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Os benefícios da atividade física no escritório

De Glicia, publicado dia 24/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Como se exercitar no trabalho?

Entre o trabalho, a vida pessoal e as diversas outras atividades do dia a dia, nem sempre é fácil reservar um tempo para você, especialmente para praticar esportes.

A resposta que surge com mais frequência quando alguém é questionado porque não pratica nenhuma atividade física é, sem dúvidas, a falta de tempo. A grande maioria das pessoas afirmam não ter tempo para fazer algo que gostam ou para se cuidarem, por conta da rotina corrida.

Soma-se a isso o tempo passado no transporte público, ou no trânsito. De fato, quando analisamos por este ângulo, é bem difícil para uma pessoa que mora em um bairro afastado do centro ter tempo de ir a academia quando volta do trabalho. Isso sem mencionar as pessoas que têm filhos, que têm horário para buscá-los na escola, precisam preparar o jantar na hora certa, ajudar com o dever de casa, etc.

esporte no trabalho vantagens Não tem tempo para se exercitar por conta do trabalho? Já pensou em contratar um coach esportivo que venha até o escritório?

Em que momento  praticar esportes quando se trabalha 8 horas por dia ou mais? Algumas pessoas dirão que tudo é questão de organização e boa vontade. De fato, é possível organizar a agenda e administrar o tempo de maneira mais eficaz, conseguindo assim dedicar mais tempo às atividades que gostamos.

Para conseguir incluir o esporte na sua rotina diária, você tem algumas opções:

  1. Aprender a organizar melhor seus horários e tentar incluir um tempinho no seu dia para fazer alguma atividade física. Você não precisa passar horas na academia, meia hora de exercícios por dia já é o suficiente;
  2. Contratar um coach esportivo. A vantagem desse tipo de serviço é que o personal trainer se desloca até o local onde você está, desta forma você pode tirar meia hora do seu horário de almoço para fazer sua aula no escritório mesmo;
  3. Fazer exercícios sozinho, ou com seus colegas de trabalho. Existem alguns exercícios simples, que podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive no escritório. Passar muitas horas sentado não é um hábito saudável e com o passar dos anos isso pode prejudicar sua postura e causar outros problemas. Realizar alguns movimentos de alongamento, por exemplo, já traz muitos benefícios. O ideal é tentar fazer pequenas pausas ao longo dia, levantar da cadeira, caminhar um pouco pelo local de trabalho e se alongar.

Fazer exercícios  no escritório entre uma pausa e outra tem um impacto muito positivo no seu humor, além de melhorar sua disposição e concentração. A atividade física pode ajudá-lo a aliviar o estresse causando pelo ambiente de trabalho, aumentar seu rendimento, proporcionar leveza e bem-estar de forma geral, o que se refletirá também na vida profissional.

Se você ficou interessado em saber mais, continue lendo e descubra como incluir a atividade física na sua rotina de trabalho.

Descubra todas as nossas dicas para tirar o melhor proveito do esporte!

Porque praticar atividades físicas no local de trabalho?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é recomendável fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. No entanto, quando se passa 8h por dia  no trabalho, esta meta parece ser inatingível.

é importante se exercitar todos os dias 30 minutos de atividade física todos os dias são suficientes para se manter saudável.

Mas, você já parou para pensar que é possível se exercitar sem sair do seu local de trabalho? Apesar deste ser um conceito ainda pouco conhecido, ele poderia ser a solução ideal para aqueles que não conseguem encontrar tempo para praticar um esporte.

Hoje em dia, os empregadores entendem a importância do esporte e o benefícios que ele traz, e justamente por isso têm incentivado seus funcionários a praticarem uma atividade física. Alguns estudos mostram que o esporte pode trazer benefícios como por exemplo, o aumento da produtividade e concentração no trabalho.

O desempenho intelectual está fortemente ligado à saúde física, ou seja, para usufruir plenamente de suas capacidades cognitivas, é necessário ter um corpo forte e saudável.

Por isso é tão importante manter uma boa higiene de vida através de hábitos saudáveis como se alimentar de forma correta, dormir bem, praticar atividades físicas regularmente e evitar tabaco, álcool e outras drogas.

A mentalidade dentro das empresas está mudando. Antes visto como perda de tempo pelos patrões, o esporte é hoje visto como uma ferramenta capaz de melhorar o desempenho dos funcionários. Além do mais, as pessoas têm buscado mais flexibilidade na vida profissional, de modo que possam conciliá-la com outras atividades.

Algumas empresas possuem uma infraestrutura adequada à prática de esportes, com salas reservadas especialmente para que os funcionários possam se exercitar. Não é raro vermos hoje em dia empresas com academia e serviços de personal trainer. Infelizmente nem todos têm o privilégio de trabalhar em locais assim, porém isso não significa que seja impossível se exercitar no trabalho.

Será que é possível praticar esportes na terceira idade?

Exercícios que podem ser feitos no escritório

Se sua empresa não possui uma academia, é possível se exercitar em seu local de trabalho, em sua própria sala, por exemplo.

importância de se movimentar e fazer alongamentos ao longo do dia passar muitas horas sentado pode causar dores lombares e dorsais. Aproveite as pausas no trabalho para se alongar.

Aqui estão alguns exercícios simples e eficazes, que não necessitam de acessórios nem de muito espaço, para praticar em seu horário de almoço ou durante uma pausa:

  • Abdominais: podem ser feitos sem auxílio de aparelhos, no chão da sua sala – você pode levar um tapete de yoga e deixá-lo sempre à mão no escritório;
  • Exercícios para as panturrilhas: também não demanda o uso de nenhum acessório, basta se apoiar em uma parede e subir e descer nas pontas dos pés;
  • Agachamento livre e afundo: trabalha pernas e glúteos e não é preciso usar nenhum acessórios nem muito espaço;
  • Alongamento: sempre que possível levante da sua cadeira e faça alguns alongamentos – o ato de passar horas sentado pode ser muito prejudicial para sua saúde e causar mesmo dores dorsais.

Com todas as outras preocupações do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando a atividade física de lado para priorizar coisas que elas julgam mais importantes. Entretanto, será que existe algo mais importante do que a  nossa saúde? A prática esportiva não está somente ligada às questões estéticas, como muitos podem pensar.

Se exercitar é um ato de amor próprio, pois ao fazê-lo, você está cuidando não apenas do seu corpo, mas também da sua saúde física e mental. Além disso, ja foi demonstrado através de diferentes estudos que a atividade física tem um impacto positivo no bem-estar de forma geral, proporcionando assim mais qualidade de vida para quem a pratica.

Estes exercícios simples citados acima podem ajudá-lo a melhor o condicionamento físico, fortalecer pontos estratégicos do seu corpo, como toda a região da cintura abdominal, pernas e costas. Aos poucos você começará a notar as diferenças. Além de trabalhar seus músculos, os exercícios ajudam a aliviar o estresse.

A pressão sofrida pelos funcionários no meio de trabalho às vezes é grande: metas a cumprir, reuniões, relatórios para entregar e a relação com chefe e colegas que nem sempre é boa. Se exercitar alivia as tensões, libera toxinas e ajuda a  melhorar a postura e a respiração, mais do que boas razões para que você insira este hábito no seu dia a dia.

Descubra quais são os melhores horários para se exercitar.

Atividade física no trabalho com acompanhamento de um coach esportivo

Se você trabalha em uma empresa  aberta e que entende aos benefícios que o esporte pode trazer aos seus funcionários, porque não contratar um personal trainer diretamente?

Além de orientá-lo sobre os exercícios mais eficazes e de assegurar que você os está executando corretamente, o coach pode montar treinos curtos e de alta intensidade, que poderão ser realizados em meia hora e que trarão rapidamente resultados visíveis.

aulas de fitness no escritório O esporte alivia o estresse e melhora o entrosamento entre colegas de trabalho.

Outro ponto positivo é que o personal trainer vem até você, seja na sua casa ou no escritório. Isso evita perder tempo no trânsito, por exemplo, e deixa um tempinho livre para você almoçar antes de retomar o trabalho.

Algumas empresas possuem uma boa infraestrutura e oferecem aos seus funcionários a oportunidade de treinar em grupo, com o acompanhamento de um  treinador físico. A prática esportiva no local de trabalho traz inúmeras vantagens e benefícios que podem incentivar o espírito de equipe e otimizar o trabalho.

Estes efeitos positivos proporcionados pelo esporte podem ser observados em diferentes aspectos:

  • Uma redução considerável dos distúrbios musculoesqueléticos e outras patologias inflamatórias. Empregados e funcionários têm menos dores nas costas e menos tendinite quando praticam uma atividade física regularmente;
  • Aumento da acuidade mental. De fato, o esporte libera neurotrofinas, proteínas que estimulam a memória e fortalecem a capacidade de concentração;
  • Aumenta e aguça a reatividade. O esporte atua não apenas no aspecto físico, mas também no cognitivo. Ou seja, a vivacidade intelectual é acentuada, o que  permite ao individuo encontrar soluções rapidamente, em qualquer situação;
  • Por atuar também na redução do estresse, o esporte permite ter as idéias claras, aumentando assim a capacidade de tomada de decisões, mesmo em situações de pressão;
  • O esporte no local de trabalho promove o espírito de equipe e aumenta o entrosamento entre os funcionários. A prática esportiva entre colegas de trabalho também é excelente para construir valores como respeito, apoio e incentivo ao auto-aperfeiçoamento.

Como já mencionamos antes, muitas pessoas acreditam que é necessário passar horas na academia para sentir os benefícios do esporte, mas se você dedicar alguns minutos do seu dia para se exercitar, em pouco tempo você notará uma grande melhora no seu humor e disposição.

Para aqueles que não tem o privilégio de trabalhar em uma empresa aberta ao esporte, sempre há outras opções, basta ter um pouco de criatividade. Você pode ir trabalhar de bicicleta, por exemplo, ou a pé, se seu local de trabalho não for muito longe do seu domicílio. Você também pode acordar um pouco mais cedo e fazer alguns exercícios em casa mesmo, antes de se preparar para sair.

Que você pratique uma atividade física em casa, no escritório ou na academia, o importante é ser uma pessoa ativa, ter bons hábitos alimentares e buscar sempre melhorar sua qualidade de vida.

Veja também os benefícios do esporte para crianças e adolescentes!

 

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