Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Formas de preparação para a área de exatas do Exame Nacional do Ensino Médio

De Isabella, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Fisica e vestibular: como se preparar de forma eficaz ?

O período de preparação para o vestibular requer muito foco e disciplina por parte do vestibulando. Nesse momento, é importante que o candidato se prepare de forma eficaz, deixando de lado qualquer prática que possa tirar a sua concentração e provocar ansiedade. Para isso, existem diversas técnicas e métodos que podem ajudar o aluno.

Principalmente a prova de física no enem requer muito cuidado já que as questões de exatas do vestibular normalmente relacionam conceitos teóricos com os acontecimentos que costumam acontecer no cotidiano para avaliar se o aluno consegue relacionar os conhecimentos compartilhados em sala de aula com seu dia a dia. Essa aplicação de conhecimento é avaliada como importante na prova do enem.

Para ajudar todos os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, separamos algumas informações úteis sobre fisica e vestibular para se dar bem na prova de física no enem. Então, se você é um vestibulando continue acompanhando este artigo!

Como aprender física de forma fácil?

aprender fisica mecanica Existem diversos métodos muito eficientes para aprender física! É necessário seguir boas dicas para se dar bem na área de exatas do vestibular.

Muitos estudantes possuem dificuldade em compreender as matérias de física do longo do ensino médio e acabam ficando ansiosos quando entram no período de preparação para o vestibular. Para entender e se dar bem na matéria é necessário saber como estudar fisica e assistir às aulas de fisica para iniciantes.

É importante entender também que os conceitos de física e a sua opinião são diferentes. Isso porque as ideias científicas são diferentes do senso comum e os conhecimentos de física acabam sendo diferentes do que é visto no dia a dia. É fundamental que você perceba que a ciência é diferente do que você acha que conhece.

Isso é perceptível quando paramos para pensar que a maioria dos cientistas eram presos ou torturados por afirmar teorias que não condiziam com a realidade que todos estavam acostumados a ver. Mas, a grande maioria desses cientistas estavam certos, e um exemplo deles foi Galileu Galilei. Esse conhecido cientista afirmou que o planeta Terra não era o centro do universo e que orbitava ao redor do sol.

Galileu Galilei foi punido sendo prisioneiro até a sua morte, e hoje sabemos que a teoria desse gênio é verdade, ou melhor, uma informação científica. Não costumamos entender isso com facilidade, mas Galileu sempre esteve certo em relação à sua teoria.

Afinal, estamos acostumados a perceber que o Sol nasce e se põe e quando olhamos para o céu, temos a percepção que o Sol é pequeno e que se movimenta ao redor da Terra, mesmo que essa não seja a realidade dos movimentos dos astros no universo. Portanto, ao ouvir as verdades científicas em sala de aula, apenas tente compreendê-las.

Para aprender física é importante também praticar exercicios de fisica ensino medio já que não é possível compreender os assuntos dessa matéria sem praticá-la. Isso é possível com matérias das ciências humanas, mas quando o assunto é exatas, é muito importante fazer a resolução de questões.

Mas não esqueça: é importante também entender a teoria, pois as questões teóricas costumam ser muito cobradas na área de exatas da prova do Enem, assim como as questões de cálculo. No momento de resolver as questões de cálculo, lembre-se: fique atento às formulas de fisica enem, pois essas costumam ser muito cobradas no vestibular e esse é a hora certa de decorá-las.

Outro método bastante comum para conseguir aprender física é desenhar os vetores de força e todos os elementos e corpos envolvidos na questão. Após anotar todas as informações importantes que constam no enunciado da questão, é necessário fazer desenhos, de modo que todos os dados das questões se tornam mais visíveis para o estudante. Nesse sentido, é importante fazer desenhos que representem os movimentos, as forças e os corpos da pergunta da questão.

Uma dica muito importante é estudar a partir de boas referências, como excelentes livros escolares e boas videoaulas. Mesmo assim, se as informações de física ainda não fizerem sentido, uma boa opção é buscar algum expert em exatas para que ele possa te ensinar os conceitos sobre a matéria de forma mais específica e aprofundada.

É importante também tentar relacionar alguns conhecimentos e assuntos – aqueles que podem ser aplicáveis no nosso dia a dia – com o cotidiano, para que a física se torne mais visível e mais simples de ser compreendida. Mas lembre-se: essas informações de física devem fazer parte do dia a dia, pois se estiverem muitos distantes da nossa realidade, você pode acabar se confundindo.

Quais os ramos da física?

ramos da fisica mecanica Há diferentes ramos de física que são cobrados no Enem. É importante que o vestibulando estude todos esses assuntos para conseguir uma boa pontuação no vestibular.

Uma das principais matérias do universo escolar é a física, pois ela permite a exploração dos fenômenos da natureza e outros acontecimentos científicos que acontecem ao nosso redor. Essa ciência possui diversas ramificações e ajuda o homem a entender todos os acontecimentos que o cercam. Os principais ramos da física são estes: mecânica, termologia, movimento ondulatório, óptica e eletricidade.

Fisica mecanica

Esse é o ramo da física responsável por estudar os movimentos e o estado de repouso dos corpos. Os estudos da fisica mecanica correspondem aos fenômenos mecânicos, se relacionando com a colisão de veículos, a movimentação dos planetas e a queda de corpos, por exemplo.

Esse assunto é um dos mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e é considerado um dos ramos mais antigos da ciência. Isso porque desde a antiguidade, os cientistas buscam compreender como dá-se a movimentação dos corpos.

Galileu Galilei, Aristóteles e Ptolomeu foram os grandes estudiosos sobre esse assunto. Após os seus estudos, foram estabelecidos as principais teorias sobre fisica mecanica da atualidade. Os principais assuntos pesquisados, desenvolvidos e criados por esses grandes teóricos foram estes a seguir:

  • Movimento Circular;
  • Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado;
  • Lançamento oblíquo e vertical.

Assuntos como esses listados anteriormente tendem a ser muito cobrados no Enem, e por isso devem ser estudados de forma aprofundada pelos candidatos do vestibular.

Termologia

Esse é o ramo da física que estuda sobre o calor e os seus efeitos. O nome termologia consiste justamente no termo “estudo do calor”, já que “termo” significa calor e “logia” é estudo. Assim como a fisica mecanica, a termologia também é um dos assuntos da física mais antigos. Por isso, há bastante conhecimento acumulado em relação a esse assunto na atualidade.

No século XIX, houve um grande desenvolvimento acerca dos estudos sobre termologia. Foi nesse mesmo período que nomes como Carnot, Kelvin e Joule começaram a se destacar. Esses estudiosos fizeram grande diferença no estudo da física com descobertas muito relevantes para essa ciência. Os principais conceitos da termologia foram desenvolvidos por esses pesquisadores.

Óptica

Um dos principais assuntos de fisica que caem no enem é a óptica. Essa matéria se relaciona com o estudo dos fenômenos luminosos e com a formação de imagens. Essa disciplina estuda a luz ultravioleta, visível e infravermelho. Com base nesse assunto também é possível estudar assuntos como ondas de rádio, raio-X e micro-ondas. Os principais assuntos abordados no Enem sobre óptica são estes a seguir:

  • Óptica geométrica;
  • Óptica ondulatória;
  • Óptica quântica;
  • Óptica eletromagnética.

Para compreender com profundidade esse assunto, é importante que o aluno fique atento às especificidades da matéria e também faça desenhos para compreender a pergunta da questão do Enem.

Fazendo revisão de fisica para o enem

Faça revisões no período de preparação e de reta final para o Enem. Elas podem te ajudar a relembrar assuntos que foram vistos há muito tempo e a obter uma boa nota no vestibular.

A revisão é muito importante para obter uma boa pontuação na prova de fisica no Enem. Durante a revisão é importante tentar resolver os exercicios de fisica ensino medio. Isso porque há grandes chances do Exame Nacional do Ensino Médio colocar questões com assuntos que sejam parecidos com os exercícios vistos ao longo de todo o ensino médio.

Além disso, é fundamental também resolver simulados que tenham o estilo do enem para praticar bastante, e na hora da prova do vestibular resolver as questões de forma eficiente e eficaz.

Exercícios de física online !

exercícios de física mecanica Fazer exercícios de física é fundamental para tirar uma boa nota do Enem.

Há diversos sites na internet nos quais o aluno pode acessar para resolver questões estilo Enem. Isso pode ajudar bastante o candidato no período pré-vestibular já que ele pode relembrar assuntos já vistos em sala de aula, decorar com mais consistência as fórmulas da área de exatas e testar a sua concentração e foco durante a resolução de questões.

Além disso, o estudante pode também testar os seus conhecimentos a fim de avaliar se o seu nível está páreo com o cobrado pelo vestibular. Assim é possível saber se está apto para conseguir a aprovação do Exame Nacional do Ensino Médio. Após um período de muito foco e esforços, o aluno conseguirá fazer uma boa prova no vestibular e obter a aprovação.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar