Se você quer entrar na yoga por paixão, relaxar ou porque acabou de saber que está grávida, a disciplina permite compreender melhor a vida cotidiana e vai ensiná-lo a viver o momento!

Existem muitos tipos de ioga e as aulas variam de acordo com suas necessidades e expectativas.

Mas então, como determinar o curso ideal?

Descubra os critérios importantes a considerar antes de se comprometer com uma determinada organização ou professor. Preparado? Então confira várias informações sobre o assunto agora mesmo!

Os melhores professores de Yoga disponíveis
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Aulas de yoga: determinando suas necessidades

O estresse em horários de provas quando você é um estudante... o das crianças quando você é pai... o dos servições prestados quando se está no trabalho...

O dia possui muitos minutos e em cada um deles podemos encontrar razões que justifiquem a dedicação a atividades de desenvolvimento pessoal. É uma maneira de lidar melhor com os aborrecimentos diários com os quais temos contato constantemente!

E que tal fazer aulas de yoga online?

Faça alongamentos e viva melhor
Só o tempo é capaz de dizer se vai ser bom ou não, então persista na atividade, seja ela online ou presencial com uma professora.

A ioga é uma dessas práticas relaxantes cada vez mais apreciadas por jovens e idosos.

Mas como ter certeza de seguir o melhor curso e como navegar entre as dezenas de aulas de yoga?

Escolher a sua aula de yoga é, acima de tudo, escolher o seu estilo de yoga. Ritmos, posições, tipos... cada um tem as suas vantagens!

Yoga para iniciantes, aulas online ou presencial

Yoga, todos imaginam o que pode ser, mas ninguém realmente sabe o que é. Então, como decidir por uma aula de yoga (dicas incríveis) quando está apenas começando?

O mais popular de todos as yogas é certamente a Hatha Yoga.

É a mais ensinada nos países ocidentais e consiste em posições estáticas alternadas (asanas) e posições para o controle da respiração (pranayama). É essa forma de ioga que deu origem a postura mais conhecida: o lótus. Sentado de pernas cruzadas, você tem que colocar as mãos nos joelhos.

Isso lembra algo?

Essas posições são as mais simples da yoga para iniciantes. Eles permitem começar sem ter muitos problemas.

Faça yoga para relaxar

O motivo mais frequente dado por aqueles que praticam ioga é, obviamente, o desejo de aprender a relaxar. Estresse cada vez mais presente em nossas vidas a cem quilômetros por hora.

Entre smartphones, computadores, telas de TV, é importante aprender a se desconectar para se reconectar melhor com seu corpo e mente.

É assim que a ioga pode ajudá-lo a se acalmar, ensinando-lhe os exercícios básicos para relaxar em todas as circunstâncias.

Mas para isso, faça uma ioga em particular. Nomeado "vishranta yoga", é uma forma ideal para aqueles que não querem terminar a sessão esgotados.

As poses propostas são bastante simples e permitem não forçar muito seu organismo. É uma das melhores maneiras de aprender a respirar e sentir todas as sensações corporais.

Ao praticar regularmente vishranta yoga, você saberá como lidar com o próximo pico de estresse.

E, a propósito, quanto custa uma aula de yoga?

Faça yoga quando estiver grávida

As vantagens da yoga são muito populares entre as mulheres grávidas. Praticar durante a gravidez ajuda a fortalecer os músculos, especialmente os da parte de trás e da região abdominal.

A ioga também é muito bom para aprender a respirar adequadamente. Técnicas muito úteis para reutilizar no momento fatídico do parto.

Sua atitude zen pode te impedir de torturar o braço de seu marido ou companheiro e manter um autocontrole impressionante!

Para treinar, a yoga pré-natal é freqüentemente ministrada por mulheres. Esse tipo específico de ioga baseia-se em:

  • o trabalho da flexibilidade,
  • a respiração
  • o controle de mudanças de humor,
  • controle de dor física, etc.

No entanto, fazer ioga é muitas vezes desencorajado se você nunca praticou antes. É melhor conhecer alguns conceitos básicos e algumas poses para evitar fazer um movimento falso durante a gravidez.

Faça alongamentos em qualquer lugar
Por que meditar?

Muitos centros e professores privados oferecem esse tipo de apoio às mulheres grávidas.

Fazer yoga para praticar esportes

Você é mais hiperativo que zen?

Yoga também pode ser feita por você!

Ao contrário da crença popular, a ioga não é uma prática reservada para os hippies ou o último da classe em esporte.

O Yoga também pode ser uma prática muito física.

A Vinyasa, derivado de Ashtanga, é um tipo de yoga que funciona com respiração e sincronização. Os movimentos são muito rítmicos e se seguem como uma coreografia.

Isso permite que você trabalhe duro enquanto exercita o controle corporal. Esse tipo de ioga não deixa nada a desejar com relação a esportes praticados em geral na academia.

É acessível para pessoas que estão em boa condição física porque requer muita força, equilíbrio, disciplina e concentração. Caso contrário, a pessoa não vai conseguir se beneficiar de seus aspectos positivos. É bem possível perder peso com essa técnica!

Faça yoga para a meditação

Precisa ser mais centrada? Por que não meditar?

A ioga é a maneira ideal de reaprender como aproveitar o tempo para pensar em você. Isso quer dizer que ela não é apenas uma série de posturas um pouco estranhas.

Então, o que esperar de uma aula de yoga?

A mediação é parte integrante da ioga. É tão importante quanto a flexibilidade e a respiração.

A meditação permite que você:

  • Purifique a mente,
  • Aumente suas habilidades de concentração,
  • Favorecer a memória.

Nem todas as posições de ioga são boas para a meditação. Yoga Kripalu (que significa "ser compassivo"), derivado de Hatha Yoga, é a forma mais apropriada para que o seu cérebro funcione.

Ela permite que você siga uma combinação de poses para promover a busca de bem-estar e a compaixão com relação aos outros. Uma sabedoria para adquirir durante as sessões com o professor.

Faça yoga no mais alto nível

Como Vinyasan, a Ashtanga é um tipo de ioga muito físico. Seu ritmo é constante e você tem que estar em boa condição física para ter sucesso e acompanhar o professor.

Apelidada de "yoga do sucesso", é conhecida como a ioga mais completa e avançada de todos os tipos de yoga.

Ele impõe uma seqüência de movimentos a serem realizados por repetição.

O objetivo? Aprenda a sincronizar os movimentos com a respiração. Também permite que você construa músculos e gaste o máximo possível para esquecer de seus mínimos problemas.

As sessões duram cerca de uma hora e meia. O suficiente para treinar por toda a semana.

Faça meditação e esqueça seus problemas
Não tenha medo e comece já as suas aulas de relaxamento

Fazer aulas em institucionais ou particulares?

Além de conhecer o tipo de ioga que é ideal para você, logo vem a questão de como fazer as aulas. Enquanto alguns preferem ir a um instituto, outros se dirigem para aulas particulares!

Mas quais são as vantagens de cada uma dessas duas opções?

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As vantagens dos cursos em institutos

Ao morar em uma grande cidade, muitas vezes é bastante fácil encontrar os endereços ideais para praticar as atividades que você deseja. Seja a ioga ou outro esporte, muitos institutos oferecem aulas semanais de ioga.

Uma oportunidade de praticar yoga regularmente e ser acompanhada por professores que muitas vezes são muito experientes no campo.

O instituto também oferece um cenário perfeito para se fazer ioga. Na verdade, é bastante difícil dedicar um espaço exclusivamente para a ioga. Ao escolher cursos no instituto, é possível desfrutar de uma decoração, materiais e um ambiente feito para relaxar.

Também permite que você defina um ritmo e libere o tempo de cada semana para realizar algumas posturas e descansar.

E por que não aproveitar a oportunidade para ganhar conhecimento no campo?

As aulas grupais permitem que você conheça outras pessoas com os mesmos interesses que você.

Fica a dica para fazer aulas de yoga: pense nos cursos de teste oferecidos pelos institutos para ver se as aulas são adequados para você. Isso permite ter uma ideia sobre a organização do curso, mas também sobre o profissional.

Benefícios da aula particular de yoga online ou presencial

Escolher um professor de yoga particular também tem muitas vantagens, incluindo ser capaz de fazer yoga no seu ritmo.

Nós nem sempre temos tempo para dedicar algumas horas para a ioga por semana. Isso pode desencorajar mais de um quando se trata de um compromisso durante todo o ano com uma organização.

Horários apertados? Então negocie os termos gerais, o conteúdo e os minutos (duração) das suas prestações logo no primeiro contato com seu instrutor. Lembrando que ele pode ser aquele que acontece depois do primeiro clique na plataforma do Superprof.com.br.

Escolher a opção das aulas particulares permite que você trabalhe com seu instrutor e defina as horas quando estiver com mais tempo. Uma vantagem real quando você tem a agenda de um ministro! Isso sem contar que ele pode ir diretamente na sua casa!

E escolher aulas particulares também significa escolher o seu instrutor ideal de yoga. Em plataformas como a do site do SuperProf, é possível que os alunos consultem os diferentes perfis para encontrar o melhor que se adequa mais as suas necessidades.

Porque o feeling com o professor é uma das chaves do sucesso das aulas particulares.

O tutor encontrado em nosso site pode se concentrar em seu progresso e corrigi-lo em suas posturas.

As aulas de yoga também oferecem um benefício financeiro. No  site do SuperProf, você pode desfrutar de um teste gratuito com alguns professores e até obter um desconto para um pacote de 10 horas. Os preços também variam se o curso acontecer na sua casa ou em algum outro local.

Também é possível seguir cursos através de uma webcam para expandir a escolha entre os professores de todo o Brasil. Se você  souber falar outras línguas, quem sabe do mundo inteiro?

Ganhe massa muscular com a yoga
Pensar em você é essencial para continuar tendo vigor. Que tal procurar pelo seu instrutor no nosso site?

Mesmo que você more em uma cidade do interior com poucas opções, você não tem desculpa para não fazer yoga se tiver internet. Existem vários vídeos em site como o Youtube para iniciantes!

Antes de deitar no chão com os materiais específicos disponibilizados pelo instrutor escolhido para fazer suas primeiras poses, lembre-se de fazer um acordo para desfrutar de uma primeira sessão gratis. Assim como em uma escola, tutores particulares também oferecem produtos como esse para que seus alunos tenham acesso aos seus métodos de ensino antes de baterem o martelo na hora de contratar o serviço.

Aula yoga para melhorar a saúde

Se você ama ioga, provavelmente notou algumas melhoras em diversos pontos da sua vida. Talvez esteja dormindo melhor ou pegando resfriados com menos frequência ou ainda apenas se sentindo mais relaxado e à vontade. Seja hatha yoga, vinyasa flow, yoga gestantes ou até mesmo aula yoga online feita sobre medida para você por um professor senior particular expert no assunto, a verdade é que este exercício apresenta inúmeros privilégios para corpo mente. 

Pesquisas científicas apontam os benefícios da aula yoga

A ciência ocidental está começando a fornecer algumas pistas concretas de como a ioga funciona para aumentar o bem-estar, curar dores e manter as doenças sob controle. Depois de entendê-las, você terá ainda mais motivação para pisar no tapete na hora de fazer as posicoes do curso em casa ou no estúdio especializado.

Alongamento no colchão.
Quaisquer que sejam os alongamentos pra coluna, eles prestarão sempre ótimos "serviços" para a manutenção do seu bem-estar!

Maneiras da ioga melhorar a saúde

Derivado da palavra sânscrita “yuji”, que significa jugo (peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça) ou união, yoga é uma prática antiga que reúne mente e corpo.

1. Melhora da flexibilidade

A flexibilidade aprimorada é uma das primeiras e mais óbvias vantagens da yoga. Durante sua primeira aula, você provavelmente não conseguirá tocar os dedos dos pés, muito menos fazer uma flexão para trás. Mas se você persistir, notará um afrouxamento gradual e, eventualmente, poses aparentemente impossíveis se tornarão possíveis. Você provavelmente também notará que as dores começam a desaparecer. Isso não é coincidência.

Quadris tensos podem forçar a articulação do joelho devido ao alinhamento incorreto da coxa e das tíbias. Os isquiotibiais tensos podem causar um achatamento da coluna lombar, o que pode causar dores nas costas. E a inflexibilidade dos músculos e do tecido conjuntivo, como fáscia e ligamentos, pode causar má postura.

2. Aumento da força muscular

Músculos fortes fazem mais do que ter uma boa aparência. Eles também nos protegem de doenças como artrite e dores nas costas, além de ajudam a prevenir quedas em idosos. E quando você ganha força por meio da ioga, você a equilibra com flexibilidade. Se você acabou de ir à academia e levantar pesos, pode ganhar força em detrimento à flexibilidade.

3. Aperfeiçoamento da postura

Sua cabeça é como uma bola de boliche - grande, redonda e pesada. Quando está equilibrado diretamente sobre uma coluna ereta, dá muito menos trabalho para o pescoço e os músculos das costas suportá-lo. Mova-o alguns centímetros para a frente, entretanto, e você começará a tensionar os músculos.

Segure aquela bola de boliche inclinada para a frente por oito ou 12 horas por dia e não é de admirar que você esteja cansado. E a fadiga pode não ser seu único problema. A postura inadequada pode causar problemas nas costas, pescoço e outros músculos e articulações.

Alongamento de yoga no jardim.
Investir em materiais como um tapete de ioga sempre vale a pena pra quem é ativo.

4. Prevenção do colapso da cartilagem e das articulações

Cada vez que você pratica yoga, você usa suas articulações em toda a sua amplitude de movimento. Isso pode ajudar a prevenir a artrite degenerativa ou a mitigar a deficiência de áreas da cartilagem que normalmente não são usadas.

A cartilagem articular é como uma esponja: ela recebe nutrientes frescos apenas quando seu fluido é espremido e um novo suprimento pode ser absorvido. Sem o sustento adequado, as áreas negligenciadas da cartilagem podem eventualmente desgastar-se, expondo o osso subjacente, como pastilhas de freio desgastadas.

5. Proteção da coluna

Os discos espinhais, que são os "amortecedores" entre as vértebras que podem gerar hérnias e comprimir os nervos, anseiam por movimento. Essa é a única maneira deles obterem seus nutrientes. Se você tem uma prática de asana bem equilibrada com muitas flexões para trás, flexões para frente e torções, você ajudará a manter seus discos flexíveis.

6. Melhora da vitalidade óssea

Exercícios que envolvem levantamento de peso fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose. Muitas posições na yoga exigem que você levante seu próprio peso. E algumas delas, como o cachorro baixo, ajudam a fortalecer os ossos do braço, que são particularmente vulneráveis ​​a fraturas causadas pela osteoporose.

Em um estudo conduzido na California State University, em Los Angeles, a prática de yoga aumentou a densidade óssea nas vértebras. A capacidade da yoga de reduzir os níveis do hormônio do estresse - cortisol - (ver número 11) pode ajudar a manter o cálcio nos ossos.

Yoga na beira do mar.
Notícias aos desavisados: pode até parecer dança, mas é ioga em cima de um tapete à beira mar!

7. Aumento do fluxo sanguíneo

A yoga faz seu sangue fluir. Mais especificamente, os momentos de relaxamento que você aprende podem ajudar na sua circulação, especialmente nas mãos e nos pés. A sua prática ainda leva mais oxigênio para as células, fazendo-as funcionar melhor.

Acredita-se que as poses de torção sugam o sangue venoso dos órgãos internos, permitindo que o sangue oxigenado flua assim que a torção for liberada. Posturas invertidas - como parada de cabeça, parada de mão e parada de ombro - estimulam o sangue venoso das pernas e da pelve a fluir de volta para o coração, onde pode ser bombeado para os pulmões para ser oxigenado de novo. Sendo assim, isso pode ser de grande ajuda caso você tenha inchaço nas pernas devido a problemas cardíacos ou renais.

Fazer yoga também aumenta os níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Além disso, ela dilui o sangue, tornando as plaquetas menos pegajosas e reduzindo o nível de proteínas promotoras de coágulos no sangue. Isso pode levar a uma diminuição dos ataques cardíacos e derrames, uma vez que os coágulos sanguíneos costumam ser a causa desses males.

8. Drenagem da linfa e aumento da imunidade

Ao contrair e alongar os músculos, você movimenta os órgãos. O "entra e sai" das posições de yoga aumenta a drenagem da linfa (um fluido viscoso rico em células imunológicas). Isso ajuda o sistema linfático a combater infecções, a destruir células cancerosas e a eliminar os resíduos tóxicos que possam estar presentes em suas células.

9. Aumento da frequência cardíaca

Ao colocar regularmente sua frequência cardíaca na faixa aeróbia, você diminui o risco de ataque cardíaco, podendo ainda aliviar a depressão. Embora nem todo tipo de yoga seja aeróbico, se você o fizer vigorosamente - ou fizer aulas de fluxo ou Ashtanga-, é possível aumentara frequência cardíaca para essa faixa. Mas mesmo os exercícios de yoga que não aumentam a frequência cardíaca podem melhorar o condicionamento cardiovascular.

Estudos descobriram que fazer yoga reduz a frequência cardíaca em repouso, aumenta a resistência e pode melhorar sua absorção máxima de oxigênio durante o exercício - tudo isso sendo o reflexo de um condicionamento aeróbico aprimorado. Um estudo descobriu que indivíduos que aprenderam apenas pranayama podiam executar mais atividades com menos demanda de oxigênio. E isso com ou sem o auxílio de materiais de apoio na durante a duração das aulas.

10. Diminuição da pressão arterial

Quem tem pressão alta também se beneficia com práticas como vinyasa e hatha. Dois estudos com pessoas com hipertensão, publicados na revista médica britânica The Lancet, compararam os efeitos do Savasana com simplesmente deitar no sofá. Após três meses, o Savasana foi associado a uma queda de 26 pontos na pressão arterial sistólica (o número superior) e uma queda de 15 pontos na pressão arterial diastólica.

11. Regulagem das glândulas supra-renais

Yoga reduz os níveis de cortisol. Normalmente, as glândulas adrenais secretam cortisol em resposta a uma crise aguda, o que aumenta temporariamente a função imunológica. Se seus níveis de cortisol permanecerem altos mesmo após a crise, eles podem comprometer o sistema imunológico. Aumentos temporários de cortisol ajudam na memória de longo prazo, mas níveis cronicamente altos minam a memória e podem levar a mudanças permanentes no cérebro.

Materiais de ioga.
São muitos os materiais que podem ajudar a melhorar o contato com a ioga. Quaisquer que sejam eles, lembre-se sempre de trabalhar a sua consciência corporal ao usufruir desses produtos.

Além disso, o cortisol excessivo tem sido associado à depressão, à osteoporose (ele extrai cálcio e outros minerais dos ossos e interfere na formação de novos ossos), na hipertensão e na resistência à insulina.

Em ratos, altos níveis de cortisol levam ao que os pesquisadores chamam de "comportamento de busca de comida" (o tipo que o leva a comer quando está chateado, com raiva ou estressado). O organismo pega essas calorias extras e as distribui como gordura no abdômen, contribuindo para o ganho de peso, e o risco de diabetes e ataque cardíaco.

12. Traz felicidade

Sentindo-se triste? Então sente-se na pose de Lotus. Melhor ainda, eleve-se em uma curva para trás e faça uma ponte, ou então deite de barriga no chão e faça a pose da cobra. Embora não seja tão simples assim, um estudo descobriu que uma rotina consistente dedicada a esse exercício melhora a depressão e leva a um aumento significativo nos níveis de serotonina, além de uma diminuição nos níveis de monoamina oxidase (uma enzima que degrada os neurotransmissores) e de cortisol.

Então, o que você está esperando para começar seu curso de yoga com uma professora online ou que vá à sua casa? Informações sobre o assunto é o que não faltam agora!

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Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.