Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estrutura ideal para ensinar a pintar

De Camila, publicado dia 30/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Onde dar aulas de pintura?

“Ser professor não é profissão, é uma missão.”
Autor desconhecido

São muitas as pessoas que desejam ser professores nesse nosso Brasil. A realidade é que a profissão, infelizmente, não é tão valorizada quanto deveria.

Mas então, por que homens e mulheres escolhem ser professores? 

O site “Geledés – Instituto da Mulher Negra” publicou um depoimento de uma professora contanto porque, mesmo com tantos pontos negativos, ela decidiu seguir a carreira de magistério:

Escolhi ser professora porque o magistério é uma das atividades mais bonitas, mais apaixonantes, mais gratificantes que existem. Árdua, sem dúvida, mas indescritivelmente bela. Conhecer nossos alunos, transmitir conhecimento, receber conhecimento (receber, claro, porque a troca é constante e infinita!), criar laços, ver o desenvolvimento e contribuir para que ele se dê de forma prazerosa. Aprender sempre, muito. Mostrar ideias novas, caminhos novos. (…) Talvez seja ingenuidade, mas receber um abraço no final do dia, ler um “tô com saudade” no Facebook durante o fim de semana, ouvir desabafos daqueles que confiam tanto em você que decidem compartilhar um pouco mais de suas vidas… essas pequenas-gigantes coisinhas fazem com que valha a pena.

Você ama pintura, sonha em transmitir seus conhecimentos nesta área, se identifica com o relato da profissional acima, mas não sabe muito bem como seguir seu caminho?

Então confira nossas sugestões sobre opções possíveis para se tornar um professor de pintura.

Descubra também um breve guia para professores de pintura.

Ensinar pintura no ensino fundamental

“A arte pode favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania de crianças e jovens que se educam nas escolas, contribuindo para a aquisição de competências culturais e sociais no mundo no qual estão inseridos.”
(Jussamara Souza, “Arte no Ensino Fundamental”, 2010)

Para as turmas do ensino fundamental já não falamos de aulas de desenho ou aulas de pintura, mas sim de aulas de artes visuais.

As aulas de arte consistem em aprender uma variedade de técnicas e práticas artísticas, tais como guache, corte, colagem… Seguindo um modelo do professor, os alunos conseguem atingir resultados fantásticos.

Além de trabalhos práticos, estudantes do ensino fundamental começam a aprender um pouco sobre teoria e história da arte.

O ensino exige cultura e habilidade razoavelmente amplas em várias técnicas de pintura e desenho.

O professor precisa motivar o aluno a pintar. O professor precisa ser capaz de cativar o aluno.

Para estar apto a dar aulas em escolas para turmas de ensino fundamental, o profissional precisa possuir um diploma em licenciatura em artes.

A licenciatura é uma modalidade de curso superior que permite ao estudante dar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área do conhecimento em que se formou“, define o site “Guia de Carreiras”.

Durante a formação em licenciatura em artes, o futuro professor aprende, além de técnicas e pedagogia dentro do ensino da arte, como funciona o currículo escolar brasileiro para essa fase do aprendizado do jovem estudante.

Conheça os cursos cursos a seguir para se tornar professor de pintura.

Ensinar pintura no ensino médio

Ensinar pintura no ensino médio é muito diferente de ensiná-la no ensino fundamental.

O ensino da arte durante toda a educação escolar não está ligada apenas ao ato de ensinar os alunos a pintar, desenhar ou fazer colagens.

Estudos comprovam que o aprendizado em artes influencia a vida escolar do aluno em outras matérias, assim como na vida como um todo.

Em um artigo publicado pela Professora Doutora Ana Mae Barbosa – especialista em Ensino da Arte no Brasil – podemos ver que aprender práticas e teorias em artes desenvolve habilidades de leitura compreensiva:

James Catterrall dedicou grande parte de sua vida estudando as pesquisas que provam que as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Chegou à conclusão de que as Artes desenvolvem até a inteligência medida pelo teste QI, que é apenas uma parte da inteligência, a inteligência racional. Encontrou quatro pesquisas provando a transferência de aprendizagem das Artes Visuais para outras áreas. Estas pesquisas demonstraram que o estudo de Desenho aumenta a qualidade de organização da escrita; raciocinar sobre Arte desenvolve a capacidade de raciocinar sobre imagens científicas; a análise de imagens da Arte propicia a capacidade de leitura mais sofisticada, interpretação de textos e inter-relacionamento de diferentes textos.”
(Em “O Dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil”, 2017)

O currículo escolar de artes depende da escola. São muitas as técnicas de pintura e desenho que podem ser ensinadas em sala de aula.

Sendo assim, deve-se ter em mente que ensinar artes (seja através da pintura ou de outras representações e manifestações artísticas) no ensino médio é estar preparado para proporcionar um tipo de formação completa aos seus alunos.

Ensinar pintura em cursos superiores

Universidades Públicas

Para ser professor em universidades estaduais e federais, é preciso encarar uma seleção através de concurso público.

Além de passar no concurso, o candidato precisa possuir as qualificações específicas demandadas para a vaga (anos de prática em pintura, número de exposições com trabalhos autorais, experiência com ensino, etc.).

Como diploma, um candidato a uma vaga em universidades públicas precisam de, no mínimo, um diploma Stricto Sensu, ou seja, um Mestrado concluído em uma área relacionada com o curso em que pretende lecionar.

Ensino Superior Privado

Nas instituições privadas, os candidatos a professor passam por algumas etapas de seleção que envolvem a análise do currículo, prova prática de aula e entrevista.

As qualificações necessárias, assim como o tipo de diploma variam de instituição para instituição no caso das universidade e faculdades privadas.

No que diz respeito ao que será ensinado aos alunos durante as aulas de ensino superior, o professor deve estar preparado a orientá-los rumo ao mundo profissional das artes. Como professor de pintura, é preciso dar ênfase para como se tornar um pintor profissional.

As aulas de pintura giram em torno de muitas técnicas diferentes: pintura a óleo, aquarela, pintura acrílica, … Mas também diferentes técnicas de desenho: carvão vegetal, caligrafia, lápis de cor, pastel, tinta, grafite, …

Isso permite que futuros profissionais sejam versáteis.

Descubra ainda dicas sobre como encontrar alunos para suas aulas de pintura.

Dar aulas de pintura em escolas de artes

Escolher se tornar professor de pintura não significa ter que dar aulas em escolas que fazem parte do sistema educacional brasileiro.

Aprender pintura e outros tipos de fazeres artísticos também pode acontecer enquanto atividades extracurriculares.

Várias escolas de artes e atividades extraclasse podem ser encontradas em várias cidades espalhadas por esse nosso Brasil!

Elas, normalmente, oferecem uma série de cursos criativos, como cerâmica, escultura, fotografia, costura e, claro, pintura.

Os alunos chegam a esse tipo de aula para descobrir a pintura ou para melhorar habilidades já existentes.

No entanto, este tipo de aulas são, acima de tudo, procuradas por causa da paixão em pintar e pelo prazer de conseguir  relaxar e mudar as ideias através de um hobby criativo.

Do iniciante ao avançado, todos os níveis podem ser encontrados em cursos com esse perfil.

Os cursos extraclasse, portanto, possuem uma abordagem completamente diferente daquela apresentada nas escolas de ensino fundamental, médio e superior.

Além disso, as aulas de pintura são verdadeiras aulas de pintura e não de artes plásticas em geral.

Um professor particular é ideal para aqueles que querem aprender a pintar por diversão. Muitas pessoas escolher pintar por hobby.

Desta maneira você pode se concentrar em ensinar técnicas bem específicas aos seus aprendizes de pintor.

Para ensinar em escolas de atividades extraclasse, não é necessário nenhum grau particular, exceto motivação, pedagogia e uma prática artística. Um pintor sem diploma pode se dedicar bastante a ensinar nesse tipo de estrutura.

Dar aulas particulares de pintura

A internet chegou agitando o universo das aulas particulares!

Os alunos podem facilmente entrar em contato com professores particulares de pintura: basta fazer uma busca online para encontrar um mundo de opções.

Na plataforma do Superprof, por exemplo, a comunicação entre professor e aluno é estabelecida em apenas alguns cliques.

Devido ao grande fluxo de alunos em potencial que circula dentro da web à procura de um bom professor de pintura, tal sistema acaba sendo um caminho quase obrigatório a ser seguido por aqueles que desejam se tornar profissionais do ensino particular de pintura.

As aulas particulares permitem que você adapte sua programação e escolha o tipo de curso que deseja ensinar. Uma liberdade encontrada raramente em outros tipos de trabalho!

Você também pode escolher se quer dar aulas em casa, cursos intensivos, aulas semanais, cursos através de webcams, dentre outros.

As aulas através de webcam ou na casa do aluno também permitem que você se adapte a seus alunos e suas personalidades.

Aulas de quadrinhos, aprender a desenhar um mangá, pintura decorativa, pintura chinesa, colorir um esboço, pintura abstrata… não hesite em propor ideias criativas e originais aos seus pupilos.

É claro que vamos “puxar a sardinha para o nosso lado”, pois a nossa plataforma para colocar alunos e professores particulares em contato é sensacional, além de possuir uma utilização super fácil e intuitiva.

Ao se registrar no Superprof.com.br, o futuro professor ganha alta visibilidade, pois nossa comunidade de alunos e professores cresce a cada dia em todo o Brasil!

O professor possui um material sobre pintura muito rico em mãos. São muitas as técnicas de pintura que podem ser ensinadas.

Saiba mais sobre como se tornar um professor particular pintura.

Vocabulário a conhecer para ensinar pintura

Enquanto na escola os professores falam sobre artes plásticas em geral, durante as aulas particulares eles podem falar especificamente sobre pintura.

Aqui estão algumas definições básicas de palavras-chaves muito utilizadas nesse meio para ajudá-lo a encontrar seu caminho:

Artes plásticas

As artes plásticas são, no senso comum, o agrupamento de todas as práticas ou atividades que dão uma representação artística, estética ou poética, através de formas e volumes.

Professor de arte

Através da descoberta de obras e práticas, o professor de arte, criativo e pedagogo, educa o olhar e a mão dos seus alunos, desenvolvendo seus sentidos artístico e estético e transmitindo-lhes o gosto pela criação.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar