Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

A importância da credibilidade na área esportiva

De Joseane, publicado em 27/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Como dar garantias aos clientes enquanto coach de esporte?

Como um treinador a domicilio pode passar credibilidade para os seus alunos? Uma das perguntas mais correntes entre aqueles que almejam ingressar no ramo do esporte como personal trainer e coach privados.

Se você é um coach de esporte a domicílio e está lutando para conseguir mais clientes, ou se é um aluno que deseja se certificar quanto a credibilidade do seu futuro coach, esse texto é para você.

Digamos ainda que você acabou de terminar a sua faculdade de Educação física e decidiu ser treinador esportivo, está considerando se tornar um personal trainer de sucesso, certamente você precisará passar credibilidade para os seus alunos, e você deve certamente está se perguntando por onde começar…

Na realidade, para se tornar coach esportivo não necessariamente você precisa ter uma formação na área de esporte! O coach está mais atrelado ao aspecto psicológico da coisa. Para clarearmos essa ideia , recorremos a definição do termo:

Em inglês, quando usada como verbo, a palavra coach significa treinar ou ensinar. Além disso, um coach ou coacher é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

Logo, quando relacionado com o coaching, o coach é um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. O objetivo do treinador e coaching é de desbloquear no seu coachee/aluno os dons e habilidade já existentes nele!

Parece simples, mas não é. Um coach, para que este possa passar credibilidade para o seu aluno ele precisa conhecer bem a área do coaching. Um coach de esporte será bem mais credível se, além das técnicas inerentes ao coaching ele conheça e domine o conteúdo da área esportiva.

Vejamos a seguir, alguns meios que podem facilitar o processo de construção da credibilidade de um coach esportivo.

Qualidades e formação de um coach esportivo

Existem inúmeras razões que levam um esportista a procurar os serviços de um coach esportivo ou personal trainer, dentre elas:

  • para se motivar
  • para retomar a boa forma
  • para estimular o mental
  • para melhorar o desempenho físico (trabalhar o sistema cardiovascular, ganhar músculos, perder peso, etc)
  • para oxigenar e tonificar o corpo
  • para ganhar confiança
  • para não se exercitar sozinho!

Faça esporte e obtenha um corpo saudável e atraente Seja um exemplo para o seu cliente! Trabalhe duro

Até o momento, a profissão de coach esportivo não obedece a nenhum regulamento específico no Brasil e, portanto, não é obrigatório possui um diploma em especial para atuar na área. Não existe, a nível universitário, uma formação específica para se tornar coach esportivo, por exemplo. Porém, se você quer deslanchar na carreira, recomendamos que você invista em formações tanto na área de coaching como na área física e esportiva.

Como acontece com todos os professores privados, o coach e treinador a domicílio é quem estipula a sua tarifa e decide os detalhes da prestação do seu serviço. Seu método de trabalho e a sua área de atuação (musculação, atletismo, ginástica, pilates, etc) também é decidida por ele. É uma profissão sem dúvida flexível e apaixonante, mas como provar a sua competência e passar credibilidade para os futuros clientes?

Nossa dica é: para ser um coach esportivo com garantias, é preciso investir em uma formação polivalente na área esportiva e, claro, ter experiência pessoal como esportista!

Faculdade de educação física? Curso de educador esportivo? nutricionista do esporte? psicologia do esporte? Esportista ? Essas são algumas das possibilidades que servirão para agregar valor ao seu currículo de coach esportivo.

Além de conhecimentos e formação na área do esporte, algumas qualidades são essenciais para aqueles que querem dar o melhor de si enquanto coach e treinador esportivo.

Digamos que uma palavra que resume bem o coaching é superação! O coach esportivo terá como uma das suas metas, ensinar aos seus clientes a superar os desafios deles. Experiências da vida pessoal podem ajudar o coach a incorporar esse conceito e transmiti-lo aos seus coachees.

Saber ouvir, ser atencioso, focado em resultados, ser pedagogo, possuir excelentes qualidades interpessoais farão do coach um profissional ainda mais credível.

Histórico e bons antecedentes na área esportiva

Ter conhecimento teórico é muito bom, mas conhecer a realidade de um esporte na prática é ainda melhor! Então se você é um esportista nato, se passou anos se dedicando a um esporte ou a uma atividade física determinada, certamente você tem conhecimento de causa. Tal conhecimento pode ser usado a seu favor uma vez que você tenha decidido se tornar personal trainer ou coach esportivo.

É aquela velha história: no pain, no gain! (Sem trabalho árduo não há resultados!)

Se você praticou um certo esporte por muitos anos, além de ter desenvolvido habilidade técnica, aprendeu certamente a enfrentar certos momentos de dificuldades e a superar alguns desafios. Toda essa bagagem fruto da sua experiência pessoal vai fazer de você um melhor profissional, mais íntimo da sua área de domino.

Do ponto de vista do marketing, o fato de você ter sido ou ser um esportista vai dar mais credibilidade ao seu trabalho. As relações que você desenvolveu enquanto esportista lhe servirão de porta de entrada para novos clientes. Sem grandes esforços, seu trabalho ficará conhecido mais facilmente. Então, não exite em usar a sua experiência enquanto esportista para facilitar a sua carreira como coach esportivo.

Experiência como treinador esportivo

Se você já possui experiência como treinador esportivo, você acaba de ganhar vários pontos e certamente vai sai na frente daqueles que não possuem experiência. Sabe aquele estágio de treinador que você fez em academia durante sua formação em Educação física? Pois bem, experiências desse tipo enriquecerão o seu currículo de aspirante a coach esportivo a domicílio.

Como obter mais clientes para o coach esportivo Mesmo que a sua experiência não tenha sido a mais bela de todas…ela será certamente útil

Uma vez que você decidiu ser coach a domicílio é preciso ter em mente que na hora do treino, será você e seu aluno somente. Não dá pra consultar nos livros ou na internet cada vez que o seu aluno te questionar sobre uma parte do treino, sobre como executar um exercício, conhecer os benefícios de tal e tal exercício, pedir uma dica sobre alimentação. Pequenos grandes detalhes que fazem a diferença e trará o seu sucesso enquanto coach esportivo.

Você já entendeu, a profissão de coach do esporte a domicílio é bem ampla e vai exigir conhecimentos teóricos e técnicos variados. Para ajudar o seu cliente a atingir o objetivo desejado, seja ele ganhar massa muscular, melhorar a performance física, melhorar a saúde física e mental, emagrecer, ter um corpo escultural… seu passado esportivo será útil.

Sua experiência no mundo do esporte é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes e que será considerado pelo seu futuro cliente. Quanto mais experiência você tiver, mais chance você terá para começar a sua carreira de coach a todo vapor. A sua experiência será vista pelo futuro cliente como um sinal de que você será capaz de construir com ele um programa personalizado e adaptado as necessidades dele.

A importância da aparência física para incrementar o currículo

Assunto tabu que ninguém fala mas a maioria pensa: espera-se de um personal trainer, coach esportivo e dos profissionais do esporte de forma geral, que estes possuam uma aparência física bem alinhada.

Como dito anteriormente, o corpo do treinador esportivo é o seu maior marketing, e o mesmo funciona para o personal trainer e o coach esportivo. O aluno vê no coach uma referência, um exemplo, dada a importância de se manter um estilo de vida saudável e uma boa aparência física quando se deseja se profissionalizar no mundo dos esportes.

Obtenha o corpo dos sonhos coma  ajuda de um coach esportivo Pelo jeito a aparência física importa, não é mesmo?

Realmente a máxima “casa de ferreiro, espeto de pau“, não se aplica quando se trata do mundo do esporte. Não adianta, um aluno acaba julgando o seu  personal trainer pela aparência física. Um corpo bem definido, um abdômen sarado, pernas bem torneadas, braços musculosos , bumbum durinho ( ok ok vamos parar por aqui hahaha),  certamente acabam sendo uma forma de referência e fonte de motivação para o cliente.

Bom, fique tranquilo, talvez eu tenha exagerado um pouco, não precisa ser o novo mito ou deus grego da vez para se tornar personal trainer, mas sim possuir um estilo de vida saudável e um corpo que faça prova de tal.

Confira alguns conselhos que podem te ajudar a empoderar o seu futuro profissional:

  • mantenha uma alimentação balanceada e equilibrada
  • beba muita água, hidrate o seu corpo
  • mantenha uma atividade física regular, claro
  • durma bem, o sono é um combustível muito importante
  • faça muitos abdominais ( quem não curte uma barriga sarada, gente?)
  • repouse o seu corpo, ele merece

No momento atual o país está em crise, mas a profissão de coach não para de se desenvolver. Isso por que as pessoas estão cada vez mais tomando consciência doa importância de se manter uma vida saudável, longe do estresse e das doenças emocionais. O esporte pode ajudar, e você pode ajudar!

Seja o exemplo que o seu aluno precisa para ter uma vida mais saudável,dinâmica e plena graças ao esporte.

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar