Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda física na capital carioca

De Fernanda, publicado dia 09/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Onde aprender física no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade brasileira, perdendo apenas para São Paulo em termos de população. Situada na região Sudeste do país, ela é a capital do estado que leva o mesmo nome.

Mundialmente conhecida como cartão postal do Brasil, suas principais atrações são o Cristo Redentor e as diversas praias que possui, dentre as mais conhecidas: Copacabana, Leblon e Ipanema. Esta última serviu de inspiração para a famosa canção Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Seu patrimônio histórico é um dos mais importantes do país, tendo em vista que a cidade foi capital do Brasil por mais de um século, perdendo o título somente por volta de 1955. O Rio de Janeiro é também a cidade mais visitada do país e atrai turistas do mundo todo.

Junta-se a isso as belíssimas paisagens naturais e uma vida cultural e artística fervilhante, que fazem do Rio de Janeiro um destino dos sonhos para muitas pessoas que gostariam de estudar ou trabalhar na Cidade Maravilhosa.

No que diz respeito às aulas de física escolar, o Rio de Janeiro tem uma grande oferta de professores e escolas especializadas. Hoje em dia as aulas de física são bastante difundidas em todo o Brasil. Cada vez mais alunos e pais buscam por soluções que possam ajudar a melhorar o desempenho escolar e a obter boas notas nos vestibulares e no ENEM.

Alunos de qualquer idade podem tomar aulas particulares de física, do ensino médio ao ensino superior. Obviamente que as necessidades não são as mesmas.  Na universidade, os estudantes muitas vezes recorrem às aulas particulares para se prepararem para concursos ou para o processo seletivo da pós-graduação. Mas, seja qual for seu perfil, no Rio de Janeiro você certamente encontrará diversas opções de aulas particulares de física. Para te ajudar a encontrar as aulas perfeitas para você, nós separamos algumas dicas.

E se você deseja começar a estudar Física na capital carioca, oportunidades não faltam! Descubra nesse artigo onde aprender essa ciência fascinante no Rio!

Instituições de Ensino Superior

Sabe onde estudar física em Salvador?

Uma boa opção para estudantes que desejam aprofundar seus estudos em física, mas também para aqueles que querem se tornar professores, são os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Você encontra modalidades diversificadas: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação e pós-graduação.

Faça uma visita e descubra qual curso se adapta às suas expectativas!

A descoberta da constante de Planck foi o ponto de partida para a física quântica.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece os cursos de Bacharelado em Física, Física Médica e Licenciatura em Física.

A habilitação em Física Médica, cuja opção pode ser feita a qualquer momento no Curso de Física, visa capacitar o aluno na área de instrumentos de diagnóstico e terapias na Medicina, sobretudo em atividades que envolvam radiação ionizante. A Licenciatura em Física prepara os seus alunos, principalmente, para serem professores de Física no Ensino Fundamental e Médio, propondo-se a formar uma base sólida em seus licenciandos, isto é, o domínio do quantitativo e do qualitativo em Física, tendo em vista seu futuro trabalho.

Ao mesmo tempo, propõe-se a formá-los nas teorias explicativas dos mecanismos de como ocorre a aprendizagem, de como são desenvolvidas as habilidades e dos diferentes processos didático-metodológicos relativos ao ensino-aprendizado de Física.

A parte específica da formação da Licenciatura é muito parecida com a do curso de Física; a complementação pedagógica fornece a habilitação necessária ao exercício do magistério de Ensino Médio.

O Instituto proporciona, ainda, uma formação continuada na área de Ensino com um Curso de Pós- Graduação lato sensu, que é oferecido anualmente. Estes Cursos estão vinculados aos quatro Departamentos do Instituto de Física a saber: Física Matemática, Física Nuclear, Física dos Sólidos e Física Teórica, nos quais estão reunidas as atividades de Pesquisa, realizadas nas áreas de Física dos Átomos e Moléculas, Física Nuclear e Astrofísica, Física de Partículas e Teoria de Campos, Física da Matéria Condensada, Gravitação e Cosmo logia, Caos e Sistemas não-lineares, Óptica e Física da Radiação.

Os alunos devem, ao longo do curso, participar de atividades de pesquisa, já que a formação profissional não é obtida apenas nas salas de aula e nos laboratórios.

Onde aprender física em São Paulo?

Já a Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece os seguintes cursos de graduação:

  • Bacharelado em Física: prepara o estudante não apenas para o trabalho em pesquisa, com a pós-graduação como consequência natural, como também para o desempenho de funções que exijam uma sólida formação em Física. Ao se formar em Física, o estudante adquire o domínio dos métodos 40 científicos, essencial para qualquer ramo do conhecimento. A participação em atividades de pesquisa, extensão e monitoria é estimulada e oferecida tanto a estudantes de bacharelado quanto de licenciatura. (duração de 8 semestres no campus de Niterói)
  • Licenciatura em Física: prepara professores para o ensino médio. Além da formação básica em mecânica, eletromagnetismo, termofísica e mecânica quântica, o Curso de Graduação em Física fornece conhecimentos específicos em física da matéria condensada, física atômica e molecular, óptica e física nuclear e de partículas, procurando dotar o estudante de uma formação consistente e questionadora, acompanhada de uma postura crítica quanto ao papel social da Ciência. (duração de 8 semestres no campus de Niterói)
  • Física com ênfase em Física Computacional: a Física tem expandido suas fronteiras com seus profissionais atuando de forma intensa em áreas multidisciplinares com interfaces com biologia, com­putação, química, mercado financeiro, setores produtivos, entre outras. Em todas essas áreas, a computação exerce um papel cada vez mais relevante, de modo que associar conhecimentos de Física e Computação na formação de um profissional amplia os horizontes de atuação e perspectivas profissionais. (duração de 8 semestres no campus de Volta Redonda)

Saiba quais instituições lecionam física em Brasília.

Escolas especializadas em apoio escolar

Há algumas escolas de apoio e acompanhamento escolar no Rio de Janeiro que podem ajudar os estudantes com dificuldades a aperfeiçoarem seus conhecimentos e obterem uma melhora visível nos resultados em sala de aula.

Escola de apoio escolar no RJ Para progredir e melhorar os resultados escolares, os alunos precisam de um ambiente de estudos adequado.

A vantagem deste tipo de estabelecimento é a experiência e qualificação dos professores. A escola Meu Dever de Casa oferece apoio escolar e uma proposta inovadora: ensinar crianças e jovens a terem autonomia e independência nos estudos. Com o amplo compartilhamento de conteúdos e informações na Internet, o papel do professor evoluiu. Muito mais que passar o conhecimento, o papel do professor hoje em dia é fazer com que os alunos tenham interesse pelos assuntos estudados através de aulas dinâmicas e motivacionais.

Na escola Meu Dever de Casa os estudantes encontram um ambiente adequado aos estudos, onde eles podem fazer suas tarefas escolares com o acompanhamento de profissionais da área da educação qualificados. Além disso, a escola também oferece cursos de aprimoramento e complemento escolar que visam sanar dúvidas, preencher lacunas do aprendizado, reforças conceitos e e fornecer novas ferramentas de estudo e conhecimento.

E que tal estudar física em Porto Alegre?

Faça aulas particulares de física no Rio de Janeiro

Dicas de como driblar as principais dificuldades encontradas na física. Entender como um relâmpago acontece tem sua explicação empírica para os alunos.

Como na maioria das outras cidades brasileiras, na capital carioca é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de física. Esta é talvez a maneira mais fácil e uma das mais baratas de ter acesso ao acompanhamento escolar oferecido por um professor qualificado, pois não apenas você pode encontrar um excelente professor, como também o que ofereça um preço mais acessível. Vale lembrar que as escolas de reforço não costumam ser muito baratas. Se você ou sua família não podem pagar um preço muito elevado pelas aulas, um professor particular pode ser o mais adaptado para você.

Descubra onde aprender física em Recife.

Se você quer aprender física no seu próprio ritmo, em um ambiente calmo e descontraído e sem gastar muito dinheiro, faça aulas particulares!

Elas permitem que você estude o idioma com um professor competente e atencioso. É uma boa solução para aprender rapidamente.

Se você deseja atualizar seus conhecimentos, se preparar para um exame, melhorar seus resultados acadêmicos ou experimentar uma nova metodologia, as aulas particulares são uma solução ideal para você.

Estudar individualmente com um professor que está dedicado exclusivamente à sua aprendizagem é uma boa maneira para progredir rapidamente.

Contratar um professor particular também pode ser a solução para seus problemas: ele pode elaborar exercícios interativos, propor uma imersão cultural ou focar nas suas maiores dificuldades, além de ser um profissional especialista na aprendizagem de idiomas!

Mas onde encontrar?

Muitas plataformas na internet oferecem o serviço de conexão entre professores e alunos de física. Você tem a oportunidade de fazer aulas no Rio de Janeiro.

Na plataforma do Superprof, qualquer que seja o seu nível escolar ou perfil, saiba que existem mais de 1295 professores disponíveis na capital carioca para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O valor médio de uma hora de aulas de física é 50 reais, mas é possível encontrar professores por menos de 40 reais por hora.

Além disso, no site é possível encontrar em poucos cliques o professor de física adaptado às suas necessidades, mas também ao seu nível (ensino médio, universitário). As aulas podem acontecer na casa do professor, do aluno ou às vezes até via webcam. Você sabia que mais de 90% dos professores oferecem gratuitamente a primeira hora de aula? Aproveite essa oportunidade para encontrar o perfil ideal de professor!

Quer estudar física em Belo Horizonte?

Agora que você já conhece as diferentes opções de aulas de física no Rio de Janeiro, basta escolher a mais adequada ao seu perfil!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar