Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se torne bilíngue em inglês!

De Joseane, publicado dia 22/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Como aprender a língua inglesa

Podemos até nos esquivar de aprender inglês, mas não podemos negar que o inglês é uma língua extremamente necessária. Quem já fez uma viagem para o exterior sem falar inglês sabe como é a sensação de está fora da caixa (no mau sentido). O inglês é a língua que uniformiza a comunicação, não importa de onde você vem e nem para onde você vai, se você falar inglês você já é bem-vindo!

Mas por que o inglês?

As duas maiores potências mundiais em termos de economia, Estados Unidos e Inglaterra são anglófonas. Esta talvez seja a principal razão para que o inglês tenha se estabelecido como língua das relações, turismo e negócios internacionais.

Seja o que for, não adianta bater o pé. O estatuto do inglês enquanto língua mundializada parece que não vai mudar tão cedo. E, pra falar a verdade, ainda bem que existe uma língua “universal” né, gente? Já pensou se tivéssemos que aprender todas as línguas de todos os países?

Seja para estudar em uma faculdade estrangeira, se mudar para o exterior a trabalho, fazer um intercâmbio cultural, viajar para um país no estrangeiro ou simplesmente conquistar aquele “gringo” da roda de samba…falar inglês é imprescindível.

Ainda bem que, com um pouco de boa vontade e interesse, é possível aprender inglês ou progredir em inglês utilizando certos recursos do cotidiano.

Aprender uma língua estrangeira não significa somente dominar seus códigos gramaticais e linguísticos. É preciso imergir na cultura ou nas culturas que a envolvem.

Descubra como aprender inglês bem rápido!

Como aprender inglês…lendo

A literatura é uma das coisas mais lindas da humanidade, e eu não estou falando isso por que possuo formação literária não (risos). Realmente ler é aprender, viver, crescer, conhecer! Enfim, ler é tudo. E a dica de hoje é justamente para aqueles que gostam de uma boa leitura. Unindo o útil ao extremamente agradável, é possível aprender inglês lendo os seus títulos favoritos.

Progrida em inglês lendo livros em inglês Aprenda inglês se cultivando

Grandes nomes da literatura mundial são de origem anglófona, e nada mais prazeroso do que ler um livro escrito na sua língua de origem né? Então, se você é fã de Shakespeare, não perca tempo e escolha a sua obra favorita em inglês para começar a exercitar o seus conhecimentos na língua.

“Ah, mas ler Shakespeare é muito difícil, sobretudo em inglês”.

Bem, se você está ainda engatinhando no inglês, melhor escolher um livro mais simples com uma linguagem mais descomplicada. Nesse caso, que tal apostar nas trilogias? Harry Potter, Crepúsculo, O Senhos dos Anéis…Todos esses filmes foram tirados dos livros! Encontre o livro em inglês e aproveite do fato que você já conhece a história para ler em inglês. Um dicionário será útil e necessário, mas com o avanço da leitura você vai progredir até não mais precisar dele.

Agora cá entre nós: livros infantis em inglês são excelentes formas de aprender inglês e ganhar vocabulário em inglês. Eu estou falando por experiência própria! Já ouviram falar no O diário de um banana? Não nesse “banana” que você está pensando, mas no livro com esse título. Em inglês, o livro é “Diary of a wimpy kid”, trata-se de um livro para adolescentes que, além de possuir uma linguagem bem acessível e fácil, ainda é bem engraçado. Sem julgamentos, mas eu amei esse livro!

E tem ainda os livros de curtas histórias para crianças pequenas mesmo…aqueles com musiquinhas e tudo! Vá na biblioteca online mais perto de você, ou na biblioteca física se você tiver tempo e escolhas uma boa pilha de livros em inglês. Depois é só escolher um tempinho, sentar com o dicionário ao lado e começar a sua descoberta do mundo anglófono.

Nos livros, nada é banal. Além de aprender a ler e compreender o inglês, você vai se habituar com algumas expressões típicas do inglês, com as variações da linguagem dependendo do lugar de comunicação, vai aprender certos traços da cultura inglesa, americana, australiana…. enfim, lendo em inglês você vai realmente ter uma imersão na língua e nas culturas do mundo anglófono.

Veja aqui outras dicas para aprender inglês com os seus escritores favoritos!

Aprenda inglês cantando!

Aprender inglês se divertindo…quem nunca ouviu essa frase né? Mas, muitos alunos duvidam que seja realmente possível aprender inglês enquanto se diverte. Porém é completamente possível aprender inglês de forma divertida. Se você não encontra prazer na literatura (o que para nós é impossível) temos uma sugestão para você: aprenda inglês ouvindo música!

Todo mundo gosta de música, né?

Aprenda inglês escutando música com legenda Aquele velho ditado: quem canta aprende inglês! (peguei vocês, né?

Então por que não aprender inglês ouvindo os títulos dos seus artistas favoritos de língua inglesa? Do Pop ao rock, a variedade de músicas em inglês é grande e tem para todo mundo!

Grandes nomes da música são de origem anglófona. Madona, Michael Jackson, Nina Simone, Ray Charles…os atuais Ed Sheeram, Bruno Mars, Beyoncé, Rihana…tem para todos os gostos!

Algumas dicas que podem te ajudar a aprender inglês curtindo as suas músicas preferidas é: escute a música várias vezes, acompanhe com a legenda em inglês; escreva a letra algumas vezes, use um dicionário para decifrar os termos que você não conhece, preste atenção no uso dos verbos, tente notar algumas regras de gramáticas empregadas na construção das frases e, claro, cante!

Solte a voz em inglês! O importante aqui é que você “have a blast”, isto é, se divirta muito enquanto canta e aprende inglês.

Mais uma vez as músicas infantis ajudam muito sobretudo os iniciantes em inglês. Para começar, tem a musiquinha do alfabeto que super facilita na hora de pronunciar as letras em inglês. Também tem musiquinha para aprender os números até 10, e várias outras canções infantis em inglês que ajudam a aprender o vocabulário básico!

Quer saber mais sobre como aprender inglês cantando? Veja aqui uma lista das melhores músicas em inglês.

Aprenda inglês com os famosos

O mundo da fama é de interesse de quase todos os jovens, certo? No cinema, na música, na política ou na história, sempre haverá uma personalidade que nos toca e de quem somos fãs. Se uma ou várias das suas personalidades famosas são anglófona, você já tem uma razão a mais para se auto incentivar a estudar inglês.

Estrelas do cinema como Marilyn Monroe, Katharine Hepburn, Leonardo di Caprio possuem uma legenda de fãs mundo a fora e são influenciadores e embaixadores da sua cultura. Acompanhar essas personalidades de perto possibilita uma imersão na cultura e modo de vida anglófonos.

Aprenda inglês com as estrelas de Hollywood Se um dia você encontrar seu ídolo, melhor estar preparado!

Personalidades políticas e históricas como Martin Luther King, por exemplo nos permite conhecer as vertentes e valores da sociedade americana em uma determinada época, enriquecendo nosso conhecimento geral e, claro, nos incentivando a ir mais longe no aprendizado de inglês.

A musa Beyoncé faz a cabeça de jovens do mundo inteiro atualmente. Sua luta na mídia pelo direito das mulheres tem marcado sua carreira e atraído ainda mais fãs.

O que o mundo dos famosos tem a ver com o seu aprendizado de inglês?

As estrelas e personalidades famosas podem servir como incentivo durante o seu aprendizado de inglês. Ouvir a música do seu star preferido, ver sua musa na televisão, acompanhar o discurso do seu personagem histórico favorito em inglês, acompanhar a sua estrela de Hollywood na mídia… tudo isso serve como incentivo para o seu aprendizado de inglês e, se um dia, vocÇe iver a chance de encontrar o seu famoso favorito, pelo menos você saberá o que dizer para ele ou ela em inglês!

Progrida em inglês lendo os jornais

Agora digamos que você já manda muito bem no inglês e deseja se tornar fluente dominando sobretudo a norma culta da língua, a melhor opção para você é ler os grandes jornais do mundo anglófono. Além de aprender um inglês mais polido, ler os jornais em inglês aumentarão a sua cultura e conhecimento sobre o mundo, sobretudo sobre o mundo e cultura de língua inglesa.

Mas cuidado com o que você ler! Na hora de assinar um jornal evite aqueles muito pretensiosos! Escolha um jornal que possua relevância e que seja bem conceituado.

Periódicos americanos e britânicos Leia jornal diariamente para progredir em inglês

Veja essa lista de jornais britânicos que te ajudarão a progredir em inglês:

  • The Times
  • The Guardian
  • The Sun
  • Daily Mirror
  • Daily Mail
  • Daily Express
  • Financial Times

No inglês americano, você encontrará o The New York Times. Este, criado em 1851 como o próprio nome já diz  é uma espécie de diário de notícias. Quem procura fazer imersão no idioma, pode se aprofundar nas notícias desse jornal que traz uma visão abrangente de mundo.

Não se preocupe, a maioria desse jornais possui versão online! Então será fácil ter acesso a esses periódicos.

Se você prefere escutar o jornal ao invés de lê-lo ou se você necessita melhorar o seu listenning, isto é, a sua compreensão oral em inglês, sugerimos o BBC news e o Voice of America. Ambos são excelentes  para quem está aprendendo inglês.

BBC – Word in the News – A maioria dos estudantes de língua inglesa já ouviram falar do British Broadcasting  Corporation, se trata de uma emissora uma  pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Possui uma boa reputação nacional e internacional.

O Voice of America – Learning English – É um dos melhores sites para quem está começando a aprender inglês, ele traz notícias de fácil compreensão, bem nível iniciante mesmo!

Viu só? É possível aprender inglês sem está sentado em uma sala de aula!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar