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Pratique esportes e tenha um estilo de vida saudável

De Glicia, publicado dia 24/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Quais os benefícios em praticar atividades físicas?

Hoje em dia não é mais segredo para ninguém que a prática frequente de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde. O esporte melhora não apenas o condicionamento físico, mas também a saúde mental, uma vez que proporciona um impacto positivo na auto-estima e na imagem que temos de nós mesmos.

No entanto, antes de começar a praticar uma atividade física é indispensável buscar ajuda de um profissional qualificado na área do esporte. Não é raro vermos pessoas realizando exercícios de forma totalmente incorreta, seja na academia ou em videos que circulam pela internet. A má execução de um movimento, assim como uma postura incorreta podem causar sérios danos à saúde.

Prática de esportes aumenta auto-estima Além de ajudar a manter a forma, a prática frequente de exercícios proporciona bem estar.

Por isso a importância de recorrer aos conselhos de um treinador esportivo não deve ser negligenciada. Muitas academias oferecem este serviço incluso no valor da mensalidade. Para quem deseja um personal trainer, é necessário desembolsar um pouco mais, mas com o crescimento da demanda nos últimos anos, os serviços desse profissional estão cada vez mais acessíveis. O interesse maior de recorrer aos serviços do personal trainer é o fato de que ele poderá realizar um programa de treinamento personalizado, de acordo com seus objetivos.

Aqui você encontra mais dicas para iniciar um programa esportivo.

Outra opção para manter a forma e a saúde em dia são as aulas em grupo, oferecidas pela maioria – para não dizer todas – as academias. Dadas por um treinador físico qualificado e formado na área, essa é uma excelente opção para quem não pretende gastar muito. O que você deve ter em mente é que independente da fórmula escolhida – personal trainer ou aulas em grupo – praticar esportes pode te ajudar em diferentes aspectos:

  • Melhora da auto-estima e ganho de confiança em si mesmo;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Tonificação dos músculos;
  • Perda de gordura;
  • Ganho de massa magra;
  • Eliminação de toxinas, etc.

Saiba também que muitas academias oferecem, além das aulas em grupo e com personal trainer, serviços variados como: massagem, sauna, nutricionista, yoga, entre outros. Nós preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para começar a praticar uma atividade física e ter uma vida mais leve e saudável. Ficou curioso? Então continue lendo!

Aprenda a comer melhor e e de forma mais saudável

Praticar atividades físicas implica necessariamente mudar os hábitos alimentares. A alimentação é o aspecto mais importante para quem busca perder peso ou apenas ter uma vida mais saudável. Ela é também indispensável na prevenção de doenças e na recuperação do corpo após um esforço físico.

Alimentação e esporte andam juntos A boa alimentação é a base de uma vida mais saudável.

Você não precisa ser necessariamente um atleta para se preocupar com o que vai comer antes e depois dos exercícios. Nosso corpo consome energia em forma de calorias o tempo todo, inclusive quando estamos dormindo. Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente nosso organismo precisa receber os alimentos certos, no momento certo. Ou seja, alimentos de de alta qualidade nutricional, que trarão todos os nutrientes e vitaminas necessários.

Algumas academias hoje em dia oferecem aos seus clientes os serviços de um nutricionista. Esse serviço pode estar incluso no valor da sua mensalidade ou ser cobrado à parte. Fato é que, um profissional especializado em nutrição poderá te orientar e te ajudar a ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Para quem pratica atividades físicas com frequência, é importante dar uma atenção especial aos macro-nutrientes como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo seu corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Além das carnes você encontra uma grande quantidade de proteína em alimentos como: lentilha, feijão, quinoa, amêndoas e outras oleaginosas, espirulina, tofu, etc.

Aulas em grupo ajudam a manter a motivação

Que seu objetivo seja ganho de força, aumento de massa magra, perda de peso, tonificação dos músculos ou melhora da flexibilidade corporal, a variedade de aulas oferecidas em academias e por coachs esportivos à domicílio é grande. Com certeza você encontrará uma que o agrade e que corresponda aos seus objetivos.

A vantagem de fazer aulas em grupo é que normalmente você se sentirá mais motivado. Com o passar do tempo muitas pessoas tendem a se dedicar menos ao esporte, seja por falta de tempo, por cansaço ou simplesmente por falta de interesse. Quando você pratica uma atividade física com outras pessoas, você se sente desafiado a continuar e mostrar ao grupo que você também é capaz. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.

Aulas em grupo ajudam a manter a motivação. As academias oferecem uma infinidade de cursos e aulas de ginástica.

As aulas em grupo mais procuradas são geralmente aquelas que permitem remodelar a silhueta através de exercícios variados e dinâmicos. A empresa Les Mills, criada por uma família de atletas neozelandeses, é hoje uma das maiores empresas especializadas em fitness. As modalidades desenvolvidas por eles estão presentes em inúmeras academias pelo mundo. Um dos diferenciais das aulas é que elas são todas acompanhadas por música e seguem uma coreografia que alterna diferentes exercícios. Dentre as aulas oferecidas, as mais populares são:

  • Body Step: como o nome indica, a principal característica desta aula é o uso do step, um tipo de degrau com altura ajustável e no qual o aluno sobe e desce ao ritmo da música, de acordo com as orientações do treinador físico. Esse é um curso ideal para desenvolver a coordenação, a respiração e o senso de ritmo;
  • Low Impact Aerobic: nesse caso não há uso de nenhum acessório. Tudo acontece no chão, sem salto e, portanto, sem risco de lesão ou entorse. Se trata de uma aula de cardiotraining, excelente para quem busca um bom gasto calórico, e que solicita os músculos da parte superior e inferior do corpo. É altamente indicado para pessoas com excesso de peso, que sofrem de problemas nas articulações ou idosos, pois como o próprio nome sugere, é um exercício com pouco impacto. Ideal para melhorar a resistência física, construir músculos e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular;
  • High Impact Aerobic: ideal para quem gosta de exercícios mais intensos e tem boa resistência física. Ajuda a remodelar a silhueta de forma mais rápida e a melhorar a atividade cardiovascular;
  • Body Combat: o método é  inspirado nos movimentos de diferentes artes marciais, como karatê, boxe ou taekwondo. A aula se apresenta como uma coreografia – como a maioria das modalidades esportivas desenvolvidas pelo grupo Les Mills –  e intercala  exercícios de cardiotraining com exercícios para definição muscular. O Body Combat é excelente para quem busca mais definição e gosta de trabalhar o sistema cardiocirculatório ao mesmo tempo;
  • Body Pump: aula mais voltada para definição muscular e tonificação do corpo. Durante a aula são usadas barras com pesos e halteres. Se você deseja ter um corpo mais definido, mas detesta fazer musculação por achar uma atividade entediante, saiba que o Body Pump é muito mais dinâmico e permite obter resultados em um intervalo de tempo relativamente curto;
  • Body Balance: exercícios inspirados do yoga e que buscam melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Esse curso usa métodos de relaxamento como Tai Chi, Yoga ou Pilates, e alterna exercícios de respiração, definição muscular, equilíbrio e alongamento.

A maioria sas academias propõem aulas em grupo. Para escolher a melhor academia com o melhor preço, leia nosso artigo.

Saiba também se as academias low-cost valem a pena!

Coaching individual e personalizado

Muito procuradas hoje em dia, as aulas individuais permitem um real acompanhamento da evolução do aluno, além de oferecer estratégias personalizadas e, consequentemente mais adaptadas a cada objetivo.

As academias costumam oferecer esse tipo de serviço para quem deseja um acompanhamento individualizado, no entanto esse costuma ter um custo adicional além do valor da mensalidade. Então, tenha em mente que no final das contas o valor mensal que você gastará pode acabar saindo bem salgado.

Outra opção é procurar os serviços de um coach esportivo através de anúncios na internet! Diferentemente do primeiro caso, onde todas as aulas acontecem na academia, se você preferir poderá receber suas aulas em casa, nos dias e horários mais adaptados à sua agenda. O personal trainer estabelecerá um plano de progressão individualizado de acordo com o nível e objetivo da pessoa. Ele também poderá orientar o aluno sobre como ter um estilo de vida mais saudável.

Apesar do custo mais elevado, para alcançar seus objetivos de forma efetiva (perda de peso, ganho de músculos, melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, comer melhor, etc.) esta é a melhor das fórmulas.

Você tem interesse em saber mais sobre as academias femininas?

Corrida em grupo ao ar livre

Muitas vezes achamos que somente aulas específicas de ginástica, musculação, step, crossfit, entre tantas outras são eficazes para atingir nossos objetivos, mas muitas vezes esquecemos que correr é um ótimo exercício cardiovascular, além de ser gratuito!

Corrida ao ar livre faz bem para a saúde A corrida é um esporte completo: trabalha todo o corpo e ajuda a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Correr ao ar livre não apenas ajuda a manter a forma e a ter um estilo de vida mais ativo, mas também ajuda a evacuar o estresse, eliminar toxinas e manter o sistema cardiovascular funcionando corretamente. A corrida em grupo  permite que você corra em um ritmo lento e por mais tempo, contribuindo assim para aumentar sua capacidade respiratória  e a resistência. O fato de ser praticado em grupo traz ainda uma vantagem adicional: ajuda-o a manter-se motivado.

Nosso conselho é que você comece com pequenas distâncias no início. Por exemplo, na primeira semana você pode correr 20 minutos. Na segunda corra 30 minutos e vá aumentando gradualmente o ritmo. Assim você deixa o seu corpo se habituar e evita o risco de lesões. E não se esqueça: é fundamental sempre se aquecer antes de um treino e fazer alongamentos depois, além de beber muita água para reidratar o corpo!

 

 

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