Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores cursos de português para estrangeiros no Ensino Superior do Brasil

De Fernanda, publicado dia 08/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Aprenda PLE na universidade

“Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo.” – Confúcio

Se você é um estudante que não fala português ou um estudante brasileiro que deseja ensinar seu idioma a estudantes estrangeiros, é de seu interesse fazer um curso na universidade. Além disso, mais e mais alunos estão interessados em português como língua estrangeira: o relatório World Migration Report, publicado em 2018 pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelou que, entre 2010 e 2015, a população de migrantes que vive no Brasil cresceu 20%. São 713 mil estrangeiros residindo no país, dos quais 207 mil vêm de outros Estados sul-americanos.

Uma boa opção para estrangeiros que desejam aprender o português, mas também para brasileiros que desejam se tornar professores de PLE, são os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior.

Você encontra modalidades diversificadas: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação.

Mas e então, qual é a vantagem de estudar PLE na universidade? Quais são os melhores cursos, as instituições mais renomadas? Aqui estão as nossas sugestões!

Universidade de São Paulo

Onde estudar PLE? Em casa ou na biblioteca: a USP oferece um curso de português para estrangeiros a distância.

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece o Curso de Português para Estrangeiros para alunos regularmente matriculados na USP (alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas,  funcionários e docentes USP).

Os candidatos devem passar por uma entrevista, na qual serão também classificados em um dos níveis:

  • A básico – carga horária de 10h. Valor: 25 reais
  • B intermediário – carga horária de 30h. Valor: 156 reais
  • ou C avançado – carga horária de 30h. Valor: 156 reais .

As vagas gratuitas totalizam 10% das vagas oferecidas para os cursos e levam em consideração a avaliação socioeconômica do aluno. Para concorrer às vagas, o aluno deve preencher o questionário de avaliação socioeconômica e entregar na secretaria

Confira o conteúdo programático do nível básico da Oficina de conversação e produção de textos em português língua estrangeira:

1. HABILIDADES COMUNICATIVAS

  • Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
  • Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos.
  • Comunicar-se por telefone e por e-mail.
  • Narrar fatos do cotidiano.

2. ESTRUTURAS LEXICAIS

  • Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
  • Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito.
  • Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
  • Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
  • Carreira e atividades acadêmicas.
  • Regiões e naturalidades brasileiras.
  • Lazer e cultura.
  • Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.

3. ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS

  • Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
  • Entoação das frases declarativa, interrogativa.
  • Pronúncia do português em regiões do Brasil.

4. ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS

  • Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
  • Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio).
  • Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
  • Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
  • Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
  • Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
  • Uso de preposições e de

Objetivo geral

  • Desenvolver habilidades comunicativas.
  • Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita.
  • Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

A USP também oferece Curso online de português para estrangeiros. Os alunos de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação da USP podem se inscrever no Curso on-line de Português para Estrangeiros – nível básico A1.

O curso é resultado da parceria com a Universia Brasil e foi desenvolvido por professores licenciados pela USP. O aluno pode acessar as aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem. O curso é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, aguardando o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.

São dez módulos de seis horas de duração cada um, com dez testes de avaliação e uma avaliação final. Há 2 mil vagas e cinco turmas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus.

E você, conhece o exame Celpe-Bras?

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Se você deseja se tornar professor de português, uma opção é prestar o curso de graduação em Letras – Licenciatura. O profissional formado nesse curso precisa ter um domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, assim como competência lingüística e textual que lhe permita um domínio de leitura dos mais variados tipos de texto. Deve, ainda, ter uma visão interdisciplinar na área das Ciências Humanas e Sociais que lhe possibilite um melhor desempenho como professor, pesquisador e tradutor.

Outro traço importante que deve caracterizar o profissional de Letras é a sensibilidade para o texto literário e para as artes em geral. Sua área de atuação destina-se prioritariamente ao magistério de 1º e 2º graus e ao ensino universitário, bem como à tradução e revisão de textos.

A Universidade também oferece uma curso de licenciatura em Letras a distância, com carga horária de 2.895 horas.

Universidade de Brasília (UnB)

Onde aprender português em DF? Estudar PLE em uma universidade é uma ótima maneira de integração social.

A UnB oferece o curso de graduação Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (Licenciatura), que tem por meta a formação de professores de língua portuguesa para ensinar o português do Brasil  – língua, literatura e cultura – a falantes e usuários de outras línguas. O curso, que se circunscreve em um contexto de políticas linguística, foi criado com o objetivo principal de atender a comunidades que, no Brasil, não têm o português como primeira língua e que, no exterior, desejam aprender o português do Brasil como língua de comunicação internacional.

O graduado (licenciado) conta com uma sólida formação interdisciplinar, que se orienta para o desenvolvimento da compreensão e produção linguísticas e intelectuais, bem como para os estudos contrastivos, visando à preparação de profissionais aptos a ensinarem o português do Brasil vernacular para falantes de outras línguas das mais diversas comunidades nacionais e internacionais.

O Neppe – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros também oferecem cursos regulares e intensivos. Os Cursos Regulares ocorrem  3 vezes por semana, com 1 hora e 40 minutos de aula, durante um período de 2 meses e os cursos de Verão e Inverno ocorrem  5 vezes por semana, com 3 horas e 40 minutos de aula.

Cada nível dos cursos regulares custa R$1.100,00 (mil e cem reais) , incluindo material didático, com exceção do curso preparatório Celpe-Bras, que custa R$690,00, com carga horária de 30 horas.

Descubra outras opções de estudos para ensinar o PLE!

Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS

Tendo iniciado suas atividades em 1994, com apenas cinco alunos, hoje o Programa Português para Estrangeiros da UFRGS recebe de 250 e 300 alunos por semestre, de mais de 45 países, com diferentes idades e com propósitos diversos, como aperfeiçoar a língua portuguesa, desenvolver pesquisa e estudos universitários no Brasil, fazer negócios com firmas brasileiras, entre outros. A maioria dos alunos faz parte de convênios entre a UFRGS e outras universidades.

O programa tem como objetivo prover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como língua estrangeira, tendo em vista os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer cursos presenciais e a distância de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Elaborar materiais didáticos de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Aplicar o exame Celpe-Bras;
  • Oferecer cursos de formação de professores de PLA, em níveis de extensão, graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras que atuam na área de PLA;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino e aprendizagem de PLA;
  • Contribuir para a internacionalização da UFRGS.

Onde estudar português para estrangeiros? Cursos intensivos, sem custo para a comunidade, de graduação ou licenciatura: as universidades dispõem de um leque grande de estudos do PLE!

Os cursos estão divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. No nível Básico os alunos desenvolvem as habilidades básicas de leitura, escrita e conversação. Este nível é composto por três etapas:

  • Básico I (iniciantes em português),
  • Básico II (estudo de estruturas básicas do português em conversação, leitura e produção textual) e
  • Básico para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol).

O nível Intermediário corresponde ao estudo de estruturas complexas do português. Também é dividido em três etapas:

  • Intermediário I (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual),
  • Intermediário II (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual como também discussões acerca dos sentidos e diferentes usos linguísticos, o que atribui mais complexidade à etapa Intermediário II)
  • Intermediário para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol)

O nível Avançado é o último nível oferecido pelo Programa Português para Estrangeiros da UFRGS. No nível Avançado, o aluno realiza o estudo de estruturas complexas do português em debates, leitura de textos de jornal e textos acadêmicos, como também a produção textual se concentra em usos de marcadores de opinião e diferentes sentidos das estruturas do português em discussões sobre temas da cultura e da sociedade brasileira.

Também é oferecido aos alunos da Graduação em Letras e profissionais já graduados em Letras e Ciências Humanas em geral o curso Seminário de Formação de Professores de Português como Língua Adicional (PLA).

Descubra estudos complementares para ministrar suas aulas de PLE!

PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro oferece o curso de extensão: Formação de Professores de Português para Estrangeiros. A especialização tem duração de 360 horas em 18 meses.

O principal objetivo é promover a especialização e a capacitação de profissionais de nível superior para o ensino de português como língua estrangeira, estimulando uma atitude reflexiva diante de situações de ensino/aprendizagem, por meio de modernas e atualizadas técnicas de ensino de segunda língua.

Voltado para estudantes com diploma de curso superior em Letras e áreas afins que queiram desenvolver conhecimentos específicos e capacitar-se para o ensino do português como língua estrangeira. Os graduados em outras áreas poderão ser aceitos desde que aprovados no processo seletivo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar