"A fotografia é uma das línguas mais universais que existem e você não precisa falar para utilizá-la." - Anônimo

Smartphones? Todo mundo tem um, mas cada um faz dele um uso diferente. Se, para alguns, os telefones são destinados apenas a chamadas e mensagens, outros os veem como objetos completos, capazes de ajudar em diversas tarefas do dia a dia. Tela grande, reconhecimento facial, impressões digitais, câmera... são muitos os recursos disponíveis atualmente.

Diante dos números alarmantes de smartphones (segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, em 2019, o Brasil tem cerca de 230 milhões de aparelhos ativos), o sensor fotográfico deve ser o mais eficiente possível. Afinal, fotografar com celular é algo que faz parte do nosso dia a dia. E a concorrência é acirrada, entre smartphones Android, iPhones, etc... há opções de preços e funcionalidades para todos.

Foi-se a época em que, para viajar, por exemplo, precisávamos levar telefone móvel, câmera, filmadora e mais algum outro dispositivo para registrar os bons momentos. Hoje em dia, o smartphone supre as principais funções de toda essa lista e basta escolher um que o faça com qualidade para que seus registros sejam perfeitos.

As antigas câmeras de revelação instantânea vem sendo substituídas por smartphones.

Mas entre megapixels, sensor, zoom e modo selfie, qual celular tem a melhor câmera? Neste artigo você vai ter acesso a uma rápida visão geral deste mundo fotográfico que encontramos todos os dias!

Apple iPhone 11 Pro, o smartphone básico para fotos

"Minha própria memória é capturada no momento em que tiro a foto: a câmera finalmente serve como minha memória." - Nobuyoshi Araki

Quem nunca ouviu falar de um iPhone? O recém-chegado da Apple tem qualidades ainda mais desenvolvidas que seus antecessores, o que o coloca instantaneamente em nossa pequena seleção de fotos. Porque sim, a marca entendeu que a imagem agora é um critério essencial.

Porque se a evolução é interessante, é especialmente graças aos seus sensores fotográficos, que tornam seu uso muito mais divertido, mas também funcional em termos de imagem e renderização, o suficiente para fazer lindas fotos de família!

Entre o zoom, a grande angular e a foto básica, este novo smartphone garante uma qualidade de foto bastante satisfatória, sempre muito natural. E vamos ser sinceros: é tudo o que você espera de uma câmera.

Aqui, com este modelo, é de fato o ultra-angular (a novidade em relação aos anteriores) que faz a diferença. No modo grande angular (x 1) ou ultra angular (x 0,5), a renderização é muito profissional e sempre bem simples, como na Apple.

Observe que este smartphone possui um modo de pouca luz, que é ativado sozinho em ambientes mais escuros, mas também um modo de retrato, que também se adapta às selfies. O modo HDR inteligente, por outro lado, possibilita reduzir os reflexos e aumentar as sombras, o que é sempre bom quando você usa óculos, por exemplo!

Huawei P30 Pro, um smartphone de referência em fotos

Fazendo uma comparação, este telefone celular é um dispositivo muito versátil que, em termos de foto, será tão eficaz de dia quanto de noite. Dentro e fora de casa, seu módulo de sensor triplo de 8 megapixels é acompanhado por um sensor ToF (Time of Flight), para cores cada vez mais vivas.

O sensor frontal sempre faz fotos muito nítidas e bem detalhadas e produz uma imagem geral muito limpa. O suficiente para fazer muitas selfies!

A nitidez da câmera do smartphone é um fator importante a ser analisado na hora da compra.

Além disso, existe um modo de grande angular, que é acessado por um zoom de 10x. O modo retrato, por outro lado, é muito eficaz, principalmente graças aos três sensores, e permite competir com as melhores câmeras digitais. O valor é imbatível para o mercado!

Os pontos fortes deste Huawei são, portanto, os três sensores, que dão à fotografia todo o seu valor. Enfim, um smartphone fotográfico muito bom!

Google Pixel 4 XL, um smartphone muito completo para fotos

Com seu sensor duplo de 12,2 megapixels (principal) e 16 mega pixels (para telefoto x2), e filtros de fotografia, este smartphone acaba sendo muito completo em termos de foto. Porque a partir de agora, a competição é dura, e cada um vai vencer os demais por suas pequenas sutilezas.

Com o Pixel 4, os recursos da foto são os mesmos. Devemos menção especial ao modo retrato, que oferece os melhores ângulos e uma renderização muito bonita. A inteligência artificial está no auge aqui, já que a qualidade dos contornos compete seriamente com outros modelos semelhantes.

Um grande trunfo? O modo macro, que permite perceber todos os detalhes minuciosos de uma imagem, retrato ou mapa da natureza. O modo noturno também é muito eficiente, o que permitirá que você tire todos os tipos de fotos, em qualquer lugar, a qualquer hora!

Mesmo que o modo grande angular não substitua a Huawei, essa continua sendo uma aposta segura em termos de foto e é um investimento muito bom. Experimente digitar em um mecanismo de busca, "equipamento do fotógrafo".

Samsung Galaxy Note 10 Plus, um smartphone fotográfico muito consistente

A Samsung se renova e sempre surpreende. Um bom exemplo é este telefone, cuja câmera é guiada por 4 sensores (o último sendo um ToF), exatamente isso! Entre eles, uma lente telefoto x2 de 12 megapixels, muito prática para se aproximar sem se mover, ou uma lente grande angular de 16 megapixels.

O pequeno acréscimo é provavelmente a caneta Bluetooth S Pen, que permite disparar a foto remotamente, mas também desenhar na foto. Um telefone divertido, mas também versátil , com seus 12 megapixels, cuja renderização natural também é vista no modo grande angular.

Um entalhe acima do S10, o que, portanto, define uma qualidade muito alta. Desde que você tira uma foto, a realidade é levemente sublimada, as cores são muito vivas e a nitidez está realmente presente. Mesmo à noite, a qualidade deste Samsung permanece muito boa, principalmente porque existe um modo noturno.

Este modo permite que você coloque um pouco mais de luz na cena em questão e está disponível com três pontos de vista diferentes: normal, ultra angular e telefoto. Não há mais desculpas para ter medo do escuro.

Há aparelhos com lentes muito boas para fotografar no escuro ou fazer selfies.
Finalmente, para tirar uma selfie, este telefone é muito prático, pois o sensor de 10 megapixels oferece um resultado muito bom, onde os detalhes aparecem perfeitamente. Você pode aprender a usar todas essas funcionalidades em suas aulas de fotografia.
Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!