Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Deu branco em álgebra? Acabe com isso!

De Carolina, publicado dia 09/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como diminuir os bloqueios de matemática nos jovens

(Post escrito por Agnès e traduzido por mim)

A matemática é uma das disciplinas mais requisitadas para se ter aulas particulares.

Muitas vezes, os alunos dizem ter brancos, bloqueios, travas: não sabem o que devem fazer para resolver o exercício que lhes são propostos. É realmente um sentimento de bloqueio, paralisia e desamparo quando isso acontece. Sem contar que os bloqueios interferem diretamente no aprendizado da matemática (como escrever em um blog sobre o assunto?).

No entanto, a grande maioria dessas pessoas é inteligente e sensata. Eles sempre sabem encontrar soluções para seus problemas na vida cotidiana. Por que isso seria diferente com a matemática?

Por exemplo, quando um jovem quer passar de fase em um videogame, ele vai no youtube ou em fóruns para procurar soluções. Quando um aluno tem de ir de casa para a escola ou faculdade, às vezes tem que pegar vários meios de transporte, ele sabe como se organizar perfeitamente. Quando se trata de repetir movimentos com um skate para alcançar a perfeição, ele sabe ser tenaz! Por que seria diferente com a matemática?

Aqui estão algumas dicas para ensinar a disciplina dos números e desbloquear alguns estudantes…

Por que os jovens têm bloqueios em matemática?

As origens dos bloqueios em matemática são múltiplas. O aluno não entende para que ela serve, a não ser para ter boas notas e passar de ano na escola.

Geometria pode ser aprendida desde pequeno Os pequenos devem ter prazer ao aprender a álgebra

Várias hipóteses são possíveis:

Vou tentar mostrar-lhe as causas mais comuns de bloqueio que eu poderia detectar graças à minha experiência como professora particular em Toulouse (sul da França) .

O aluno se perde na linguagem matemática

Na verdade, os professores de matemática usam palavras de linguagem comuns, mas com um significado diferente, às vezes muito diferentes (uma raiz quadrada não tem muito a ver com uma raiz da árvore) ou ligeiramente diferente (uma parte de um conjunto pode ser igual a todo o conjunto, ou seja, uma parte pode ser igual ao conjunto). Zero (0), às vezes não é nada, não existe, mas às vezes é um número, então existe (penso na reflexão de um aluno que me disse: “a parte real do número complexo não existe, uma vez que não tem parte real”).

Quando se faz a pergunta “sobre qual linha são esses pontos? Um estudante pode se surpreender que a resposta esteja em uma parábola. De fato, uma linha na matemática não é necessariamente reta. Por outro lado, uma linha reta em matemática é uma curva.

Os professores nem sempre estão conscientes dessas ambiguidades lexicais e não as explicam. Como resultado, o estudante perde o rumo e sente que “a matemática é russo”.

O aluno não assimilou o básico, especialmente o uso de símbolos

Se não sabemos muito bem o que é um número inteiro, real, decimal, etc. Ou quando é substituído por uma letra, o aluno se perde… Como os símbolos não têm significado para ele, ele não consegue entender.

  • Por exemplo, é igual a (=), mas não é igual a (≠).
  • Por que quando multiplicamos uma desigualdade por 2, não mudamos o significado, mas o mudamos em -2?
  • Por que – x pode ser um número positivo?
  • Por exemplo x (y + z) = xy + xz mas não xy + z: por que?

Mais uma vez, esse sentimento de fazer assim, mas não saber o porquê, estar no nevoeiro…

O aluno não sabe que é normal se perder e é desestabilizado quando aprende uma coisa nova

Para alguns, essa sensação vertiginosa de ter esquecido, mesmo o que se pensava saber, é tão insuportável que eles preferem passar adiante sem tentar resolver o problema anterior.

Tente e não desista da álgebra Não tenha medo de errar em matemática

Há também o medo de “passar mico” fazendo perguntas ao professor, o medo dos colegas zombadores, o medo de estar errado… Mas, para avançar na compreensão, está no direito de cada um o dever de se confundir. Os erros são indispensáveis para aprender o certo! Isso exige estar em um ambiente propício, no qual o aluno se sinta seguro. Esse não é sempre o caso no colégio ou no ensino médio…

As aulas particulares recupera a autoconfiança do aluno

Por essas razões, o acompanhamento das aulas de coaching e matemática pode ajudar os alunos a recuperar sua confiança. Essa autoconfiança é essencial para o progresso e e os estudos em casa nos reforços escolares, com a ajuda dos pais, etc.

O ambiente, no meu escritório, é um ambiente silencioso, com múltiplos recursos (jogos, exercícios adaptados, acesso a recursos da internet, aula de matematica, etc.), minha atitude como treinadora atenciosa e, no entanto, exigente, permite que o estudante fazer matemática, ou seja, fazer perguntas, experimentar, errar, começar de novo, sem medo de ser julgado. Se você quiser saber mais, não hesite em consultar meu site.

Os benefícios de uma abordagem matemática através do jogo

Proponho, em caso de bloqueios e impossibilidade do aluno se interessar pela matemática, abordar o problema de forma pouco convencional, através do jogo. Vou apresentar-lhe três jogos que desenvolvem cada uma das habilidades úteis para a matemática.

Anti-vírus: “Aprender a raciocinar”

Aprenda a resolver equações ao jogar É um jogo de manipulação de moeda. Uma das peças é o vírus e você tem que eliminá-lo. Existe uma configuração inicial em uma placa, e movendo as diferentes peças de acordo com as regras, é necessário limpar um caminho.

Esse jogo desenvolve o raciocínio. Em primeiro lugar, devemos nos concentrar no objetivo a atingir, o que é o caso da matemática. Uma estratégia é implementada dependendo da finalidade e não dos dados. Por exemplo, se pedimos para resolver a equação, é inútil procurar soluções com o Δ.

Para sair do vírus, você deve mover a peça que o bloqueia. Então, nós estabelecemos um sub-objetivo antes do objetivo final. O que em matemática, no exemplo anterior, deve-se transformar a igualdade a ser reduzida a uma equação conhecida.

E assim por diante. Dependendo do nível da configuração inicial, estabelecemos mais ou menos os sub-objetivos.

Também podemos manipular, ou pensar, olhando as peças sem movê-las de acordo com seus gostos. O lado da manipulação é interessante porque muitas vezes os alunos não se atrevem a manipular. Ou seja, conte com seus dedos, esboce os passos em um pequeno rascunho, faça desenhos, etc.

Acima de tudo, vá ao final de uma ideia. Estando errado, volte, comece novamente.

Saiba tudo sobre álgebra Menos mistérios deveriam envolver a disciplina

Descubra também como oferecer lições de matemática via webcam.

Set: “Aprender a desenvolver o sentido da abstração matemática”

Aprenda a desenvolver o sentido matemático da abstração. É um jogo de cartas. Nos mapas, existem figuras com quatro critérios: três formas possíveis, três cores possíveis, três possíveis preenchimentos, três possíveis quantidades.

Existem 12 cartas na mesa e é necessário fazer conjuntos de 3 cartas, tendo para cada um dos 4 critérios a mesma característica (por exemplo, dois valores por carta para o critério número), ou nenhum ponto comum (por exemplo, uma carta com um figura, uma com duas, uma com três, para o critério número). E isso para cada um dos quatro critérios. O primeiro que encontrar  um “conjunto” ganhou. Nós mudamos as cartas e começamos de novo.

Esse jogo desenvolve o significado de associações (muito útil para aulas de matemática – saiba tudo!). Também é um jogo de velocidade se você jogar com várias pessoas (o que está planejado). Portanto, devemos encontrar rapidamente pontos comuns ou pontos de diferença. A ideia é entender que várias equações são de fato o mesmo tipo de equação. É útil ver rapidamente o que é comum em diferentes expressões matemáticas. Esse jogo também desenvolve o significado de abstração.

É importante notar que crianças pequenas conseguem sem problemas desenvolver o senso de abstração. Na verdade, muito rapidamente eles reconhecem a categoria “cão”, “cadeira”, “humano”, etc.

Por que na aula de matemática essa habilidade se perde?

Esse é um dos muitos métodos para ensinar matemática.

Digit: “Aprender a resolver cálculos matemáticos formais”

Aprenda a resolver cálculos formais matemáticos É um jogo em que você tem 5 palitos e várias cartas. O objetivo do jogo é reproduzir a forma desenhada no mapa (isso é fácil), mas depois mover-se de uma forma para outra, movendo apenas uma vara.

Esse jogo exige muita atenção na hora de começar e terminar a jogar. Isso é exatamente o que fazemos quando realizamos cálculos matemáticos formais. Às vezes, um índice simples varia, ou um detalhe a mais, etc. É necessário perguntar “como” podemos passar de uma forma para outra, seguindo as regras de cálculo.

Os jogos fazem os alunos se reconciliarem com a matemática

Esses três jogos são divertidos e ajudam a desenvolver qualidades úteis em matemática. É uma maneira de conciliar os alunos com brancos ou bloqueios em  matemática e tentar animá-los com os estudos da matéria dos números.

Na verdade, ao ter uma abordagem diferente na matemática, eles podem perceber que têm habilidades, desenvolvê-las e podem reutilizá-las em um cenário mais formal depois.

Aprenda geometria e suas fórmulas Calculadora não serve para aprender álgebra

O “conhecimento é adaptado ao nível conceitual da criança” e o aprendiz escolhe inventar ou encontrar um jogo que faça essa adaptação. Isso, então, se torna uma pedagogia e permite que o aluno se torne bom em matemática.

O tempo do “jogo pedagógico” (como fazê-lo na matemática?) é uma fase de contextualização do conhecimento. É uma visão da matemática compartilhada por muitos professores.

Se preferir pode também aprender em um curso de matematica online. Todos os métodos são válidos para se aprimorar na disciplina!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar