Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde você pode atuar como professor de língua russa?

De Ana, publicado dia 03/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Onde podemos ensinar russo?

Ensinar um idioma tão exótico como a língua russa atrai cada vez um maior número de pessoas de diferentes perfis, a ponto de algumas delas encontrarem nessa língua motivação para aprender também ucraniano.

Seja você professor de russo ou ucraniano, saiba que é confortavelmente possível viver de sua paixão.

Mas como dar aulas de russo?

De acordo com os seus objetivos e o seu perfil profissional, há diferentes estruturas onde se pode ensinar a língua de Dostoiévski.

Continue com o Superprof e descubra os lugares possíveis onde você pode transmitir seu conhecimento no idioma!

Saiba tudo que você precisa para se tornar professor de russo!

Dê aulas particulares de russo

Você sonha em dar aulas de russo?

Então, o que está esperando para valorizar sua formação dando aulas particulares?

Ei, mas antes de qualquer coisa, aprenda a fazer um bom anúncio de aulas particulares. Aqui no Superprof você pode encontrar os melhores perfis de aulas particulares para se inspirar!

Aprenda como dar aulas particulares de russo Aposto que você está cansado de ouvir que a propaganda é a alma do negócio!

O que é preciso para fazer um bom anúncio?

Para criar um bom anúncio você deve valorizar a sua formação acadêmica, experiência como professor de aulas particulares, disponibilidade, metodologia de ensino…

Com o anúncio pronto, comece a divulgar suas aulas particulares, pode ser nos classificados, Facebook, site, Instagram, plataformas de educação, entre outros.

Por onde devo começar a dar aulas particulares?

Há diferentes possibilidades para dar aulas particulares: curso online de russo, aulas particulares em domicílio, aulas de russo em grupo, curso de russo para iniciantes…

A vantagem de trabalhar com a modalidade de aulas particulares é que você decide como será as suas aulas, sua tarifa, seus horários, suas metas, a frequência, etc.

Como já mencionado inicialmente, a melhor forma de começar a dar aulas particulares é divulgando seus serviços, só desse jeito os futuros alunos terão conhecimento do seu trabalho.

Nesse sentido, podemos aconselhar a startup Superprof, plataforma destinada a conectar professores e alunos.

Por quê?

Somos uma comunidade de mais de 6.670.840 professores apaixonados pela educação!

No Superprof, é só criar o anúncio, preencher as informações do perfil, decidir os valores da hora/aula, informar a disponibilidade, e …

Tcharam!  é só aguardar os alunos entrarem em contato.

A plataforma não recebe nenhuma comissão sobre as aulas oferecidas pelos profissionais e ainda oferece a oportunidade única de aumentar a visibilidade do seu anúncio.

Isso significa que o professor tem maiores chances de alcançar mais alunos interessados por aulas de russo.

Leia também o artigo,  será que podemos nos tornar professor de russo sem que ele seja nossa língua materna?

Eu preciso ter diploma para dar aulas particulares?

Vale saber que não existe uma legislação específica para a categoria de professor de aulas particulares. Sendo assim, não é preciso diploma de licenciatura para dar aulas de russo nessa modalidade.

Mas é de bom senso que o professor tenha muito conhecimento da disciplina que almeja ensinar.

Se você é um autodidata e tem facilidade no idioma ou tem licenciatura, você pode dar aulas particulares de russo por sua conta. É claro, que ter um boa didática será um diferencial!

Então, o que está esperando para ser um Superprofe?  Valorize sua experiência dando curso de russo online.

Descubra se é possível como se tornar professor de russo sem ser nativo!

Seja professor de russo em um curso de idiomas

Ensinar um idioma não é uma tarefa tão fácil como gostaríamos que fosse, principalmente, se o estudante nunca teve contato com a língua.

Assim, acontece com as disciplinas árabe, russo, alemão, mandarim… Embora sejam idiomas de muito prestígio mundial, eles ainda não tem a força que o inglês e o espanhol exercem na nossa língua.

Certamente, dominar um desses idiomas alavanca a carreira profissional de quem os possuí, falar russo é um diferencial no mundo dos negócios.

É preciso muito conhecimento para dar aulas de russo. A vantagem de dar aulas no curso de idiomas é que as turmas são bem reduzidas.

Por que ensinar russo em cursinhos?

As escolas de idiomas permitem que muitos estudantes estejam em contato com a língua e a cultura dos países estrangeiros, isso permite que os alunos se sintam mais à vontade com o idioma que estão aprendendo.

Embora seja um idioma pouco divulgado, a língua russa está entre os idiomas mais procurados nos cursos de idiomas. A razão disso é: o russo é amplamente falado no continente europeu e está entre os mais falado no mundo.

Por esse motivo, aprender russo é um diferencial para quem almeja fazer intercâmbio cultural ou viagens a trabalho.

Pegando carona nisso, os cursos estão se especializando em oferecer cursos voltados para o ensino da língua através de conversação, pronúncia, escrita… para que os alunos saiam bilíngue.

Nesse sentido, é muito válido que o profissional esteja atento as vagas de trabalho oferecido nos sites desses cursinhos, as vagas surgem a medida que cresce a demanda de alunos a procura por este curso.

Se nos permite dizer, a remuneração para aulas de russo é muito recompensadora.

Aproveite para ler também: Quais os diplomas para se ter proficiência em russo?

Ensine russo no exterior

Pretende viajar para exercer o seu dom em língua russa no exterior?

Esqueça os países russófonos e os de língua eslava, eles já falam esses idiomas e, por esse motivo, pode ficar difícil competir com os falantes nativos.

O que está esperando para arrumar suas malas e ensinar no exterior? Aumente sua bagagem cultural dando aulas no exterior.

Se preferir você pode tentar uma vaga de professor fora do país em outros países não russofonos.

Como isso é feito?

Nas universidades existem as ofertas de intercâmbio cultural, no qual você pode estudar e estagiar na sua área de atuação, em outro país. O período pode variar de acordo com a proposta de cada intercâmbio.

Nesses intercâmbios, pode existir a possibilidade do intercambista estudar e dar aulas de russo no país, mas vai depender das regras da banca de seleção e do nível de conhecimento no idioma local e em russo.

Por isso, é aconselhável que você tenha um curso de proficiência no idioma que deseja ensinar. De quebra você pode ensinar português no exterior, o que acha?

Seja professor de russo na Educação Básica

O sistema educacional brasileiro divide nossa Educação em Básica e Ensino Superior. Por Educação Básica, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação engloba: a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Confira o que a legislação de ensino tem a dizer sobre cada um:

Ensino Fundamental I

Para atuar no Ensino Fundamental I, a legislação exige a formação em pedagogia. Algumas escolas privadas ainda aceitam o diploma de Formação de Professores, mas é muito raro solicitarem apenas essa formação.

Pedagogia é um curso de nível superior, na modalidade licenciatura, que visa habilitar o profissional a dar aulas voltadas a alunos de educação infantil, nas sérias iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Essa modalidade dura em média de 3 a 4 anos e precisa fazer estágios para concluir a graduação.

É possível dar aulas de russo no Ensino Fundamental?

Sim, desde que o professor tenha habilitação em licenciatura. Normalmente, as aulas são oferecidas uma vez na semana, de maneira lúdica na Educação Infantil e com conteúdo mais básico no Ensino Fundamental I.

É mais comum encontrar vagas para professor de russo destinada ao Ensino Fundamental I em escolas privadas.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

No Ensino Fundamental II ( 6° ao 9° ) e Ensino Médio, a legislação exige que o profissional tenha formação em alguma licenciatura.

As licenciaturas são cursos com área de atuação específica, por exemplo, matemática, física, geografia, biologia, Letras ( Português/Literaturas, Português/Inglês, Português/ Russo, entre outros).

Quem opta por essa modalidade de ensino, tem uma grade dividida entre disciplinas com matérias específicas e disciplinas pedagógicas.

Com muito estudo e dedicação, o estudante pode aprender o básico de russo em pouquíssimos meses. O profissional precisa ter diploma de pedagogia ou licenciatura para lecionar na Educação Básica.

Quais são as disciplinas pedagógicas?

As disciplinas pedagógicas são matérias que têm como finalidade formar o professor para que ela saia da graduação habilitado a dar aulas. São algumas disciplinas pedagógicas:

  • Didática
  • Introdução a psicologia
  • Educação Especial
  • História da educação
  • Sociologia da educação
  • Filosofia da educação
  • Psicologia da educação

No geral, o curso de licenciatura pode durar de 3 a 4  anos.

É possível dar aulas de russo no Ensino Fundamental II e Ensino Médio?

Sim, desde que o profissional tenha licenciatura, como foi informado acima.

É mais comum que você encontre instituições de ensino que ofereçam aulas de russo em lugares que tenham comunidade russo ou instituições de ensino privado.

Ensino Técnico

Para dar aulas no Ensino Técnico, a legislação exige que o profissional tenha diploma de bacharelado ou  licenciatura. Em alguns casos, é exigido pela banca de seleção diploma de especialização, o chamado strictu sensu.

Vale lembrar que Ensino Técnico é formado por alunos que já cursaram ou estão cursando o Ensino Médio, na modalidade pós médio ou concomitante ao Ensino Médio.

Assim como existe o curso de inglês técnico, é possível fazer um curso de russo voltado para compreender uma linguagem mais técnica em russo. Que tal oferecer aulas particulares destinado aos alunos do ensino técnico.

Os cursos tecnológicos e de bacharelados não habilitam o profissional a lecionar em instituições públicas e privadas de ensino.

Se você encontra-se nessa situação, ainda dá tempo de atuar como docente, para isso, faça o curso de complementação pedagógica.

Saiba como obter o diploma certo para dar aulas de russo!

Torne-se professor de russo na universidade

As pessoas acreditam que a copa deu a Rússia certa visibilidade, a ponto de se tornar uma das línguas mais cobiçadas pelos estudantes.

Engana-se quem está preso apenas a esse argumento, não foi só a copa que trouxe toda essa visibilidade à Rússia.

O país há tempos vem se destacando como um país acolhedor, com excelentes universidades, isso vem despertando o interesse de muitas pessoas que almejam estudar fora.

Geralmente, para ser um professor universitário, as instituições de ensino superior exigem, minimamente, o diploma de pós-graduação lato sensu.

Nas universidades públicas a cobrança é maior, além do diploma de especialização é exigido pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para o cargo público de professor substituto, a maioria das universidades públicas exigem apenas diploma de graduação.

E se o profissional tiver vivência no exterior, será um diferencial na hora da entrevista. O que está esperando para conhecer os países russófonos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar