Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar a língua alemã através da web

De Camila, publicado dia 18/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Aprender alemão online

“Temos o direito de odiar a Alemanha, porque a amamos” – Kurt Tucholsky

Não é porque você ama a Alemanha, sua cultura e, principalmente, seu idioma, que vai automaticamente amar fazer aulas de alemão através de cursos particulares em domicílio.

Aprender a língua germânica demanda muita dedicação, concentração e motivação, principalmente pelo fato dela ser tão diferente da portuguesa.

Se você está precisando de incentivo para se dedicar ao aprendizado, então confira 10 motivos listados pelo site Course Finders para se aprender o idioma falado na Alemanha:

  1. O Alemão tem o maior número de falantes nativos na União Européia.
  2. O Alemão está entre as 10 línguas mais comumente faladas do mundo. Também é a língua franca da Europa Central e Oriental.
  3. 22 prêmios nobel, 30 de química, 25 em medicina foram para cientistas dos três maiores países falantes do Alemão. Muitos laureados de outros países receberam treinamento em universidades alemãs. Onze prêmios Nobel em Literatura foram entregues a escritores da língua alemã. E sete alemães e austríacos receberam o Nobel da Paz.
  4. Alemães são líderes em Engenharia.
  5. Inglês e Alemão são semelhantes. Muitas palavras em Alemão soam ou parecem iguais nas duas línguas.
    Haus = house, Buch = book, Finger = finger, Hand = hand, Name = name, Mutter = mother, schwimmen = to swim, singen = to sing, kommen = to come, blau = blue, alt = old, windig = windy.
  6. O mundo falante do Alemão produziu alguns dos mais aclamados diretores de cinema do século XX. De Fritz Lang a Rainer Werner Fassbinder, Wim Wenders e uma nova geração de diretores transnacionais como Tom Tykwer e Fatih Akin. Diretores alemães e austríacos como Lang, Billy Wilder e Ernst Lubitsch também fizeram história em Hollywood.
  7. O Alemão é a segunda língua mais falada no ambiente científico/acadêmico.
  8. Dezoito por cento dos livros publicados no mundo são na língua alemã, e somente alguns destes são traduzidos para o Inglês.
  9. A língua alemã é a porta de entrada para educação superior top de linha.
  10. Muitos dos mais importantes trabalhos em filosofia, literatura, música, arte, teologia, psicologia, química, física, engenharia e medicina são escritos em alemão e continuam a ser produzidos nesta língua.

Se você está decidido a aprender ou aprimorar seus conhecimentos no idioma, mas precisa de uma “mãozinha extra”, então confira nossas dicas de como utilizar a internet a seu favor.

Aplicativos para aprender o idioma

Muitos aplicativos dedicados ao ensino de língua estrangeira estão à disposição daqueles que desejam aprendê-las.

Como vimos acima, o alemão é a língua mais falada na União Européia. A procura pela melhora no seu domínio é grande, mas nem todos os aprendizes possuem tempo ou dinheiro para fazer aulas particulares.

Aulas online são melhores quando conjugadas com aulas presenciais. Sites e aplicativos de ensino do alemão são mais eficazes quando utilizados como auxílio às aulas.

Com muita disciplina e dedicação, é sim possível utilizar tais recursos tecnológicos para conseguir falar o idioma de Goethe. No entanto, os aplicativos funcionam melhor como um auxílio às aulas, sendo utilizados como complemento do que foi aprendido durante os cursos particulares ou em grupo. Ou seja, é melhor fazer uso deles na hora de estudar sozinho. Nada melhor do que ser independente ao fazer exercícios de alemão!

Duolingo

O aplicativo Duolingo é um dos mais conhecidos no mundo quando o assunto é aprender uma língua estrangeira.

O utilizador começa aprendendo algumas palavras em alemão. Progressivamente, seu vocabulário se expande e ele começa a ter contato com frases cada vez mais complexas.

O programa funciona como um jogo: a cada resposta certa, uma fase é ultrapassada e, consequentemente, diferentes níveis. A dificuldade também aumenta de acordo com o avanço do aluno.

Se o trabalho não for constante, o utilizador perde pontos e é obrigado a recomeçar o jogo.

Duolingo combina os principais aspectos do aprendizado do alemão: compreensão e expressão oral e escrita.

Babbel

Babbel é outro aplicativo muito conhecido e reputado no campo do aprendizado de línguas.

A utilização do programa começa através de um teste de nivelamento para a detecção do grau de domínio do alemão pelo aluno.

As lições contam com reconhecimento vocal para a repetição de palavras no idioma dos Irmãos Grimm com o intuito de motivar o exercício de expressão oral. Atividades escritas e quizzes de tradução também são apresentados ao aprendizes.

O aplicativo ainda ajuda o aluno a identificar os erros cometidos e entender porque eles aconteceram.

Aprender alemão sozinho com aulas na internet necessita de boas ferramentas. Existem muitas ferramentas online que auxiliam no aprendizado do alemão.

Instituto Goethe

O aplicativo oferecido pelo famoso centro de referência no ensino da língua e na difusão da cultura alemã no mundo inteiro – o Instituto Goethe – é uma das melhores ferramentas para aqueles que desejam aprender alemão básico, pois ele é estruturado em forma de jogo.

Ele apresenta quizzes lúdicos cheios de imagens e foram desenvolvidos para alunos iniciantes (nível A1). O aplicativo pode ser igualmente utilizado por crianças que frequentam aulas para aprenderem alemão básico.

Memrise

Segundo o aplicativo Memrise, o aprendizado torna o ser humano mais feliz.

A partir desta constatação, ele oferece lições de alemão que são independentes umas das outras. Sendo assim, todos os utilizadores, pouco importando o nível, podem ter acesso a todas as atividades disponíveis, sejam elas para iniciantes, intermediários ou avançados.

Um diferencial de Memrise é que ele também oferece a possibilidade do contato com alemão para negócios. O aplicativo permite ao utilizador escolher os assuntos específicos que pretende tratar. Ele também propõe ao aluno o desafio de aprender 5 palavras novas por dia! Ótima maneira de fazer a revisão das aulas de alemão!

Outros aplicativos

Existem vários outros aplicativos dedicados ao ensino de línguas estrangeiras – incluindo o alemão, claro! – disponíveis nas lojas de Apps.

Na Google Play Store por exemplo, encontramos mais de 250 opções que auxiliam no aprendizado do idioma falado na Alemanha.

Aconselhamos uma lida rápida nos comentários de outros utilizadores para saber se o aplicativo que você pretende escolher possui boas recomendações.

Vídeos que ensinam

Perfeitos para aqueles que não possuem muito tempo disponível para estudar ou ainda estão constantemente viajando, os vídeos na internet, além de gratuitos, ainda permitem o aluno a:

  • Fazer uma imersão na língua alemã através da escuta , independentemente de onde estiver: no carro, em casa, no supermercado, fazendo exercícios, na cama esperando o sono chegar, etc.
  • Trabalhar a pronúncia frequentemente, dentro do seu próprio ritmo.
  • Escutar, ler e falar alemão sem estresse e sem ninguém para te julgar.
  • Aprender a ler em alemão a qualquer hora do dia.
  • Repetir palavras a partir da pronúncia de um nativo da língua alemã, contribuindo para a melhora da sua dicção.
  • Aperfeiçoar e desenvolver seu nível do idioma no seu tempo, sem pressão.

Aulas online de alemão podem ser encontradas no Youtube. O Youtube disponibiliza canais com aulas de alemão.

Seguem abaixo alguns sites que disponibilizam vídeos com cursos de alemão na internet:

No Youtube

  • Aprender alemão (deutsch lernen) com Andrea Thionville. Os vídeos são desenvolvidos para crianças, mas nada impede os adultos de os assistirem.
  • Get Germanized é um canal em inglês que ensina a língua de Goethe.
  • Deutsch online lernen, canal a definitivamente ser seguido no Youtube.

Outros sites

  • Deutsche Welle
  • Goethe.de
  • Centro Alemão de Informação
  • Mondial TV

Filmes

Excelente e divertido método de aprendizado do alemão, assistir filmes na língua germânica contribuem muito para o avanço das habilidades de compreensão oral. Principalmente se a produção cinematográfica for originalmente filmada na língua.

Filmes em alemão impregnam o cérebro com novas informações relacionadas ao idioma, possibilitando um melhor aprendizado das entonações da expressão oral, as acentuações, assim como as palavras mais utilizadas pelos nativos no dia a dia.

Com a nova onda de “streamings” como Netflix, fica ainda mais fácil encontrar produções de língua alemã. Colocar legendas em “Alemão CC” (Closed Caption) pode ser uma boa alternativa para ajudar a entender determinadas palavras e expressões que ainda não fazem parte do seu vocabulário.

A partir de agora, que tal deixar de assistir filmes traduzidos (dublados ou legendados) em português e começar a optar pela tradução em alemão? Você verá como seu nível vai avançar consideravelmente após a adoção deste hábito.

Podcasts que educam

Muitos podcasts são baixados por dia no Brasil. O download deste novo recurso digital tem por objetivo permitir o acesso a gravações disponibilizadas online sobre história, conhecimentos gerais, notícias, contos, etc.

Por que não utilizar este recurso no auxílio do aprendizado da língua alemã? Ouvir nativos falando o idioma é um excelente exercício para aprimorar suas habilidades de compreensão e expressão oral.

A boa compreensão oral contribui para o desenvolvimento da fala. A fala também é desenvolvida quando escutamos.

Várias temáticas estão disponíveis, permitindo ao aluno escolher aquela que melhor se encaixa ao seu gosto. Nada melhor do que aprender um idioma escutando algo que nos interessa, não é mesmo?

Os podcasts podem ser baixados no computador. A melhor opção, no entanto, é optar pelo download de aplicativos no celular que permitem o acesso a tais arquivos de áudio digital. A ferramenta será muito mais efetiva se estiver à disposição do aprendiz a qualquer momento. Melhor ainda se for nos locais preferidos para se estudar alemão.

Para conseguir baixar os aplicativos que dão acesso a diferentes podcasts, é preciso se conectar na loja de Apps do seu dispositivo móvel.

Selecionamos alguns deles que podem te auxiliar nesta aventura:

  • Deutsch Welle disponibiliza aulas de alemão com acesso livre.
  • Germanpod101.com possui site em inglês, mas a navegação é de fácil acesso.
  • Instituto Goethe possui podcasts sobre diversos assuntos.
  • Slow German contém cursos da língua que são publicados por jornalistas alemães.
  • Warum Nicht é ideal para aprimorar a pronúncia.
  • Langsam gesprochene Nachrichten posta informações quotidianas em alemão.
  • Lichte momente disponibiliza aulas sobre vocabulário utilizado no dia a dia.
  • Audio Trainer possui 100 pequenas aulas contendo temáticas diversas.
  • Wieso nicht é para aqueles já no nível intermediário que desejam conhecer mais sobre situações da vida quotidiana alemã.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar