Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra tudo sobre a técnica do vibrato

De Fernanda, publicado dia 23/11/2018 Blog > Música > Violino > Como aprender o vibrato no violino?

O famoso vibrato do violino é muito eficaz para acalmar o espírito e despertar sentimentos. Utilizado em diferentes estilos musicais, permite algumas nuances nas notas das músicas mais bonitas.

Mas você realmente sabe o que é o vibrato e como fazer isso no violino?

Uma verdadeira acrobacia dos dedos e do braço! Aprender teoria musical parece simples ao lado deste exercício. Depois de aprender a técnica na escola de música, você pode aproveitar e se divertir mais tarde em improvisações.

Ministrado em aulas de violino, piano, violão ou musicalização, o vibrato assume diferentes formas em diferentes instrumento (flauta, saxofone, violoncelo, contrabaixo, …).

Com seu violino de estudo ou seu violino elétrico comprado recentemente em uma loja de música, que tal se tornar o rei da improvisação?

Vibrato jazz, vibrato clássico, contamos tudo nesse artigo!

Então, pegue seu violino e mãos à obra!

O que é o vibrato?

Usado pelos maiores músicos e sonhado por aprendizes de violinistas, o vibrato é um dos pontos essenciais do estudo do violino.

No violino clássico ou no elétrico, ele permite nuances e dá lindas cores e sons às peças tocadas.

Mas o que é realmente o vibrato?

Onde aprender o violino? Qual estilo tocar o vibrato? | Até mesmo Eddie South, um grande violinista de jazz, usou o vibrato.

Aqui está uma definição fornecida pela Wikipedia:

A técnica denominada vibrato (expressão de origem italiana, literalmente traduzida como vibrado) consiste na oscilação de uma corda de um instrumento musical, utilizando-se um dedo, produzindo assim um som diferenciado, “vibrante”, como sugere o nome. Esta técnica é também utilizada com a família do violino (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) ou seja, de uma forma geral, em outros instrumentos de cordas.

Em geral nós falamos de cantar em vibrato. Assim, os cantores tocam com a frequência da nota pronunciada. É uma variação do tom do som.

Usado também pelos violinistas, o vibrato é realizado graças ao movimento dos dedos da mão esquerda, aquele que toca as notas e prende as cordas. Um ligeiro tremor da direita para a esquerda pode vibrar a corda e produzir o vibrato.

Mas tenha cuidado para não abusar dele.

Você tem que saber tocar vibrato no momento certo. Para descobrir quando tocá-lo, peça ajuda ao seu professor ou ouça a música.

Seu ouvido fará o resto.

Vibrato é o jogo musical que traz calma ao violino. Um instrumento aliás muito utilizado para fins terapêuticos.

É usado em hospitais para distrair pacientes em quimioterapia.

Se você quiser aprender violino sozinho, vai precisar de motivação!

Como variar os tipos de vibrato no violino?

Tocar o vibrato dá lindos tons à música, mas que tipo de vibrato usar?

Seja jazz ou clássico, não tocaremos o vibrato da mesma maneira.

Quais são as diferenças?

É importante saber que o vibrato sempre se refere ao tom abaixo da nota tocada. Na verdade, o ouvido sempre considera a frequência mais alta como a nota boa. Para evitar notas falsas, esta regra é muito importante.

Em seguida, é preferível ter noções em teoria musical e, em especial, em:

  • ritmo
  • frequência,
  • leitura de notas
  • tom
  • tempo
  • harmonia,
  • escala musical,
  • duração das notas.

A velocidade e o tempo do vibrato dependem de cada efeito que se quer dar. Os estilos de vibrato são geralmente diferentes dependendo dos estilos musicais.

Nós podemos tocar vibrato em muitos estilos:

  • jazz,
  • jazz cigano,
  • música folclórica,
  • clássico,
  • blues,
  • música do mundo,
  • música contemporânea,
  • canção francesa,
  • pop,
  • Etc.

O vibrato do jazz não será o mesmo que o vibrato clássico, que em si não será o mesmo que o vibrato do blues. O propósito do vibrato é expressar e acentuar os sentimentos da música.

O vibrato mais famoso é, claro, o chamado vibrato “clássico”. Este vibrato é bastante rápido e curto, mas é claro que podemos criar suas variantes personalizadas.

E saiba que o vibrato pode ser usado por qualquer instrumento. Ouvir música, mesmo que não haja violino, pode ser uma ótima maneira de treinar este jogo musical.

Um recurso que você pode aprender nas suas aulas de violino online?

Será que você precisa aprender teoria musical para dominar esta técnica?

Quando começar a aprender o vibrato?

Onde aprender violino? Qual é o nível necessário para fazer o vibrato no violino? | Vibrato não é uma técnica de principiantes.

Você acabou de começar a aprender o violino e quer aprender a tocar vibrato?

Saiba que há um tempo para tudo e que a técnica do vibrato não é necessariamente recomendada para iniciantes.

Quais são os riscos?

Como aprendiz de violinista, você corre o risco de vibrar mal e no lugar errado. E até mesmo utilizar com muita frequência na peça.

Maus hábitos que, uma vez ancorados, são difíceis de corrigir. Especialmente se você aprender violino autodidata.

Em geral, leva de dois a três anos para praticar o violino antes que você possa praticar o vibrato.

Esse tempo de prática instrumental é realmente importante para que seus pulsos se acostumem aos gestos.

Seu cérebro também precisa desse período para assimilar os fundamentos do violino. Uma vez assimilado, será mais fácil para ele se concentrar no vibrato.

Se você é um aprendiz rápido em sua carreira musical, deve estar confortável com a posição dos dedos da mão esquerda no braço. Quando seus dedos pousarem mecanicamente, você poderá começar a integrar o vibrato.

Mas tenha paciência! Isso vai lhe poupar muitos erros. Aprender o violino online é uma alternativa para realizar a técnica do vibrato.

Aprendendo o vibrato: como chegar lá?

Você está pronto para praticar o vibrato?

Mas como fazer na prática?

Saiba que a técnica exige muito trabalho e prática. Não desista na primeira tentativa, nem na segunda. É certamente praticando dez ou vinte vezes que você verá um esboço do vibrato!

E depois que você conseguir, vai esquecer todas essas horas de sufoco …

Então por onde começar?

O aquecimento do pulso é importante porque é essencialmente graças a ele que você vai conseguir ou não seu vibrato. A técnica requer o uso do pulso, mas também do antebraço e os dedos.

A ponta do dedo prende a corda no braço. É assim que você obtém a nota. Mas no caso do vibrato, o dedo serve como um pivô.

É então hora de o antebraço começar a trabalhar, fazendo um movimento para trás e na direção da caixa de som do instrumento.

Uma vez que é feito, você pode se divertir ampliando o movimento. O violino deve ser segurado com firmeza entre o queixo e o ombro, e o braço deve ser movido a uma distância maior da caixa de som.

Aos poucos, aproxime-se do dedo pivô.

Cuidado para não soltar o violino!

Porque durante este último método, o braço não segura o instrumento, uma vez que ele se move no braço, percorrendo uma longa distância. É por isso que a prática requer algumas horas de treinamento.

Mas uma vez adquirido, você terá o prazer de desfrutar um bom vibrato de vez em quando. Mas tenha cuidado para não mexer muito e usar o vibrato em qualquer lugar e a qualquer momento.

É importante saber tocar, mas é igualmente importante saber quando usá-lo, senão é inútil e estraga a peça em vez de embelezá-la.

Alguns inclusive não usam esse efeito nas músicas.

De qualquer forma, use artisticamente.

No começo, esqueça e toque a música sem vibrato. Ao fazer isso, seu ouvido estará ciente de quando usá-lo. Seu senso artístico irá falar mais alto.

Aprender o vibrato: as dicas para o sucesso

Depois de explicado, o vibrato parece fácil de executar. No entanto, é preciso muita prática antes de chegar lá.

Mas você também precisa fazer vários exercícios, passar por várias etapas, que lhe permitirão assimilar pouco a pouco o movimento.

Como primeiro passo, aprenda a segurar seu violino entre o queixo e o ombro.

Em outras palavras, você tem que adotar a posição correta de um violinista. Você tem que estar em linha reta, é claro, e ser capaz de soltar o braço do instrumento.

Por que não aquecer os pulsos ao mesmo tempo?

Um exercício nem sempre fácil!

Mas o segredo para adquirir a boa posição é o relaxamento.

Um violinista estressado não consegue tocar bem.

Assim como qualquer músico.

Onde aprender violino? Quais as melhores dicas para aprender a técnica? | A postura corporal é muito importante para ter sucesso.

Fazer alguns exercícios de respiração antes de praticar pode ajudá-lo a relaxar.

Só então você pode começar a fazer os movimentos de ir e voltar no braço. O objetivo é ter um braço flexível que se abra para fora e retorne à caixa de som.

Este movimento pode ser trabalhado durante vários dias.

Depois de se sentir confortável, não hesite em acelerar o movimento.

Por fim, escolha uma nota e posicione seu dedo. Repita o movimento para frente e para trás com o braço, mantendo o dedo na corda. O dedo pivotante também deve se mover levemente para frente e para trás.

Realize estes exercícios várias vezes a cada sessão de violino com seu professor ou sozinho em seu apartamento.

O vibrato não será mais um mistério para o grande músico que você está se tornando!

Por que você não tenta violino elétrico?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar