Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de PLE na capital paulista

De Joseane, publicado dia 16/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Aprender português em São Paulo

Acabou de chegar na cidade de São Paulo e quer melhorar o seu nível de português ingressando em um curso de português lingua estrangeira? Esse artigo é para você.

A língua que falamos hoje no Brasil tem um longa história que data de 1500 quando os portugueses entraram na disputa por novos territórios durante o período da expansão marítima, deixando um pouquinho de sua herança cultural, sendo a maior delas a língua portuguesa, que hoje tem um toque bem brasileiro e próprio se diferenciando no léxico e na semântica da língua falada no Portugal.

Isso porque no Brasil, o dioma português se misturou com as línguas nativas indígenas, africanas e de imigrantes europeus, perdendo um pouco dos seus traços de origem e ganhando em brasilidade. O português que você vai aprender na cidade de São Paulo é o português brasileiro com sotaque paulista e paulistano.

A língua portuguesa está entre as mais faladas do mundo, então aprender essa língua é aumentar o seu conhecimento sobre diversas culturas e povos. O Português está espalhado por quase todos os continentes do Globo!

Para o estrangeiro recém chegado em São Paulo, aprender português será um desafio, porém acredite: não é difícil aprender português!

Leia este artigo até o fim e veja como  encontrar aulas de português para estrangeiros em São Paulo.

Onde aprender português gratuitamente em São Paulo

Você é estrangeiro e veio tentar a sua sorte em São Paulo? Está em busca de trabalho em São Paulo e encontra dificuldades devido ao fato de não dominar a língua portuguesa? Pois bem, saiba que é possível aprender português na capital paulista de forma gratuita.

Aulas de português em São paulo Aprenda português de forma descontraída com a galera de São Paulo…

É isso mesmo, dá para aprender português de graça em São paulo. Então, se a sua situação enquanto estrangeiro em São paulo está difícil, saiba que você pode aprender a falar português de graça na capital, e isso graças a algumas associações que dão aulas presenciais de português para imigrantes nessas condições (Fonte: memorial.org.br).

Siga esse link, se o seu interesse for aprender português em Recife!

Centro de Apoio e Patoral do Migrante (CAMI)

As aulas de português dadas pelo centro de apoio  beneficia principalmente a os imigrantes que chegam à São Paulo e não sabem falar o português.

As aulas acontecem nos finais de semana em mais de 10 locais espalhados  pela capital:  Brás, Bom Retiro, Belenzinho, Vila Maria Alta, Casa Verde, Jardim Brasil (duas turmas), Jardim Fontales (Vila Zilda), Carapicuíba, CAMI (duas turmas).

O curso é de duas horas de aulas por semana  durante dois anos. Tempo suficiente para que os alunos fiquem a vontade com a língua, e aprenda a se virar bem nas situações sociais e profissionais.

SEDE DO CAMI
Alameda Nothmann 485 Campos Elíseos, São Paulo/SP
Telefone: 11 3333 – 0847

Outros locais para aprender português de graça em São Paulo

Muita gente não sabe mas a maioria das universidades de línguas oferecem aulas de línguas, inclusive aulas de português para estrangeiros, gratuitamente ou sob pagamento de uma pequena quantia.

Esses cursos, em sua maioria aberta a comunidade, são normalmente ministrados pelos estudantes dos últimos períodos dos cursos de Letras e é uma ótima maneira para aprender português e também se integrar na cultura.

Se você quer aprender a falar português rapidamente para encontrar um trabalho ou mesmo para ingressar em uma universidade brasileira, os cursos de português para estrangeiros das universidades pode ajudar e muito na realização do seu projeto.

Se informe enviando um e-mail ou indo até a universidade mais próxima! Falar entre os seus amigos e conhecidos também pode ajudar. São Paulo é a maior cidade do Brasil e certamente você não encontrará dificuldades para encontrar um curso de portugues lingua estrangeira que esteja dentro das suas possibilidades.

Veja como aprender português no Rio de janeiro.

Aprenda português com os paulistas

A melhor forma de aprender português é, sem dúvida, praticando. Certo, nem todo mundo consegue aprender somente com a prática, muitas pessoas precisam de aulas teóricas, no caso, aulas de gramática, para conseguir assimilar uma língua. Mas, para aprender de forma genuína uma língua estrangeira, o ideal mesmo é praticar muito.

Como Aprender português A melhor forma de aprender uma língua é praticando!

E não seria diferente com o português! Se você quer aprender a falar português vai ter mesmo que praticar muito com os brasileiros. Assim sendo, na condição de estrangeiro expatriado em São Paulo em busca de aprender a língua portuguesa recomendamos que você integre uma atividade em grupo composta por brasileiros. Gosta de futebol? Encontre um time ou monte o seu próprio time composto, claro, por brasileiros.

De passagem por Belo Horizonte? Dá para aprender português lá também!

Vá para o bar, para a balada, para a academia de esportes sozinho e faça amizades com os brasileiros. Para a sua alegria, os brasileiros são geralmente muitos extrovertidos e abertos para novas amizades. Então você não encontrará dificuldades para encontrar a sua turma.

Ingressar em uma atividade ou em uma comunidade também ajuda a estreitar laços, por exemplo, você pode escolher uma atividade física regular. As chances de encontrar sempre as mesmas pessoas será grande, o que te ajudará a “quebrar o gelo”, caso você seja alguém tímido.

Uma simples corrida no parque também pode ser um canal de encontros. Basta aproveitar as oportunidades que surgem para começar a dizer as suas primeiras palavras em português.

Procure por grupos de conversação em idiomas estrangeiros. Brasileiros adoram aprender línguas estrangeiras, você pode propor ensinar a sua língua materna em troca do aprendizado de português! Saiba tirar proveito de todas as situações. Vai comprar pão na padaria pela manhã? Que tal puxar conversa com os atendentes?

Quer aprender português para estrangeiros em Salvador? Saiba mais aqui.

Um professor particular de PLE em São Paulo!

Se você tem urgência em aprender português por razões profissionais ou outras que exijam que você domine a norma culta da língua, o mais recomendado é que você encontre um professor particular de português língua estrangeira.

Que tal aprender português com um professor particular Um professor particular para facilitar o seu aprendizado de português

A boa notícia para você é que, graças a plataforma Superprof, você pode encontrar com facilidade um professor particular de português para estrangeiros pertinho de você na cidade de São Paulo.

Dentre as vantagens de aprender português com um professor particular, notamos:

  • método de ensino funcional
  • aulas feita sob medida
  • aprendizado de português a oral e também na forma escrita
  • dicas sobre as variantes do português brasileiro
  • profissional qualificado
  • melhor custo x benefício

O grande barato da aula particular de português para estrangeiros é que você pode receber a aula no horário e local que te convém. Por exemplo, você pode ter aulas pela manhã antes de ir ao trabalho, ou a noite depois do horário de trabalho. Se a sua única disponibilidade para ter aulas de português é aos fins de semana, saiba que muitos professores disponibilizam horários no fim de semana!

A aula sob medida e que se adapta às necessidades do aluno é que faz toda a diferença. O professor particular de português língua estrangeira fará um curso completamente voltado ao interesse do aluno, o que facilita e muito o aprendizado do português.

Lembre-se que se você estiver de passagem por Porto Alegre, é possível ter aulas de Português para estrangeiros lá também!

Dicas extras para facilitar o seu aprendizado de português

Aprender uma língua não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é fato que, como todo aprendizado, é preciso dedicação para assimilar uma língua.

Aprender português sem sair de casa Aprender português para estrangeiro na internet? Claro que dá!

Se você está aprendendo o português como segunda língua ou como língua estangeita, algumas dicas podem lhe ser úteis:

  • Se interesse pelo mundo lusófono, incluindo costumes e cultura dos países;
  • Compre um bom material didático de introdução ao português língua estrangeira
  • Contrate um professor de português, faça um curso de português para estrangeiro
  • Leia livros e revistas, ouça músicas em português
  • Pratique com um falante nativo! Confira aqui como praticar usando os aplicativos no seu telefone.
  • Faça anotações!

A internet pode ser uma excelente pedida para otimizar o seu estudo do português lingua estramgeira.

Aprenda PLE em Brasília!

Veja aqui como usar a internet a seu favor:

Busuu: aplicativo para falar português de forma rápida

Se você está procurando um curso de portugues gratuito, esse aplicativo é mais uma possibilidade de aprender português de forma rápida e sem custos. O busuu está disponível tanto para Android quanto para IOS e figura a lista dos aplicativos mais completos no campo de aprendizado de línguas.

Tandem: pratique português com um falante nativo

Esse aplicativo, embora só esteja disponível em IOS, parece muito promissor, pois trata-se de uma comunidade de aprendizado de línguas. O aplicativo é interativo e funciona assim: você faz um cadastro e deve responder algumas perguntas sobre seus hábitos, como assuntos que gosta de conversar e suas metas de aprendizado.

Ditados Populares do Brasil: fale português como um brasileiro

Se o seu nível de português já está mais avançado e você deseja falar de forma mais descontraída incorporando frases populares e construções coloquiais no seu vocabulário, esse aplicativo, disponível em Android, é para você. Falar portugues vai muito além das regras da gramática. Essa é justamente a proposta do Ditados Populares do Brasil, um aplicativo que reúne alguns ditados brasileiros, dos mais famosos aos mais raros.

Quer aprender português com os mineiros? Saiba como, clicando aqui.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar