em 28/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Dicas incríveis para melhorar seu francês

Você quer aprender francês, mas não sabe por onde começar? É normal, já que aprender uma língua estrangeira é sempre do início, do nada, do 0! Você tem que ser paciente para chegar lá!

Não importa quais são suas razões para aprender francês (familiar, melhorar sua carreira, querer viajar, etc.), você deve se organizar antes de começar a estudá-lo do seu sofá, no Brasil mesmo.

Porém, antes de começar a se organizar, você deve avaliar seu nível de francês. Dessa forma, você poderá preparar um programa adaptado ao seu conhecimento da língua francesa, definir objetivos específicos e juntar-se aos mais de 270 milhões de pessoas que falam francês ao redor do mundo.

O sul do país é bem interessante com suas plantações e a Côte d'Azur Aprenda francês e a cultura francesa

Vamos fazer um plano de estudos para aprender francês (saiba que nunca é tarde!)?

Nível básico: aprenda francês de forma simples

Você não sabe muito sobre a língua francesa? Ou sobre sua cultura?

Não se preocupe, muitos bilíngues em francês já se encontraram nessa situação. Se você está lendo este post, é porque você quer melhorar!

E com razão! Então, aprender uma língua estrangeira é provavelmente uma das coisas mais enriquecedoras do mundo!

Francês fácil: aprenda noções básicas em francês

Se você é iniciante em francês (também para crianças), a primeira etapa do seu aprendizado será o domínio perfeito dos conceitos básicos, tais como:

  • Pronúncia e acento francês
  • Os gêneros em francês
  • Artigos e adjetivos
  • Vocabulário básico (palavras, frases, apresentação, cores, números, tempo, roupas, etc.)
  • Gramática e construção de simples sentenças declarativas, interrogativas e exclamativas
  • Negação
  • Os verbos auxiliares: ser (ser, ser) e ter (ter, ter)
  • Os verbos franceses e sua conjugação no presente, passaram composto, imperfeito e futuro
  • Pronomes
  • O condicional
  • Presente imperativom subjuntivo e imperfeito
  • Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições

Depois de dominar todos esses conceitos em francês (também para idosos), você estará pronto para o próximo nível!

Qual é o melhor método para começar em francês? Aulas particulares, é claro!

Vendo a lista dos conceitos básicos que preparamos para você, você pode imaginar o trabalho que o aguarda. Mas não tenha medo: com as ferramentas certas, você pode aprender francês rapidamente e com facilidade.

Você pode até aprender enquanto se diverte!

Em primeiro lugar, se puder, recomendamos que você faça aulas de francês. Seja em um grupo ou aulas particulares com um professor de francês: você escolhe de acordo com seu orçamento (as aulas particulares são mais caras do que as classes em grupo).

Você também pode escolher levando em conta se prefere ou não ter companhia. No Superprof, você pode encontrar professores de francês perto de onde você mora.

Fale a língua de Moliêre A arquitetura clássica francesa também é bem conhecida

Além disso, não se esqueça de obter alguns livros franceses para nível básico. Esse tipo de livros é destinado a pessoas de todas as idades que desejam estudar francês. Há para todos os níveis e você pode complementar suas aulas de francês por conta própria.

Você também pode melhorar de maneira autodidata assistindo vídeos, ouvindo podcasts, visitando páginas e baixando aplicativos dedicados a aprender francês (quanto tempo é necessário?).

Esses tipos de atividades são excelentes para exercitar sua compreensão auditiva e aprender enquanto se diverte.

Finalmente, você pode assistir a filmes e séries em francês (legendado em francês de preferência, ou em português, se ainda não tiver o nível suficiente). Outra dica é baixar as letras de seus cantores franceses favoritos.

Nível intermediário: praticando com um nativo

Agora que você adquiriu as bases francesas em companhia de um professor, é hora de passar para o próximo nível. Bem-vindo ao nível intermediário!

Noções a serem aprendidas

Para continuar aprendendo francês, você precisa se aprofundar nos pontos mencionados acima.

Porque agora basta você melhorar seu conhecimento. Veja o que fazer quando tiver um nível intermediário:

  • Pratique para ter uma pronúncia melhor
  • Saiba como construir frases mais complexas
  • Aprenda vocabulário por tópico (verbos, palavras, substantivos, adjetivos)
  • Estudar conjugações do indicativo de verbos regulares (presente, passado simples, passé composé, futuro simples, futuro passado, imperfeito e mais-que-perfeito)
  • Conhecer verbos irregulares
  • Aprofundar nos tempos do subjuntivo (presente e imperfeito), do condicional e do imperativo
  • Começar o bom uso dos tempos e seus acordos

Nesse nível, você deve poder se comunicar com um francês (e sonhar no idioma!) nativo e entendê-lo.

Melhorar em francês: conversar e conversar!

Obviamente, você também tem a possibilidade de melhorar com a ajuda de livros franceses adaptados e pegar algumas aulas com um professor. Mas agora que você adquiriu os conceitos básicos da língua, você deve ter uma prática diária. Fale, escute, leia francês todos os dias!

Continue assistindo filmes, séries e vídeos em francês. Se puder, remova as legendas ou coloque-as em francês.

Tente evitar o português a todo custo. Comece a ler livros e romances. Esse é o método ideal para enriquecer seu vocabulário e descobrir mais sobre gramática, ortografia e conjugação francesa.

Acima de tudo, nesse nível, aconselhamos você a procurar um falante nativo para praticar o intercâmbio de línguas ou até mesmo ir para um país de língua francesa para fazer um curso de francês (como começar a aprender o idioma?).

Uma língua é uma ferramenta de comunicação, então você entenderá imediatamente que, para melhorar em francês, você deve entrar na conversar com nativos franceses!

Seja turista e visite vilarejos franceses Todo o país tem lugares incríveis como o Mont Saint Michel na Normandia!

A vantagem de ter um amigo francês ou de outro país francófono é que você poderá praticar e aprender ao mesmo tempo com ele. Vocês devem combinar que ele corrija todas as vezes que cometer um erro. Prepare-se porque no começo isso pode ser meio chato, já que você pode cometer muitos erros.

Mas calma, é errando que se aprende e, aos poucos, você vai ganhando fluência na língua.

Você pode começar enviando e-mails ou cartas ou conversando com ele para falar francês. Quando a ocasião surgir e você se sentir confortável, não deixe de fazer um Skype ou ligar para ele. Assim, você se acostumará a escrever e a falar francês rapidamente.

Nível avançado: praticar viajando

Se você chegar nesse nível, é porque você já está confortável com o francês.

Você já tem uma boa base, o que permite que você fale facilmente com pessoas que falam a língua de Molière e entenda-os.

Não se esqueça que não basta falar e entender bem: é necessário ler e entender vários tipos de textos! Leia livros, documentos, matérias de revista, sites, cartas, artigos científicos…

Assim, você estará acostumado com vários tipos de linguagem!

Deseja avançar ainda mais? Ótimo. Passaremos agora ao plano de estudos para o nível avançado.

Seja bilíngue em francês: aperfeiçoe a língua

Nosso primeiro conselho, uma vez que você já tiver alcançado esse nível, é que você escolha itens das listas de noções do nível básico e intermediário e revise-os.

Assim, você terá certeza que os domina perfeitamente (especialmente os tempos, que são bem complexos). Aproveite também para aperfeiçoar sua pronúncia em francês proferindo perfeitamente todas as palavras e sílabas.

Não se esqueça de expandir seu vocabulário todos os dias. Por exemplo, você pode memorizar uma lista de dez palavras por dia.

Viajando para aprender a falar francês com fluência

No nível avançado, você deve deixar os livros e as aulas de francês um pouco de lado e dar um passo adiante. Você tem principalmente praticar a língua!

Então, se você tem um amigo francês, continue escrevendo e falando com ele regularmente. Além disso, se você mora em uma grande cidade, descubra os eventos dedicados à cultura francesa.

Resumindo, faça o seu melhor para falar francês sempre que puder.

A melhor maneira, claro, é que você viaje para a França ou para outro país de língua francesa como o Canadá, Suíça, Bélgica, Mônaco, Luxemburgo, Seychelles… Existem muitos países onde você pode praticar francês! Todos eles são lugares para ser visitados pelo menos uma vez na vida!

O ideal é você ficar no país por vários meses. Assim, você pode mergulhar completamente na cultura francesa em questão.

Porém, para que tudo isso funcione, você deve esquecer o português! Não chegue no lugar e faça logo amizades com brasileiros ou pessoas que sabem falar português. Essa é a melhor maneira de praticar e melhor em francês!

Por mais que seja difícil se expressar o tempo inteiro em outra língua, lembre-se que esse esforço é necessário caso queira melhorar sua fluência no idioma.

Aperfeiçoe seu domínio no idioma Aprenda a língua francesa de uma forma divertida e gostosa com sua culinária!

Nada melhor que conversar e até ficar meio travado algumas vezes. Você sempre vai encontrar um jeito de se comunicar na língua e seu interlocutor vai ajudá-lo a aprender aquilo que não sabe.

Agora que você tem o plano de estudos para aprender francês, coloque-o em prática imediatamente! Há muitos meios para isso, como já falamos aqui neste post! Para isso, tente praticar a língua todas as horas!

Nossa dica principal para que você possa falar francês rapidamente é aprender enquanto você se diverte. Você não precisa se matar para estudar uma hora todos os dias ou duas horas por semana. É melhor estudar por 15 ou 20 minutos por dia, assim você sempre estará relembrando aquilo que já aprendeu antes.

Agora você não tem mais desculpas para não melhorar o seu nível! Procure já um bom curso de frances online ou presencial no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar