Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fale a língua francesa para trabalhar no exterior

De Carolina, publicado dia 24/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aprender o francês profissional vale a pena?

Ser capaz de falar um pouco do francês (saiba as razões para tal!) quando se está de férias não é nada mal. Já ser capaz de sobreviver em um ambiente de língua 100% francesa… definitivamente não é a mesma coisa!

Para entender completamente as conversas, televisão, rádio, filmes, músicas e notícias, é preciso ter um excelente nível de francês.

Já pensou no meio profissional? Ter que negociar, receber e dar ordens, expressar sua opinião, apresentar os resultados de um projeto, etc. O francês profissional com certeza cobra uma certa maturidade, responsabilidade e vocabulário do estrangeiro. Sem contar que a linguagem é muito mais formal que aquela usada no dia a dia.

Por que falar francês é tão importante? Como e onde pode ser aprendido?

Quais são as vantagens de dominar o vocabulário francês mais técnico e formal?

Como aprender o francês profissional?

“Aprenda francês de graça”, “lições de francês grátis”, “aprender frances online“, “lições de francês na internet”, “francês fácil”, “francês grátis”… A rede é preenchida com métodos e recursos supostamente eficazes e rápidos de aprender o idioma de Molière. Com uma pequena pesquisa, você encontrará dezenas, se não centenas…

Mas quando se trata de dominar o francês mais formal e profissional, qual é a melhor opção?

Sem analisar todos esses métodos em detalhes, é claro que tal objetivo requer um plano bem organizado, você não acha?

Venha trabalhar e aprender a língua de Molière A capital francesa oferece oportunidades nas áreas hoteleiras, restaurantes, limpeza…

Além disso, se o francês é razoavelmente fácil de assimilar para um lusófono, o francês formal é, em devidas proporções, mais difícil.

O que torna o francês dos negócios e do mundo do trabalho um pouco mais difícil, com certeza é a utilização do “vous”.

Ao contrário do que acontece no Brasil, a língua francesa exige de seus interlocutores a utilização do “tu” e do “vous” dependendo do grau de familiaridade com a pessoa.

Normalmente, como eles separam muito o meio profissional do pessoal, conversamos com as pessoas do trabalho utilizando “vous”.

Engano seu se pensar que o “vous” somente é uma outra pessoa na conjugação. Ele distancia os interlocutores e, em muitos casos, mostra sinal de respeito e hierarquia.

A grande problema é que entre os amigos, família, a gente utiliza o “tu”. Para um estrangeiro, a troca entre as duas pessoas da conjugação pode causar embaraço.

Para nós, brasileiros que não estamos acostumados com isso, ainda é mais difícil!

Mas para quem pensa que a formalidade só complica as coisas, a gente conseguiu achar uma vantagem!

Geralmente, as palavras mais formais tendem a assemelhar-se às da nossa linguagem formal porque são palavras derivadas do latim que não evoluíram tanto (termos aprendidos).

Do nosso ponto de vista, diferente do frances basico, para aprender francês profissional você tem duas opções principais:

Faça aulas particulares com um professor de francês

Para aperfeiçoar seu nível de francês ou para dominar o francês (saiba o que está perdendo se não o fizer) formal, uma das melhores opções é entrar em contato com um professor particular. No site da Superprof, por exemplo, você encontrará um banco de dados com milhares de perfis de professores de francês.

Entre esse exército de professores, você encontrará aqueles especializados em diferentes níveis ou ramos. Então, com uma busca rápida, você verá que há muitos dispostos a oferecer seus serviços e ajudá-lo a aprender um francês profissional.

Em geral, há todos os tipos de perfis no site. Mas o objetivo de todos eles é fazer o possível para que seus alunos aprendam do melhor jeito.

Alguns vão chamá-lo de “francês profissional”, outros “francês formal” ou mesmo “francês para negócios”. A terminologia não importa! O que eles vão fazer é ajudá-lo a adquirir o nível necessário para que você possa trabalhar em um país francófono  (quais são?).

Esses tipos de professores especializados são geralmente profissionais de ensino. Ou seja, é muito raro que eles sejam jovens estudantes universitários.

 

Vá de trem para outros países de Paris Outro setor muito famoso no país é o ferroviário

Há também muitos franceses nativos que estão familiarizados com o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) para trabalho ou negócios.

Você também encontrará mestres e doutores que ensinam “Francês para Negócios” para estudantes de mestrado ou doutorado.

Há também professores bilíngues e autodidatas que passaram muito tempo em algum país francófono e que podem lhe ensinar tudo o que eles conhecem sobre o francês para o trabalho.

Se estamos seguros das muitas vantagens dessa solução para aprender francês (por que é importante?), é porque ela já mostrou ser eficiente em inúmeras ocasiões.

Graças às aulas particulares de francês, os alunos têm a oportunidade de aproveitar os serviços de um professor somente para eles. Aulas sob medida, feitas sob medida e personalizadas que lhe permitirão concentrar em elementos-chave (fraquezas, metas, necessidades…).

As aulas particulares são desenvolvidas em um ambiente propício para os alunos se sentirem confortáveis ​​e à vontade.

Assim, dominar o francês formal para o mercado de trabalho levará alguns meses. Os professores particulares vão se concentrar em suas lacunas, reforçarão seus pontos fortes, ensinarão vocabulário, gramática, fonética… Ou seja, tudo o que você precisa para falar francês como um nativo.

Aprender francês de negócios na universidade

Como já mencionamos, você também pode aprender francês (mais motivos para falar a língua) para negócios na Universidade.

Algumas faculdades (especialmente na área de letras: Filosofia, Direito, Administração e Gestão de Negócios) oferecem disciplinas ou cursos especializados em francês para negócios.

Se você é universitário, você pode procurar se há alguma matéria para melhorar suas habilidades linguísticas na língua de Molière. Talvez, no início, o aprendizado pode ser difícil e sem graça.

Mas nós temos certeza que você não se arrependerá, porque é uma dos idiomas mais valorizados no mundo de hoje pelas empresas.

Francês profissional: aprenda em um estágio

Se você teve um professor particular, foi a escola de idiomas ou estudou no colégio ou universidade, certamente você tem habilidades na língua que muitos chamariam de “bom” ou “satisfatório”.

A França tem empregos principalmente nos setores turísticos Você sempre sonhou morar em Paris e encontrar um trabalho?

Você tem uma sólida base gramatical e demonstrou em mais de uma ocasião que você pode conversar em francês. Você entende o idioma perfeitamente e você sabe argumentar e expor suas opiniões em francês.

Se você já chegou a esse ponto, tem que dar um passo adiante para colocá-lo em prática e aperfeiçoá-lo ao máximo: viver em um país francófono!

Uma estadia linguística no exterior será a oportunidade perfeita para estar em contato direto com a língua. O objetivo da imersão é simples: encontrar a maneira de fazer parte de uma empresa, seja em um estágio ou em um emprego em tempo integral ou parcial.

Afinal, não há nada melhor do que aprender no local. Aulas particulares e cursos de francês para empresas vão ajudá-lo muito, sem dúvida! Eles permitirão que você tenha uma boa base.

No entanto, se o que você quer é trabalhar no exterior, é melhor você embarcar na aventura o mais rápido possível!

Com alguns estágios ou trabalho, você terá que enfrentar sozinho uma imersão linguística e profissional completa. Nas suas conversas com seus colegas, você terá que falar corretamente como se estivesse conversando com um brasileiro do seu trabalho.

Não se esqueça que as relações profissionais na França são bem mais formais que no Brasil. Então, você terá que tomar cuidado com as palavras que usa e respeitar a hierarquia.

Você também deve ser capaz de entender e obedecer as ordens dos seus superiores e o conselho de seus colegas.

Tudo isso, diariamente, permitirá que você melhore o seu domínio do francês. Tomecom coragem e parta para essa aventura de uma estadia linguística!

Onde ir para aprender francês profissional?

O primeiro passo é definir claramente o que quer ou o que precisa saber do francês profissional.

O segundo passo é procurar onde você poderá ter aulas de francês específicas para o mercado de trabalho.

O terceiro passo, você já sabe: estudar e se esforçar para chegar ao nível que tanto deseja!

E o quarto passo? Procurar empregos que exijam o domínio do francês. Então, onde podemos encontrar trabalho ou praticar?

Bem, você não precisa ir muito longe, no início. A internet é uma grande porta de entrada para as pesquisas iniciais.

Saiba quais são as principais empresas francesas que atuam no Brasil e vice-versa. Se eles precisam de profissionais da sua área: jurídico, comunicação, comercial, marketing, operacional, analista de computação, etc…

Depois, faça uma procura em sites como indeed ou outros sites de emprego para olhar as ofertas.

Na França, as candidaturas espontâneas (candidature spontanée) são bem comuns. Isso quer dizer que você pode enviar um currículo e uma carta de motivação (lettre de motivation) explicando porque você quer trabalhar em tal empresa, em que você poderia contribuir com seus serviços, etc.

Mas não há somente a França! Você só precisa escolher o continente e encontrar o destino que você deseja. Canadá? África? Maurício, Marrocos, Ruanda .. Ásia, talvez? Gostaria de trabalhar no Líbano?

Outra opção: por que não tentar a sorte na Reunião ou Martinica?

Se seu sonho é viver e trabalhar numa ilha paradisíaca, talvez o seu destino ideal esteja na Reunião ou na Martinica. Águas cristalinas, temperaturas quentes durante todo o ano, praias incríveis…

Além do clima e paisagens tropicais, eles pertencem à França e têm certos benefícios como sistema de saúde e escolas garantidos pelo Estado. Vale a pena conferir!

A grande vantagem de dominar bem o francês profissional

Você acha que as aulas de francês devem limitar-se a ensinar francês do dia a dia? Que eles devem abordar o que é conhecido como “o francês da rua”?

Encontre trabalho no país do PSG Tenha um emprego e aprecie a culinária francesa

Isso é o que muitos pensam, mas não concordamos.

Acreditamos que uma pessoa não pode ser considerada totalmente bilíngue se não dominar todas as formas de utilizar o idioma, na rua, em casa, no escritório, na universidade…

Uma pessoa perfeitamente bilíngue (em francês e português) deve ser fluente em qualquer situação. Além de conseguir manter conversas intelectuais e conhecer as fórmulas de cortesia necessárias para determinadas ocasiões.

Pronto para dominar a língua?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar