Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra mais sobre a Espanha antes de aprender o espanhol

De Fernanda, publicado dia 12/07/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > Tudo sobre cultura e história da Espanha!

“Ensinar uma língua é propor uma jornada, aprendê-la, é viajar.” Norbert Kalfon

No mundo, a Espanha é o segundo destino turístico mais popular depois da França. Em 2017, 82 milhões de turistas descobriram a Catalunha, a Andaluzia ou as Ilhas Baleares.

Fazer uma viagem à Espanha é uma ótima maneira de aprender mais sobre a cultura do país, bem como melhorar sua compreensão oral e as habilidades de fala em espanhol.

Mas se você não pode sair, saiba que ainda pode viajar de casa, primeiro aprendendo a língua espanhola e, em seguida, expandindo o seu conhecimento da cultura espanhola.

Aqui está um artigo que resume o essencial para saber sobre a cultura espanhola, desde a história do país até suas melhores séries, passando pelas músicas espanholas imperdíveis.

Cronologia histórica do país de Cervantes

Cronologia histórica do país de Cervantes. Saiba tudo sobre a história da Espanha!

Quer conhecer a história completa da Espanha?

A era contemporânea começou com uma guerra contra-revolucionária dos espanhóis contra a França, tendo decapitado o seu rei Luís XVI. No entanto, o exército espanhol foi rapidamente derrotado por Napoleão Bonaparte, que então ocupou a península de 1808 a 1814.

O século XIX era sinônimo de instabilidade política para a Espanha: confrontos entre liberalismo e monarquismo, progresso e conservação e golpes frequentes. Uma primeira república tentou impor-se de 1873 a 1875, mas sem sucesso: a restauração restabeleceu uma monarquia parlamentar que dura até 1923, varrida por um golpe de Estado de Primo de Rivera.

Foi no mesmo ano que um certo General Franco foi nomeado Comandante da Legião Estrangeira Espanhola!

A ditadura de Primo de Rivera durou de 1923 a 1930. Censura, instituições sob o controle do exército e supressão do Parlamento: muitas diretrizes autoritárias inspiradas pelo regime de Mussolini. Primo de Rivera queria restaurar a sociedade espanhola, impulsionar a economia do país e estabelecer um nacionalismo forte.

No entanto, a ditadura foi considerada muito “branda” e rapidamente atolou na questão social. A crise de 1929 derrubou totalmente o regime. Primo de Rivera renunciou em 1930 e morreu algumas semanas depois no exílio!

Uma frágil Segunda República foi criada em 1931: a princípio parecia cheia de promessas (com reformas importantes e um governo social). No entanto, as divisões políticas e ideológicas e a economia desastrosa daqueles anos derrotaram aquela república, que terminou em violência em 1936.

Em 1936, o campo de nacionalistas sob as ordens do general Franco ganhou. Em 1º de outubro, Franco proclamou-se “Caudillo” e iniciou uma guerra civil contra a “Espanha Vermelha”. Em 1937, ele unificou os partidos políticos nacionalistas sob sua bandeira.

Com a ajuda da propaganda nacionalista e cristã, mas também graças ao apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, Franco venceu esta guerra em 1939 e tornou-se o líder da Espanha:

“Generalíssimo Francisco Franco, Caudillo de España para a Gracia de Dios”

Seu regime político durou 36 anos. Era como uma autocracia muito autoritária e paradoxalmente bastante aberta ao mundo. Entre seus objetivos, encontramos a modernização econômica, um clássico do regime ditatorial contemporâneo.

Em 1975, Franco morreu, o que deu a oportunidade para o herdeiro real espanhol, Juan-Carlos, para retornar ao trono. Em estreita colaboração com seu primeiro-ministro, Adolfo Suárez, iniciou uma transição democrática que durou de 1976 a 1982. A Espanha democrática que conhecemos é muito jovem!

Quem são as personalidades famosas do país de Cervantes?

Quem são as personalidades famosas do país de Cervantes? Descubra quem são as maiores celebridades da Espanha!

Músicos, escritores, pintores, políticos, cineastas….  Muitas personalidades espanholas se tornaram mundialmente conhecidas por suas produções e história. Vamos conhecer algumas delas:

Salvador Dali, pintor espanhol

Pablo Picasso e sua famosa pintura Guernica, Francisco de Goya, Diego Velásquez, Joan Miró … Pintores espanhóis conhecidos no mundo todo não faltam.

E Salvador Dali em tudo isso?

Pintor, escultor, mas também escritor, o espanhol Salvador Dali é um dos principais representantes do movimento surrealista. Nascido em Figueras, na Catalunha, em 1904, ele fez vários ensaios antes de se juntar ao surrealismo em 1929.

Amigo de Federico Garcia Lorca (poeta) e Luis Buñuel (diretor e roteirista mexicano), ele vai a Paris seguindo o conselho de Joan Miró para desenvolver o método crítico-paranóico. Curiosidade: ele é excluído deste grupo alguns anos depois.

Ele testemunhou a guerra civil (1936-1939) exilado na França, mas se mudou para Nova York no início da Segunda Guerra Mundial.

Nos Estados Unidos ele obteve sucesso e em seu retorno à Espanha ele se migrou para a pintura renascentista, mais tradicional.

Pedro Almodóvar, diretor espanhol

Um diretor emblemático da nova onda do cinema espanhol, Pedro Almodovar quis estudar cinema desde pequeno.

Aos 18 anos, enquanto seu país ainda estava sob o fascismo e a ditadura, a Escola de Cinema de Madri foi fechada. Mas isso não impediu o cineasta de multiplicar as experiências artísticas pessoais notavelmente com a ajuda de sua super câmera 8.

Mas que faz seus filmes famosos e autênticos? Um profundo conhecimento da classe média espanhola, seus dramas e suas misérias. Ele também também escreveu notícias publicadas em revistas e fez romances fotográficos.

Disso você deve saber: ele é o diretor de Mulheres à beira de um ataque de nervos, Tudo sobre minha mãe, Volver, Fale com ela, entre muitos outros títulos famosos. Ele ganha sucesso pelo seu estilo único, que no entanto já lhe rendeu críticas muito ruins, categorizando-o de vulgar.

Onde encontrar sua aula de espanhol?

Dolores Ibárruri, política espanhola

Também conhecida como La Pasionaria, Dolores Ibárruri é uma política basca espanhola. É especialmente conhecida por seu slogan “¡No Pasarán!”, pronunciado por partidários que lutam contra o nacionalismo durante a guerra civil.

Desde o primeiro dia da luta, Dolores Ibárruri declama este slogan com vigor em um discurso no rádio. Hoje, continua sendo um símbolo da luta antifascista em todo o mundo.

Foi também secretária geral do Partido Comunista Espanhol (PCE) entre 1942 e 1960 e presidente entre 1960 e 1989.

Após a morte de Franco, ela foi eleita membro do parlamento nas primeiras eleições após a restauração da democracia.

Um belo símbolo de luta e democracia!

O que assistir de espanhol na televisão?

O que assistir de espanhol na televisão? Conheça as melhores séries espanholas!

Desde o final da série de televisão Un Dos Tres, na qual acompanhávamos as aventuras dos alunos de uma escola de dança madrilena, as séries espanholas estavam esquecidas internacionalmente. Mas o que a Espanha reserva hoje para nós?

Seguem algumas indicações de séries atuais espanholas para você curtir:

Série espanhola: La Casa de Papel

Série produzida por Alex Pina e transmitida pela Antena 3 na Espanha, ela rapidamente entrou no catálogo da Netflix.

Sinopse:

El Profesor (o professor) recruta os oito melhores malfeitores da Espanha para realizar um assalto nunca realizado: o da Fábrica da Casa da Moeda, em Madri.

O objetivo é se infiltrar para fabricar 2,4 bilhões de euros em notas de 50 €. O desafio? Deve ser feito em menos de 11 dias e sem derramar uma gota de sangue entre os reféns.

El Profesor dirige as operações de fora e os ladrões se comunicam com ele graças a um sistema bem articulado.

O simbolismo do protesto está constantemente presente. Os ladrões não atacam a economia do povo e não querem matar ninguém. Eles usam um macacão vermelho que lembra os prisioneiros de Guantánamo e uma máscara de Dali, referindo-se ao Anonymous.

Série espanhola: Vis a vis

Criada por Iván Escobar, Esther Martínez Lobato, Álex Pina (La Casa de Papel) e Daniel Écija, a série de televisão espanhola recebeu o título internacional de Locked Up.

Sinopse:

Na história, Macarena Ferreiro (Maggie Civantos) é uma mulher ingênua que, apaixonada por seu chefe, acaba cometendo diversos crimes, incluindo desvios de dinheiro da empresa em que trabalha. Condenada a sete anos, ela é recolhida ao presidio de segurança máxima Cruz del Sur, onde enfrenta os conflitos gerados pela sua situação e pelas demais detentas. Entre elas, Zulema (Najwa Nimri), a mulher mais perigosa do cárcere.

Sua experiência no cárcere vai lentamente transformando Macarena, que aprende a utilizar diversos truques para sobreviver. Enquanto isso, seu advogado e sua família tentam localizar os 9 milhões de dólares desviados da empresa.

O foco se dá na transformação de uma pessoa inofensiva, aparentemente incapaz de causar danos, em uma sobrevivente que faz de tudo.

Série espanhola: Las Chicas del Cable

Las Chicas del Cable é uma série criada por Ramón Campos e Gema R. Neira e transmitida pela Netflix.

Sinopse:

Em Madri, em 1928, quatro mulheres se tornaram operadoras de uma companhia telefônica.

Todas de origens diferentes, elas são contratadas em uma empresa em plena expansão, mas obviamente dirigida por homens.

A série relata suas aventuras para se emancipar e conquistar a independência. O enredo está entre Desperate Housewives e Sex and The City e tem como principal objetivo retratar mulheres fortes e independentes.

Fazemos um mergulho em seu desejo de emancipação e suas dificuldades, como para obter o divórcio mesmo em casos de violência conjugal ou para retirar dinheiro sem a autorização por escrito de seu marido.

Las Chicas del Cable faz parte da luta pelos direitos das mulheres, tema ainda atual e necessário.

Quais as canções mais conhecidas da Espanha?

Quais as canções mais conhecidas da Espanha? Quais são os maiores hits da língua espanhola?

A música cantada em espanhol está se tornando cada vez mais popular no mundo, com seu ritmo latino inigualável! Conheça alguns dos maiores sucessos mundiais latinos e hispânicos através dos tempos:

Macarena – Los del Rio

Quando se fala de hit de verão, você obviamente se lembra de Macarena, canção muito famosa e que promoveu a cultura hispânica e latina através do mundo! Sua coreografia, criada pela coreógrafa Mia Frye, contribui ainda mais para o sucesso em todos os bares e baladas dançantes!

O grupo andaluz Los del Rio lançou essa música em 1993 e realmente contribuiu para que ficássemos com vontade de aprender o espanhol!

A música já foi primeiro lugar das paradas de muitos países: França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria…

Foi durante o verão de 1996 que a música ganha sucesso internacional e que inclusive se torna uma música de campanha de Bill Clinton para a presidência dos EUA!

Até a versão instrumental é contagiante, impossível ficar parado!

Bamboleo – Gipsy Kings

Os Gipsy Kings são uma banda andaluza proveniente do sul da França e autora de músicas rítmicas e cativantes! O grupo é composto por músicos espanhóis e ciganos e suas canções misturam pop latino e flamenco.

A canção Bamboléo de 1987 foi um hit em todo o mundo e, em particular, nos Estados Unidos, onde alcançou o 6º lugar na classificação da Billboard. Seus versos são inspirados por uma canção venezuelana, e seu refrão é o da canção do mesmo título, cantada por Carmen Miranda.

Esta canção compara o amor a uma dança desenfreada e encoraja a pessoa a viver a vida ao máximo, em alegria e, claro, e dançando!

Despacito – Luis Fonsi ft Daddy Yankee

Nós não poderíamos ignorar este sucesso planetário, mesmo se quiséssemos. O Despacito é sem dúvida a música mais popular do ano de 2017 e o seu sucesso é contagiante até hoje. No Youtube, o videoclipe tem mais de 6 bilhões de visualizações!

Uma sucesso que certamente marcará a história da música, já que esteve presente em todas os rádios do mundo. O título da música é traduzido como “muito devagar” em português e fala sobre a atração física entre duas pessoas, entre a dança e um momento mais íntimo …

Descobrir suas letras é uma boa oportunidade para rever algumas palavras do vocabulário espanhol e especialmente para entrar em contato com dança espanhola, sensual e enérgica. Além disso, a voz do cantor Luis Fonsi, do primeiro verso, faz você querer dançar imediatamente!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar