Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Posso me tornar pianista com estudos online?

De Marcia, publicado dia 10/07/2018 Blog > Música > Piano > A internet é eficaz para aprender a tocar teclado?

Ao digitar termos como “piano online”, “aulas de piano”, “tocar piano”, “piano virtual” ou “piano interativo” em algum buscador, é bem provável que retornem resultados de pianos virtuais, a partir dos quais é possível praticar lições sem sair de casa.

Como sinal da revolução que a tecnologia provoca, os pianos agora estão integrados a computadores, smartphones e muitos outros dispositivos.

Mas será que é realmente possível aprender piano através dos teclados virtuais? Será que todas as habilidades necessárias para tocar o instrumento podem ser desenvolvidas em um teclado de computador ou celular, sem a presença física de um professor para orientar o músico iniciante?

Aprender a tocar sua música favorita, identificar acordes de temas de filmes e criar as primeiras sequências…. quase tudo é possível graças a essas importantes ferramentas.

Eu disse quase tudo… menos substituir um verdadeiro professor de piano!

Como funciona o piano online?

Antes de começar a dedilhar o teclado do seu computador, é necessário entender como os pianos virtuais são parecidos entre si. Eles estão se desenvolvendo aos poucos e é fato que atualmente são muito mais numerosos que há alguns anos.

Particularidades da música Antes de começar a tocar pelo teclado do seu computador, você precisa conhecer os encantos do piano.

Existem características básicas que são comuns a todos, entretanto. Isso porque praticamente contam com o mesmo mecanismo de funcionamento.

Interface de explicação

Quando você abre uma página de teclado virtual, antes de simplesmente encontrar o teclado para começar a tocar, você contará com uma espécie de manual de instruções. Ler essas informações é necessário para entender o funcionamento do instrumento.

Embora muitos dos seus amigos talvez possam passar essas informações, será muito melhor colhê-las diretamente na fonte, para que não haja problemas mais tarde.

Ali estará descrito de que forma as escalas funcionam no seu teclado e como posicioná-las.

Teclado

Os teclados de computadores e smartphones normalmente são padronizados. É por isso que para aprender a tocar a partir de qualquer um desses dispositivos é seguido praticamente o mesmo mecanismo.

Entretanto, caso haja alguma diferença quanto ao que você está acostumado a ver, não se preocupe! A maioria dos sites com teclados virtuais contam com opções para escolher qual modelo deseja usar.

Piano

Depois de toda a trajetória para aprender como funciona o piano virtual, vem a expectativa com o instrumento em si.

Normalmente, o teclado online costuma ter o tamanho de um teclado digital padrão. Ele se adequa às teclas que você tem para começar a emitir os primeiros acordes.

Em alguns sites, uma lista de músicas conhecidas é disponibilizada. Dessa forma, você pode ouví-las para aprender a reproduzí-las mais tarde. As indicações de notas e sons aparecerão na tela, já relacionadas às teclas do seu teclado do computador.

Por que escolher aprender por um piano virtual?

Embora seja mais usado como um jogo ou como um complemento para as aulas reais de música, o piano virtual também pode servir como base para aprender a tocar o instrumento.

Os autodidatas especialmente adoram esse método… e ele realmente funciona!

Uma das grandes vantagens é que o piano virtual é compacto e, portanto, pode ser reproduzido a partir de qualquer computador, em qualquer lugar.

Então, como utilizá-lo para aprender a tocar?

Digamos a realidade: o piano virtual não trará a você noções básicas de teoria musical (f-clef, bass clef, ritmo, tempo, leitura musical, dentre outros). Também não será a partir dele que você vai conhecer escalas, acordes e a famosa história da música. Na verdade, se desejar aprender esses tópicos, você precisará fazer um esforço e pesquisá-los por si mesmo.

Por outro lado, o piano virtual permite reproduzir músicas, como se você tivesse acesso somente às aulas práticas. Essa é, sem dúvidas, uma maneira eficaz de progredir.

É claro que você não sairá fazendo improvisações fantásticas diante dos seus amigos logo nos primeiros meses. Mas, praticando com dedicação, pode ser que você os surpreenda na próxima festa tocando algum tema de filme como “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.

Emoção de tocar teclado Já se imaginou tocando um tema de filme na próxima festa de família?

Pode parecer pouco, mas uma cena como essa certamente provocará as mais diferentes reações.

Então, se você não espera tornar-se um pianista famoso, se o seu sonho é apenas fazer do piano um hobby, o teclado virtual pode ser mais que suficiente.

Ainda que você deseje se aprofundar no mundo da música, os primeiros acordes aprendidos por esse meio, certamente servirão de base para seus estudos mais tarde. Tocar um piano virtual jamais será tempo perdido!

A acessibilidade do piano online

A primeira razão e a maior argumentação de quem escolhe um piano virtal para aprender a tocar é o fácil acesso a esse instrumento. É sabido que novas tecnologias sempre revolucionam o mundo e o mercado da música.

Após a passagem de alguns instrumentos conhecidos para a versão elétrica (guitarra, violão, etc…), chegou a hora de conhecermos os famosos pianos virtuais.

Os smartphones estão nas mãos da maioria das pessoas que encontramos na rua. É difícil pensar em quantos dos seus amigos ou familiares não aderiram aos modernos aparelhos.

A partir de um pequeno dispositivo, é possível conversar, enviar mensagens em tempo real e conectar-se à pessoas do mundo todo. Não é a toa que alguns fazem dele um verdadeiro vício.

Entretanto, é possível encontrar o equilíbrio e utilizá-lo com responsabilidade.

Muitos ouvem suas canções favoritas a caminho do trabalho. E alguns já descobriram que podem deixar de ser meros espectadores dessas canções, já que os pianos virtuais permitem tocá-las a partir do celular.

O piano virtual é usado tanto para o entretenimento quanto para aprender alguns acordes.

Com ou sem internet, o smartphone se tornou um mini-piano, que cabe no bolso.

E a vantagem  não é só essa: a maioria dos sites com teclados virtuais têm preços acessíveis, alguns chegam a ser gratuitos,  o que configura outro atrativo.

É por isso que apaixonados por música que não têm condições financeiras para investir em cursos ou pianos reais rapidamente aderem a essas ferramentas.

E é dessa forma que esse meio para aprender a tocar vem se tornando mais e mais difundido entre as pessoas.

Oportunidade de aprender em seu próprio ritmo

Se por um lado a tecnologia trouxe a possibilidade de fazer muitas coisas a partir de nossas casas, é importante levar em conta que ela não modificou o cérebro humano. Nós continuamos precisando de tempo para desenvolver uma nova habilidade e essa questão precisa ser respeitada.

Algumas pessoas acessam o teclado virtual acreditando que se tornarão tão habilidosas quanto um músico famoso nos próximos meses. E isso não acontece!

Todo aprendizado passa por etapas. No caso do piano, é necessário conhecer as notas musicais e acordes, ler partituras, trabalhar a flexibilidade dos dedos…

E tudo isso leva tempo!

Organização das aulas Lições de teclado virtual permitem que você aprenda a tocar no seu tempo.

Mas o piano virtual permite que o músico organize seu tempo da forma que sentir-se melhor. Não será preciso se preocupar em chegar atrasado á aula de piano ou com o transporte público lotado ao voltar para casa.

Quem escolhe aprender a tocar piano por essas ferramentas fica livre para fazer sua própria agenda de estudos. Entretanto, isso configura também uma grande responsabilidade, já que ter disciplina e levar a sério é o que fará com que o progresso realmente venha.

O piano virtual fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode programar-se para estudá-lo pela manhã antes de ir ao trabalho ou após colocar os filhos para dormir, por exemplo.

Além disso, você pode ir com calma. Não existe a pressão do professor ou dos colegas de classe que parecem desenvolver-se mais rápido que você.

Não há competição e nem apresentações ao final do ano: uma vantagem para alguns e um inconveniente para outros.

É possível tocar onde você estiver

O piano virtual é um instrumento portátil. Ele pode ser carregado no bolso ou na bolsa, sem maiores transtornos. Você pode transportá-lo em um ônibus, metrô ou até mesmo naquela caminhada no parque. Quem sabe a natureza não o inspira a praticar mais alguns acordes?

Ainda que você o utilize em um computador, o laptop também é um instrumento portátil. Isso representa um grande avanço em relação aos pianos reais. Muitas pessoas não teriam espaço para acomodá-los nem mesmo em sua própria casa.

Aprender piano online também evita deslocamentos e investimentos mais altos. É por isso que trata-se da opção mais plausível encontrada por alguns.

Nunca é tarde para aprender

Muitas vezes, a aparência descontraída e intuitiva de alguns pianos virtuais podem remeter à ideia de que é necessário ser jovem para aprender a tocá-los. Isso não é verdade!

Você pode iniciar os estudos no instrumento aos 5 ou aos 60 anos. Existem versões que são mais compatíveis com uma ou outra idade e cabe a você encontrar a que mais lhe agrada. Aliás, trata-se muito mais de uma questão de perfil do que da idade em si.

Aprender desde cedo é melhor Tanto crianças quanto pessoas na terceira idade podem ter suas primeiras lições de piano.

É necessário libertar-se dos paradigmas de que a tecnologia não se aplica à pessoas da terceira idade, por exemplo. Ela está aí, a serviço de todos e pode ser usada para desenvolver talentos que talvez você já tenha desde a infância, mas nunca tenha manifestado por falta de oportunidade.

O teclado virtual é democrático: ele pode ser usado por todos, sem reservas ou pudores.

Que tal encontrar um que combine com você e começar a tocar agora mesmo?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar