Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua italiana e falar como um nativo?

De Fernanda, publicado dia 07/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como se tornar bilíngue em italiano?

Hoje em dia, aprender uma língua estrangeira é um desafio real, que todos precisam encarar na escola. Um desafio, mas também um prazer, que permite comunicar da melhor maneira com os habitantes de um país, mas também mergulhar em outra cultura. Uma língua diferente da língua materna é, portanto, uma ótima forma de se abrir para o mundo.

Para melhorar seu nível do idioma, para ser compreendido e se tornar bilíngue em italiano, alguns recursos são úteis. Afinal, o que melhor do que assistir filmes na versão original?

Embora o italiano tenha seus clichês, como o de ser a língua dos gestos (como evidenciado pelos 243 movimentos que Lilia Cavallo reuniu em um dicionário, como uma linguagem real), a verdade é que a língua italiana é muito rica!

Então, quer saber como falar italiano fluentemente? É isso que veremos agora!

Aprenda italiano com curso de italiano online!

Como testar o nível de italiano?

Como saber se falamos bem italiano? | Em alguns passos, é possível testar o seu nível de italiano da maneira mais simples possível, para saber onde se posicionar na escala de idiomas!

Em uma perspectiva global, o italiano é um dos idiomas europeus mais falados e, portanto, mais úteis.

O italiano é uma língua muito interessante no campo comercial. A Itália está atualmente em quarto lugar na Europa e oitava nos países mais ricos do mundo!

Há muitas trocas comerciais entre a Itália e o Brasil! Principalmente, graças a amizade que criamos entre os dois países graças a grande imigração italiana que ocorreu no final do século XIX e início do século XX.

Hoje, considera-se que 30 milhões de brasileiros têm origens italianas. Há nesse número alguns que aprenderam a língua de seus antepassados. Mas, infelizmente, nem todos persistiram com a herança linguística de seus ascendentes.

Mas, como dizemos, ainda há muitas empresas italianas instaladas no Brasil e vice-versa! Por isso, é sempre vantajoso se expressar em italiano!

A Itália também é um destino turístico privilegiado, pois está em quarto lugar na lista dos países mais visitados do mundo. Além disso, a Exposição Universal de 2015 foi realizada em Milão.

Com suas belas cidades, monumentos listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO (a bela Veneza, a Torre de Pisa e o centro histórico de Florença), a cultura italiana realmente tem um grande peso em todo o mundo.

Por isso, não negligencie o italiano! Ele pode ser muito importante para o seu futuro profissional e pessoal!

Porque sim, a língua italiana, por meio de uma boa formação de idiomas, um curso on-line ou algumas aulas de gramática, nos ajuda a progredir rapidamente em diferentes áreas da vida cotidiana. E entre essas áreas, encontramos:

  • No campo profissional: para se destacar em uma entrevista de emprego ou para conseguir uma promoção de cargo, com habilidades linguísticas extras;
  • Para viajar e o realizar o sonho de estar totalmente imerso em um país estrangeiro
  • Estabelecer relações comerciais com outros países
  • Desenvolver suas habilidades intelectuais e linguísticas,
  • Para exercitar suas faculdades e sua memória,
  • E muito mais!

Testar o nível de alguém em italiano é, portanto, a garantia de querer evoluir, independentemente da principal motivação de alguém para falar a língua. Saber se posicionar diante do próprio nível de língua é bom, mas existem vários métodos para obter a melhor ilustração das habilidades linguísticas de cada um.

Os cursos de MOOC para se tornar bilíngue em italiano

Os cursos de MOOC para se tornar bilíngue em italiano. Como aprender a língua italiana online?

Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

Quer você seja iniciante, intermediário ou avançado: os cursos online de italiano certamente possuem essa tendência de abertura e progresso na aprendizagem de idiomas. De fato, os MOOCs têm muitas vantagens quando se trata de se tornar bilíngue em italiano. Entre os benefícios deste tipo de curso, encontramos:

  • Economize tempo graças aos cursos online
  • A possibilidade de troca de conhecimentos entre os diferentes alunos,
  • Uma progressão real a cada semana, validada por um teste,
  • Conteúdo exclusivo, gerenciado pelo próprio aluno
  • Um cronograma que pode ser adaptado de acordo com nossos desejos, nossas atividades, nossas necessidades,
  • Um certificado emitido no final da formação, se necessário,
  • E muito mais!

O curso italiano online e por conta própria permite que você obtenha isso. Mas não só: lições de italiano gratuitas, jornais no idioma de Dante e outros filmes também podem ajudá-lo a entender a língua italiana.

Entre os objetivos e interesses mais importantes da língua italiana aprendidos online, está a valorização do estudo. Sim, os MOOCs costumam ser muito populares porque fornecem uma base de conhecimentos sólida, que também pode ser combinada com uma vida profissional. Note que 28% dos alunos consideram que o certificado é valorizado pelos empregadores, o que é algo muito significativo, você há de concordar!

Nada melhor do que se sentir apoiado e ajudado pela sua habilidade na língua italiana! Você vai ganhar aumento da autoconfiança, estudo e motivação aliados e eficiência significativa. Se tornar poliglota é sempre uma boa ideia!

Além disso, os cursos de italiano ministrados no MOOC, como os da Universidade de Siena, defendem que o som e a imagem são recursos básicos para progredir de forma eficaz. Bem, que tal ter todo o apoio e os recursos de uma universidade e poder estudar o idioma de sua casa, no seu ritmo? Aprendizagem dos sonhos? Não, é pura realidade!

Italiano: como passar no CILS e no CELI?

Italiano: como passar no CILS e no CELI? É fácil obter os certificados de proficiência na língua italiana?

Bem, de uma maneira clássica, para saber se você é bilíngue em italiano, ou qual exatamente o seu conhecimento como iniciante, você pode optar pelos testes de proficiência da língua italiana. De forma resumida, as certificações de línguas determinam em qual grupo de idiomas suas habilidades se encaixam.

Podemos citar alguns dos testes de italiano reconhecidos:

  • CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera, da Universidade de Siena
  • CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri, pela Sociedade Dante Alighieri, fruto de convênio com o Ministério das Relações Exteriores da Itália
  • CIC – Certificato dell’italiano comercial, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • ITCertificato di italiano come Lingua Straniera, pela Universidade dos Estudos Roma Ter

Os diferentes níveis de certificação estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Cada um dos níveis incluídos nos exames tem sua própria referência, seus próprios requisitos e permanece autônomo em comparação com os outros cinco.

Para se inscrever nesses exames, é necessário procurar os institutos que assinaram um acordo com as universidades e pagar um valor de inscrição, que fica em torno de 100 euros.

O CILS e o CELI são certificados que são úteis por vários motivos. Em primeiro lugar, e isso parece lógico, eles nos permitem dominar o idioma italiano da melhor maneira possível, e progredir em nosso próprio ritmo, em uma estrutura livre e reconhecida pelo mundo linguístico em geral.

Para se matricular em universidades italianas é exigida então a obtenção de um dos exames, e este diploma será muito útil para todos aqueles que desejam ingressar de uma maneira simples e eficaz no mundo do trabalho, mas também no ensino da língua italiana.

Muitas empresas e marcas italianas reconhecem o CILS ou o CELI como um recurso necessário para o desenvolvimento de bons relacionamentos comerciais.

Além desses dois exames, existem outros: o CIC (Certificato dell’italiano comercial ou Certificado de italiano comercial) e o PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri ou Projeto de Língua Italiana Dante Alighieri), que são excelentes suportes e complementos a esses certificados.

O fato é que os certificados italianos são uma verdadeira porta de entrada para todos os nossos desejos, todos os nossos projetos e todas as nossas ambições! Seja trabalhando, conversando em italiano, viajando ou apenas morando na Itália, eles são ótimas oportunidades e ferramentas eficazes para alcançar nossos objetivos!

Como praticar sua pronúncia de italiano?

Como praticar sua pronúncia de italiano? Como falar tão bem como os italianos?

A cultura e o cinema também são excelentes maneiras de aprender a falar como um italiano. Com esse recurso, você mescla conteúdo, diversão, comportamento e costumes. Um verdadeiro mergulho no modo de vida italiano!

Você com certeza assimilará o idioma de Dante mais rápido. Filmes, televisão, música, leitura, aulas de italiano (sem professor, com programas online), exercícios…

Mas de volta ao cinema e à cultura italiana: os países que possuem uma ótima e bela história cinematográfica não são tão numerosos no mundo. Os EUA, França, Espanha, China, Japão e Itália estão certamente entre os maiores.

A Itália, particularmente, nos oferece muitos clássicos antigos e modernos, que todos os cinéfilos devem assistir! Então, por que não ver os filmes de Ettore Scola, Federico Fellini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni, Sergio Leone? Ou  o cinema italiano-americano de Martin Scoresese?

Outra maneira de adotar um sotaque perfeito em italiano é indo até lá. Esta técnica, que infelizmente não é acessível a qualquer um, garante que falemos como um verdadeiro napolitano. Um curso de língua real que, além de nos dar a oportunidade de desenvolver seu vocabulário italiano, também oferece a ocasião de desfrutar as delícias da culinária local!

O que poderia ser mais estimulante do que conversar com os habitantes locais, absorvendo seu sotaque, de acordo com as cidades, regiões e reproduzindo-o de forma idêntica? O esquema professor / aluno é transposto para a vida real. É como um curso de italiano a céu aberto. Quem teria pensado que uma viagem à Itália seria tão rica e formadora?

Um simples menu de restaurante pode ser a oportunidade para desenvolver uma pronúncia perfeita. Aproveite o momento para perguntar ao garçom se você está pronunciando corretamente! No metrô, no cinema, no hotel, na rua… Todas as ocasiões são propícias à prática!

Aprender italiano é bom, mas aprender a pronunciar italiano corretamente é outra coisa! Praticar a expressão e a compreensão oral envolve muito mais exercícios situacionais e uma verdadeira absorção e compreensão da cultura, modos e tradições locais.

Quer conhecer outras maneiras de exercitar sua pronúncia do italiano?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar