Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Trainer coach esportivo: o que é e como funciona o Lafay

De Camila, publicado dia 18/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Método Lafay na aula personal trainer

“Na palavra saúde, existe a palavra liberdade. Saúde é a primeira de todas as liberdades.”
Henri Frederic Amiel

O fisiculturismo, por ser um tipo de malhação um pouco mais radical do que as usuais aulas com personal trainer, acabam gerando um pouco de controvérsia – e até mesmo um mau olhado da parte de alguns – dentro da prática da musculação. No entanto, esta é uma categoria de exercício físico que exige disciplina e dedicação, pois a prática deve ser constante para o alcance de resultados realmente eficazes. Sendo assim, é necessário o acompanhamento de um programa completo, muitas vezes seguido de um instrutor de musculação especializado. Esta é a razão pela qual muitos profissionais – e também amadores – embarcam na criação de métodos próprios de ginástica.

Mas o que é um “método” de ginástica? Um método compreende exercícios de musculação (ou qualquer outro tipo de malhação) ditados por um treinador, como um coach durante as aulas de personal, que, praticado de uma certa maneira, será ainda mais eficaz para ganhar massa muscular, trabalhar a resistência, ganhar ou perder peso, etc.

De acordo com estudos, fitness indoor (aulas de ginástica em academia) e musculação são as modalidades favoritas dos praticantes de exercícios físicos. Esta é uma das razões pela qual programas como o método Lafay foram criados e ganharam espaço dentro do mundo da malhação. Ficou curioso para saber mais sobre o método Lafay de musculação? Então você vai gostar de ler esta matéria criada pelo Superprof sobre o assunto!

Você precisa conferir também o nosso mini-guia com tudo sobre musculação!

Como nasceu o método Lafay?

Diante da vontade crescente dos praticantes de ginástica em ter músculos definidos, alguns “marombeiros” aproveitaram seus conhecimentos sobre o corpo e os exercícios praticados para iniciar seus próprios cursos. Ir à academia regularmente, fazer flexões, abdominais ou trabalhar os músculos do trapézio sem equipamento de musculação atrai muitas pessoas desejosas em ter um corpo em forma e esses profissionais se deram conta disso, aproveitando o nicho para desenvolver métodos de treinamento específicos. Prova disso foi o surgimento do famoso método Lafay.

O método de Olivier Lafay nasceu desta repentina motivação e consciência de que o nosso corpo é também a nossa ferramenta, e precisa ser tonificado, seja em casa ou na academia, com halteres ou não. A ideia principal do método foi o de responder às expectativas e dúvidas dos pequenos atletas que somos, desenvolvendo nossas diferentes qualidades atléticas e esportivas.

Um nivelamento é necessário antes de começar o programa. Com ou sem personal trainer: o método Lafay pode ser feito por todos!

Do esportista bem amador ao fisiculturista profissional, todos nós precisamos de motivação para cumprir um programa de treinamento sem desanimar. Ter alguém ou algo que nos guie, nos leve ao caminho do progresso é uma ótima maneira de manter o foco e a dedicação. O programa, se praticado adequadamente, nos leva ao sucesso e à conquista de nossos objetivos mais difíceis. Baseado em seu sucesso, o método Lafay parece querer nos dizer que nada é impossível!

Ao falar sobre o método Lafay, falamos também sobre:

  • Flexibilidade,
  • Resistência,
  • Velocidade,
  • Relaxamento.

Ele é um programa completo de esportes, adequado a os níveis. Ele pode ser utilizado para vários objetivos como perder peso ou perder barriga, com ou sem proteína. Lembrando que todos nós temos um potencial para o esporte e a proposta é que o encontremos nestes livros.

Levando em conta os problemas atuais que temos e que evoluem com o passar do tempo, Olivier Lafay nos permite alcançar certas realizações, sempre levando em conta o nosso corpo como ele é, com o nível e a produtividade que tem, fazendo algo de bom, algo esportivo e estimulante. Ou seja, malhar pode se tornar algo extremamente agradável!

Método Lafay, o que é isso?

Os métodos de ginástica são muitas vezes um bom incentivo da parte dos personal trainers na hora de tornar exercícios aparentemente complicados em motivadores. Isso sem falar na motivação extra que esses métodos podem trazer para quem malha sozinho em casa – opção mais flexível, mas também, muitas vezes, menos eficaz. O método Lafay tem a vantagem de ser bastante didático, nos direcionando à tonificação dos músculos ou ao ganho de massa, sempre de maneira flexível o suficiente para não se tornar restritivo e, consequentemente, desanimador.

Além de ser adequado para todos os níveis e todos os tipos de praticantes (homens e mulheres), o método desenvolvido por Olivier Lafay tem a vantagem de visar objetivos claros e precisos. Sendo assim, podemos então tentar perder peso, tonificar os músculos, ganhar massa muscular ou apenas praticar os exercícios por puro prazer.

Muitos atletas profissionais e personal trainers usam este método, já que ele se provou eficaz no ganho de massa muscular ou perda de peso.

Que tal também ficar por dentro de tudo sobre a isometria no mundo dos exercícios físicos?

Claro que é muito mais prazeroso fazer musculação acompanhado de um personal trainer! Não é preciso utilizar nenhum tipo de material específico para colocar em prática o método Lafay.

Mas o que é isso e como funciona?

O método Lafay é apresentado como um livro, disponível em vários volumes (o primeiro sendo mais focado para o porte físico masculino, pois Lafay só adaptou seu discurso para as mulheres nos volumes posteriores), que oferece treinamento e outras instruções a serem seguidos de acordo com o objetivo esportivo de cada um.

Para começar, o praticante passa por um teste de nivelamento. Ele vai determinar o nível pelo qual você deve começar a prática das atividades, levando em consideração seu passado esportivo, as atividades realizadas anteriormente, etc. O nível de dificuldade aumenta gradualmente, levando o praticante do nível iniciante ao avançado. O método pode ser, então, completado de acordo com os objetivos, as habilidades e a motivação de cada um. Isso porque a motivação é um elemento chave dentro desse processo!

De uma forma mais concreta, o programa apresentado pelo método Lafay é estruturado da seguinte maneira:

  • Ele começa com um pouco de alongamento e aquecimento,
  • Em seguida, várias séries de exercícios para trabalhar diferentes partes do corpo são propostas:
    – ombros,
    – braços,
    – coxas,
    – etc.

São muitas as séries oferecidas e o número de repetições de cada uma delas depende do objetivo estabelecido por cada um dos atletas antes de começar o programa.

Os períodos de descanso são bastante curto: geralmente 25 segundos! Isso torna o treinamento ainda mais intensivo. Desta forma você alcançará seu objetivo mais rapidamente, o que levará a uma motivação ainda maior para continuar se dedicando aos exercícios físicos. Após o objetivo de um nível atingido, podemos então passar para a próxima etapa. Vale lembrar que o método possui 13 níveis, então boa sorte!

Preparado para conferir também alguns treinos de musculação Full Body?

Como funciona o método Lafay?

A força do método de Lafay baseia-se principalmente em um conceito que alavanca a motivação de todo e qualquer praticante de musculação: a rapidez com a qual o atleta progride e vê resultados no seu esforço. A progressividade por soar como um conceito abstrato para um método de treinamento físico. No entanto, ele se tornou a âncora deste programa de esportes que se adapta – e isso é muito importante! – a todos os perfis.

Mesmo depois das aulas de personal trainer você pode continuar a praticar o método Lafay. Com o Lafay você consegue tonificar seus músculos com ou sem o suporte de um personal trainer.

A progressividade se deve, principalmente, ao fato das presença de numerosas repetições, série após série, em vez da aposta no potencial de uma carga pesada, como aplicado no fisiculturismo (muitas vezes de uma maneira um pouco desregrada, abusiva e desagradável). No método Lafay, o tempo de descanso bastante (muito!) curto, a frequência dos treinamentos, a ordem dos exercícios e a flexibilidade do conteúdo o tornam um programa esportivo muito mais atraente e saudável. Prova disso é o número de pessoas seduzidas pelo método criado por Olivier Lafay!

Sem subestimar ou esquecer alongamentos, aquecimentos ou ingestão calórica, o método Lafay é um livro inspirador para todos, sempre motivando um grande número de adeptos por, principalmente, mostrar resultados reais. Um corpo mais tonificado e uma musculatura mais assertiva, é possível!

Resumindo…

Como mencionado acima, o método de Lafay é, portanto, um livro, ou melhor, uma série deles. Esses livros são adaptados para o físico masculino ou feminino. Tal divisão se dá pela simples razão de que os corpos masculino e feminino não são construídos e constituídos da mesma maneira. A edição lançada em 2004 deste programa que não exige a utilização de material de ginástica ou musculação específico, contava com 110 exercícios que agradaram a “gregos e troianos”.

O sucesso do método desenvolvido por Olivier Lafay foi tão grande que, em 2007, ele foi requisitado para produzir outro livro, com o objetivo de complementar a primeira edição. Todas as publicações estão, de fato, entrelaçadas umas nas outras, como mostra o quarto livro que trata de um método de nutrição. Em suma, o método Lafay trabalha nossas habilidades esportivas mais profundas, nos fazendo descobrir e aplicar nosso corpo como uma ferramenta ativa ao invés de um acessório para o crescimento.

E que tal um encontrar um personal trainer online?

Tudo depende do objetivo que cada possui com a ginástica. Pessoas desejosas em ganhar massa muscular também podem se lançar no método Lafay.

A musculação nunca será tão prazerosa de ser praticada quanto com esse tipo de programa. Sem contar que a perda de peso deixa de ser uma dor de cabeça (desde que, é claro, ela aconteça realmente!). Sendo assim, começar e continuar a fazer exercícios de tonificação muscular, perda de peso ou ganho de massa ficou mais fácil do que nunca. Agora que você já sabe tudo sobre o famoso e eficiente método Lafay, o que você está esperando para dar início ao seu treinamento? Lembre-se de contar os resultados nos comentários abaixo, pois estamos curiosos para saber sobre a sua experiência!

Superprof te ajuda ainda a testar a sua flexibilidade!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar