Em família, você nunca possui seu próprio mundo sozinho, em possuir a si mesmo! Em família, estamos sempre lá para alguém! - Michel Dallaire

A prática do yoga está agora instalada na mente de muitos brasileiros. Diferentes maneiras de implementá-lo se democratizaram: kundalini, hatha yoga, yoga pré-natal, vinyasa yoga, mas também yoga em família. É uma ótima maneira de desenvolver laços entre pais e filhos enquanto aproveita a respiração e a flexibilidade.

Mas, às vezes, é difícil montar atividades familiares em um centro de yoga. Essa é a razão pela qual podemos ensinar yoga ao nosso filho em casa e por conta própria.

Você pode escolher um belo jardim para praticar yoga

Uma boa razão para seguir esse modelo com yoga e com o pai ou a mãe como instrutor! Mas, precisamente, como recriar o espírito das aulas em grupo em casa? Como começar uma prática regular com seu pequeno iogue com você, sem sair de casa (ou quase!)? Aqui estão todas as nossas dicas!

Onde organizar a aula de yoga em família?

Você precisa de um tapete para organizar uma aula de yoga em família? Quanto custa?

Em casa, ao ar livre, em um estúdio de yoga especializado... E você, onde você vai organizar sua sessão em família?

Instintivamente associamos a organização de uma sessão de yoga em família em casa. Muitas vezes é verdade, muitas vezes é mais simples, no entanto, também é possível alugar uma pequena sala durante o tempo para praticar posturas de yoga juntos, por uma hora.

O fato é que, com muita frequência, a praticidade quer que fiquemos em casa. Nesse caso, seria mais econômico nos inscrever diretamente em um curso em nossa região, para evitar o aluguel de uma sala.

Em casa, portanto, praticar yoga com seus filhos parece muito divertido, mas você ainda precisa saber como fazê-lo. Não entre em pânico, estamos aqui para ajudar!

Primeiro, verifique se você sabe quantas crianças e pais estão participando da sessão. Se sua outra metade não quiser participar, se apenas uma criança concordar em aprender pranayama, isso mudará necessariamente a organização e a necessidade de espaço.

Porque é disso que se trata. Depende do número de membros da família que vai participar. Você decide se prefere montar o estúdio de yoga na sala de estar, empurrando alguns móveis, no quarto ou no jardim se o tempo estiver bom.

De qualquer forma, você notará rapidamente, organizar uma sessão de yoga em família exige saber como se adaptar e ser versátil!

Material para aula de yoga em família

Podemos organizar uma aula de yoga em família sem um professor?

Ao praticar yoga em família, é necessário saber como se equipar da melhor forma possível, apenas para garantir a segurança da família.

O gato pode ser uma boa inspiração para fazer yoga

Falando em versatilidade, devemos nos interessar ​​no tipo de material que usaremos para a oficina de yoga. Por si só, uma aula de yoga em família não muda muito do pano de fundo de uma aula de yoga tradicional individual. Pela simples razão de que as posturas se adaptarão simplesmente à forma dos participantes. Alguns serão reproduzidos por conta própria, paralelamente ao seu filho.

Concretamente, o que você precisará para organizar uma sessão de yoga entre pais e filhos?

  • Esteiras de yoga, a base de qualquer bom iogue que se preze, para absorver possíveis choques
  • Pesos pequenos, dependendo dos exercícios que você escolher. A vantagem de organizar o curso você mesmo é poder usar objetos do cotidiano, como garrafas de água cheias,
  • Elásticos, sempre dependendo de como a aula de yoga toma forma.
  • Não se esqueça de se hidratar durante as aulas! É muito importante beber água e comunicar esse gesto com a criança desde tenra idade.
  • Roupa esportiva adaptada, na qual você se sente bem. Portanto, proibimos jeans e outras roupas feitas de material desconfortável. É a mesma coisa para praticar qualquer esportes, não é mesmo?

Na realidade, para conseguir esse desapego, esse relaxamento e esse alongamento preconizado pelo yoga com seu filho, tudo será baseado em pequenos detalhes. Como sabemos, o importante é passar um momento juntos e construir laços familiares (sem nunca esquecer a segurança!).

Você está procurando uma aula de yoga em família? Onde encontrar?

Posturas de yoga em família para fazer em casa

Como organizar uma sessão de yoga em família em casa?

Entre o corpo, o espírito e a mente, o yoga combina muitos benefícios que as posturas conseguem reunir. Mas em família, você sabe quais?

Semeie um ato, você colherá um hábito
Semeie um hábito, você colherá um personagem
Semeie um personagem, você colherá um destino - Dalaï Lama

Você encontrou um lugar em casa? Você está bem equipado? Teremos que mergulhar no coração do espírito do yoga: posturas ou asanas. De fato, com uma criança, tudo assume um novo significado. Uma sensação de que é uma questão de diferenças físicas com um adulto, onde a flexibilidade não é a mesma, assim como o conceito de paciência ou esforço.

Essa é a razão pela qual certas posições, certos exercícios, são mais favoráveis ​​ao desenvolvimento do vínculo entre o corpo e o espírito que a prática do yoga. Tudo em família!

Para os mais novos, a flexibilidade não é um problema

Como pilares, você deve primeiro pensar em segurança, é claro, mas também na diversão que pode levar uma asana. Além disso, como esse é o yoga familiar, por que não aproveitar essa cumplicidade e essa presença durante certas posturas?

Alguns dos exercícios de yoga em família mais eficazes incluem:

  • A vela, essencial do yoga, que tem a vantagem de ser brincalhão e natural para a criança. Essa postura melhora a circulação sanguínea e fortalece o corpo em geral,
  • O gato, uma postura que conhecemos bem e que, sem dúvida, divertirá seu filho. É sobre ficar de quatro, cavando as costas, cabeça no ar. Expiramos arredondando as costas, expiramos retornando à sua posição inicial. O gato permite que você perceba o quão flexível o corpo pode ser, e que o último é composto de músculos, sim, sim!
  • O tapete voador, uma postura em dupla pensada principalmente para crianças pequenas. A criança vem deitada de bruços na barriga dos pais. Esse último respira em plena consciência, percebendo cada gesto que está realizando. Também é possível reproduzir essa postura sozinha,
  • O barco, onde a estaca é, sempre dois, para pegar a mão de seu filho, cara a cara e tocar os quatro pés. Todo mundo empurra, para não virar o barco. O principal desafio é trabalhar com a confiança no cuidado, a confiança no parceiro e, por extensão, enriquecer o vínculo familiar.

Existem muitas outras posturas adequadas ao yoga em família, mas quando você mesmo organiza uma sessão, é melhor ter certeza da eficácia delas. O fato é que ainda podemos nos perder diante dessa enxurrada de informações, que realmente não sabemos como trabalhá-las para uma criança. Por que não buscar ajuda?

Yoga em família: obtenha ajuda para a primeira aula em casa

O que você precisa para fazer uma sessão de yoga em família? Por que? Organizar uma sessão de yoga em família não significa que você é um professor. Portanto, para dominar o básico durante uma primeira sessão, a ajuda pode ser bem-vinda.

Quem nunca teve dúvidas na primeira vez? Aqui, organizar uma aula para crianças é a mesma coisa! Podemos ficar desamparados ou simplesmente não querer cometer erros para apresentar uma criança às alegrias do yoga e dos exercícios respiratórios.

Essa é a razão pela qual fazer uma primeira aula com um professor pode ser uma boa solução. Em uma associação, um clube de yoga, é claro, mas também em a distância. Ainda na sua sala de estar, é possível aprender algumas técnicas de um profissional, seja de pedagogia ou de uma sequência.

Porque sim, professor de yoga é um trabalho real e não pode ser improvisado! Se sua ambição é organizar uma sessão de yoga em família sem gastar muita energia, por que não pensar em Superprof? Alguns professores de yoga oferecem sessões online baratas, em todos os lugares, o tempo todo! Você também pode tirar proveito disso!

Faça yoga para desacelerar a vida

Porque a experiência do yoga em família obviamente não é semelhante para praticantes jovens e iogues adultos. Seja uma preparação física ou mental, você também pode ter todas as cartas nas mãos para ter sucesso na sua sessão!

O yoga em família é, portanto, uma disciplina totalmente acessível, pelo que é possível se organizar, em casa ou em outro lugar. Entre a meditação e a construção muscular, os benefícios do yoga são numerosos para as crianças e para os pais.

Ligar os dois também melhora os laços familiares e cria momentos divertidos tão fortes quanto as lembranças das viagens. E se for assim que finalmente funciona, não é maravilhoso?

O que você está esperando para compartilhar todas as vantagens de fazer yoga com seus filhos? Há muitas pesquisas que afirmam que a prática pode ajudar nos resultados escolares e no comportamento do seu filho.

Então, pronto para testar?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.