Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos coaching: guia para ter sucesso em entrevistas de emprego

De Camila, publicado dia 29/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Curso de líder coach: tudo sobre recrutamento

“O trabalho tira de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.”
Voltaire

A procura de um trabalho é frequentemente vista como um poço de estresse sem fim: é preciso escrever um currículo e uma carta de motivação, ter sucesso na entrevista de emprego, causar boa impressão desde os primeiros segundos, expor suas ideias sem se deixar desestabilizar, responder com maestria a várias perguntas, negociar salário, etc.

Ou seja, passar por um processo de seleção pode ser uma tarefa longa e exaustiva. Mas então, como fazer a diferença e se destacar em meio aos outros concorrentes durante uma entrevista de emprego? Aqui está o nosso mini-guia completo!

Como se preparar para entrevistas de emprego

Durante uma entrevista de emprego, é necessário utilizar todas as ferramentas ao seu alcance para conseguir causar uma boa impressão e se destacar dos outros candidatos que estão concorrendo à mesma vaga que você!

Confira algumas dicas que contribuirão para o seu sucesso nas entrevistas de recrutamento!

Coach curso online: prepare-se para a entrevista analisando a descrição do trabalho

Preparar-se para uma entrevista requer tempo. No entanto, pode acontecer que você esteja com a agenda apertada. Como, então, preparar sua entrevista de emprego em um ou dois dias? Aqui estão algumas dicas.

primeira providência a ser tomada é estudar a descrição do trabalho para o qual se fará a entrevista. Isso te permitirá consolidar os elementos importantes da oferta de emprego.

Isso ainda o ajudará a ter um conhecimento detalhado do tipo de cargo oferecido:

  • natureza da posição proposta,
  • as missões,
  • as habilidades profissionais necessárias,
  • treinamento desejado,
  • experiência procurada,
  • número de horas trabalhadas,
  • remuneração oferecida,
  • etc.

Saiba mais sobre a empresa que recruta

A internet é uma ótima ferramenta na hora de se preparar para um processo de seleção de emprego.

Próximo passo: explorar os bastidores da empresa.

Consultar o site da empresa é sempre ideal para consolidar as informações que possuímos sobre elas.

Durante sua pesquisa, liste todos os produtos e serviços que ela oferece, os projetos em andamento, os clientes que ela teve, os nomes dos responsáveis ​​pela administração.

Reflita sobre seus pontos fortes e fracos

Para obter o trabalho desejado, um bom exercício preparatório a ser feito é o de retornar ao currículo enviado ao recrutador e  listar objetivamente os pontos fracos e pontos fortes de sua personalidade.

Independente do que você faça, não hesite em mencionar todas as atividades que você desfruta fora do ambiente de trabalho: experiências de vida no exterior, idiomas falados, ligação a uma associação, hobbies, experiências de gestão (ensino, gestão de equipe, etc.).

Na maioria das vezes, a brecha para você falar sobre esse assunto chegará na hora em que o recrutador disser a famosa frase: “Conte-me sobre você“.

Curso de coaching: faça uma simulação de entrevista

Ao se preparar para apresentações orais, é altamente recomendável praticar o que se deseja falar na hora da entrevista, seja em casa com familiares ou em outro lugar com os amigos.

Isso por um motivo simples: preparar um parágrafo para se apresentar e relembrar brevemente sua formação e experiências evitará que você gagueje. Quando improvisamos, as chances de não nos expressarmos claramente é muito maior.

Como fazer uma boa entrevista de emprego

Para que seu processo seletivo ocorra da melhor maneira possível, confira algumas dicas para que você passe por suas entrevistas de emprego com sucesso.

Pesquise informações sobre a empresa

Ao escrever uma carta de apresentação, é fundamental conhecer o ambiente da empresa para a qual você envia a sua candidatura, assim como saber algumas informações corporativas importantes, tais como a posição desta mesma no mercado e a filosofia que a impulsiona.

O objetivo de possuir tal conhecimento é o de mostrar ao recrutador que você se interessa pela vida da empresa.

“Dar um Google” nos recrutadores também é uma boa uma maneira de obter informações sobre eles. Os resultados, no entanto, precisam ser sabiamente selecionados já que podem conter de tudo um pouco (experiências ruins, por exemplo).

Um aperto de mão firme e confiante também é importante para causar uma boa impressão.

Curso de coaching: escolha boas roupas e cuide da aparência

O estilo de vestir é um elemento chave para uma entrevista de emprego bem sucedida. É claro que isso varia de acordo com o tipo de posição almejada.

Para obter o cobiçado trabalho, você tem que adaptar suas roupas de acordo com o setor e / ou a empresa para a qual você está se candidatando.

O ideal é permanecer natural e confortável em o “código de vestimenta” esperado, pois seria contraproducente se sentir desconfortável ​​ao escolher a roupa errada para a entrevista de emprego.

A importância da gestualidade e atitudes na hora do processo de seleção

Encontrar as palavras certas para convencer um recrutador, infelizmente, não é o suficiente durante uma entrevista de emprego. Isso porque a linguagem corporal e a comunicação não verbal representam até 90% da mensagem que você deseja transmitir.

O aperto de mão logo na chegada, por exemplo, é um desses fatores determinantes.

Como apresentar-se durante uma entrevista de emprego

É chegado o grande dia! Lembre-se de um dos aspectos mais fundamentais na hora H: a pontualidade.

Para todos os compromissos importantes – seja um recrutamento, uma reunião de condomínio ou até mesmo um encontro amoroso – é melhor planejar um tempo de deslocamento mais longo do que o habitual para ter certeza de chegar na hora certa.

Curso de desenvolvimento profissional: antecipe perguntas maliciosas

Aqui estão alguns exemplos concretos de perguntas que podem aparecer durante o diálogo com o recrutador:

  • Qual é seu maior ponto negativo?
  • Qual é a sua maior qualidade? ou Apresente 10 qualidades e 10 defeitos seus,
  • O que te interessa na nossa sociedade?
  • Estamos em 2025 ou 2030: onde você se vê?
  • O que você poderia fazer melhor do que um outro candidato?
  • Por que você acha que devemos recrutá-lo?
  • Quais são as suas expectativas salariais?

O que vestir para entrevistas de emprego

Preparamos também várias dicas sobre como se vestir durante uma entrevista profissional.

Aula de coach: por que um “dress code” ajuda encontrar um emprego?

A cultura corporativa penetrou em todos os estilos de vida e na esfera social: tornou-se lógico e normal cuidar da aparência quando se está diante de um superior dentro da empresa.

Independente da posição desejada, candidatos a uma vaga de emprego devem se vestir bem na hora de comparecer uma entrevista.

Isso porque a roupa é um reflexo da sua personalidade.

Escolha sua roupa de acordo com o trabalho desejado

Dependendo da área, jeans, camisa branca e possivelmente um blazer escuro podem ser suficiente, especialmente nas áreas de informática e comunicação (TI).

Por outro lado, o terno e gravata são “uniformes” nas profissões de finanças, bancos e seguros ou, por exemplo, nos setores jurídicos.

Dicas para escolher roupas adequadas: maiores chances de conseguir um emprego

Opte por cores sóbrias, evitando tons muito chamativos no dia do primeiro contato com o empregador.

Para criar uma primeira impressão positiva durante uma entrevista de recrutamento, escolher o estilo de roupa certo é fundamental.

Ficar natural e autêntico: roupas que restringem sua linguagem corporal devem ser evitadas.

Se você sorri e faz perguntas sem ser prepotente ou arrogante, você ganha pontos: ser simpático na medida certa é uma forma de argumentação.

A escolha das cores: recomenda-se escolher cores neutras (bege, cinza, preto, branco, azul marinho), pois elas não chocam a intersubjetividade dos gostos.

A parte de cima – a camisa ou camiseta –  de cor clara, coberta por um paletó azul marinho, por exemplo.

Coaching curso: roupas a evitar em processos de seleção!

Aqui estão as algumas roupas A EVITAR:

  • Roupas muito justas,
  • Saias muito curtas,
  • Jeans e moletom,
  • Decotes muito cavados,
  • Cores muito vibrantes,
  • Tênis,
  • Camiseta de malha,
  • Maquiagem muito pesada,
  • Saltos muito altos,
  • Jóias muito chamativas.

Como relaxar antes de uma entrevista de emprego

Confira abaixo algumas dicas para chegar pronto a uma entrevista de emprego!

Visualize a entrevista de emprego

Aqui está a nossa primeira dica para ajudá-lo a se sair bem em um processo de seleção e conseguir um trabalho: acalmar-se em casa, imaginando o dia da entrevista de emprego

Fazer isso vai te ajudar a aliviar o estresse e, consequentemente, a se preparar para conversa com seus futuros empregadores.

Isso porque visualizar a situação com antecedência auxilia o cérebro a se programar para tal evento, aumentando suas chances de ter sucesso.

Faça a si mesmo as perguntas certas

Pense nos obstáculos que você pode encontrar durante a entrevista. Ter o medo de se apresentar em um palco é normal, quase biológico, mas o que é realmente preocupante durante uma entrevista?

É verdade que um recrutador tem o poder de promover ou não o desenvolvimento de carreira de um indivíduo, deixá-lo desempregado ou tirá-lo da rotina. E isso pode assustar e intimidar muitos candidatos.

Reflita sobre seus pontos fortes e fracos

Todo profissional tem consciência de que fazer uma entrevista de emprego dentro de um processo de recrutamento é um exercício que provoca um alto nível de ansiedade.

Listar seus pontos fortes de um lado e os fracos do outro pode ajudar a lidar com a entrevista com mais confiança.

Acima de tudo, fazer uma lista de fraquezas irá treinar o cérebro a aprender a responder a algumas questões embaraçosas ou desestabilizadores, feitas de propósito pelo recrutador.

Mude sua “voz interior”

Face a situações estressantes, muitas vezes ouvimos uma pequena voz interior nos dizendo que nos falta habilidades, que somos incapazes, que nos falta consistência, confiança, etc.

Devemos aprender a não ouvir essa voz traiçoeira porque ela não reflete a realidade.

Trabalhar a respiração é um ótimo exercício para diminuir os batimentos cardíacos e, consequentemente, acalmar o estresse anterior à entrevista de emprego.

Saiba mais sobre a empresa

Páginas do Facebook e Twitter podem ajudar a esclarecer questões ligadas à empresa, assim como a entender melhor os desafios a serem superados.

Em outras palavras, o candidato deve antecipar o que se espera dele.

Tal atitude ainda pode te ajudar a justificar o motivo pelo qual você se candidatou à vaga, assim como a certificar suas motivações durante a famosa pergunta “Por que você quer este trabalho?

Prepare-se para questionar o recrutador

Fazer suas próprias perguntas é uma oportunidade de marcar pontos, pois isso ajuda a enfatizar seu interesse no cargo oferecido.

Existem perguntas que podem surpreender positivamente o recrutador.

Exemplos:

  • O que você espera de um colaborador ideal?
  • O que você gosta pessoalmente na empresa?
  • Quais os benefícios que você espera desse recrutamento?
  • No caso de eu ser recrutado, qual seria a remuneração?

Tenha uma boa postura

Para se preparar bem para a sua entrevista, é importante cuidar da postura.

Para isso, vários exercícios de fala podem ser encontrados na internet!

Segundo Hélène Picot, coach profissional, a linguagem verbal representa apenas 7% da mensagem a ser passada enquanto o tom da voz representa 38% da mensagem, e a comunicação não-verbal, isto é, leva 55% da troca.

Mantenha uma boa respiração

Quando estamos estressados, acabamos falando mais do que o necessário. Isso sem contar que adotamos gestos que entregam nosso estado de espírito, tais como esfregar as coxas enquanto falamos, tremer ou ainda ofegar durante o diálogo. Tais atitudes podem acabar fazendo com que o recrutador perca o interesse em contratar.

Treinar em casa para relaxar é uma ótima opção para minimizar tais gestos. Para tal, recomendamos fazer exercícios de respiração e meditação.

Agora que você está cheio de dicas para ter sucesso na sua entrevista de emprego, BOA SORTE!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar