Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Alunos que vão prestar vestibular

De Isabella, publicado dia 22/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Quem pode fazer a prova do ENEM ?

No geral, qualquer pessoa pode prestar vestibular e tentar atingir a pontuação necessária para conseguir uma bolsa no ProUni, uma vaga em alguma Universidade Pública ou o financiamento pelo FIES, por exemplo. Em casos mais específicos, os alunos precisam solicitar atendimentos especiais no momento da inscrição enem.

Por conta das especificidades que rodeiam a inscrição do enem, surgem muitas dúvidas para os candidatos, e eles acabam se perguntando se realizaram a inscrição da forma correta. Isso porque, se o aluno tiver marcado que a sua religião é a adventista de forma equivocada, por exemplo, ele terá que fazer a prova em um horário diferente dos demais alunos.

Para ajudar os alunos em relação ao enem inscrição, neste artigo separamos as principais informações sobre esse assunto. Então, se você é um vestibulando, fique ligado, pois todas essas dicas são necessárias para você fazer a inscrição do enem da forma correta, e não passar nenhum perrengue no dia do vestibular.

Para o que serve o ENEM?

para que serve o enem São diversas as oportunidades proporcionadas pelo Enem. Por isso é importante que todos os estudantes realizem a prova desse vestibular!

Você sabe para que serve o enem? Essa prova oferece inúmeras oportunidades para os estudantes que conseguem obter uma boa nota. A nota do enem serve para todas estas tarefas listadas a seguir:

  • Ingressar em Universidades Particulares sem precisar fazer uma nova prova de vestibular;
  • Concorrer a bolsas de estudos pelo ProUni – Programa Universidade para Todos;
  • Obter o benefício do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil;
  • Obter vaga na Universidade Pública a partir da inscrição pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada;
  • Complementar a nota do vestibular em determinadas Universidades, sejam públicas ou privadas.

Existem diversas universidades particulares que aceitam a nota obtida pelo Enem, e por isso cabe ao aluno fazer a sua inscrição e escolher a melhor instituição de ensino para ingressar.

Por isso, quem pensa que o Enem serve apenas para conseguir uma vaga em uma Universidade Pública, está completamente enganado. Quem obtém uma boa nota nesse vestibular, consegue inúmeras vantagens e pode ingressar em diferentes instituições de ensino.

Quais pré-requisitos para se inscrever no ENEM ?

pré-requisitos para o vestibular Qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem, e por isso não existe pré-requisitos para prestar o vestibular!

Não há pré-requisitos para fazer a inscricao enem, e por isso o exame nacional do ensino médio é aberto para qualquer pessoa que queira participar, com algumas exceções. Isso porque o Enem possui regras específicas para alguns casos. Veja a seguir.

Enem para pessoas privadas de liberdade

Os presos podem fazer o Enem, ou seja, qualquer pessoa que esteja cumprindo alguma pena que a prive de liberdade possui o direito de prestar o vestibular. Os dois casos que existem são: os adolescentes que estejam cumprindo alguma pena socioeducativa e de algum modo estejam com privação de liberdade e adultos que estejam totalmente privados de liberdade.

Nesse caso, é criado um edital do enem à parte, e as provas, locais de aplicação e regras são distintas do exame nacional do ensino médio comum. As provas do vestibular são aplicadas em todos os Estados, inclusive no Distrito Federal.

Pessoas atrasadas no Enem

Os vestibulandos que chegam atrasados para a prova do enem não podem prestar o vestibular, de forma alguma. Alunos que chegam segundos ou minutos atrasados não possuem o direito de realizar a prova. Isso porque logo após o horário máximo de entrada, os portões se fecham e ninguém mais pode entrar.

Por isso é importante chegar bem antes do horário previsto no enem local de prova, de forma a entrar assim que os portões se abrirem. Além disso, o vestibulando precisa chegar no local de prova com antecedência para não ter problemas maiores.

Mulheres lactantes no Enem

As mulheres que estão amamentando podem sim fazer o Enem e levar o bebê para o local de prova, para amamentar sempre que precisar. Para isso, no ato da inscriçao enem, a mulher deve indicar que é lactante para ter o atendimento especial.

É necessário levar também um acompanhante para ficar com a criança no momento da prova. É preciso que esse acompanhante tenha mais que 18 anos e fique na sala especial para cuidar da criança. O horário e a data de prova da vestibulanda lactante são os mesmos dos demais candidatos.

Enem para grávidas

Assim como as lactantes, as grávidas também podem fazer o Enem. Para fazer a prova, a candidata precisa solicitar atendimento especial no ato das inscricoes enem. Assim, a aluna precisa marcar a opção que é gestante. O horário, as regras e a data da prova são os mesmos dos demais candidatos.

Deficientes no Enem

O MEC oferece atendimento especial para os candidatos que possuem as seguintes deficiências:

  • Dislexia;
  • Autismo;
  • Baixa visão;
  • Deficiência física;
  • Cegueira;
  • Deficiência auditiva;
  • Surdez;
  • Déficit de atenção;
  • Discalculia;
  • Deficiência intelectual;
  • Outras condições especiais.

Em casos como esses descritos acima,  o participante deve indicar a sua condição no ato do enem inscrições. Isso porque esses candidatos precisam de atendimento especializado. Esses tipos de atendimento podem consistir em:

  • Prova em braile;
  • Tradutor de libras;
  • Prova com letra ampliada (tamanho 18) ou prova com letra super ampliada (com tamanho 24);
  • Auxílio para leitura e transcrição;
  • Sala de fácil acesso;
  • Sala com móveis acessíveis;
  • Leitura labial.

Todos os candidatos, que devido à sua deficiência, precisarem de tempo adicional para fazer a prova precisam fazer a solicitação no momento da inscrição do enem. Todos os vestibulandos que possuem deficiência precisam fazer a prova em data e horário iguais aos dos demais candidatos.

Enem para idosos

Não existe restrição de idade para fazer a prova do enem, e por isso os idosos – de qualquer idade – podem prestar vestibular. Caso o idoso necessite de atendimento especializado, ele precisa indicar no momento da inscriçao enem. Então, no momento de preenchimento da inscrição, o idoso precisa fazer essa indicação.

Hospitalizados no Enem

Nem todas as pessoas que se encontram hospitalizadas podem realizar o Enem. Todos os alunos que estiverem passando por um processo de escolarização dentro de hospitais ou alunos que estejam fazendo algum tipo de tratamento de saúde podem prestar vestibular, ou seja, fazer a prova do exame nacional do ensino médio.

Mas, se o aluno estiver passando por algum tratamento esporádico, parto ou cirurgia, ele não possui a liberação para fazer a prova do Enem.

Lembrando que para solicitar o atendimento especial para o Enem, os estudantes devem fazer a solicitação pela internet no momento da inscrição do enem.

Qual a idade mínima para fazer o ENEM ?

idade mínima para o vestibular Não existe uma idade mínima para fazer o Enem, e por isso alunos de qualquer idade podem prestar esse vestibular!

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma idade mínima para fazer o Enem. Por isso, pessoas de qualquer idade podem fazer a inscrição do enem e realizar as provas, sem nenhum problema. No entanto, os alunos menores de 18 anos só podem participar do exame nacional do ensino médio como treineiros. Isso porque, apenas os alunos que concluíram o ensino médio podem se beneficiar das vantagens proporcionadas pelo vestibular.

Assim, os alunos menores de 18 anos não podem utilizar a nota obtida no enem para ingressar em uma universidade, ou qualquer curso de ensino superior. Apenas é possível que os alunos que não tenham concluído o ensino médio se inscrevam, realizam a prova, mas não usem a nota para conseguir uma vaga em uma universidade pública, por exemplo.

Portanto, os alunos menores de 18 anos fazem a prova do enem apenas para fins de autoavaliação e práticas de conhecimento. Mas, se o candidato já tiver concluído o ensino médio, ele já pode utilizar a sua nota e se inscrever em programas que sejam vinculados com o Enem, como o Sisu, o Fies e o ProUni.

Pedir isenção de taxa de inscrição do ENEM

isenção da taxa de inscrição do vestibular Há diversos tipos de situações nas quais o estudante pode se enquadrar para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem.

Muitos candidatos que desejam fazer a prova do Enem não possuem condições financeiras para pagar o valor da prova do vestibular. Por conta disso, o Inep garante a isenção da taxa de inscrição enem para os estudantes de baixa renda e que tenham estudado em escola pública.

O período no qual deve ser pedido a isenção da taxa de inscrição consta no edital do enem, e por isso o candidato deve acompanhar as datas a fim de acompanhá-las. Todos os estudantes que se enquadram em alguma das situações listadas a seguir podem solicitar a isenção da inscrição do enem.

  • Estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que sejam bolsistas integrais em escolas particulares e tenham uma renda familiar média de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Estudantes inscritos no Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Estudantes que sejam participantes do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – e tenham conseguido a certificação para o ensino médio.

Assim, todos os estudantes que se enquadram em uma das situações listadas anteriormente podem fazer a prova, sem precisar pagar a taxa de inscrição enem. Depois é só esperar o dia da prova, acertar um bom número de questões e obter a aprovação!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar