Os profissionais da área de PLE- Português Língua Estrangeira, que desejam se especializar na área tem a possibilidade de fazer cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

O objetivo é ir mais longe no conhecimento do processo de ensino aprendizagem do português para falantes de outras línguas.

O professor de português para estrangeiro, através do ensino do idioma e da transmissão da cultura brasileira ao aluno estrangeiro contribui para a inclusão social dos estrangeiros que pretendem se instalar no Brasil.

Nos últimos anos o Brasil deixou de ser visto apenas como destino para fazer turismo e tem sido escolhido como morada para estrangeiros vindos de diferentes partes do globo. Estes imigrantes vem ao Brasil com o objetivo de trabalhar e estudar no Brasil.

Se mudar para o Brasil com a intenção de estudar ou mesmo para trabalhar requer que se aprenda a língua do país, dado a importância de fazer aulas de portugues para estrangeiros.

Felizmente muitos professores de português buscaram se especializar no ensino da língua portuguesa para não falantes. Estes profissionais tem conseguido construir uma carreira fértil no Brasil.

A boa notícia é que a profissão de professor de português para estrangeiros também abre oportunidade para aqueles que desejam fazer carreira fora do Brasil, através do ensino de português em instituições estrangeiras, escolas ou universidades.

Para tanto é preciso muito mais do que somente a graduação em Letras e áreas afins. Uma formação específica na área de PLE é recomendada para aqueles que querem ir mais longe na carreira.

A seguir, confira algumas informações sobre os diferentes mestrados em PLE, os programas dos cursos, além de dicas para progredir na carreira.

O que estuda no mestrado de PLE?

É somente quando se começa a estudar português que nos damos conta que, embora se trate de nossa língua materna, nem tudo é assim tão evidente. Porque sim, ainda que a língua de Camões seja nossa língua materna, permanece o fato de que, às vezes, certos pontos de didática ou gramática permanecem um pouco vagos.

curso de ple a distancia
Uma formação pensada para refletir sobre as diferentes metodologias de ensino

Quem nunca deu de cara com a dificuldade de conjugar um verbo? Quem nunca esqueceu um conceito gramatical um tanto complexo? É aquela história, não é por que fizemos faculdade de Letras que sabemos tudo de gramática! (mas deveríamos!)

A verdade é que um professor não é um robô e, mesmo que ele tenha que responder às perguntas dos alunos da melhor maneira possível, ele é apenas um ser humano como outro qualquer. No entanto, não é preciso dizer que ter a resposta para todas as perguntas é o sonho de qualquer professor.

Em um mestrado de PLE, os alunos vão justamente tentar achar respostas para todas as questões. Pontos da gramática que passaram batido na graduação serpa milimetricamente discutido, pois, precisamente, o objetivo é dominar nosso idioma perfeitamente para poder explicá-lo e ensiná-lo aqueles que não tem o português como língua materna.

Mas o mestrado em PLE não se limita somente ao aprendizado de conceitos e regras de gramática não! A discussão sobre os diferentes métodos de ensino de PLE é o foco de uma especialização em PLE.

Dessa forma, encontraremos diferentes cursos de metrado em PLE, cada um deles é estruturado a sua maneira, mas todos possuem o mesmo objetivo: discutir meios para facilitar o aprendizado do português para os não lusófonos.

Das didáticas de língua à literatura brasileira, o mestrado em portugues para estrangeiro busca o aprimoramento de métodos de ensino do português. A análise dos materiais didáticos disponíveis e a criação de textos científicos que permitem discutir diferentes conceitos no ensino de PLE.

Por ser focado na docência, os diferentes mestrados na área de PLE reforçam os aprendizados da graduação. As disciplinas do curso são pensadas para que o professor possa se aprofundar ainda mais nos conceitos importantes de gramática do português, tudo isso para o profissional desenvolva ainda mais as suas habilidades linguísticas no uso da língua e no ensino!

Quer saber onde fazer um mestrado em PLE? Esse artigo tem todas as pistas!

Mestrado em PLE: a metodologia do ensino

Como professor de língua portuguesa ou de português do brasil você já deve ter percebido que metologia é tudo!

custo aula de ple
Uma formação sólida para um futuro profissional promissor

A metodologia é essencial, o alicerce do ensino sobretudo quando se trata do ensino do português como língua estrangeira. Porque ensinar uma língua nova a alguém requer maestria, reflexão. Você não pode improvisar, enrolar, é preciso muita metodologia!

No mestrado em PLE, A discussão sobre diferentes metodologias de ensino é parte essencial. Graças a uma boa metodologia acompanhada de elementos educacionais concretos, o aprendizado de PLE por parte dos estudantes estrangeiros vai se fazer de forma otimizada e eficiente.

Conhecer e dominar diferentes metologias de ensino pode ser muito úteis para você uma vez em sala de aula, diante de estudantes estrangeiros que possuem conhecimentos distintos, uma bagagem educacional diferente da sua, etc. Muitas vezes, na mesma sala de aula será necessário fazer uso de diferentes metodologias para conseguir atingir a todos os alunos igualmente.

Compreender os desafios da formação, entender o funcionamento da profissão- professor de PLE, adaptar o seu comportamento face aos riscos e problemáticas da profissão, esses são os objetivos das lições sobre metodologia no mestrado e diferentes especializações de PLE.

Assim, neste tipo de curso, você será capaz de entender os métodos de ensino, mas também a abordagem comunicativa que provavelmente será discutida durante sua carreira. E isso ainda não é tudo!

Em algumas universidades, o primeiro ano do mestrado também implica na participação de um curso de metodologia de pesquisa. Enquanto o segundo ano é dedicado aos estágios e trabalho de campo. A maior parte das instituições exigem que o aluno entregue uma dissertação no fim do mestrado. Um trabalho fruto de bastante reflexão e pesquisa que será realizado com muito mais facilidade se o professor possuir boas ferramentas de análise e pesquisa, que funcionará como certificação do seu aprendizado durante o mestrado.

Assim, a metodologia é essencial para o mestre em PLE, funcionando como o melhor suporte para o ensino do português como língua estrangeira e para o sucesso desse diploma.

Em busca de um mestrado em PLE na modalidade a distancia? Saiba mais nesse link.

Mestrado de PLE no Exterior

Se você deseja fazer um mestrado em PLE no exterior e diversificar ainda  mais o seu currículo e experiências, aqui vão algumas dicas.

estudar portugues no portugal
Fazer mestrado em PLE em uma universidade portuguesa

Você pode fazer um mestrado em PLE no Portugal, mas lembre-se que as instituições portuguesas vão priorizar o aprendizado e discussões relativas ao ensino do Português do Portugal que, como já sabemos, tem suas particularidades e diferenças com relação ao Português do Brasil.

Se você pretende dominar as duas variantes, um mestrado no Portugal pode certamente aumentar o seu leque de possibilidades e oportunidades.

Muitas universidades portuguesas possuem especializações no ensino de PLE a nível de mestrado. A saber:

  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Minho
  • Universidade do Porto
  • Universidade de Coimbra, entre outras;

Mas o Portugal não é o único país onde é possível fazer um mestrado de PLE não. Outras instituições mundo a fora também oferecem especialização em PLE e o grande barato é que a metodologia é aplicada ao público daquele país. Por exemplo, a universidade do Cantão, na China, oferece uma especialização no ensino de português para chineses, Uma rica oportunidade para os professores de português língua estrangeiras que querem se especializar para dar aula ao público chinês.

As oportunidades não param por ai não. É possível, ainda, fazer um mestrado de PLE a distância, dentre outras oportunidades na área. É preciso se informar para melhor se formar!

Mestrado em PLE: Bibliografia

As diferentes formações e mestrados em PLE tendo como objetivo principal facultar aos interessados bases teóricas e instrumentos práticos de intervenção na área, contribui para uma atualização e um aprofundamento de conhecimentos atinentes à língua portuguesa/português do Brasil e às literaturas e culturas brasileiras e de língua portuguesa, bem como às suas aplicabilidades em contextos vários.

portugues segunda língua
Como ensinar Ple aos diferentes públicos?

Pretende dar resposta a solicitações do contexto atual, fortemente marcado por importantes mudanças ocorridas em consequência de movimentos migratórios que em muito têm contribuído para a heterogeneidade sociocultural e para a diversidade linguística que hoje caraterizam a realidade do país.

Pretende também formar profissionais capazes de implementar uma política de disseminação e de consolidação da língua e da cultura brasileira na dinâmica das relações estratégicas do Brasil com os demais países de relação e destino da diáspora brasileira.

Na estrutura de um mestrado que vise esses objetivos, uma bibliografia ampla e que discuta todas essas questões é de grande necessidade. O material didático foi feito principalmente para ajudar o professor de língua portuguesa a ministrar os cursos de PLE. Esses materiais pedagógicos de reconhecida qualidade poderão viabilizar o estudo do português em locais onde há pouca oferta de métodos de ensino do idioma. Seguem alguns deles abaixo:

  • ANTUNES, C. Língua Portuguesa e Didática - Col. Como Bem Ensinar. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
  • CELLI, R. Português do Brasil Para Estrangeiros. São Paulo: Pontes Editores, 2002.
  • LIMA, E. Avenida Brasil. Rio de Janeiro, Editora E.P.U., 1992.
  • LIMA, E; IUNES, S. Falar... Ler... Escrever... Português Um Curso Para Estrangeiros. Livro de Exercícios. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2012.
  • MARCHANT, M. Português Para Estrangeiros. Porto Alegre: Editora AGE, 1994.
  • MARQUES, A. Ensino De Língua Portuguesa. Reflexão e Ação. São Paulo: Editora EDUC, 2008.
  • PEREIRA, M.; VALENTE, A. Língua Portuguesa: Descrição e Ensino. São Paulo: Editora Parábola Editorial, 2011.
  • PIACENTINI, M. Não Tropece na Língua. Lições e Curiosidades do Português Brasileiro. Curitiba: Editora Bonijuris, 2012.
  • SCHUMACHER, C. Uma gramática intuitiva: Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
  • SILVEIRA, R. Uma Pronúncia do Português Brasileiro. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

 

 

 

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.