Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Otimizar o idioma de Dante com o professor particular

De Carolina, publicado dia 16/04/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como aprender mais rápido com as aulas particulares?

A língua italiana é uma das línguas mais apreciadas pelos recrutadores em um currículo.

Na verdade, um estudo do site de emprego colocou o italiano nas 5 melhores línguas para impulsionar sua carreira.

Fazer aulas particulares em italiano prova ser uma boa escolha para sua carreira, mas também para sua vida pessoal.

Itália e Brasil têm uma história comum forte. Dois países que se adoram (como não gostar da Itália com a comida e os vinhos maravilhosos que eles fazem?)!  Além disso, os brasileiros vão todos os anos maciçamente ao país de Dante Alighieri para admirar as maravilhas do Renascimento, Roma, Veneza ou a costa do Mediterrâneo.

A Itália é um dos destinos favoritos para os amantes da gastronomia e é considerada uma das melhores do mundo. Além disso, quase 30 milhões de brasileiros seriam de origem italiana.

Aprender italiano com um professor sem dificuldade, em casa é certamente a melhor forma de progredir rapidamente, mas é normal querer avançar ainda mais na aprendizagem.

Se você tem duas aulas de italiano por semana ou menos com um espaço maior de tempo entre elas, existem soluções para melhorar facilmente o seu nível em italiano.

O Superprof reuniu todas as dicas de aprendizado para completar os cursos destinados a todos aqueles que querem se tornar bilíngues em italiano rapidamente. Esse é o seu caso? Andiamo!

Seja paciente e elabore um plano de ação

É preciso tempo para aprender uma língua estrangeira! Esse tempo pode variar de acordo com a língua, a motivação e a facilidade que a pessoa tem para o aprendizado de línguas em geral.

Algumas línguas são mais difíceis que as outras, não tenha dúvida! Normalmente, a dificuldade se encontra na distância que elas têm da nossa língua materna. Quanto mais pontos comuns elas têm, mais fácil será a compreensão, logo o aprendizado.

Aprender o mandarim demora mais que aprender o italiano, por exemplo. Acho que nem precisamos justificar o porquê, não é mesmo?

O italiano é considerado uma língua relativamente fácil para brasileiros, por suas familiaridades oriundas do latim. Mas o vocabulário… ele é muito rico e a gramática, às vezes, árdua.

Mas se você procurar bem, e se for um grande observador, vai perceber que o italiano está em todos os lugares! Até aqueles que não conhecem nada, já ouviram algumas palavras ou expressões do idioma de Dante. As palavras, as construções gramaticais etc. Essa onipresença da língua na paisagem cria uma proximidade que ajuda na apropriação do idioma.

Mesmo se o italiano for uma língua relativamente fácil para você, é preciso de tempo para aprender.

Fazer amizades inglesas, norte-americanas ensinam muito sobre o idioma e cultura Amigos que falam a língua italiana podem ajudar muito no aprendizado

Aliás, se você se pergunta: “quanto tempo é necessário para aprender italiano” é porque você já tem consciência de que vai precisar se dedicar dias, meses e anos!

O ritmo de trabalho e a regularidade

Quando a gente se pergunta: “quanto tempo é necessário para aprender italiano”, a gente imagina respostas do tipo: 3 meses, 6 meses, 2 anos, etc. A gente pensa em termos de meses e anos.

Mas na realidade, é melhor pensar em horas de trabalho. O que quer dizer aprender italiano em 5 anos? Você sabe quanto tempo essa pessoa dedicou para a língua nesses 5 anos? E se outra teve resultados parecidos na metade desse tempo, em dois anos e meio?

Resumindo, a gente pode ter feito aula de italiano durante 7 anos (na escola de idiomas, por exemplo) sem saber falar uma palavra de italiano.

Não perca tempo e pratique logo a língua inglesa Tempo é muito precioso e importante para conhecer novos idiomas

Então, é preciso:

  • Refletir em número de horas. Para informação, a gente estima o tempo de 1000 a 1200 horas de trabalho para dominar uma língua estrangeira partindo do zero.
  • Estudar regularmente: a chave do sucesso não é simplesmente o número de horas de trabalho, mas a regularidade de aprendizagem. Ela é indispensável porque ela permite a memorização do conteúdo. Quanto mais regular, mais a aprendizagem será satisfatória.

Achar o bom método de aprendizagem

Não basta racionalizar em termos de quantidade e mesmo regularidade. A qualidade também é muito importante!

Ela é essencial para a escolha do método de aprendizagem. A questão é a seguinte: como aprender italiano com qualidade?

Existem várias maneiras de aprender e diferentes métodos. É impossível determinar qual é o método mais eficaz.

A eficiência de um método depende das pessoas e de seus mecanismos de aprendizagem. Informe-se sobre os diferentes métodos e tente achar qual é o melhor para você.

Porém, desconfie de métodos supostamente milagrosos (que prometem, por exemplo, o italiano fluente em 3 meses estudando 5 minutos por dia).

Além dos métodos esporádicos cuja qualidade é relativa às pessoas que os utilizam, a gente pode destacar dois métodos globalmente eficazes para todo mundo: estudar ou morar no exterior e as aulas particulares.

Neste artigo, vamos dar foco às práticas possíveis no cotidiano e que complementam seus estudos. Uma verdadeira imersão na cultura e na língua de Dante!

Cursos de italiano online. Una pizza per favore! Para aprender o italiano depressa, existem muitas soluções!

Definir metas de aprendizagem para o italiano

Depois de ter adotado um método específico, sua agenda também será implementada. E, como nós dissemos acima, esse terá que ser preciso, rigoroso e, acima de tudo, escrupulosamente respeitado para aprender italiano rapidamente.

A partir daí, e de acordo com a sua agenda de aprendizagem, você terá que estabelecer metas. Objetivos mais ou menos simples de alcançar  que serão desafios para você:

  • Durante os primeiros dias: saber contar de maneira fluida até os bilhões (pulando muitos números, né?).
  • Durante a primeira semana: ser capaz de ler matérias de jornal com boa pronúncia. De acordo com o alfabeto e a fonética que você terá aprendido durante as aulas de italiano.
  • Saiba como se apresentar detalhadamente durante a 2ª semana: nome, idade, nacionalidade, altura, peso, ocupação ou estudos, interesses, cor dos olhos e dos cabelos, sonhos…
  • Aprender as principais formas de conjugação durante a 3ª semana: presente, imperfetto, condizionale, imperativo, futuro semplice.
  • Defina um objetivo de algumas dezenas / centenas de palavras de vocabulário aprendidas por corações no final do primeiro mês.
  • Ouça o Rai (canal de TV italiano) várias dezenas de minutos por dia.

E assim por diante… Com o seu professor particular de italiano ou com o programa autodidata para aprender italiano online no qual você vai trabalhar, defina esses tipos de objetivo. Alcançável, mas sempre um desafio, para aprender italiano o mais rápido possível.

O gosto pelas línguas: um fator determinante

Algumas pessoas adoram as línguas e têm uma facilidade incrível para aprender novos idiomas.

É mais fácil aprender algo que gostamos! Isso é válido para todas as matérias de aprendizagem. O gosto que a gente tem por determinadas matérias é um fator determinante de motivação. A gente quer muito mais e tem uma determinação muito mais forte quando a gente começa a aprendizagem de algo que a gente gosta.

Aprender algo que não nos interessa é muito mais difícil. Você já deve ter tido essa experiência na escola ou recentemente.

Um conselho: para aprender mais rápido o italiano, faça uma lista de todas as vantagens que terá ao dominar bem a língua. Existem muitas! E aqui não é o lugar de fazer essa lista, até porque as razões são subjetivas e dependem de cada pessoa.

Mas se você estiver consciente das vantagens de saber italiano, com certeza ficará mais motivado para aprender. Dessa forma, vai aprender mais rápido!

Assista filmes italianos sem dublagem

Quando se tenta explicar por que os brasileiros têm tanta deficiências em línguas estrangeiras, encontramos a resposta rapidinho.

Pergunte para alguém que seja fluente em uma língua estrangeira se ele aprendeu na escola? A resposta é, em quase 90%, não.

Aprenda o idioma de Dante e aprecie a arte do seu país Galope na rapidez de seu aprendizado da língua italiana!

Ou eles fizeram aulas particulares, aulas em uma escola de idiomas ou moraram fora. Mas por que? Porque o método das escolas é muito obsoleto (para não dizer mais barbaridades sobre a péssima condição da educação no Brasil).

Na verdade, quando se trata de aprender uma língua estrangeira, por exemplo, o programa é amplamente orientado para a compreensão e expressão escrita.

Agora, uma língua viva também é – e acima de tudo – uma língua que vive e, portanto, fala.

Claro, o seu professor de italiano permite que você adquira, durante suas aulas particulares (organize-as bem!), uma base sólida no vocabulário italiano, gramática italiana ou verbos conjugados.

Mas, para progredir rapidamente, você também deve mergulhar na língua italiana, e para isso, ver filmes italianos sem dublagem é uma ótima ideia.

Isso torna possível se integrar na língua e na cultura italiana e perceber as especificidades fonéticas da língua: a pronúncia das letras “c” e “z”, o ritmo das palavras…

O cinema italiano, como toda a cultura italiana, é rico e variado. Seja qual for o seu gosto, você inevitavelmente encontrará filmes que vão ajudá-lo a melhorar o seu italiano:

  • A Vida é Bela, de Roberto Benigni, conta a história de uma família judaica italiana durante a Segunda Guerra Mundial,
  • La Dolce Vita, de Federico Fellini, segue um italiano chegando em Roma com o objetivo de se tornar um escritor,
  • Caro Diário, de Nanni Morreti, deliciosa viagem entre a capital italiana e as ilhas Eólias,
  • Morto em Veneza, de Lucchino Visconti, com um compositor que busca em Veneza como desenvolver sua arte,
  • La Meglio Gioventù, Marco Tullio Giordana, no qual dois italianos ficam perdidos com o encontro com uma certa Giorgia.

Conheça Dante Alighieri e A Divina Comédia, sua obra prima Não deixe de aprender o italiano e visitar as cidades do país em forma de bota

Essa lista é, naturalmente, não exaustiva porque o trabalho cinematográfico italiano é denso. Mas permitirá que você avance em italiano sem sequer perceber!

Leia livros italianos

A leitura melhora as habilidades cognitivas. É um fato que todos os cientistas concordam (pelo menos uma vez…).

Um estudo publicado em 2016 no International Journal of Business Administration mostrou até mesmo que a leitura de trabalhos acentuados literários tem efeitos extremamente positivos na memória, impactando positivamente o nível de expressão escrita.

E quando se decide aprender uma língua estrangeira como o italiano, a memória e a escrita são constantemente solicitadas.

Entre as aulas particulares (de italiano, saiba o guia completo!), a leitura de livros no idioma de Dante permite aprofundar e consolidar o conhecimento e aperfeiçoá-lo.

Para isso, sem mais desculpa: a maioria das livrarias e bibliotecas tem uma seção de “literatura estrangeira” na qual você certamente encontrará uma dessas obras-chaves da cultura italiana:

  • A Divina Comédia de Dante Alighieri, considerada como o trabalho que padronizou (para não dizer criou) a língua italiana,
  • Se Questo È Un Uomo de Primo Levi, um triste testemunho sobre os campos de concentração,
  • Il Gattopardo, de Lampedusa, em que acompanhamos a vida de um príncipe siciliano durante as revoluções italianas,
  • Il Decaméron, de Boccaccio, uma coleção de cem contos que falam do amor em todas as suas formas.

Esses livros são obras originais da Itália. No entanto, também pode ler em livros italianos de origem brasileira, portuguesa, francesa e espanhola: a maioria das obras agora é traduzida em muitas línguas.

O importante é se divertir durante a leitura para realmente avançar com seu aprendizado de italiano.

Para mergulhar na cultura italiana

A linguagem e a cultura são dois conceitos fortemente ligados entre si. Descobrir uma língua também significa descobrir uma história, tradições e costumes.

Fale a língua de Dante e vá para o país em forma de bota Quanto mais aprender sobre a cultura da Itália, mais vai querer aprender o idioma

Ao escolher aprender a falar italiano, colocamos um pé na cultura italiana.

Entre as aulas particulares de italiano, tentar mergulhar completamente ajuda a entender melhor o idioma, melhor compreendê-lo e, portanto, melhor aprender.

Mas como viver uma imersão na cultura italiana sem um estudo de línguas ou um curso intensivo de italiano em Roma, Veneza ou Nápoles?

Bem, isso é bem possível! Na verdade, graças à abertura das fronteiras e à fabulosa mistura cultural que o Brasil tem, quase pode-se viver como na Itália sem sair da sua cidade (se for um grande centro urbano, claro):

  • Aproximar das associações italianas de sua cidade e participar de eventos culturais relacionados à Itália: a associação da Itália em São Paulo, a associação Ítalo-Brasileira em Curitiba ou instituições em Belo Horizonte, Caxias do Sul, etc.
  • Participe de um festival de cinema italiano,
  • Faça aulas de culinária italiana com um verdadeiro chef italiano,
  • Ouça a rádio italiana na internet,
  • Vá ver uma ópera italiana como La Traviata ou Aida

As possibilidades são infinitas e servem para conhecer italianos nativos e para aplicar o que você aprende com seu professor de italiano em uma verdadeira conversa.

E para ir mais longe, que tal fazer um bom curso italiano?

Faça exercícios italianos regularmente

Uma matéria do Guardian de 2016 revelou que nosso cérebro só pode aprender cinco a sete informações imediatamente.

A repetição espaçada, um método desenvolvido por Sebastian Letiner, cientista alemão, ajudaria nosso cérebro a aprender melhor.

Isso é para rever mais frequentemente o que sabemos menos. Para ser extremamente eficaz nesse método, o melhor é escrever nos cartões as noções de italiano para aprender.

Para fazer isso, basta fazer um programa de aulas de italiano com o professor de italiano e marcar cada parte em uma ficha pequena, por exemplo:

  • Ditongos em italiano,
  • A elisão das vogais,
  • O substantivo,
  • Os pronomes,
  • Preposições…

Então, devemos classificar esses cartões por tema de acordo com o que dominamos ou não: regras de gramática italianas não assimiladas na seção 1, as mais assimiladas na seção 2 e assim por diante.

Todos os dias, reproduzimos os exercícios italianos relacionados aos conceitos da Seção 1, previamente elaboradas com o professor. Todos os dois dias, refazemos aqueles na seção 2 e a cada três dias aqueles na seção 3.

O objetivo é colocar todas as noções na última seção, aquela que reúne os elementos da língua italiana perfeitamente assimilados.

Essa metodologia de repetição espaçada nos permite definir claramente o que já conhecemos e reproduzir os exercícios que nos ajudam a melhorar.

Também permite estabelecer um ritmo de trabalho regular relevante, pois isso é muito benéfico para aprender italiano (e todas as línguas estrangeiras).

Pratique a língua italiana

Seu professor de italiano vai lhe dizer: a prática é a chave para uma boa progressão na língua. Então não perca uma oportunidade para praticar seu italiano.

O idioma de Dante é tão bonito quanto o seu país Aprenda a língua italiano rápido para conhecer logo as belezas da Itália

Entre aulas de italiano, a melhor forma de otimizar suas aulas é falar italiano!

Para isso, existem várias opções:

  • Planeje uma viagem à Itália para pôr em prática o vocabulário adquirido em italiano,
  • Organize encontros com outros alunos de seu professor para treiná-lo juntos,
  • Registre você falando italiano em seu celular e depois escute. Assim, você vai corrigir seus erros e melhorar sua pronúncia,
  • Peça a cada italiano nativo que você conheça para se expressar em italiano para acostumar seu ouvido às especificidades linguísticas do idioma
  • Ouça as rádios italianas,
  • Assista à televisão italiana (noticiários, reportagens)
  • Veja vídeos na internet
  • Assista a filmes (com legendas no começo e depois sem legendas).
  • Converse amigos e conhecidos que falem italiano;
  • Conclusão: interaja e busque comunicação com regularidade.

Todas as oportunidades são boas para falar em italiano e não tenha medo de errar: são os erros que fazem o progresso.

Nelson Mandela não disse: “Eu nunca perco: ou eu ganho ou eu aprendo”?

Com um pouco de imaginação, rigor e paixão, aprender a língua italiana pode tornar-se extremamente fácil!

Na verdade, essa língua falada por quase 70 milhões de pessoas ao redor do mundo é relativamente simples de aprender para quem realmente se envolve.

Sendo uma língua latina como o português, o italiano tem muitas semelhanças com nossa língua nativa. E o italiano não é uma das línguas mais bonitas do mundo?

O que você está esperando para começar logo suas aulas particulares de italiano, assistir filmes sem dublagem ou ler lindas obras literárias italianas ou traduzidas para o italiano?

A língua de Dante é tão bonita quanto a Itália Um país com tanta riqueza só poderia ter um idioma como o italiano: lindíssimo!

Estude italiano com um professor particular

Por fim, nós sempre vamos lhe dar essa dica: aprenda com um professor em casa!

Quer conhecer os bons motivos para fazer aulas de italiano básico com um professor particular? Existem vários. Entre os mais óbvios, podemos mencionar:

  • Economize tempo: estudar em casa significa poupar tempo, fazer menos deslocamentos e economizar. Seu professor pode se deslocar diretamente até sua casa para lhe ensinar italiano,
  • Aproveite as aulas personalizadas: esta é certamente uma das melhores razões para optar por aulas particulares de italiano. O curso individual permite que o professor se adapte às necessidades do aluno e lhe ofereça um acompanhamento personalizado de acordo com o seu nível, seu tempo disponível, seus objetivos, mas também os seus gostos e as suas metodologias de ensino preferidas.
  • Progressão mais rápida: acompanhamento individualizado é sinônimo de progresso mais rápido. Quando fazemos aulas em grupo, muitas vezes somos passivos, ouvindo o professor ou outros alunos. Na aula particular, há troca constante entre duas pessoas. O aluno é, portanto, obrigado a falar na língua estrangeira estudada com muito mais frequência. O professor também é capaz de corrigir erros de forma mais eficaz e revisar conceitos que não foram incorporados sob demanda.
  • Torne o seu investimento lucrativo: as aulas particulares não são gratuitas, como você pode imaginar. No entanto, é possível aproveitar ao máximo o seu investimento e quando você leva em conta o progresso que vai ter na língua, vai ver que este ensino é uma das metodologias mais acessíveis. Os professores particulares em geral adaptam os valores de acordo com vários critérios: nível do aluno, qualificação do professor, pacotes promocionais de acordo com o número de aulas, primeira aula gratuita …
  • Poucos contras: as aulas particulares também são a oportunidade de aprender a se comunicar em italiano sem desorganizar a sua rotina. Ao passar por uma escola de idiomas, por exemplo, é o aluno que deve se adaptar aos horários estabelecidos. Com um professor particular, você pode escolher a hora mais adequada à sua disponibilidade. Também existe a possibilidade de economizar tempo fazendo as aulas por webcam, por exemplo, no seu horário de almoço …

Você pode também optar por aulas de italiano online, caso não tenha possibilidade de se locomover na cidade.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar