Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Começar a língua italiana desde pequeno

De Carolina, publicado dia 06/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > A partir de qual idade podemos ensinar italiano às crianças?

Expressar-se perfeitamente na língua italiana, isso faz você sonhar, certo?

Hoje, ser um poliglota é uma vantagem considerável para os alunos mais jovens. O domínio das línguas estrangeiras é cada vez mais valorizado no mundo profissional e pessoal!

No entanto, alguns pais relutam em ver seus filhos aprender a língua italiana antes de dominarem perfeitamente a língua materna.

No entanto, aprender a língua italiana permite descobrir o período do Renascimento, a história da arte ou a arquitetura italiana, campos essenciais para desenvolver a cultura geral dos mais jovens!

Então, existe uma idade ideal para descobrir a língua e a cultura do país com a forma de uma bota?

Dominar vários idiomas é um penhor de curiosidade e abertura mental Para garantir que seu filho esteja interessado na língua de Dante, nada melhor do que uma viagem de turismo para descobrir todas as maravilhas da Itália!

Aqui estão as nossas respostas para saber tudo sobre as aulas de italiano para crianças!

Introdução ao italiano a partir de 3 anos

Uma criança é muito nova para aprender italiano com apenas 36 meses?

A resposta é não!

Na verdade, trata-se de pedagogia. Não podemos criar uma pressão extra em uma criança. Pense que ela não sabe nem o básico da língua de Machado de Assis.

Para acompanhá-lo sem problemas, os pais podem passar pelos recursos digitais gratuitos que permitem ao pequeno aprender enquanto se diverte.

Aqui estão algumas ferramentas para assimilar as noções básicas do idioma de Dante:

  • Os desenhos animados em italiano: Geronimo Stilton, Pinóquio, Os Gladiadores de Roma…
  • Vídeos educativos para crianças: no YouTube, Dailymotion…
  • As cantigas em em italiano: Fior di Tomba, Micio Miagolio, Nana Cuncheta…
  • Os jogos para aprender italiano: Memotep, Lingua Ludica, Marca Stella…
  • Aulas de italiano para crianças

É melhor que a criança conheça o vocabulário básico do italiano antes de iniciar uma aprendizagem séria.

O objetivo não é incomodar a criança com o aprendizado de línguas, mas mostrar como é interessante conhecer a cultura do país de botas! Para fazer isso, os jogos adaptados para os pequenos são uma solução ideal!

A idade ideal para aprender uma língua estrangeira

De acordo com especialistas em linguística, existe de fato um limite de idade para assimilar uma língua e tornar-se perfeitamente bilíngue?

A língua de Dante também pode ser falada na cozinha A gastronomia da Itália também pode ser uma boa razão para aprender o idioma

Em uma entrevista para a organização Unosel em 2015, Barbara Abdelilah-Bauer, linguista e professora de línguas, explica:

“Até 5 ou 7 anos, a criança se apropria intuitivamente de uma língua estrangeira, ouvindo-a. Além disso, ele está muito ancorado em sua língua materna e pode adquirir outra de maneira tão inata. A língua será vista mais como objeto de estudo.”

Você entendeu: se quer que seu filho se aproprie completamente do idioma de Dante, sua aprendizagem deve ser iniciada antes dos 7 anos de idade.

Obviamente, é bem possível obter um nível fluente de italiano ao fazer curso de italiano na adolescência. Porém, será tarde demais para a criança considerar o italiano como uma de suas línguas maternas.

Deve-se lembrar, no entanto, que o limite de idade de 7 anos continua a ser uma hipótese discutível entre os especialistas linguísticos!

O principal, portanto, não é forçar a mão com seu filho e fazê-lo assimilar o léxico italiano naturalmente e gradualmente.

Descubra também os aplicativos que oferecem aulas de italiano para crianças!

Aulas de italiano oferecidas nas escolas

No Brasil, é possível aprender italiano em escolas especializadas para crianças!

Elas normalmente oferecem um ensino do idioma de qualidade! Os pais podem ficar tranquilos que os filhos terão uma boa aprendizagem, que se apropriarão da língua de Dante graças a professores graduados e experientes!

Há escolas internacionais primárias, secundárias e de ensino médio de italiano. Nelas, os alunos aprendem todas as matérias como matemática, história, geografia, física, biologia na língua de Dante.

Quais lições são oferecidas em aulas particulares no idioma de Dante? Como progredir no aprendizado das letras italianas através de aulas online?

Elas possibilitam aprender a falar italiano, a descobrir a cultura e a assimilar a pronúncia italiana sem necessariamente ter que passar por uma escola da língua.

 No Brasil, quais escolas ensinam o italiano para as crianças?

  • Fundação Torino em Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Scuola Italiana Eugenio Montale em São Paulo, SP

O conhecimento da língua italiana desde uma idade precoce também pode ser um elemento importante para o sucesso acadêmico de um aluno.

Na verdade, há muitos descendentes de italiano espalhados em todo o Brasil. A aprendizagem desse idioma pode aumentar as chances desses descendentes e mesmo quem tem um passaporte italiano de tentar a vida na Itália ou na Europa.

Esteja ciente de que os cursos de italiano nas escolas de idiomas têm pouca carga horária na maioria dos casos. A criança pode ter 2 horas de aulas de italiano por semana, o que é pouco para chegar ao nível bilíngue!

Portanto, é necessário complementar o seu conhecimento em casa. Seja com aulas particulares de italiano ministradas por professores particulares ou por pais bilíngues nativos da Itália.

O caso das famílias ítalo-brasileiras bilíngues

Famílias com um duplo patrimônio cultural podem ter alguns medos sobre o impacto do ensino de duas línguas na educação de seus filhos.

Sem pânico: aprender duas línguas em uma idade precoce não causa comprometimento cognitivo, pelo contrário!

O principal é usar o português de forma mais avançada que o italiano para que a criança classifique a língua de Machado de Assis como sua principal língua materna.

Então, a aprendizagem do italiano é feita em complemento para que a criança identifique-a como sua segunda língua materna.

Em casa, é aconselhável praticar italiano com moderação, para que o jovem aluno não misture as duas línguas!

Não há necessidade de se comunicar em italiano a um ritmo intenso para melhorar suas habilidades na linguagem de Dante. Algumas atividades lúdicas por vários anos são suficientes para passar de um nível iniciante a um nível intermediário.

Às vezes, a aprendizagem pode ser feita através de sites que ensinam italiano para crianças online.

Além do lado linguístico, os pais podem aproveitar de seu duplo patrimônio cultural para introduzir seus filhos na cultura da Península.

Conhecer a história da Itália, as artes italianas e as personalidades italianas permitirão que a criança desenvolva e abra a sua mente para novas culturas!

Uma criança poliglota é mais inteligente?

O bilinguismo é sinônimo de inteligência?

Se alguém acredita nos especialistas, a resposta é sim!

Em seu artigo acadêmico de fevereiro de 2009 sobre o bilinguismo entre canadenses mais jovens, Ellen Bialystok, uma linguista canadense, explica:

“O bilinguismo na infância é uma experiência importante que tem o poder de influenciar a trajetória e a eficácia do desenvolvimento infantil. O resultado mais surpreendente é que essas influências não se limitam ao domínio linguístico, onde se espera encontrar, mas também se estende às habilidades cognitivas não-verbais.”

As crianças bilíngues ítalo-brasileiras são ainda mais afortunadas: de fato, dominar duas línguas com o mesmo alfabeto permite que a criança adquira melhores habilidades de leitura e escrita.

Para melhorar a língua italiana, por que não começar por revisar seus clássicos da Disney? Como fazer aulas particulares de italiano com um professor nativo?

Ao aprender italiano desde uma idade precoce, a criança desenvolve:

  • Sua criatividade,
  • Sua abertura mental,
  • Sua capacidade de analisar textos,
  • Sua percepção espacial,
  • O seu passado cultural,
  • Suas habilidades sociais,
  • Seu ritmo de aprendizado.

Aprender a ler e escrever em italiano é, portanto, uma aposta no futuro. Isso porque os pais aumentam as chances de sucesso de suas crianças na escola!

A importância de uma segunda língua estrangeira

Aprender a língua italiana é bom, mas infelizmente não é suficiente para assegurar o futuro sucesso profissional de seu filho.

Na verdade, essa língua latina é praticada.. na Itália!

Certamente, as comunidades italianas estão muito presentes em todo o mundo, especialmente na América. Mas o italiano é a língua oficial apenas do país em forma de bota.

Durante a escola, a criança será confrontada com estadias linguísticas organizadas pelas escolas. Eles perceberão que seu bilinguismo português-italiano não é o suficiente para se comunicar no mundo inteiro.

Por quê?

Porque hoje o inglês é realmente a língua que predomina nos países do planeta azul.

O domínio da gramática italiana e dos verbos italianos é, portanto, útil apenas para uma viagem à Itália em imersão total.

E claro, para desenvolver as questões que tratamos logo acima.

Para ter todas as chaves do sucesso em sua carreira profissional e frequentar outras culturas, a criança deve adicionar uma terceira língua a sua educação, de preferência a de Shakespeare!

Aprender inglês será inevitável para o seu filho, uma vez que essa competência é obrigatória em muitos currículos escolares e profissionais!

Concluindo…

A língua de Dante Alighieri pode abrir um mundo para uma criança. Se sua família ter origens na Itália, o ensino dessa língua ainda é primordial para ela ter acesso a uma segunda cultura que também faz parte da sua história!

Além disso, o ensino de uma segunda língua quase ao mesmo tempo que o português permite que a criança desenvolva várias questões em sua educação:

  • Criatividade,
  • Facilidade de aprendizado,
  • Conhecimentos gerais,
  • Análise de textos,
  • Percepção espacial,
  • Competências sociais,
  • Ritmo de aprendizado…

Porém, o italiano resta uma língua pouco falada no globo, em geral.

Por isso, o aprendizado do italiano não é o suficiente para se comunicar profissionalmente e pessoalmente no mundo inteiro. O inglês é a língua mais indicada para isso.

Encontre uma boa aula de italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar