Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Divulgar seu trabalho de professor de francês

De Camila, publicado dia 27/09/2017 Blog > Idiomas > Francês > Como encontrar alunos para dar aulas particulares do idioma da França

O mundo está cada vez mais poliglota. Torna-se, então, muito importante o conhecimento e o domínio de outros idiomas além daquele que aprendemos ao nascer.

O francês é reconhecido como uma das línguas mais importantes no âmbito comercial e por isso a procura pelo seu aprendizado se tornar cada vez maior.

Você é francofônico nativo ou bilíngue em francês? Além do mais, é paciente e possui boas habilidades na hora transmitir seus conhecimentos sobre o idioma?

Se as respostas para as perguntas acima forem positivas, então é bem provável que você já tenha pensado em se tornar professor particular da língua falada na França!

Dar aulas individuais é uma excelente maneira de ganhar um renda extra. O ofício pode até mesmo de se tornar sua fonte de renda principal!

O desejo de seguir pelo caminho educacional é crescente, mas você ainda não sabe como angariar seus primeiros alunos? Então fique de olho nesta matéria, pois te damos algumas dicas de como se inserir no mercado das aulas particulares e conseguir vários clientes!

Anúncios

Pode parecer ultrapassado, mas muitas vezes os métodos mais tradicionais de divulgação podem acabar sendo os mais eficientes. Anunciar seus serviços é uma forma infalível para atrair seus primeiros candidatos a aprendiz de francês.

Panfletos em comércios locais

Que tal começar dando uma volta nos comércios perto da sua casa ou escritório? Padarias, livrarias, bancas de revistas, lojas… Lugares que possuem um trânsito grande de pessoas podem ser de grande ajuda para a divulgação ganhar visibilidade.

Invista na criação de panfletos que apresentem e ofereçam seus serviços de aulas particulares de francês. Deixe claro que você oferece cursos na região e que está disponível para todas aquelas pessoas que desejam aprender e melhorar as habilidades linguísticas.

Você pode citar ou não suas tarifas por hora de curso.

O comércio local pode ser um bom local para começar a fazer a divulgação das suas aulas de francês. Por que não espalhar panfletos de divulgação?

Periódicos locais

Você já pensou em publicar um anúncio nos jornais e revistas da sua região? Muitos destes meios tradicionais de informação divulgam notas personalizadas com os dados solicitados.

A ideia lhe parece boa, mas como entrar em contato com estes meios de comunicação?

  1. Acesse o site do jornal;
  2. Inscreva-se;
  3. Escreva seu anúncio;
  4. Escolhas as datas de publicação;
  5. Efetue o pagamento online;
  6. Espere e receberá um e-mail de confirmação.

Fácil, não?! Lembre-se de colocar no anúncio suas formações específicas na língua.

Quais jornais escolher para fazer a divulgação?

Faça uma pequena pesquisa de mercado e identifique os jornais que rodam no seu bairro e na sua cidade. Você pode optar por edições gratuitas, distribuídas periodicamente em determinadas regiões, ou pelos grandes veículos com mais saída. Tudo depende de qual público alvo você pretende alcançar e qual seu orçamento para bancar tais divulgações.

Internet

Hoje em dia, a internet é o meio de informação mais acessado por grande parte da população mundial. É raro encontrar alguém que não faça suas buscas na rede.

Se você fizer uma pesquisa com as palavras-chaves “anúncios grátis de serviços na internet”, encontrará mais de 1 milhão de resultados!!! Os primeiros que aparecerem na sua lista são, provavelmente, os mais acessados pelas pessoas que buscam este mesmo serviço.

Dentre as alternativas, encontramos os seguintes endereços onde você pode anunciar suas aulas particulares de francês:

  • AnunciarGratisNaInternet.org
  • QueroAnunciarGratis.com
  • MercadoLivre.com.br
  • SoPrestadoresDeServicos.com.br
  • PromovaFacil.com.br
  • AnunciosGratuitos.com.br

Esta é mais uma boa maneira para começar a dar suas aulas de língua francesa.

Boca a boca

Como dizem por aí, “quem tem boca vaia Roma”.

Divulgar oralmente seu serviço é sempre uma ótima maneira de ficar conhecido por aqueles que o rodeiam.

Espalhar para todo mundo que você dá aula de francês é uma boa maneira de fazer sua autopromoção. A comunicação interpessoal ainda é uma das melhores maneiras de conseguir alunos.

Ao passar a informação adiante, as pessoas que te conhecem com certeza se lembrarão de te indicar para amigos, parentes, colegas ou quem quer que seja que esteja procurando por professores particulares de francês.

Fale sobre suas formações, seu domínio na língua, suas experiências prévias ligadas ao ensino, etc.

Sendo assim, para este tipo de difusão só existe uma regra: FALAR MUITO!

Redes Sociais

Criar uma página nas redes sociais e divulgar suas aulas em perfis do Facebook, Instagram, Twitter, etc. garantirão que todos seus contatos nessas interfaces fiquem cientes do seu novo meio de atuação.

Da mesma maneira que o boca a boca, as chances de seus amigos virtuais disseminarem seus serviços é bem grande. Sem contar que quanto maior o número de “likes”, maior as chances da sua página e das suas aulas ficarem conhecidas por muitos.

Instituições de aulas particulares

Organizações especializadas em aulas particulares são cada vez mais procuradas por alunos e pais de alunos.

Você sabia que quase 20% dos guardiões recorrem a tal serviço na hora de encontrar tutorias individualizadas para seus protegidos?

Professores diplomados e com vasta experiência cobram por volta de 65,00 reais a hora de aula. Já aqueles que ainda estão estudando e dão aulas para ganhar uma graninha extra costumam cobrar mais barato: em torno de 40,00 reais por hora de curso.

Cada organismo de oferta de aulas particulares possui sua própria tabela de preços para cada tipo de perfil de professor de francês. A maneira de declarar a prestação de serviços também varia de instituição para instituição.

Em alguns casos, os professores são contratados como assalariados; em outros, com o estatuto de MEI (Microempreendedor Individual), ou seja, o famoso freelancer.

Cada cidade do país possui diferentes instituições de aulas particulares conhecidas na região. A melhor alternativa para encontrar a mais prestigiada – e com mais alunos – perto de você é fazendo uma busca no nosso bom e velho amigo Google.

Plataformas online para professores

Instituições especializadas em oferecer aulas particulares oferecem estabilidade ao professor graças à sua grande agenda de contatos de pais e alunos.

Professores particulares se beneficiam muito das plataformas online. As plataformas online de aulas particulares são uma ótima ferramenta.

No entanto, a falta de liberdade e os pontos negativos diante a quantidade de aulas também é maior: lucro mais baixo, horários fixos, metodologia muitas vezes “engessada”, seleção de alunos feita por terceiros, etc.

O que fazer?

Inscrever-se em plataformas especializadas na divulgação de professores particulares pode ser uma boa alternativa para se lançar no universo da tutoria individualizada.

Como tudo na vida, este tipo de prática possui igualmente seus pontos negativos. Um deles é a maneira de se destacar da concorrência na hora de atrair seus novos clientes.

Como se divulgar?

  • Dedique-se à difusão de um perfil completo: diplomas, experiências em instituições estrangeiras, cursos no exterior… Ou seja, todas as qualidades necessárias que te tornam um bom professor de francês;
  • Dê ênfase não só para sua experiência profissional, mas também para suas características pessoais: hobbies, viagens, conhecimentos gerais… Dedique um espaço do seu perfil para colocar informações que marquem seu diferencial, pois elas poderão despertar ainda mais o interesse dos alunos;
  • Fale sobre sua metodologia e como você costuma estruturar suas aulas: o que faz de você um bom professor?
  • Quais serviços você propõe? Aulas para adultos, crianças, preparação para diplomas oficiais, foco em conversação, francês para negócios…
  • Pesquise a média de preço de aulas particulares de francês na sua região e ofereça tarifas competitivas. E porque não oferecer uma primeira aula grátis?

Como escolher uma plataforma?

É claro que nós vamos “puxar a sardinha” para o nosso lado, já que somos referência neste tipo de serviço dedicado aos profissionais das aulas particulares.

No Superprof.com.br, cada professor cria seu próprio perfil dentro do campo de ensino em que atua. O educador é livre para estipular sua tarifa de hora / aula. O preço cobrado varia de acordo com a experiência e a formação de cada profissional.

A particularidade da nossa página é que os alunos podem avaliar e deixar comentários visíveis a todos sobre o desempenho dos professores.

A cada conquista alcançada pelos pupilos, o tutor tem a oportunidade de receber mensagens abertas de agradecimento em seu perfil, favorecendo assim ao aumento do prestígio do seu trabalho dentro da comunidade da plataforma. Tal notoriedade é, frequentemente, responsável pela atração de cada vez mais alunos!

A inscrição e criação do perfil são feitas de maneira rápida e descomplicada; as trocas entre professor e aluno acontece de forma simplificada; o pagamento é executado diretamente ao professor.

Uma divulgação bem feita é sinônimo de muitos alunos e mais lucro. Se dedicar a uma boa divulgação das aulas pode aumentar seus lucros.

Página própria na internet

Se seu objetivo é se lançar no mercado das aulas particulares como profissional autônomo e independente, então você vai precisar se munir de várias ferramentas para conseguir se destacar.

Uma das melhores maneiras é criar sua própria página na internet.

Mais do que apenas a divulgação do seu currículo, o seu site profissional deve ser considerado como um instrumento de peso para a promoção do seu trabalho.

Para que ele se torne um dispositivo de consulta importante para a divulgação de suas aulas, ele precisa, então, ser bem referenciado.

Como criar um site

Interfaces como WordPress e Wix propõem uma manipulação simples para a concepção e confecção da sua página a baixos custos.

Superprof possui vários especialistas em informática especializados na criação de sites para web. Não pense duas vezes em consultar-los caso sinta dificuldades em executar a tarefa sozinho.

Com uma página organizada, moderna e clara, você atrairá a atenção de mais clientes.

Como aparecer no resultado das buscas

Para que as pessoas te encontrem dentre as primeiras opções de aulas particulares logo após efetuarem a busca online, você precisa fazer com que sua página fique bem referenciada.

Se você é novato em matéria de referenciamento na internet, não pense duas vezes antes de procurar um profissional para te auxiliar. O investimento trará, sem a menor sombra de dúvidas, bons frutos para seu novo negócio.

Para conseguir um bom referenciamento e, consequentemente, uma boa visibilidade nos sites de busca, precisa se dedicar a alguns pontos na hora de redigir as informações na sua página:

  • Destacar seus pontos fortes: experiências, diplomas universitários…
  • Apontar qual metodologia utiliza, qual é o foco das suas aulas: curso de frances online de forma lúdica, aulas em domicílio, preparação para diplomas oficiais…
  • Indicar tarifas, de preferência, por hora de aula;
  • Indicar reduções e promoções (caso elas existam);
  • Especificar público alvo: crianças, adolescentes, adultos, universitários, empresários…
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar