Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a importância de saber sobre questões geométricas?

De Fernando, publicado dia 24/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Entendendo melhor os conceitos geométricos

Um passo essencial nas aulas de matemática tradicionais, a geometria sempre sofreu com a uma reputação de ser um assunto difícil!

No entanto, a geometria é particularmente útil na vida cotidiana e facilita o acesso a carreiras de prestígio como engenheiro, arquiteto ou pesquisador em matemática.

Ao contrário do que pode parecer, este ramo da matemática é acessível em todos os níveis e pode até se mostrar lúdico, facilitando o trabalho tanto com a sua lógica quanto com seu pensamento.

Superprof fez uma lista com tudo sobre este tópico de espaços e formas, um dos temas que todo mundo precisa saber quando falamos em matemática!

Formatos geométricos são bastante visuais Linhas também podem ter muita beleza

Matemática: definição e história da geometria

Você acha que sabe tudo sobre números inteiros, decimais ou proporcionalidade? Mas você realmente conhece a história da matemática, especialmente a da geometria?

Pegue seu compasso e régua e vamos fazer uma viagem para conhecer melhor essas bases matemáticas.

Para traçar a história da geometria, devemos voltar ao segundo milênio aC nas regiões do Egito e da Mesopotâmia. A geometria básica já era usada para calcular volumes, ângulos, espaços e comprimentos, mas também de uma maneira mais pragmática no campo da agrimensura, construção e astronomia.

Durante o século 7 aC, o matemático grego Tales de Mileto começou a resolver vários problemas de matemática para calcular tanto a área das pirâmides quanto as distâncias entre os barcos costeiros.

Foi então que nasceu o famoso teorema de Tales, um princípio de geometria amplamente ensinado nas escolas de todo o mundo.

Na Idade Média, a matemática árabe contribuiu largamente para a expansão da geometria e o desenvolvimento de seus vários princípios.

Este período marcou o nascimento da geometria algébrica, um campo da matemática aplicada preocupados com o uso de álgebra para resolver problemas geométricos (linhas, espaços, etc.).

Finalmente, durante os tempos da era moderna, os matemáticos ilustres e inventores, como René Descartes e Pierre de Fermat, desenvolveram a geometria não-euclidiana e a ciência quantitativa da físico-química e formulação de simetria apareceu durante a Século XIX.

Hoje consideramos a geometria como um termo geral para a ciência que lida com formas e espaço em matemática, para ser contrastado com a aritmética (adição, subtração, tabela de multiplicação , divisão …) ou álgebra (equações diferenciais de equações de segundo grau, inequações …) para os interessados em números.

Aprenda como compreender as formas Geometria é assunto importante para a jornada escolar

O básico da geometria

Alguns conceitos de geometria para lembrar obrigatoriamente

Para saber reconhecer uma unidade de medida, aprender a modelagem de espaços ou saber tudo sobre derivação, é preciso manter o bê-a-bá da geometria!

Dentro dos livros didáticos ou durante as suas primeiras aulas de geometria para iniciantes, os alunos serão inevitavelmente confrontados com os teoremas e aos princípios mais simples deste ramo da matemática. Com um pouco de trabalho e uma boa dose de motivação, você poderá aprender essas regras básicas em apenas alguns meses !

Aqui estão algumas regras básicas essenciais em geometria que você não pode deixar de estudar e memorizar:

  • O vocabulário das figuras: tangente, paralela, concorrente, perpendicular,
  • Ângulos: ângulo adjacente, ângulo oposto, ângulo interno e externo, bissetriz,
  • A distância: ponto a ponto, círculo e esfera, medianas, distância de Hausdorff,
  • O plano cartesiano,
  • O triângulo isósceles, o triângulo escaleno, o triângulo equilátero,
  • O teorema de Tales e o teorema de Pitágoras.

Pensar que apenas estudantes de doutorado ou pesquisadores são capazes de realizar as teorias mais complexas da geometria é um equívoco comum. Na realidade, a geometria é apenas uma questão de lógica: por que não desenvolver suas habilidades de pensamento através de jogos lógicos online ou realizando exercícios propostos por seu professor particular?

Saiba mais sobre divisão euclidiana.

Os diferentes tipos de geometria

Você quer se tornar um especialista em rastreamento no espaço? Siga o guia!

No sentido mais estrito, falamos de geometria para evocar geometria clássica e euclidiana, a que é  ensinado por professores de matemática em todo o mundo. No ensino fundamental ou médio, os alunos aprenderão conceitos simples de geometria clássica que permitem uma introdução a pontos de referência mais complexos.

Os estudantes mais avançados podem então escolher diferentes áreas de pesquisa em geometria, como:

  • Geometria diferencial,
  • Geometria algébrica,
  • Geometria complexa,
  • Geometria não comutativa,
  • Geometria não euclidiana ,
  • Geometria aritmética.

A chamada geometria clássica é em grande parte suficiente para ter uma boa média em matemática durante sua carreira escolar.

No entanto, para se tornar um verdadeiro “matemático” e prosseguir uma carreira como um professor de matemática ou um pesquisador universitário, o estudante deve seguir alguns cursos adicionais na geometria teórica.

Sua escolha de especialidade geométrica será indubitavelmente vinculada aos seus objetivos matemáticos!

Descubra o que é uma função afim.

as aulas de matemática espacial precisam de ferramentas Régua, esquadro, compasso e transferidor são essenciais

Como ser bom em geometria?

A geometria é o estudo dos espaços e, como qualquer ramo matemático, baseia-se na lógica e na implicação pessoal do aprendiz: com um bom raciocínio, você será capaz de demonstrar seus talentos em um plano cartesiano!

Desde os primeiros anos de vida escolar, os alunos podem  praticar exercícios cognitivos  para reforçar a sua inteligência e lógica matemática, com bases numéricas em jogos como o dominó. Embora a geometria pode ter conceitos adquiridos ao longo de sua vida, ainda é aconselhados a melhorar suas facilidades matemáticas antes de entrar no ensino médio para ter todas as chaves possíveis para o sucesso escolar.

Uma pequena lista não exaustiva de dicas para o sucesso na geometria:

  • Complete seu ensino regular com aulas particulares
  • Revise em um horário fixo e após cada classe de geometria,
  • Faça exercícios de atualização em geometria durante as folgas,
  • Mantenha o foco desde o início até o final dos exercícios de matemática,
  • Junte-se a um grupo de estudo de geometria após as aulas,
  • Trabalhe com um colega em desafios para desenvolver a compreensão,
  • Evite usar sua calculadora durante os exercícios de matemática
  • Entenda a natureza da matemática e da geometria no espaço.

Você entendeu: para ter sucesso na geometria, você deve primeiro amar o assunto e fazer com que ele seja parte da sua rotina!

Não hesite em aplicar fórmulas e princípios de geometria em sua vida diária , calculando, por exemplo, distâncias entre dois pontos ou a área de uma mesa.

Você perceberá rapidamente todo o interesse do cálculo espacial e estará mais inclinado a progredir rapidamente em diferentes áreas da matemática.

Que tal aprender mais sobre álgebra?

Aula de matemática: onde é ensinada a geometria?

Para aprender geometria, nada mais simples no curso de matemática: apenas seja dedicado durante sua carreira escolar!

No Brasil, a geometria é ensinada a partir do primeiro ano e até o final do ensino fundamental, passando de figuras geométricas para formas tridimensionais, representações espaciais, propriedades e muitos outros pontos importantes. Com isso, ele passa a ter mais noção de matemática no “mundo real”, com suas formas e possibilidades.

Você também pode começar o seu aprofundamento com aulas de matemática particulares sempre que necessário.

Há também muitas outras maneiras de aprender geometria fora da escola:

  • Contrate um professor de geometria particular,
  • Procure tutoriais online de exercícios de geometria,
  • Junte-se a um grupo de estudo em geometria em sua escola ou região,
  • Integre uma escola de matemática avançada.

Aulas particulares são, naturalmente, a melhor solução para progredir no seu próprio ritmo em um ambiente amigável e propício ao trabalho. O professor de matemática começará abordando os princípios simples da geometria e depois passará para noções mais complexas para superar o currículo de matemática da escola regular.

Uma hora de aula de geometria com professores particulares pode custar cerca de R$50 e você pode organizar o seu cronograma de estudos com um profissional especialista no seu desenvolvimento.

O que você está esperando para fazer uma primeira aula experimental com um de nossos muitos professores focados em geometria?

E saiba mais sobre as tabelas de multiplicação.

matemática também cabe na tecnologia Use o celular a seu favor, com uma boa calculadora de apoio e aplicativos para memorizar as fórmulas

Como aprender geometria de maneira autodidata?

Embora os cursos ministrados por graduados em geometria precisem progredir adequadamente de acordo com um plano, os alunos podem e devem completar seus conhecimentos com exercícios solo!

Hoje em dia, é muito mais simples do que antes tornar-se um profissional da geometria e localização no espaço sem pagar um centavo. Os alunos podem buscar muitos livros de referência sobre o assunto, além de fóruns de trocas de experiências, cursos online, cursos presenciais, aulas especiais e eventos de educação de todos os níveis..

Algumas boas chances de encontrar novas fórmulas para compreender os assuntos mais interessantes para os jovens aprendizes em geometria:

  • Cursos de geometria online
  • Exercícios de geometria online,
  • PDF de lições de geometria, do nível iniciante ao avançado,
  • Aplicativos educacionais com exercícios de geometria,
  • Vídeos educativos de geometria,
  • Podcasts universitários de matemática e geometria,
  • Cursos MOOC em geometria, com acesso aberto e gratuito.

Em apenas alguns segundos, o aluno pode instalar em seu smartphone ou tablet um aplicativo de matemática que o ajudará a revisar suas fórmulas matemáticas diariamente!

Aplicações de geometria podem ser apresentadas como jogos lúdicos e divertidos, para descobrir esse ramo da matemática sob uma nova luz. Os adultos também podem se beneficiar dessa educação de qualidade, pois os aplicativos são frequentemente desenvolvidos sob a orientação de professores de matemática de pós-graduação.

E se você se tornar uma verdadeira matemática graças ao aprendizado de geometria e aplicação da matemática no espaço?

Finalmente, descubra o que é uma função decimal !

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar