Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Período pré-vestibular: tudo o que é necessário fazer!

De Isabella, publicado dia 31/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Preparação para o Enem: etapas importantes !

É fundamental que todos os alunos que queiram obter a aprovação no vestibular tenham foco e façam bastante esforços no período pré-vestibular. Isso porque a boa desenvoltura no período escolar é determinante para que o aluno consiga obter bons resultados no vestibular. Para isso, existem excelentes técnicas e dicas que podem ajudar o aluno nesse período, que às vezes é muito cansativo e exaustivo, mas também muito recompensador no final.

Se o aluno desenvolver uma boa metodologia, listar tudo o que cai no enem e assim desenvolver um excelente plano de estudos enem, é possível que ele consiga obter uma boa pontuação. Inclusive, candidatos que possuem boas estratégias podem se destacar ainda mais do que aqueles que somente se dedicam aos estudos, sem ter nenhum tipo de meta e foco ao longo do período de preparação.

Com o intuito de ajudar todos os candidatos que estão se preparando para o vestibular, preparamos um guia completo de como estudar para o enem, listando excelentes dicas de estudos e explicando o que é o enem e todas as suas vantagens. Confira e saiba mais!

Quem pode fazer a prova do ENEM?

pessoas que podem fazer vestibular Em geral, qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem, ou seja, prestar o vestibular. Isso porque não existe uma delimitação de idade mínima e máxima para a realização do exame.

Em geral, qualquer pessoa pode realizar a prova enem. No entanto, há algumas exceções e especificidades impostas no edital do enem, como veremos a seguir.

Os indivíduos que estiverem cumprindo algum tipo de pena privativa de liberdade podem fazer o exame, e estes são os dois casos previstos em lei: adultos privados de liberdade e jovens adolescentes que cumprem penas de medidas socioeducativas privativas de liberdade.

Para todas essas pessoas que se encontram privadas de liberdade, o Enem é realizado de forma separada. As datas, os locais de prova e as regras são diferenciadas da prova do enem regular. O exame é aplicado em todos os Estados e no Distrito Federal.

Já as pessoas que chegam atrasadas no dia da prova não possuem o direito de realizar o Enem. Se o aluno chegar atrasado por questão de segundos ou minutos, ele perde a chance de realizar o vestibular. A regra quanto aos horários é muito rígida e os seguranças não permitem a entrada de qualquer candidato que esteja atrasado. Para evitar contratempos, recomendamos que você chegue com bastante antecedência ao local de prova.

As mulheres que estão amamentando podem realizar o exame nacional do ensino médio. Inclusive, elas podem ir com o bebê para o local de prova e sair da sala para amamentá-lo sempre que precisar. Nesse caso, é necessário solicitar o atendimento especializado no momento de inscrição do vestibular, apertando no item de “lactante”. É necessário também que a candidata leve um ajudante para cuidar da criança na sala especial enquanto realiza a sua prova. Nesse caso, o horário e a data de prova são iguais aos dos outros candidatos.

As grávidas também pode realizar a prova do exame nacional do ensino médio. Se elas precisarem de atendimento especializado, basta fazer a solicitação no ato do enem inscrição. Nesse caso, é necessário marcar a opção de “gestante”. A data, as normas e os horários de prova para gestantes são iguais aos dos outros candidatos.

Os deficientes também podem fazer o vestibular. Por isso, indivíduos que tenham cegueira, deficiência intelectual, déficit de atenção, autismo, surdez ou deficiência auditiva podem fazer a prova. Em qualquer um desses casos, o indivíduo precisa informar a sua condição no ato da inscrição do enem para que possa ter atendimento especializado. Esse atendimento pode consistir em prova em braile, prova com letras ampliadas ou leitura labial.

Além disso, os idosos também podem fazer a prova do enem. Em casos de necessidade de atendimento especializado, o indivíduo também pode fazer a solicitação no momento da inscrição do enem. As regras, datas e horários de prova dos idosos são idênticos aos dos demais candidatos.

Por fim, quem se encontra hospitalizado também pode realizar a prova do enem. Assim, todos os participantes em situação de classe hospitalar podem fazer a prova. Mas lembre-se: essa categoria não inclui o participante que por algum motivo tenha realizado um tratamento esporádico, tenha entrado em trabalho de parto ou tenha feito uma cirurgia no dia da prova enem.

Como é a prova do ENEM?

método de aplicação do vestibular Na prova do enem, o estudante precisa responder 180 questões e escrever uma redação em dois dias de prova.

A prova do enem é dividida em quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: literatura, língua portuguesa, educação física, artes, língua estrangeira (espanhol ou inglês), tecnologias da informação e comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: geografia, sociologia, história e filosofia;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.

A prova enem é composta por 180 questões, sendo 45 questões de cada uma das áreas de conhecimento listadas acima. São dois dias de prova e por isso são aplicadas 90 questões por dia. Cada questão possui 5 itens e apenas uma alternativa é correta. Além disso, os candidatos precisam escrever uma redação no estilo dissertativo-argumentativo.

Quais as vantagens de fazer a prova do Enem?

vantagens do vestibular A prova do enem é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior e ter uma graduação.

As provas enem oferecem um mundo de vantagens para os candidatos que participam do vestibular. Isso porque por meio do exame nacional do ensino médio, os estudantes podem ingressar em uma instituição de ensino superior pública, ter financiamento dos estudos ou obter uma bolsa de estudos. Portanto, qualquer jovem, adulto ou idoso que deseja dar maiores saltos profissionais, pode fazer o Enem e colher excelentes frutos.

Bolsa de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos)

O ProUni é um programa desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) que oferece bolsas de estudos parciais ou integrais para estudantes de baixa renda com o intuito de ampliar o acesso à educação de nível superior. Todos os candidatos que desejam se inscrever no ProUni precisam ficar atentos quando abrem as vagas. Essas são abertas duas vezes ao ano e os candidatos selecionados podem receber bolsas de 50% ou 100% nas mensalidades em Universidade privadas.

Financiamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

No início dos dois semestres letivos, o FIES abre inscrições para os alunos que desejam obter financiamento estudantil. Todos os candidatos selecionados são beneficiados com o auxílio do Governo Federal até o fim do curso. Após o término do curso superior, o ex-estudante deverá devolver todo o valor financiado realizando o pagamento de parcelas mensalmente.

Essa é uma boa opção para quem não possui condições financeiras de arcar com os custos de estudar em uma instituição privada de ensino superior, mas deseja dar grandes saltos profissionais e obter uma graduação futuramente.

Vaga em uma Universidade pública

Os alunos que fazem a prova do enem também podem ingressar em uma Universidade pública. Nesse caso, é necessário se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada). Esse abre inscrições anualmente e seleciona os estudantes que querem ingressar nas Universidades públicas do país.

Esse programa é destinado para estudantes que realizaram a prova do enem, se inscreveram em algum curso no SISU e não obtiveram a nota zero na redação. Todo o sistema de seleção é automático e sistematizado para classificar os alunos que foram aprovados e que ficaram na lista de espera do vestibular.

Como se preparar para o dia da prova do ENEM?

preparação para o vestibular O recomendado é que o aluno descanse no dia da prova do Enem para recarregar as energias e obter uma boa pontuação no vestibular.

É fundamental que o candidato crie planos de estudos enem e estratégias para realizar uma boa prova no vestibular. Isso porque são muitas as matérias e assuntos que devem ser estudados. Nesse momento pre-enem, o candidato deve estabelecer metas, definir os assuntos a serem estudados durante a semana e retirar de perto tudo o que pode distraí-lo na hora dos estudos.

Mas no dia anterior ou no dia da prova do enem, o candidato deve descansar ao máximo e procurar ter momentos de lazer que não causem cansaço e desgaste físico. No dia anterior, o aluno pode meditar, assistir a um filme engraçado, ouvir música ou até mesmo dormir. Todas essas atividades de descanso serão escolhidas pelo candidato.

O candidato pode optar também por ficar recluso em seu quarto ou até mesmo conversar com algumas pessoas. Nesse momento é importante escolher a dedo as pessoas para conversar, pois o ideal é escolher indivíduos que sejam positivos e acreditem no seu potencial de aprovação no vestibular.

Então, troque ideias com familiares ou amigos mais próximos e fale sobre coisas boas, que o faça esquecer um pouco que o dia do vestibular está mais perto do que nunca. Isso porque esse é o momento ideal para recarregar as energias para fazer uma boa prova do enem. Depois de seguir todas as nossas dicas e fazer uma excelente prova, é só esperar pela aprovação no exame nacional do ensino médio!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar