Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprendizado da língua arábica na internet

De Camila, publicado dia 16/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Sites para aprender árabe

“Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar.”
– Provérbio árabe –

Aprender uma língua estrangeira como o árabe, sem dúvida, exige tanto rigor quanto regularidade. E nada de ficar esperando o dia das aulas chegar para poder finalmente estudar: o segredo do sucesso em um aprendizado linguístico é a prática constante!

Atualmente, a internet coloca várias mídias facilmente à nossa disposição, tais como áudio, vídeo, e-books, discussões e fóruns online ou a possibilidade de se fazer uma videoconferência com quem entende do assunto. Sendo assim, atualmente é possível treinar quase tudo o que você deseja quando conectado.

Culinária, yoga, ciências e idiomas (aulas de inglês, aulas de francês, espanhol ou italiano); tudo está disponível gratuitamente (ou com um preço bem acessível).

É para uma língua estrangeira como o árabe, também é possível encontrar bons materiais de aprendizado?

Claro que sim!

E se você escolher métodos de ensino do árabe “à distância” então, as ofertas são ainda maiores!

Sempre com o intuito de te dar aquela mão amiga, Superprof fez um breve seleção de alguns dos melhores sites para aqueles que desejam aprender árabe online.

Descubra ainda um breve guia para aprender o árabe padrão moderno.

Educação a distância: nova maneira de aprender árabe

A internet está cheia de sites e serviços para apoiar o aluno na aprendizagem de línguas estrangeiras.

A língua árabe, obviamente, não fica de fora, já que muitos cursos em árabe estão disponíveis na web.

A internet, felizmente, tem o poder de nos colocar facilmente em contato com o mundo, abrindo horizontes para novas culturas e favorecendo o compartilhamento com um enorme número de pessoas com este mesmo interesse.

Você é um desses apaixonados pela língua e cultura árabe e está à procura de uma excelente maneira em aprender o idioma? Confira então um panorama geral do que pode ser encontrado na web atualmente em relação ao aprendizado do árabe, assim como informações relativas ao tipo de público-alvo que eles pretendem alcançar.

A língua árabe muda de acordo com o povo que o fala. O árabe falado no Egito pode ser diferente daquele falado no Marrocos, por exemplo.

Como ensinar árabe para crianças?

Qualidades para aprender através da internet

Aprender através da internet parece fácil, mas a verdade é esta  não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Pode-se, de fato, identificar várias desvantagens ligadas à aprendizagem através de cursos online:

  1. Os sites nem sempre fornecem o vocabulário básico correto;
  2. Nem sempre há explicações para aprofundar determinados pontos sobre gramática e conjugação árabe, dificultando a compreensão da construção gramatical de certas frases;
  3. O aluno está sozinho na frente da tela do computador, entregue a si mesmo.

Para se dedicar a tal tipo de aprendizado, são necessárias habilidades e qualidades que nem todos os aprendizes possuem: motivação para trabalhar e se dedicar aos estudos sozinho.

Antes de mais nada, é necessário ser paciente e aprender a motivar-se!

Também é necessário conseguir se organizar de maneira independente para atingir uma frequência de trabalho regular, resultando, assim, na obtenção de resultados satisfatórios.

O maior problema da educação a distância é, sem a menor sombra de dúvidas, a falta de companhia: não há ninguém para corrigir seus erros, sejam eles na hora da expressão oral ou escrita.

Para tanto, cabe respeitar meticulosamente o método proposto através do site consultado.

Novas ferramentas promissoras

Com a internet, os meios e as técnicas de ensino  estão em constante evolução.

Hoje em dia, o aluno não fica passivo do outro lado da tela: ele participa do curso de árabe, dá sua opinião, pode avaliar seu curso ou seu professor, pode optar por outras formas de trabalho, etc.

O aprendizado de um idioma como o árabe pode se tornar, então, um trabalho colaborativo!

Para os que não sabem, o árabe é uma língua oral e, por isso,  precisa permanecer viva e comunicativa.

A maioria dos sites e plataformas de ensino para idiomas estrangeiros oferece ferramentas que permitem que todos se integrem e invistam no aprendizado desejado.

As redes sociais estão muito envolvidas neste investimento pessoal, transformando-se em uma oportunidade do aluno se tornar o verdadeiro “dono” do seu aprendizado.

Em vez de se sentir isolado diante da tela do computador, o aprendiz sabe que pode confiar não apenas no professor à distância – que é a sua referência em profissional experiente – mas também no compartilhamento online de dúvidas com outros alunos através de perguntas sobre o aprendizado do árabe, por exemplo.

Nada melhor do que ser capaz de se comunicar em árabe em uma país onde a língua é falada! Já pensou partir a um destino arabofônico e conseguir se comunicar com a população local?!

Vários sites que oferecem o ensino da língua árabe também apresentam a oportunidade de se trabalhar de maneira flexível, quando o aluno quiser e puder, pois basta ter em mão um aparato tecnológico (tablet, computador, smartphone) com conexão à internet.

Sites para aprender árabe também se adaptam ao nível de prática do aluno: iniciante, intermediário, avançado, alfabeto árabe para conversação oral e assim por diante.

Os sites educacionais são atualizados regularmente, o que permite ao aprendiz melhorar seu conhecimento e mergulhar na imersão linguística e cultural a cada conexão.

Confira como aprender árabe sozinho.

Aprender árabe literário online

Quando falamos em aprender árabe online, nos referimos, implicitamente, a cursos de árabe literário, ou seja, árabe moderno padrão.

Esta língua semítica é falada por mais de 250 milhões de pessoas no mundo e possui várias ramificações linguísticas:

  • árabe coloquial;
  • árabe clássico ou padrão.

Isso sem contar que cada país que possui o idioma como língua oficial tem suas próprias variações, assim como acontece no português falado no Brasil e em Portugal, por exemplo. Sendo assim, corre-se grande risco de uma pessoa que aprenda a falar um árabe coloquial marroquino não consiga se comunicar com quem fale um árabe coloquial egípcio.

Aqui está a seleção dos melhores endereços digitais para aprender árabe (padrão) online em seu próprio ritmo e nível.

Memrise

Memrise é um aplicativo online que pode ser usado em qualquer dispositivo ou suporte, seja ele tablet, smartphone ou computador.

Seu único ponto negativo é que os cursos de árabe online são ensinados através da língua inglesa…

A vantagem é que quem quiser fazer cursos de inglês para progredir em árabe poderá trabalhar simultaneamente em duas línguas estrangeiras.

A ideia do Memrise é simples e eficaz: é a comunidade de usuários que participa da criação de exercícios e questionários em árabe para tornar a experiência 100% interativa.

Dicas para aprender o árabe do Alcorão.

Speak

O site Speak Language tem a vantagem de ter uma interface em português.

O usuário pode se conectar através de sua conta no Facebook. Esta plataforma de ensino de idiomas permite que você aprenda árabe online enquanto se diverte.

O site ainda proporciona aos aprendizes a oportunidade de entrarem em contato com falantes nativos de árabe, além de disponibilizar jogos que podem ser usados para consolidar o vocabulário recentemente aprendido.

Aprender árabe online gratuitamente a partir do contato com uma comunidade nativa no idioma…

Muito tentador, não é mesmo?

O árabe utilizado em documentos oficiais é distinto daquele falado nas ruas. É importante ter em mente que o árabe padrão é bem diferente do árabe coloquial.

Como aprender a língua árabe o mais rápido possível?

Al-Kunuz

Mais do que apenas um site, Al-Kunuz é um instituto de aprendizado online para aqueles que desejam aprender a falar e escrever o árabe padrão (o árabe egípcio clássico), assim como a ciência Tajwid (arte de recitar o Alcorão Sagrado).

Al-Kunuz é pioneira na educação árabe online e abriu suas portas virtuais em 2006.

As aulas de árabe são destinadas a crianças e adultos. Nele, os cursos são abordados em todos os níveis, desde a iniciação ao árabe até o nível da prática avançada.

Os professores – todos professores egípcios – são formados e treinados no ensino do árabe para estrangeiros que não falam o idioma.

Várias fórmulas são propostas (aulas em grupo, individuais, padrões ou desenvolvidas especialmente para determinado estudante), sempre de acordo com o nível do aluno.

Busuu.com

Busuu.com é uma comunidade virtual que ajuda os interessados no idioma arábico a participar de cursos online de maneira interativa.

ATENÇÃO: é muito importante ficar atento ao fato de que apenas uma parte dos cursos de árabe é gratuita.

Cada curso inclui exercícios lexicais (para o vocabulário árabe), diálogos, exercícios de escrita árabe e conversas orais com um nativo da língua.

Exercícios de escuta e um exame final pontuam a aula de árabe online.

Utilizar Busuu.com é muito simples: basta criar uma conta gratuita (caso prefira, também é possível se registrar utilizando o perfil do Facebook) e, em seguida, escolher o nível de aprendizado desejado.

A troca de conhecimentos e informações com outros usuários se torna possível graças à possibilidade de adicionar amigos à sua lista de contatos, como em uma rede social.

Um “jardim educacional” permite ao aprendiz acumular pontos através dos exercícios de árabe online, estimulando a dedicação, o comprometimento e o progresso do aluno a cada lição.

Fazer aulas de árabe online pode ser muito mais benéfico do que muitos imaginam. Vários cursos online proporcionam o contato com nativos da língua árabe.

Saiba mais como aprender árabe sem stress.

Polyglot Club

O Polyglot Club é uma comunidade de usuários da internet que tem por objetivo ajudar os interessados a melhorar o nível de domínio da língua árabe. Tal suporte funciona de maneira em que o aluno seja conectado com outras pessoas igualmente interessadas em assimilar uma língua estrangeira.

O Polyglot Club é uma plataforma de troca de conhecimento de idiomas que pode levar a um possível encontro físico ou conversas virtuais.

Já pensou em fazer amizade com colegas nativos em árabe através de uma interface online enquanto se aprende a falar o idioma dos seus sonhos???

A plataforma oferecida pelo site Polyglot Club apresenta uma maneira muito interessante e original de praticar o árabe em um lugar amigável e com pessoas que possuem interesses em comum.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar