Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Assimilar o idioma da Alemanha começando do zero

De Camila, publicado dia 14/12/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Como aprender alemão quando se é iniciante

“Tudo parece impossível até que seja feito.” – Nelson Mandela

Se lançar no aprendizado de uma língua estrangeira pode ser intimidador para muitos. Afinal de contas, aprender alemão não é igual aprender espanhol para nós que falamos português.

Língua de origem germânica, o alemão possui uma reputação de ser difícil a ser assimilado, principalmente se não moramos em solo germanófono.

Quer conselhos para aprender alemão?

Assim como disse Nelson Mandela na citação acima, virar um expert na língua de Goethe pode parecer missão impossível, mas não é. Se fosse verdade, não existiram centenas de milhões pessoas ao redor do mundo, incluindo brasileiros, dominando o alemão tão bem.

É preciso esforço, motivação e dedicação –  assim como tudo o que aprendemos na vida – para atingir um nível elevado de conhecimento do idioma. Mas se você é um apaixonado pela língua e pela cultura germanófona, isso, provavelmente, não vai apresentar nenhum problema.

Por onde começar os estudos quando se é um total iniciante no aprendizado do idioma?
Onde procurar ajuda?
Qual o melhor tipo de ajuda?
É possível aprender estudando sozinho em casa?

Essas e outras milhares de perguntas passam pela cabeça daqueles que nunca tiveram contato com a língua e desejam começar a fazer aulas de alemão.

Sempre com a missão de tornar sua vida de estudante mais fácil e prazerosa, Superprof preparou esta matéria com alguns conselhos para os marinheiros de primeira viagem que têm por missão “conquistar” o idioma falado na Alemanha.

Perguntas a se fazer antes de começar o aprendizado

Ninguém decide aprender uma língua estrangeira do dia para a noite. Não é como um desejo de comer chocolate, por exemplo. Ninguém acorda de manhã, levanta da cama e, do nada, diz: “hm, hoje me deu uma vontade de aprender alemão… “. Principalmente quando se começa do zero.

A maioria das pessoas que optam por fazer aulas do idioma da Alemanha possuem objetivos e / ou razões específicas para aprender a língua. Seja por causa do trabalho, da universidade ou simplesmente pelo amor e interesse pelos países de cultura germanófona, existem ferramentas que tornam o caminho a ser trilhado para atingir seus objetivos linguísticos mais fácil e agradável.

Saiba mais sobre como aprender alemão rapidamente!

1/ Quais são seus conhecimentos prévios do idioma?

A menos que você nunca tenha escutado nenhuma palavrinha de alemão na vida, é relativamente raro começar os estudos da língua sem nenhum conhecimento sobre ela.

Existem motivos e objetivos específico que levam o aluno a optar por aulas de alemão. O desejo de se aprender alemão não aparece de uma hora para outra, como o desejo de se comer um chocolate.

Não estamos falando de conseguir estabelecer um diálogo ou conhecer uma enorme gama de vocabulário, mas sim de algumas palavrinhas e expressões inusitadas. Mesmo porque, o desejo de se lançar na aventura do aprendizado do idioma não apareceu do nada, não é mesmo?

Você ficaria boquiaberto se soubesse o tanto de interseções que existem entre o português e o idioma dos irmãos Grimm.

Se você fala inglês, mais um ponto a ser agregado aos seus conhecimentos de alemão, já que as duas línguas têm muitas caracteristicas em comum, pois ambas possuem a mesma raiz germânica. Se este é o seu caso, então pode ficar despreocupado, pois já saiu do zero.

É interessante pensar nos conhecimentos que você possui e que podem estar ligados à língua alemã. Tal constatação ajuda a ter noção de onde você se deve começar o aprendizado e qual o melhor método para o seu perfil.

2/ Quanto tempo é preciso para aprender alemão?

Esta é uma pergunta muito importante, mas igualmente difícil de ser respondida.

Cada um possui seu próprio tempo de aprendizado – o que é perfeitamente normal. Pessoas que falam inglês ou que possuem um contato maior com a cultura germânica terão mais facilidade em assimilar diversos aspectos do idioma do que aquelas que possuem menos.

O tempo para se aprender a mesma matérias em alemão varia de pessoa para pessoa. Cada um possui seu próprio tempo de aprendizado.

O tipo de aprendizado e o tempo de dedicação do aluno também interferem no período de assimilação do conteúdo. Aqueles que praticam mais, fazem aulas com mais frequência e têm contato constante com o idioma estão propícios a dominar o alemão antes daqueles que fazem 1 hora de aula por semana e nada mais.

Caso você more em um país germanófono, então todas as fichas estão ao seu lado para que seu progresso seja o mais rápido possível. Você tem a possibilidade de fazer absolutamente tudo no seu dia-a-dia utilizando  o alemão (ou pelo menos tentando!). Uma imersão total na vida e na cultura germanófona é a melhor maneira de enriquecer seus conhecimentos linguísticos rapidamente.

Se você é um estudante dedicado e determinado, disposto a entrar de cabeça na aventura do aprendizado do alemão, então conte uma média de 6 meses para cada nível de domínio do idioma (do A1 ao C2, de acordo com a classificação europeia). Vale sempre guardar em mente que vários fatores podem interferir neste número, como citamos acima.

Aprenda também a utilizar dispositivos móveis a seu favor na hora de aprender alemão.

3/ Quanto você pretende gastar para aprender alemão?

A terceira questão a ser colocada é relacionada ao seu orçamento para as aulas. Se a resposta for “zero”, então você terá que ser uma aluno bem esforçado e motivado para conseguir manter um ritmo independente da presença de professores. A boa notícia é que existem vários cursos e aulas online que são disponibilizados gratuitamente, tornando esta uma tarefa totalmente possível.

Caso você tenha uma graninha boa para investir neste processo, então o leque de opções aumenta, assim como suas chances de sair tagarelando em alemão por aí antes do tempo esperado.

Um professor particular de alemão é a melhor alternativa para aqueles que possuem condições financeiras para tal e almejam avançar rapidamente no aprendizado. Mais rápido que isso, só um curso de imersão “in loco” em terras germanófonas.

Se seu objetivo é não gastar nem um tostão, então basta se munir de uma tablet, smartphone ou computador e se jogar nos aplicativos, videoaulas e curso de alemão online.

3 métodos de estudos para iniciantes

Existem numerosos métodos ao alcance de aprendizes que desejam começar o aprendizado do idioma da Alemanha. Abaixo, comentamos sobre três técnicas diferentes que podem ser encontradas pelos estudantes. A primeira delas é a maneira mais rápida de se aprender a língua e a última, a que leva mais tempo.

Alemão para iniciantes. Algumas dicas para aqueles que acabam de se lançar na aventura do aprendizado do alemão.

1/ Intercâmbio cultural e de imersão linguística

Não importa qual a sua idade: passar um período em solo germanófono continua sendo a melhor maneira de se aprender alemão rapidamente.

Assimilar as bases da língua, dominar conceitos gramaticais e expressões que te permitam estabelecer diálogos com nativos alemães: tudo isso é absorvido muito mais rápido quando respiramos 24 horas por dia, 7 dias por semana a língua de Goethe. Sem contar nas possibilidades de prática para o desenvolvimento das habilidades de compreensão e expressão oral e escrita.

As opções são variadas, já que não é só na Alemanha que se fala alemão. A língua também é o idioma oficial da Áustria, Luxemburgo, SuíçaLiechtenstein. Decidido seu destino, comece a pesquisar os preços e as melhores épocas para se passar no local. Quem sabe ao invés de fazer uma viagem de férias, você não fará um intercâmbio linguístico?

Boa dica é dar prioridade para as cidades universitárias, onde a vida é agitada e você não ficará tentado em falar inglês (como acontece em grandes metrópoles como Berlim). Sem contar que você poderá fazer várias amizades com estudantes que terão o maior prazer em te apresentar a cultura local e nacional.

Aprender alemão de maneira simples é… simples!

2/ Fazer aulas com um professor particular

Tutorias individualizadas são uma opção super eficiente para aqueles que querem aprender rapidamente, de maneira personalizada, mas não possuem tempo e / ou dinheiro para passar uma temporada em terras germanófonas.

As aulas podem ser totalmente particulares, com um professor exclusivo só para você ou ainda em pequenos grupos, o que permite o rateio das horas de curso sem precisar enfrentar aulas impessoais com salas lotadas.

As aulas em grupo, no entanto, são um pouco menos direcionadas para as especificidades de cada aluno, tendo estes que seguir um cronograma unificado para todos os integrantes da turma.

Os cursos particulares são um pouco mais caros, mas permitem ao pupilo ter uma atenção especial do professor, que ficará atento às necessidades de aprendizado e ao ritmo do aluno.

Cada professor particular possui um perfil diferente, com abordagens distintas. Uma boa maneira de entrar em contato com eles é através da nossa plataforma Superprof.

3/ Fazer aulas sozinho, por conta própria

Que tal estudar o idioma da Alemanha sem sair de casa?

Se a grana está contadinha para pagar as contas do mês e não sobra nada para investir em um curso de alemão, mas você está determinado a aprender a falar alemão, então não desanime, pois existe uma solução: fazer uso das ferramentas disponíveis nas livrarias e na internet para aprender o idioma da Alemanha de maneira independente.

Quem começa a aprender a língua alemã pode escolher um ritmo mais intenso ou mais lento de aulas. Os iniciantes em alemão podem optar por diversos métodos de aprendizado.

Não vamos mentir e falar que é uma tarefa fácil, pois demanda muita dedicação e esforço. No entanto, ela é totalmente possível!

As pessoas que se lançam nesta aventura autodidata podem optar por diferentes métodos:

  • Utilização de livros didáticos adaptados ao seu nível de domínio do idioma. Eles podem ser comprados em livrarias especializadas ou encontrados em bibliotecas públicas. Através deles o aprendiz pode seguir cada lição no seu próprio ritmo;
  • Acessar cursos de alemão online e seguir as aulas apresentadas. Existem opções pagas e gratuitas;
  • Baixar um aplicativo e seguir as lições propostas através do tablet ou smartphone. Alternativas pagas e gratuitas podem ser encontradas nas lojas de apps.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Lucas Piva Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Lucas Piva
Convidado
Lucas Piva

Ótima postagem! Me ajudou muito, agora já tenho um “norte” para começar o alemão, muito obrigado. Se por acaso me puder mostrar algum link ou vídeos sobre esse idioma eu agradeceria.