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A prática esportiva na terceira idade

Blog > Esporte > Personal trainer > Existe uma idade limite para praticar atividades físicas?

Hoje em dia, cada vez mais os idosos têm procurado iniciar uma atividade física, seja em grupo ou sozinhos. Praticar exercícios físicos  traz diversos benefícios para a saúde e melhora consideravelmente o bom funcionamento do organismo, além de proporcionar bem-estar e aumentar a disposição.

O processo de envelhecimento é caracterizado por várias transformações físicas, que ocorrem de forma progressiva, mas que são  irreversíveis. A prática de esportes pode ajudar na busca de um envelhecimento saudável, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.

O envelhecimento é encarado por muitos como o fim da vida, e costuma-se pensar que  uma pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, no entanto isso não é uma regra que se aplica a todos! Muitos idosos são super ativos e realizam as tarefas do cotidiano sem nenhuma dificuldade.

Ao longo da vida, passamos por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas que mantêm nosso corpo funcionando não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.

Além disso, muitos idosos se desanimam conforme os anos passam e acabam se tornando muito sedentários. Para essas pessoas a atividade física é de extrema importância, pois além de proporcionar mais qualidade de vida, também ajuda na auto-estima e mostra que é possível fazer coisas extraordinárias em qualquer idade.

Assim, a prática frequente de atividades física causa um impacto muito positivo na vida dos idosos e permite:

  • Fortalecer os ossos e músculos evitando assim o risco de quedas;
  • Diminuir os riscos de obesidade, muito comum em pessoas sedentárias;
  • Reduz o estresse e previne contra doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a controlar e manter os bons níveis de colesterol;
  • Ajuda a prevenir osteoporose.

Mas, atenção! Pessoas idosas costumam perder o fôlego com facilidade, além de terem menos força e ossos frágeis. Por isso, dependendo da idade da pessoa e da sua condição física, é preciso muita cautela na hora de executar os exercícios. O acompanhamento profissional é indispensável!

Desta forma, é necessário buscar orientação de um coach esportivo, pois ele será capaz de elaborar um treinamento adaptado e que não coloque em risco a saúde da pessoa idosa. Neste artigo preparamos um guia com tudo que você precisa saber para iniciar uma atividade física com segurança.

Descubra todas as nossas dicas para tirar o melhor proveito do esporte!

Não há idade ideal para praticar esportes

Todos os anos, durante as maratonas de Paris, Nova York ou Berlim, os idosos realizam proezas que alguns jovens não ousariam sequer tentar.

não há idade para a prática de esportes O número de idosos que participam de maratonas tem aumentado cada vez mais.

O maratonista canadense Ed Whitlock – falecido em março de 2017 aos 86 anos – bateu todos os recordes! Ele é considerado a primeira pessoa de mais de 70 anos a correr uma maratona em menos de 3 horas! Depois de bater um recorde mundial em junho de 2016, já havia explodido o recorde mundial de meia maratona em sua categoria, correndo a um ritmo de 5,15 km/h.

Outra bela história de superação de limites é a história do casal de 80 anos, Joe e Kay O’Regans, que decidiu festejar seu 58° aniversário de casamento correndo juntos a maratona de Cork, na Irlanda. Eles terminaram a corrida de mãos dadas, após 5 horas e 23 minutos.

Estas pessoas são exemplos incríveis de superação, determinação e disciplina. Eles nos ensinam que a velhice não é o fim da vida e que podemos passar por esta fase com mais serenidade e qualidade de vida com a ajuda do esporte. Assim, é importante nos conscientizarmos da importância da atividade física na terceira idade.

Quando a prática esportiva é inserida na rotina dos idosos, ela colabora com a melhora da saúde de forma geral, agindo sobre o envelhecimento, e evitando muitas vezes a limitação funcional da pessoa.

A atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano, o que para o idoso é de suma importância.

Além do mais, na esfera biológica o esporte traz benefícios tais quais:  o controle da pressão arterial,  a melhora da capacidade cardiovascular e respiratória, amplitude da mobilidade, menor risco de doenças, sem contar a prevenção de alguns tipos de câncer.

Cuidados que devem ser tomados antes de iniciar uma atividade física

Antes de iniciar qualquer atividade física é  necessário consultar um médico, especialmente no caso de pessoas idosas, pois quando  feito sem orientação, o esporte pode prejudicar ao invés de ajudar.

é indispensável consultar o médico antes de iniciar uma atividade física Antes de começar qualquer prática esportiva, certifique-se que você não tenha nenhuma restrição médica.

É muito importante conhecer as limitações naturais do nosso corpo para não forçá-lo, correndo assim o risco de se machucar. Outra coisa que deve ser levada em conta são as habilidades e o condicionamento físico de cada um. Desta forma, uma vez que seu médico estiver de acordo, você pode começar a se exercitar.

Algumas precauções que devem ser tomadas:

  • Nunca comece uma nova atividade física sem o conhecimento do seu médico. Se você deseja testar atividades diferentes, faça uma consulta antes e explique ao seu médico quais são estas atividades;
  • Evite competições se você não estiver com um bom condicionamento físico. Resistência, velocidade e flexibilidade são qualidades que vêm aos poucos, com a prática frequente;
  • Tome muito cuidado com a desidratação. Beba água regularmente durante o esforço físico e ao longo de todo o dia.

Estes são conselhos que podem ser seguidos por esportistas de qualquer idade, mas quando se trata de pessoas idosas o cuidado deve ser redobrado, pois nosso corpo e nosso organismo ficam mais frágeis e sucetíveis às complicações com o passar dos anos.

Por esta razão, é indispensável recorrer aos serviços de um educador físico. Ele poderá acompanhá-lo e ajudá-lo ao longo dos treinamentos, evitando assim que você se machuque.

O trabalho do coach esportivo consiste em montar os treinos de acordo com as habilidades e condicionamento físico do aluno. Ele também cuida para que você realize os movimentos corretamente e estabelece metas a serem alcançadas, tudo isso sempre respeitado os limites e dificuldades de cada aluno.

Veja também os benefícios do esporte para crianças e adolescentes!

Coach esportivo para pessoas da terceira idade

O número de pessoas idosas que buscam se exercitar tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Com isso, as academias tem buscado oferecer serviços diferenciados para esta população e muito treinadores físicos são especializados no atendimento de idosos.

Nas academias não é raro encontrarmos aulas voltadas para a terceira idade. Seja para perda de peso, tonificação muscular ou aumento da força, os profissionais do esporte saberão oferecer o serviço mais adequado, de forma a não prejudicar a saúde da pessoa idosa.

atividade física com personal trainer terceira idade O coach esportivo é indispensável para que os idosos possam se exercitar com segurança.

A atividade física nos proporciona a oportunidade de envelhecer de forma saudável, prolongando nossa qualidade de vida e longevidade. Um dos principais benefícios que ela traz é a manutenção da capacidade funcional, o que permite aos idosos a oportunidade de serem mais independentes, mantendo suas capacidades de realizar atividades cotidianas sem o auxílio de outras pessoas por um tempo maior.

Ao praticar uma atividade física em grupo ou com um personal trainer, o idoso poderá:

  • Melhorar a tonificação muscular;
  • Aumentar a eficiência dos sistemas respiratório e cardiovascular;
  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Diminuir as dores ligadas às doenças como a artrose;
  • Manter um peso adequado e saudável;
  • Ganhar força e flexibilidade;
  • Melhorar o equilíbrio, evitando quedas.

Todos estes aspectos podem ser trabalhados e melhorados através de diferentes tipos de aulas e exercícios.

Como uma aula de fitness convencional, as aulas voltadas para idosos começam com uma serie de exercícios de aquecimento. Esta etapa é primordial para preparar os músculos e as articulações. As aulas em si consistem, geralmente, em realizar movimentos e exercícios com o auxílio de equipamentos como bolas, aros, elásticos e halteres.

Um dos diferenciais das aulas para idoso é com certeza a intensidade dos exercícios. Outra preocupação do coach é de assegurar que os movimentos sejam realizados corretamente, evitando desta forma danos à coluna e articulações, que tendem a ser mais frágeis em pessoas idosas.

Algumas pessoas preferem praticar atividades físicas com um personal trainer. No caso de pessoas idosas, talvez essa seja a melhor opção, pois o profissional de Educação Física saberá montar um treinamento totalmente individualizado, levando em consideração o estado de saúde do aluno, sua idade, hábitos alimentares, restrições médicas e condicionamento físico.

Saiba que no Superprof você pode encontrar um personal trainer de forma rápida e eficaz, sem precisar sair de casa. Além disso, no Superprof há diferentes perfis de professores, todos qualificados. Muito provavelmente você conseguirá encontrar um coach esportivo que corresponda aos seus objetivos.

Trabalha o dia inteiro e não tem tempo de ir na academia? Saiba como praticar exercícios no escritório.

Quais atividades físicas são adaptadas aos idosos?

De forma geral, uma pessoa idosa pode praticar qualquer tipo de atividade física. Tudo vai depender do estado de saúde dela e do condicionamento físico. No entanto, algumas modalidades são fortemente indicadas para a terceira idade:

ginásticas para idosos em academia Os idosos podem praticar diferentes tipos de atividade física, desde que não tenham restrições médicas.

Yoga

Se trata de uma disciplina ancestral, que tem por objetivo colocar em harmonia corpo e espírito. Os especialista explicam que a yoga é, na realidade, uma filosofia de vida e não uma modalidade esportiva.

Ela se baseia em seqüências suaves de movimentos e em técnicas de respiração que relaxam os músculos. A yoga também ajuda a melhorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio, habilidades que tendemos a perder com o passar dos anos, mas que são de suma importância para nossa qualidade de vida e para nossa saúde física.

A prática de yoga também ajuda a tonificar o corpo e algumas posições ajudam a aliviar dores, principalmente dor nas costas.

Caminhada nórdica

Segundo alguns estudos realizados por universidades norte-americanas, caminhar 15 minutos por dia seria o suficiente para prolongar a vida de 3 anos. fato é que, a caminhada traz inúmeros benefícios para a saúde e é uma atividade ideal para pessoas idosas.

Proveniente da Finlândia, a caminha nórdica teve origem nos esportes de inverno escandinavos. Já que o esqui não pode ser praticado sem a presença de neve suficiente no solo, os alpinistas inventaram a caminhada com os bastões para os meses mais quentes do ano.

A caminhada nórdica é feita com um ritmo acelerado, sem chegar a ser uma corrida. Os braços são apoiados nos bastões que, por sua vez, ficam presos no pulso com uma cordinha para evitar que escorreguem.

Este esporte ajuda a trabalhar os braços, peitorais, ombros e  glúteos. Um ótimo exercício, sem impactos fortes e ideal para quem tem dificuldade para andar.

Ginástica

No que diz respeito às aulas de ginástica em academias, hoje em dia existe uma grande oferta de cursos voltados especialmente para o público da terceira idade. Os movimentos são adaptados, para que não haja riscos de fratura.

As aulas geralmente são realizadas em grupos e ajudam a fortalecer e tonificar o corpo. Com a ajuda a orientação do coach esportivo, a ginástica é uma excelente opção de atividade física para as pessoas idosas.

Veja também quais são os melhores horários para se exercitar.

Estes foram nossos conselhos para se exercitar com segurança na terceira idade. Acreditamos que a recreação e a prática de esportes são de extrema importância na vida das pessoas idosas, pois as ajudam a ocupar o tempo livre, proporcionando assim momentos de lazer e contribuindo para que elas vivam melhor e mais felizes.

 

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