Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender o idioma da Alemanha dentro e fora de casa

De Camila, publicado dia 18/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Onde fazer aula de alemão

“Quem não conhece línguas estrangeiras não sabe nada da própria.” – Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe, também conhecido apenas como Goethe, é um dos intelectuais alemães mais conhecido de todos os tempos. Ele foi poeta, romancista, dramaturgo, diretor de teatro, filósofo, teórico de arte, diplomata e funcionário do governo durante os 82 anos em que viveu.

Goethe ganhou sua fama com o romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther“, mas ficou realmente conhecido mundialmente com sua obra prima “Fausto“, drama trágico publicado em partes entre 1790 e 1832.

Por ser considerado até hoje como o mais importante escritor alemão, nos referimos também ao idioma falado na Alemanha como “a língua de Goethe”.

Se você está se dedicando ao aprendizado do idioma ou pretende começar a ter aulas em breve, então, com certeza, textos do famoso literário cruzarão seu caminho.

Goethe é tão famoso que virou sinônimo da língua alemã. O idioma da Alemanha também é conhecido como “a língua de Goethe”!

Cursos particulares de alemão em casa permitem ao aluno aprender a língua de Goethe em um ambiente calmo e sereno, bem diferente de uma sala de aula, que pode ser muitas vezes fria e impessoal.

Graças às aulas com professores particulares, aprender a falar alemão pode virar uma atividade mais descontraída, permitindo um aprendizado de base prazeroso e eficaz.

Ponto positivo das sessões individuais de cursos do idioma da Alemanha é o fato delas poderem ser ministradas em locais diversos. Você já pensou em fazer aulas em um restaurante alemão quando o assunto da sua lição for alimentos? Ou quem sabe ir a um shopping olhar vitrines de lojas quando a matéria for vestimentas?

Aulas particulares proporcionam aos alunos uma maior liberdade na hora de aprender a língua alemã. Nesta matéria, Superprof preparou uma lista de sugestões dos locais mais propícios para um aprendizado eficaz do idioma.

Aulas de alemão em casa

Podemos ser todos iguais perante a lei, mas quando o assunto é temperamento, cada pessoa possui o seu.

Algumas conseguem permanecer concentradas durante horas a fio, enquanto outras precisam de uma pausa nos estudos a cada 15 minutos.

Existem alunos que não se adaptam bem diante da autoridade de um professor que impõe a mesma matéria para todos os aprendizes, sem levar em conta suas particularidades (pontos fortes e fracos).

Fazer aulas particulares de alemão em casa permite ao aprendiz escolher o tipo de ambientação que melhor favorece sua concentração. Na sala de jantar, no escritório ou na mesa do quarto, os cursos semanais podem acontecer no local da casa em que ele se sente mais confortável e, consequentemente, mais motivado a aprender o idioma da Alemanha.

O melhor lugar da casa é aquele em que o aluno se sente mais motivado a estudar. Nada impede que as aulas particulares aconteçam no quarto do aluno.

Além dos alunos, os pais dos aprendizes também aderem cada vez mais a este método de ensino individualizado.

Explorar o espaço físico do lar durante os estudos pode ser de grande ajuda para o estudante na hora de memorizar regras gramaticais da língua alemã ou ainda guardar certos vocabulários.

Confira algumas dicas de como trabalhar nas melhores condições:

  • Confeccionar fichas: associar o nome escrito nas fichas às imagens que vemos em revistas ou dos objetos de casa; escrever palavras do vocabulário alemão e suas traduções nas fichas e separá-las em grupos temáticos. Elas são ótimas para serem utilizadas para revisões das matérias de alemão;
  • Organizar o espaço de trabalho: estudar em um local limpo e organizado favorece à concentração e à motivação na hora de fazer aulas, facilitando o aprendizado do alemão;
  • Mudar de cômodo: se algo incomoda o aluno naquele cômodo em que as aulas vêm sendo feitas, não hesite em trocar de local;
  • Optar por locais luminosos: um quarto ou sala muito escuros fazem a vista se cansar mais rápido, atrapalhando os exercícios de leitura e, consequentemente, a concentração e a eficiência no aprendizado.

Existem algumas maneiras de estimular aqueles alunos com dificuldade de concentração na hora da leitura de textos na língua alemã. Superprof selecionou algumas ideias de metodologia que podem ser aplicadas para tentar ganhar a atenção dos que ficam com a cabeça nas nuvens na hora das aulas:

  • Simplificar e ilustrar as matérias com imagens: evitar a utilização de textos complexos como “O Capital“, de Karl Marx ou “A crítica do razão pura” de Immanuel Kant para aqueles que estão começando a aprender o idioma da Alemanha;
  • Aprender brincando, de maneira lúdica: se divertir durante a aulas é a melhor maneira de aprender e memorizar as matérias de alemão;
  • Quebrar a rotina: o cérebro humano necessita de oxigenação e descontração. Após duas horas de estudos ininterruptos – seja através de aulas particulares ou de revisão da matéria – a melhor opção é trocar de ambiente. Se estiver no quarto, vá para a sala e vice-versa. Se o tempo estiver bom, por que não se sentar na mesinha da varanda?
  • Evitar um aprendizado sob pressão: o cérebro trabalha de maneira mais eficaz na hora de memorizar os conteúdos das aulas de alemão se eles forem passados de maneira descontraída e espontânea. Adotar uma metodologia mais informal é muito mais benéfico para o aprendizado do que aulas sérias e rígidas;
  • Utilizar diálogos simples em alemão: o aprendizado acontece de maneira progressiva. Começar as aulas com diálogos menos complicados dará ao aluno a chance de assimilar a matérias mais facilmente, motivando-o a continuar a dedicar aos estudos.

O cérebro trabalha melhor quando as matérias são expostas de maneira lúdica. Aulas lúdicas favorecem o aprendizado do alemão.

Sendo assim, podemos concluir que fazer aulas particulares de alemão em casa permite a:

  • Sair da rigidez do formato institucional do ensino de idiomas;
  • Fazer trocas personalizadas com um professor que domina a língua alemã;
  • Aprender com mais liberdade os assuntos desejados;
  • Fazer provas de avaliação sem estar sob pressão;
  • Fazer pausas e trabalhar no seu ritmo.

Se o professor particular for um profissional experiente e com boa metodologia, ele saberá adaptar as aulas e seus conteúdos ao perfil de aprendizado do pupilo. Com o tempo, o aluno conseguirá estudar de maneira independente quando o professor não estiver mais presente.

Organizar as aulas dentro de casa

Para aproveitar ao máximo os cursos particulares de alemão em domicílio é preciso escolher o lugar mais propício dentro de casa para se fazer aula. Um local confortável, calmo e bem iluminado contribui enormemente para o aprendizado!

As aulas particulares acontecem, normalmente, na casa do aluno. No entanto, cada aprendiz escolhe um cômodo de sua preferência para levar adiante os cursos. Existem ainda aqueles alunos que fazer aulas através de webcams, utilizando programas de videoconferência – como o Skype – para entrar em contato com o tutor durante as horas de curso. Tal método vem sendo adotado cada vez mais pelos profissionais do ensino e é cada vez mais demandado pelos alunos.

Outro ponto positivo de ter aulas em casa é o fato de conseguir revisar com mais facilidade e tranquilidade. Os momentos de estudo podem acontecer no quarto, na sala, no escritório, na varanda ou até mesmo em uma mesa no jardim se o tempo estiver bom!

Para aqueles que terminam rapidamente as atividades passadas pelo professor, existe um bom lugar para encontrar exercícios extraclasse: no aplicativos para tablets e celulares.

Utilizando tais pérolas da tecnologia, os aprendizes têm ainda mais mobilidade na hora de revisar a língua alemã. Com o telefone em mãos, eles podem se acomodar em qualquer lugar da casa e praticar o idioma de Goethe, seja qual for o nível de domínio do idioma em que se encontram.

Seguem algumas sugestões de aplicativos que oferecem exercícios para treinar alemão:

  • Duolingo;
  • Babbel;
  • Learn German by MindSnacks;
  • Learn German Free;
  • German Made Easy;
  • G-Verbs;
  • Life German;
  • German BigDict;
  • German – Speak and Learn Pro.

Com um desses programas instalados no smartphone ou tablet, o aluno poderá praticar o idioma germânico ao mesmo tempo em que executa outras tarefas como:

  • Faxinar a casa;
  • “Visitar” o toilete;
  • Esperar uma carona;
  • Tomar café da manhã;
  • etc.

Resumindo: a ideia é achar um local na casa que caia como um luva para cada tipo de aluno quando o assunto é se sentir confortável e motivado para aprender alemão. Se a internet está à disposição do aprendizado, porque não utilizá-la?!

Fazer aulas particulares fora de casa

Aulas particulares podem ser, para muitos, sinônimo de  sessões de ensino face a face com um professor na casa do aluno. Normalmente tal formato acontece pela comodidade e praticidade tanto para o aprendiz quanto para o profissional.

Você já imaginou fazer suas aulas em locais que não sejam seu domicílio?

Não estamos falando do escritório ou a casa do professor. Estamos falando de lugares lúdicos, que tenham a ver com a matéria passada naquele momento.

Quer maneira mais estimulante para aprender o vocabulário de alimentos do que fazer uma aula em um supermercado? E se a lição for sobre vestimentas, que tal ter uma sessão de curso particular dentro de uma loja de departamentos? Imagine só passar todo o período de aula em um zoológico aprendendo vocabulário relacionado a animais? O cérebro do aluno, com certeza, adorará o exercício e memorizará tudo muito mais fácil!

O zoológico pode ser um ótimo local para se ter um aula de alemão. Já pensou que legal aprender a falar “girafa” em alemão olhando para uma?

Se ambos professor e aprendiz preferem locais mais calmos, então uma biblioteca ou uma livraria que possua um café também podem ser uma boa opção. Durante a aula, vários livros e dicionários estarão ao alcance das mãos. Quer mina de ouro maior que essa na hora de uma sessão de estudos?

Claro que tudo depende da idade do aluno, pois uma biblioteca será muito mais interessante para os mais velhos do que para os mais novos. Já os jovens curtirão muito mais um passeio no zoológico durante o dia do que os adultos atarefados.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar